sexta-feira, 28 de maio de 2010

A redenção de Cã

A imagem abaixo é de um das mais famosas pinturas sobre a américa latina. O nome da obra é "a redenção de Cã".

Este nome se remete aos eventos descritos no livro do gênese a respeito de Noé e seu filho, Cã (ou Cão, depende da tradução).

Observe atentamente esta imagem. Analise os personagens, os atos, as feições a forma como estão distribuidos na imagem, e diga qual a mensagem que esta imagem tenta expressar.

Deixe a sua opinião nos comentários



LIVROS DE ROBERTO DAMATTA

Caros

É muito fácil encontrar livros do Roberto DaMatta na internet.

A leitura deles não será fácil para vocês. De qualquer forma, atendendo aos eventuais curiosos, seguem os links:

A casa e a rua

O que faz o Brasil, Brasil?

A bola corre mais que os homens

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Roberto DaMatta

Caros,

Esta página vai ajudá-los a compreender melhor o que pensa Roberto DaMatta. Reuni alguns materiais nesta esperança.


O que eu recomendo de modo especial é o vídeo da entrevista recente de DaMatta ao programa de Marília Gabriela, ali ele foi muito didático e está muito fácil para vocês compreenderem o que ele estuda.


Também encontrei no you tube um um vídeo baseado no livro livro dele chamado "O que faz do Brasil, Brasil?", Confira aqui


Você pode também assistir a uma palestra do nosso autor sobre o tema "Estado e Sociedade", onde expõe as implicações globais da modalidade específicamente brasileira de lidar com público e com o privado. É uma bela exposição sobre a relação entre indivíduo, sociedade, cultura  e Estado. Confira aqui


Coletei alguns links onde vocês podem baixar livros dele. Vejam aqui
 
 
N O V I D A D E
 
Caros, está passando agora, 7 de setembro, às 23:00, o programa mtv debate.
 
O tema em debate hoje é “o jeitinho brasileiro atrapalha o Brasil?”.
 
A linguagem do programa é muito acessível então, se quiserem, assistam também o mtv debate aqui (escolham o programa clicando no título)



ATENÇÃO!

Usem este espaço, fazendo os comentário para tirar dúvidas e também para apresentarem os nomes dos participantes dos grupos, por turma, e também o tema que vocês vão aobrdar no vídeo de vocês.

Enfim, vamos debater o dilema brasileiro frente aos nossos códigos culturais e o desafio da cidadania.

Roberto DaMatta no Ciclo de Debates Estado e Sociedade

PARTE 1


PARTE 2


PARTE 3


PARTE 4


PARTE 5


PARTE 6

O QUE FAZ DO BRASIL, BRASIL?

1






2

quarta-feira, 26 de maio de 2010

VIVIANE MOSÉ

Caros,

Vocês lembrar da série do fantástico "ser ou não ser"?

A série expôs vários temas de filosofia (e de sociologia também, chega um ponto que essas coisas se confundem) de uma forma bem acessível.

Aproveitem e revejam aqui

Liberdade, Sociedade e Indivíduo

Vocês sabem, todos sabemos, que a definição mais banal da sociologia é que se trata da "ciência que estuda a sociedade".

Ok.

Mas isto nos diz apenas que precisamos de outra pergunta, e, claro, de outra resposta. Precisamos definir o que vem a ser a sociedade.

Nesta unidade vamos explorar a o conceito de sociedade entendida como conjunto de regras, que orientam o comportamento dos indivíduos.

Vocês de imediato vão associar as regras ás nossas insituições. OK mais uma vez (palmas para vocês).

Mas a questão é a seguinte, a ciência em geral precisa de um objeto (me perguntem na sala sobre o uso desta palavra neste contexto) para ser observado. No caso da sociologia onde poderíamos encontrar a "sociedade"?

Os sociólogos só encontram seu objeto de estudo observando o comportamento dos individuos, direta ou indiretamente.

Entretanto, a existência da sociologia só é viável porque o comportamento dos individuos é em grande medida guiado por padrões definidos socialmentete.

Aqui é útil retomar as características do fato social, conceito que Emile Durkheim criou para qualificar o espaço do mundo onde seria válida uma análise sociológica. Para ele o fato social é anterior e exterior e também se impõe de forma coercitiva ao indivíduo, além de ser praticado de forma generalizado no âmbito de uma sociedade.

Aqui nós voltamos às regras que havíamos anunciado acima. Estas regras são nada mais que idéias que nós sustentamos sobre como são (ou como devem ser) as coisas, qual deve ser o comportamento adequado para cada indivíduo (segundo o sexo/gênero, idade, classe, etc.) e para cada situação, etc.

Embora este não seja o nosso foco, esta questão nos põe diante da percepção de que as idéias são perigosas. A sociedades mudam de verdade, de verdade mesmo, apenas depois das idéias terem mudado. Ou seja, as idéias são perigosas.

