quinta-feira, 28 de maio de 2009

a palavra é: poder

PODER.

O que é o poder? Onde ele está? Porque ele acontece? Muitos pensadores de todos os tempos trataram de responder a esta pergunta. Mesmo assim é difícil respondê-las. Apesar disso podemos dizer algumas coisas sobre o que é o poder.

O poder é um fenômeno social que só acontece nas relações sociais, entre as pessoas.

Basicamente o que caracteriza as relações sociais onde ocorre o exercício de poder é que alguém, por algum meio qualquer, consegue que outra pessoa lhe faça algo.

Esta pessoa que fará algo para a outra pode até querer mesmo fazer isto, mas o poder só aparece pelo fato de que a outra pessoa pode usar um meio qualquer para obrigá-lo.

Não pense que o poder é algo que só aparece nos lideres de grandes nações com exércitos poderosos.

Pense na capacidade que as mães têm de controlar as crianças, ou na capacidade quem alguém, num casal de namorados, tem de alterar os hábitos do outro.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

a palavra é: salário

O que é o Salário?

Antigamente as trocas comerciais em geral eram muito complicadas por que faltava um detalhezinho que hoje nós já temos e nem percebemos.

É que, como nós veremos mais tarde, havia um tempo em que não haviam Estados Nacionais. Entre outras coisas isto quer dizer que não havia uma moeda para ser usada no país. Na verdade nem haviam países no sentido que a gente diz hoje.

E se não havia moeda, como as pessoas compravam e vendiam seus produtos?

Elas usavam para uns produtos, que eram considerados mais valiosos, e estes produtos eram trocados diretamente por outros.

E os trabalhadores, assim como hoje, só tinham seu trabalho para vender. Neste caso quando chegava o tempo de o trabalhador ser pago pelo trabalho ele recebia SAL como pagamento e usava o SAL para trocar pelo que ele necessitava.

Por isso que o pagamento do trabalhador chama SALÁRIO (que vem de sal).

O QUE É A POLÍTICA?

Política
O estudo da política e das ciências sociais em geral envolve a capacidade do aluno em estar atento ao significado das palavras. As vezes uma única palavra poder ser usada para dizer mais de uma coisa. As vezes uma palavra vai ganhando um sentido que não tinha quando foi criada e quando isto acontece é útil saber os detalhes destas mudanças. Você quer ver? clique aqui.

Nós falamos português. Nem todas as palavras que nós usamos foram criadas dentro do nosso idioma. A palavra política é dessas.
Política vem do grego. Na verdade, no grego antigo política era um adjetivo (veja com a professora Paula o que é um adjetivo) que derivava de outra palavra.
O adjetivo em questão era POLITIKÓS e era derivado da palavra PÓLIS.
PÓLIS quer dizer cidade.
Então, com a palavra POLÍTIKÓS os gregos queriam dizer mais ou menos o seguinte: tudo aquilo que diz respeito à cidade (ou coisas ligadas à cidade, como o urbano, o civil).
Esta palavra queria falar também da administração da cidade. E neste caso agente tem que pensar como funcionava a sociedade da grécia.
Nós somos herdeitos da civilização da Grécia antiga, eles criaram muitas coisas que ajudaram a criar o mundo que nós vivemos.
Uma das coisas que os gregos criaram foi um certo tipo de organização da cidade, do governo da cidade. Eles até criaram outra palavra para descrever esta forma de organização. Foi a Democracia. (clique aqui)


Na democracia grega as pessoas se reuniam e elas mesmas passavam a decidir como ia funcionar a administração da cidade. Era uma democracia direta, que é diferente da democracia que nós temos hoje (que é a democracia indireta ou representativa – quando alguém cuida do governo representando o povo).
Mas a sociedade grega era bem diferente das sociedades de hoje e por isto, como dissemos no começo, devemos ter cuidado com o jeito que os gregos usavam a palavra POVO.
É que para eles só algumas pessoas eram dignas. Isto quer dizer que as pessoas eram diferentes de nascença, sendo alguns superiores aos outros.
A primeira e mais visível diferença na sociedade grega era entre os livres e os escravos. Os gregos tinham escravos e escravos são pessoas que apenas obedecem, não devem ter vontades nem pensamento. Os escravos, vemos logo, não participavam do governo da pólis (eles não tinham direito de participar da Polítikós).
Outra diferença era entre os homens e as mulheres. Entre os gregos (na verdade não era apenas entre os gregos) as mulheres não podiam participar da vida pública. Elas deviam cuidar da casa, elas fazem a administravam da casa, o governo da vida doméstica. Cuidar da casa não era uma coisa digna, quem fazia isso não estava preparado e nem seria admitido no mundo da Polítikós. Era a segunda diferença.
Tudo o que valia para as mulheres também cabia para as crianças. Eles eram gente da casa e não da cidade, portanto não eram polítikós.
Os estrangeiros também não tinham este direito, eles não participavam da política, da politickós.
As pessoas que eram politikós eram pessoas iguais entre si e desiguais frente aos outros.
Isto quer dizer duas coisas, duas aparecem juntas e que se combinam.
A primeira delas é que a política é um espaço de igualdade. As pessoas que participam da política (desde os tempos da politikós) se igualam porque com isto elas estão participando como iguais de uma coisa que é de todos.
Esta coisa no tempo dos gregos era o governo da cidade. Hoje em dia a política ainda quer dizer governo, só o governo que a política dá acesso costuma ser bem maior que só de uma cidade, hoje a política é o governo da nação.
Podemos perceber como é mais difícil governar a nação que a cidade grega. As nações são maiores, mais gente quer participar e individualmente nossas ações não conseguem alterar o governo.
Hoje em dia, para que nossas ações possam ser levadas em conta para o governo da nação devemos nos associar em grupos e principalmente em determinados grupos que se formam especialmente para alterar as decisões da politikós. Estes grupos especiais são os partidos políticos.
A outra coisa que a polítikós grega ensina é que a política é um espaço da sociedade onde se exerce o poder. (clique aqui)



A política é uma parcela daquilo que é a sociedade. E todas as sociedades têm grupos dominados e dominantes. Isto quer dizer que a sociedade ela mesma nasce de relações de poder e a política vai ser um tipo especial de poder.
A política vai refletir as desigualdades da sociedade e vai ser o espaço onde as pessoas vão lutar para organizar esta sociedade.
Aqueles que se beneficiam das desigualdades nas relações sociais vão querem mantê-las. Outros vão quere alterar estas relações sociais mudando a forma de organização da sociedade através da política. Lembre-se dos filmes “MORTE AO REI” e “DAENS – UM GRITO DE JUSTIÇA” que nós assistimos.

.

Pesquise aqui