Com estas noções iniciais assistam ao vídeo abaixo e expliquem a reação dos transeuntes ao comportamento das garotas.

Ah! sim, elas não são loucas elas estavam fazendo um experimento. Um experimento social.


terça-feira, 25 de maio de 2010

Castas: a desigualdade hereditária

Um dos sistemas de estratificação existentes é a estratificação por castas. O sistema de castas mais conhecido é o da Índia. Este existe há cerca de 1500 anos e, apesar de algumas mudanças ocorridas nas últimas décadas, continua implantado na sociedade indiana.
Uma casta é um agrupamento social hereditário, em que o estatuto do indivíduo passa de pai para filho. As castas caracterizam-se pela endogamia, ou seja, as pessoas só podem casar-se com pessoas da mesma casta. As várias castas dispõem-se na sociedade de forma hierárquica. (Em cada uma das castas existem muitas subcastas - no total, são mais de dois milhares.) Comparativamente com outros sistemas de estratificação, como as classes sociais e mesmo as ordens, o sistema de castas apresenta divisões muito nítidas e rígidas. A mobilidade social vertical é, portanto, muito reduzida.

pirãmide sistema de castas As castas indianas estão intimamente relacionadas com o hinduísmo, a principal religião indiana. Segundo uma lenda hindu, no princípio dos tempos as pessoas nasceram a partir do corpo de um deus e a zona do corpo de onde emergiram determinou que tivessem níveis de pureza e valor muito distintos. As diferentes castas exprimem esses diferentes níveis de pureza e valor e é por isso que algumas são superiores a outras.

A casta superior é a dos brâmanes, pois estes nasceram da cabeça do deus. A segunda casta mais importante é a dos xátrias, que nasceu dos braços do deus. Em terceiro lugar vem a casta dos vaisias, que nasceu das pernas do deus. Em quarto lugar encontra-se a casta dos sudras, que nasceu dos pés do deus. Por último, temos um agrupamento de pessoas chamadas intocáveis ou dalit, que não nasceram do próprio deus mas da poeira por ele pisada e que, por isso, são consideradas os seres mais inferiores da sociedade. Os intocáveis são tão desprezados que não constituem uma casta propriamente dita - são párias, excluídos.

A cada casta encontram-se associadas certas profissões, cuja hierarquia de pureza e valor acompanha a hierarquia das castas. Os brâmanes são sacerdotes, professores, etc. Os xátrias são guerreiros, políticos, etc. Os vaisias são comerciantes. Os sudras são artesãos e camponeses. Aos intocáveis cabem as profissões e actividades mais desvalorizadas, nomeadamente as que implicam contacto físico com sangue, cadáveres e excrementos: coveiros e cremadores de corpos, curtidores de couro, varredores, etc.

A hierarquização religiosa das castas em termos de pureza e impureza reflecte-se, portanto, numa hierarquização económica e política.

Como foi dito, os intocáveis são os membros da sociedade indiana mais desfavorecidos. Antes da constituição democrática de 1950, estavam proibidos de entrar nos templos e de frequentar as escolas. As leis não sancionavam as discriminações de que eram alvo. Num jardim ou noutro local público não se podiam sentar perto das pessoas de outras castas. Não podiam ir buscar água aos mesmos poços das pessoas de outras castas. Sucedeu (e por vezes ainda sucede) a muitos intocáveis serem insultados, espancados ou até mortos por motivos tão triviais como dirigirem a palavra a pessoas de castas superiores ou deixar a sua sombra tocar a sombra de uma pessoa de casta superior.

dalit1-1brâmane Brahmin boy ritual


Fotografias: brâmane a executar ritual religioso e mulher dalit com o filho.


Bibliografia:
A Enciclopédia, vol. 5, Editorial Verbo / jornal Público, Lisboa, 2004.
Anthony Giddens, Sociologia, 3ª edição, F.C. Gulbenkian, Lisboa, 2002.
Jean Cazeneuve, Dez grandes noções de Sociologia, Moraes Editores, Lisboa
Richard T. Schaefer, Sociologia, 6ª edição, McGraw-Hill, São Paulo, 2006



IMPORTANTE:
este texto foi copiado do blogue: http://cadernosociologia.blogspot.com que consta da nossa lista de dicas.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS

Caros,

As insittuições econômicas produzem respostas para duas questões básicas, a produção de mercadorias (geração de riqueza) e a distribuição de mercadorias (distribuição da riqueza e, consequentemente, de qualidade de vida, etc.)

considerando isto, e A PARTIR DO TEXTO QUE ESTÁ NA XEROX (sobre as transformações da economia no mundo contemporâneo) criem um texto para responder às seguintes questões:

1 - Porque algumas pessoas não conseguem emprego.
2 - Porque outras pessoas, mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável?

Tente incluir também no seu texto uma análise do gráfico abaixo, que apresenta o que ocorreu em São Luís nos últimos dois anos em relação a dinâmica de criação e destruição de empregos.
Sempre que a linha estiver acima do zero, houve criação de vagas (o numero de contratações foi maior que o de demissões). Sempre que estiver abaixo, houve perde de postos de trabalho (ou seja, mais demissões que contratações), e consequentemente, geração de desemprego.


image


Onde estão os trabalhadores de São Luís?

image


Quanto ganham,  na média, os trabalhadores de São Luís?

image

 

 

Entre no link da sua turma e poste o seu texto nos comentários.


301


302


303


304


305


307


308

308 - INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS

A PARTIR DO TEXTO QUE ESTÁ NA XEROX (sobre as transformações da economia no mundo contemporâneo) criem um texto para responder às seguintes questões:


1 - Porque algumas pessoas não conseguem emprego.


2 - Porque outras pessoas, mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável?

307 - INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS

A PARTIR DO TEXTO QUE ESTÁ NA XEROX (sobre as transformações da economia no mundo contemporâneo) criem um texto para responder às seguintes questões:


1 - Porque algumas pessoas não conseguem emprego.


2 - Porque outras pessoas, mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável?

305 - INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS

A PARTIR DO TEXTO QUE ESTÁ NA XEROX (sobre as transformações da economia no mundo contemporâneo) criem um texto para responder às seguintes questões:


1 - Porque algumas pessoas não conseguem emprego.


2 - Porque outras pessoas, mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável?

304 - INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS

A PARTIR DO TEXTO QUE ESTÁ NA XEROX (sobre as transformações da economia no mundo contemporâneo) criem um texto para responder às seguintes questões:


1 - Porque algumas pessoas não conseguem emprego.


2 - Porque outras pessoas, mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável?

303 - INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS

A PARTIR DO TEXTO QUE ESTÁ NA XEROX (sobre as transformações da economia no mundo contemporâneo) criem um texto para responder às seguintes questões:


1 - Porque algumas pessoas não conseguem emprego.


2 - Porque outras pessoas, mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável?

302 - INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS

A PARTIR DO TEXTO QUE ESTÁ NA XEROX (sobre as transformações da economia no mundo contemporâneo) criem um texto para responder às seguintes questões:


1 - Porque algumas pessoas não conseguem emprego.


2 - Porque outras pessoas, mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável?

301 - INSTITUIÇÕES ECÔNOMICAS

A PARTIR DO TEXTO QUE ESTÁ NA XEROX (sobre as transformações da economia no mundo contemporâneo) criem um texto para responder às seguintes questões:

1 - Porque algumas pessoas não conseguem emprego.

2 - Porque outras pessoas, mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável?




domingo, 16 de maio de 2010

DINÂMICAS DAS CRIANÇAS - Instituições e trajetórias individuais

301

302

303

304

305

307

308

302

Crianças 1 Menino branco filho único, pi americano, mãe paulista. Mora no renascença

11 anos – Acompanha o pai numa viagem para dubai.
12 anos – Vai a Disney pela terceira vez com alguns amigos
13 anos – Domina cinco linguas estrangeiras
14 anos – Tem sua primeira namorada com quem fica por 2 anos
15 anos – Ganha uma enorme festa de 15 anos. E nesse dia mesmo é sequestrad e sofre um acidente, mas se recupera e se muda para os EUA para estudar.
16 anos – Chegando em Nova York fez vários amigos e depois contraiu gripe H1N1, pneumonia, tuberculose, as se curou com ótimos médicos e medicamentos da sua cidade
17 anos – O pai dele morre e ele começa a trabalhar na empresa do pai dele.
18 anos – Contrai uma doença terminal “leucemia”, as com o uso de cryptonita, consegue se livrar da doença, e logo depois perde a empresa e passa a morar no reviver, vendendo bijouterias



criança 2 - menina branca 2 irmãs, pai falecido, mãe enfermeira, mra no anil.

11 anos - Sua irmã mais velha vai morar com o tios em São Paulo, el enfim tem um quarto só para si
12 anos - Ganha uma bolsa de estudos em uma escola particular
13 anos - É considerada a melhor aluna da sua escola
14 anos - Ela encontra seu primeiro namoradinho nessa escola
15 anos - Ela já está mocinha e já sabe o que quer da vida, ser média.
16 anos - Faz um concurso público de medicina prematuramente e passa entre os melhores
17 anos - Larga o seu namorado pois ele se envolve com drogas e quer levá-la para o mesmo caminho
18 anos - Ela descobre sua bissexualidade ao dormir com ken masters e Cammy (do street fighters), larga o emprego, abre um pub no centro da cidae, arruma uma banda de blak metal e entra de vez no mundo das drogas


Criança3
Menino negro, 3 irmãos, pai balconista de farmácia, mãe dona de casa, mora no monte castelo.

11 anos – Seu pai está endividado, vende a casa e passam a viver de aluguel na vila Embratel.
12 anos – Ele começa a trabalhar como ajudante de pedreiro para ajudar nas despesas de casa, deixado de estudar
13 anos –Ele volta a estudar pela manhã e pela tarde trabalha
14 anos - Ele começa a envolver-se com usuários e droga e torna-se um usuário.
15 anos – Os pais descobrem que ele é usuário, oferecem o tratamento e ele aceita
16 anos – Depois de passar um ano se tratando contra as drogas, volta à sua antiga rotina estudando e trabalhando à tarde
17 anos – Fica desempregado e passa a pedir esmolas na rua
18 anos – Infelizmente por causa disso ele volta a se envolver com pessoas más, passa a vender e contrabandear drogas, entra na vida do crime.... Se apaixona por uma menina que conheceu na favela com quem mantém relações sexuais. Um tempo depois descobre ser portador do vírus HIV, contraído da menina com quem teve relações.


Criança 4
Menina Negra, 3 irmãos, pai professor, mãe vende Avon,mora na santa clara.
11 anos – Ela é destaque na escola, tira ótimas notas e vai representar o Maranhão no soletrando do Luciano huck.
12 anos – Ela não vence o soletrando, entra em depressão por conta disso, e tem que ser internada, mãe e pai sofrem discriminação por causa da forma financeira e de sua raça
13 anos – Ela supera a depressão e volta a estudar, mas acontece algo inesperado: no caminho da escola ela conhece um rapaz eu usa drogas e então ela começa a faltar às aulas para usar drogas também.
14 anos – Ela aceita ser internada numa clínica de reabilitação. Finalmente consegue largar as drogas e volta para casa. Então ela conhece uma garota que freqüenta uma igreja evangélica.
15 anos – Seu pai é assassinado no morro do alemão e sua mãe tem que sustentar seus cinco filhos sozinha. Eles são despejados de casa e sua mãe coloca os filhos para pedir esmola. Sua mãe perde a sua guarda e a menina vai para um abrigo.
16 anos – Mas lá era muito sujo, e ela pegou uma doença tão grave que teve que amputar as duas pernas e o braço direito. Sua vida ficou muito difícil ao saber que iria amputar as duas pernas e começou uma vida bem difícil.
17 anos – Ela entre para um centro de reabilitação, como se fosse uma clínica médica lá passa a conscientizar as outras crianças a respeito desta doença, conta toda a sua história e vida e ingressa em uma faculdade de Direito
18 anos – Mesmo estando sem as pernas e o braço direito ela aprende que mesmo com dificuldades é possível ser feliz, ela termina faculdade, se forma, fica muito bem empregada e com uma vida muito boa, dando uma reviravolta na vida.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

RELIGIÃO (TEXTO ESTÁ NA XEROX)

Olá meus caros, minhas caras.

Este espaço aqui é para vocês assinalaram o entendimento que vocês têm da instituição religiosa no nosso mundo.

Na opinião de vocês qual o impacto da secularização?

Qual a explicação sociologica para o crescimento de grupos religiosos no Brasil?

Qual a função da religião para as pessoas ao seu redor, seus amigos, conhecidos, etc.

Qual o impacto das novas formas de exibição do pertencimento religioso?


Respondam a estas questões e até levantem outras, e vamos debater o assunto do ponto de vista da sociologia.

terça-feira, 11 de maio de 2010

BLOG DO LICEU

Pessoal,

o Willian me mandou o link de um blog da comunidade estudantil do liceu.

Se você não conhece o LICEU DISCOVERY, clique aqui e participe!

BRINQUEDOS

S203

S204

S205

S206





ATENÇÃO: LEVEM SEUS COMENTÁRIOS PARA AS SUAS SALAS

S206

Caros,
apresentem aqui as suas observações sobre como os brinquedos participam da construção dos papéis sociais de gênero

Não se esqueçam que esta atividade é parte da avaliação de vocês.

S205

Caros,
apresentem aqui as suas observações sobre como os brinquedos participam da construção dos papéis sociais de gênero

Não se esqueçam que esta atividade é parte da avaliação de vocês.

S204

Caros,
apresentem aqui as suas observações sobre como os brinquedos participam da construção dos papéis sociais de gênero

Não se esqueçam que esta atividade é parte da avaliação de vocês.

S203

Caros,
apresentem aqui as suas observações sobre como os brinquedos participam da construção dos papéis sociais de gênero

Não se esqueçam que esta atividade é parte da avaliação de vocês.



.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

RELIGIÃO SALA 305

ESTADO MODERNO

Uma definição descritiva do que é o estado poderia ser dada assim: o Estado corresponde ao conjunto das instituições especializadas no exercício do poder e da autoridade dentro de uma sociedade.

De cara esta definição nos encaminha para duas perguntas que, de pronto, responderemos de forma sintética.

O que é o poder? É a capacidade de impor ou de fazer valer a sua vontade. Claro que o exercício do poder não se confunde com a violência, embora no caso do Estado a violência seja essencial e aparecerá mesmo que indiretamente. Trataremos disto mais adiante.

O poder é múltiplo, ou seja, existem diferentes tipos de poder. Pense no poder que tem uma namorada sobre seu parceiro, nos recursos que ela lança para fazê-lo mudar de ideia ou no poder que tem um líder espiritual sobre seus seguidores, etc.

O que é a autoridade? Autoridade consiste no poder legítimo e institucionalizado. Legitimo quer dizer aceito, avaliado como justo. Institucionalizado que dizer organizado, que possui uma estrutura, pessoal, etc.

Com estas características podemos perceber que o Estado é uma instituição com uma enorme capacidade de interferir em nossas vidas. O Estado é uma máquina de poder.

A vida de um indivíduo nas sociedades industrializadas e urbanizadas depende grandemente do Estado até para a execução de tarefas as mais banais. Na verdade, até mesmo a nossa existência depende de um certificado do Estado através de um instrumento que nos identifica com um número através do Registro Geral, também conhecido como Carteira de Identidade. Por experiência própria você pode imaginar como seria difícil para alguém que se lançasse o desafio de viver em nossa cidade sem jamais usar a Carteira de Identidade ou outros instrumentos do Estado que certificam a nossa existência.

Já temos uma definição descritiva do Estado. Precisamos conhecer suas características essenciais.

A busca destas características nos encaminha para o domínio da História. Isto porque o exercício do poder e da autoridade sempre foram conhecidos da humanidade. Entretanto, quando falamos de Estado, estamos nos referindo a um modo muito particular de promover este exercício do poder e autoridade. Forma esta que nasce na Europa, no período que corresponde à crise do sistema feudal, quando se caracteriza o período moderno da história.

Por conta desta particularidade o Estado é chamado de Estado Moderno.


Crise do sistema feudal e Estado Moderno.

O sistema feudal era fundado numa economia agrária. A tecnologia era relativamente simples com escassa capacidade de processar os insumos produtivos e gerar e acumular riqueza. A economia feudal estava organizadas em unidades territoriais denominadas feudos que assumiam dimensões econômicas, militares e políticas.

A estratificação social do mundo feudal apresentava na base uma maioria formadas de camponeses, fixados nos feudos e mergulhados na pobreza. Havia ainda uma importante camada, muito diversa internamente, formada pela burocracia da igreja católica – o clero. E finalmente, a camada de grandes proprietários de terra, os senhores feudais, que em grande medida formavam uma grande classe de nobres que se organizavam politicamente através de um sistema complexo e frágil de alianças políticas.

Estas classes sociais estavam ligadas através do princípio de reciprocidade que tinha contornos político, culturais, econômicos, etc. Quer dizer que pessoas se encaixavam neste mundo através de relações de dependência e submissão. Uma delas era particularmente especial. Trata-se dos arranjos políticos entre senhores feudais. Estes arranjos se davam através de obrigações recíprocas de modo que o senhor feudal mais forte garantia proteção ao mais fraco, e em troca recebia pagamentos de tributos, fidelidade e lealdade em ocasião de conflito contra um terceiro senhor feudal. Nesta relação o senhor mais forte era chamado de ssusserano, o mais fraco de vassalo. Este tipo de aliança se apoiava na relação de forças entre os senhores feudais e se legitimava na tradição. Era, no conjunto, um sistema de alianças frágeis, sujeitas a traições e realinhamentos.

A crise deste mundo feudal se estende por séculos. Diversos fenômenos históricos contribuíram para isto. O renascimento, as grandes navegações, a revolução industrial, o iluminismo, etc.

Um fenômeno particularmente importante foi o aparecimento de uma nova classe social, a burguesia. A burguesia se caracterizou por uma enorme capacidade de acumular riqueza, uma riqueza diferente daquela produzida pelas classes ligadas intimamente ao sistema feudal.

O fortalecimento da burguesia foi determinante para o aparecimento do Estado Moderno.

O Estado Moderno nasce no período chamado de absolutismo. O absolutismo corresponde a uma aliança entre a burguesia e a realeza, o rei. Dentro do sistema feudal, o rei estava no topo do sistema de alianças políticas entre os senhores feudais através das relações se ssusserania/vassalagem.

Esta aliança interessava ao rei pois permitiria a consolidação do domínio sobre os demais senhores feudais.

A burguesia estava interessada na construção de um sistema que retirasse de cada senhor feudal o poder político que resultava na capacidade de tributar. Ou seja, a burguesia tinha interesse na construção de mercados unificados.

O resultado desta aliança foi o absolutismo, que consistiu em inovações históricas no exercício do poder e da autoridade, ou seja, representou o nascimento do Estado Moderno.


Características do Estado Moderno

A descrição das características a seguir devem ser vistas como um modelo ideal de eventos que ocorreram de forma mais ou menos clara nos diferentes países. Como modelo devemos também ter em mente que não foram construídas numa sequencia ou num único momento. Em síntese, as características do Estado Moderno foram se cristalizando durante um período longo do tempo, durante a crise do sistema feudal e a construção do mundo contemporâneo.

a) Centralização do poder político. O aliança com a burguesia permitiu ao rei a consolidação do seu poder sobre os demais senhores feudais. Isto significou que o poder e a autoridade já não tinha mais fundamentos em sistemas locais de alianças políticas, mas emanava de um ente que paira acima de todos. Ao fim do processo de centralização, o Estado (de início o rei) é o último fundamento da obediência política. É o nascimento da soberania do Estado.

b) Unidade Territorial. A centralização política, na medida em que dava contornos nítidos a relações entre senhores feudais ia também definindo a base territorial onde o sistema de alianças políticas tinha validade. A unidade territorial do Estado criou limites precisos para as fronteiras políticas. O território define o espaço onde se aplica a soberania do Estado. Além do território do Estado há outro Estado. Entre os dois, fronteiras, limites bem claros e definidos.

c) Unidade Nacional. Com a centralização do poder e com a implantação de um estrutura política soberana sobre um território o Estado se lança também o desafio de produzir uma unidade nacional. Esta tarefa é tão importante para o funcionamento do Estado Moderno que ele também é conhecido como Estado Nacional. Após séculos de relações políticas mediadas por estrutura locais, a formação do Estado teve que administrar a questão das identidades culturais. A unidade do territorio teria que ser complementada com a unidade do povo. A cada território um único povo homogêneo. Este era o projeto idealizado do Estado Moderno. Etretanto, esta tarefa não foi conseguida da mesma forma em todo lugar. Muitos dos Esados atuais administram politicamente seu território reconhecendo a existência de mais de uma nação. É o caso do canadá e da Espanha, dois exemplos clássicos.

d) Burocracia. A execução das tarefas do Estado não poderia mas ser realizada por administardores autônomos em relação ao centro de legitimação do poder poder político, ou seja, o Estado. A centralização do poder político e a construção de da unidade territorial e nacional demandavam um aumento dos fincionaários do Estado. Ambos os fatores resultaram na construção de uma numerosa burocracia que controla o Estado e a execução de seus serviços.

e) Seraparação entre público e privado. Outro aspecto central do Estado Moderno é a separação entre a pessoa do Chefe de Estado, e o Estado, ou seja, entre o poder e a pessoa que o exerce. A contrapartida desta separação está na manutenção de uma área de autonomia da sociedade em relação ao Estado. Ou seja, os indivíduos e as classes sociais possuem direitos que o Estado não pode negar ou ferir.


OS TIPOS DE ESTADO - OS MODELOS DE CIDADANIA

O Estado Moderno, em seus traços gerais nasce durante o período absolutista. Com a história ele vai se transformando e assumindo traços específicos mais ou menos adaptados a correlação de forças entre as classes sociais existentes na sociedade moderna, pricipalmente sob a revolução industrial e sob o sistema capitalista.

Para a compreensão disto devemos guardar uma questão fundamental. O Estado é produto da sociedade. Ele foi criado de acordo com fatores históricos determinados que nós conhecemos. Entretanto, a relação entre sociedade e Estado não é pacifica e isenta de conflitos.

Muitos sociólogos, e outros cientistas sociais, tomam o Estado como instrumento de coordenação e controle da sociedade, ou seja, como um elemento de integração dentro do sistema social. Entretanto esta perspectiva, embora demonstre elementos verdadeiros e importantes, não dá conta de identificar outros aspectos que a história nos mostra claramente, ou seja, que o Estado longe de ser apenas um expectador dos conflitos sociais é também um instrumento que participa destes conflitos. De modo que a maneira com que o Estado faz valer suas funções de integração social na verdade se trataria sempre de implementar um tipo de ordem social que corresponde aos interesses de uma (ou mais) classe social.

Esta questão é importante porque anuncia a questão da cidadania e seus limites. A cidadania é um atributo conferido pelo Estado aos indivíduos que participam de determinada comunidade política. isto não significa que a cidadania seja algo dado gratuitamente pelo Estado. Ao contrário, trata-se de algo que surge do confronto entre classes sociais e seus resultados políticos (e eleitorais).

A evolução histórica do Estado poderia ser interpretada como a evolução da cidadania. Vejamos então os modelos de Estado mais importantes.


Estado Liberal

A ascenção do Estado Moderno como Estado liberal corresponde ao predomínio político da burguesia.

Foi construído a partir da correlação de forças entre burguesia e nobreza (inclusive o chefe da nobreza e do Estado Absolutista, o Rei). Sua formação se estende durante alguns séculos e compreende como causa ou como contexto uma série de fenômenos históricos como a Revolução Industrial e movimentos como o Iluminismo, similar científico e filosófico do processo de insdustrialização.

A característica estritamente Liberal do Estado Moderno é o aprofundamento da distinção entre as esferas pública e pirvada da vida social.

No contexto do liberalismo esta distinção se apoiava em certos pressupostos. O principal está na crença na existência de leis sociais com exatidão e eficácia semelhante às leis naturais que determinariam o desenvolvimento da sociedade assim como as leis físicas determinam a trajetória dos astros ou o movimento das marés.

Estas leis sociais seriam necessárias, no sentido de que elas obedecem a um roteiro interno que seguirá adiante, cabendo aos homens estimulá-las ou atrapalhá-las, mas não mudá-las ou impedi-las.

Isto tinha especial aplicação no contexto da nascente ciência economica que criou uma teoria que expressa isto em relação a capacidade humana de criar riqueza e proporcionar mais domínio da natureza e oferecer mais conforto para a existencia humana. Os economistas diziam que a economia funcionariam segundo leis específicas (lei da oferta e da procura) o comportamento dos agentes econômicos sendo coordenados pela "mão invisível" do mercado, a instituição que organiza o sistema burguês, o capitalismo.

Nas relações com o Estado, Estado já controlado pela burguesia, esta idéia significou a a separação da economia (sociedade) e da política (Estado). Sendo função desta última apenas criar as condições para o funcionamento o mais livre possível das leis sociais que determinariam o funcionamento da economia.

Esta separação, entretanto, nao significou apenas o tratamento de questões relacionadas ao funcinoamento da economia. A ascenção da burguesia resulto numa série de conquistas sob a forma de ampliação da cidadania.

Os chamados direitos do Homem são a cristalização das conquistas democráticas da fase de ascensão política da burguesia. Produziram a garantia a liberdade, a opinião, a propriedade, etc.

Entretanto, a cidadania do estado Liberal se mostrou insuficiente para o mundo que a burguesia construia.



Estado de Bem Estar.


A sociedade moderna nascente se fez mediante processos que eram inéditos. A industrialização e crescente concentração da população em centros urbanos foram dois elementos que criavam embaraço para o funcionamento das instituições.

Ambos produziam a concentração da riqueza em pequenos espaços do terrritório. Ambos produziam o deslocamento de trabalhadores que por século estavam vinculados a uma economia agrária e camponesa. Ambos ofereciam a estas pessoas um mundo para as quais não estavam preparadas e onde não encontrariam um espaço semelhante ao que lhes cabia no tipo de sociedade que se desmanchava.

Na prática a industrialização e a urbanização resultaram na criação de grandes contingentes de pessoas que não conseguiam trabalho e que ainda assim teriam que "se virar". Mesmo aqueles que encontravam emprego não tinham uma vida confortável na medida em que a remuneração do trabalho era baixa, as jornadas de trabalho nas primeiras´fábricas giravam em torno de 16 horas, para todos, mulheres, idosos e crianças inclusos;  as máaquinas eram perigosas e os acidentes de trabalho constantes (e quando ocorriam o trabalhador não recebia qualquer idenização). Isto tudo num período em que haviam altas taxas de fecundidade, ou seja, quando as famílias eram bem mais numerosas que agora.

O conteúdo da separação entre publico e privado que a burguesia havia construido e a questão social dos trabalhadores se entrelaçam.

Diante da pobreza e miséria em que a crescente classe trabalhadores estava mergulhada a burguesia só tinha uma resposta: - deixar o mercado funcionar livremente!. O direito a propriedade afastava também a possibilidade de uma legislação trabalhista disciplinando as relações de trabalho.

Entretanto, nos países em que a condição da classe trabalhadores explodiu em revoltas mais contundentes, os direitos do Homem criados pelo Estado Liberal, direito a liberdade por exemplo, permitiram o aparecimento de organizações de trablhadores mais poderosas, com capacidade para promover uma legislação trabalhista disciplinando as relações de trabalho internamente às fábricas.

A organização dos trabalhadores, contra a burguesia, produzia uma idéia inversa ao do liberalismo. Era a idéia de que ao Estado compete a intervenção na sociedade para a promoção de níveis de bem estar a todos os cidadãos.

Isto significa o reconhecimento de que alguns indivíduos lançados a competição capitalista não teriam como manter um padrão de vida digno contando apenas com as forças do mercado (lei de oferta e procura).

A organização dos trabalhadores se estendeu para além das entidades sindicais e se projetou também para as organizações partidárias. Com o crescimento dos partidos ligados às organizações dos trabalhadores a correlação de forças políticas que controlam o Estado foram se alterando e se tornando mais acessíveis a um tipo de Estado mais próximo da ideologia de intervenção no mercado e na sociedade tendo em vista a promoção do Bem Estar de todos os cidadãos.

A concretização desta idéia representa a formação de um modelo de Estado chamado de Estado de Bem Estar Social.

Este modelo de Estado teve seu período áureo após a Segunda Guerra Mundial. Alguns países, principalmente na Europa, criaram um rede de serviços para a sua população que permitiu uma sensível melhoria de todas classe sociais.

O Brasil é um país que jamais alcançou plenamente um modelo de Estado de Bem Estar Social.


A TESE SUBSTANTIVA DO ESTADO MODERNO

A nossa primeira definição do Estado é descritiva. Ela tem o defeito de dizer como o EStado é sem dizer o que ele é, e sem deixar claro o que o distingue fundamentalmente, aquilo sem o qual ele não poderia ser o Estado Moderno.

Esta caracterísitca fundamental é a concentração dos meios de violência no Estado.

No regime moderno de administração do poder e da autoridade o exercício legítimo da violência é monopólio do Estado.

Apenas a implantação do Estado Moderno resultou na desmobilização do poder de punição das instituições não estatais. Isto foi feito restringindo a autoridade da igreja mediante a imposição da lei civil e o desarmamento (ou o controle do uso de armas) da população.

Esta característica do Estado Moderna não implica na ausência da violência entre a população. Significa que apenas o Estado pode exercer a violência de forma legítima, ou seja, de acordo com a lei, o que vai resultar na violência que não será punida, afinal quem puniria o Estado?

Considerando isto, você pode imaginar o que significa o controle do Estado para o desenrolar dos conflitos de interesse entre as classes sociais?

Comente.

FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

O estudo da família como instituição social se justifica porque parte das transformações sociais mais contundentes das nossas sociedades atingem diretamente a família.

Isto ocorre tanto pela função que cabe a família dentro do processo de reprodução das sociedades, quando pelo fato de a família estar exposta a mudanças que ocorrem em outras instituições.

Para o entendimento das transformações sociológicas da família devemos em primeiro ugar resgatar um conceito trabalhado no conteúdo do segundo ano do ensino médio. É o conceito de papel social. Este conceito indica o comportamento socialmente esperado de um indivíduo em virtude da posição que ele ocupa em dado contexto social (grupo).

Observando este conceito podemos perceber que existem vários papéis sociais: profissionais, papéis sociais religiosos, de idade, etc.

O estudo da família no mundo de hoje exige o entendimento daquilo que é chamado de papéis sociais de gênero. Esta palavra, gênero, remete a um tipo de classificação que os cientistas sociais construíram para qualificar os indivíduos em ralação ao seu comportamento quando este for determinado pelo fato de ser um homem ou uma mulher.

Os cientistas sociais criaram esta palavra para tornar mais preciso o conteúdo das suas observações e também para marcar uma diferença em relação às classificações praticadas pelas ciências biológicas.

Os biólogos falam de sexo. A classificação segundo o sexo indica se os indivíduos são macho ou fêmea. Esta classificação se apoia na estrutura biológica dos corpos dos indivíduos, e não se aplica apenas aos seres humanos.

Já quando os sociólogos falam de gênero, eles falam das regras socialmente definidas que delimitam o comportamento aprovado para os indivíduos, conforme se trate de um homem ou de uma mulher. O gênero não classifica em macho e fêmea, mas em masculino e feminino.

O conceito de papel social de gênero é essencial para o estudo da família contemporânea na medida em que as transformações da família contemporânea ocorrem em virtude de mudanças no conteúdo dos papéis sociais de gênero que são devidas às conquistas que as mulheres vem alcançando.


As várias famílias do século XXI

Quando falamos da família formamos uma imagem imediata de um conjunto de pessoas ligadas por laços de consanguinidade que vivem juntos em regime de coabitação.

O estudo da família consiste na compreensão das variações que este grupo pode assumir, e vem assumindo, na nossa sociedade. Trata-se portanto de identificar os tipos de família que existem.

É comum ouvirmos, principalmente através da mídia, que diversos problemas sociais que existem (drogas, violência na escola, etc.), nascem direta ou indiretamente de uma crise da família.

Esta ideia, a de uma crise da família, se refere, entre outras questões, a uma relativa diminuição do modelo de família dominante, a chamada família nuclear. Isto pode ser visto no gráfico abaixo.

O gráfico nos trás a informação de que, no intervalo de três décadas (1970-2000) o modelo de família nuclear, embora ainda corresponda a maioria das famílias brasileiras, vem experimentando uma perda relativa de importância no conjunto das famílias. Uma das configurações que a família vem assumindo corresponde a família monoparental, que, ao contrário da família nuclear, aumentou de forma contundente entre 1970 e 2000.

Nosso estudo sobre as famílias consiste no entendimento dos principais tipos de famílias.

a) A Família Monoparental é aquela formada pelos filhos e apenas um dos genitores, ou seja o pai ou a mãe.
Muitos estudos tem chamado a atenção para a importância destas famílias na reprodução de algumas dificuldades para os indivíduos que participam dela. É que muitas das famílias monoparentais são liderada pelas mulheres e em geral mulheres de classes sociais mais baixas sem acesso aos recursos legais que poderiam obrigar o pai a assumir as responsabilidades na criação dos filhos. Some-se a isto o fato de no Brasil a remuneração do trabalho das mulheres ser menor do que o dos homens.

Tudo isto faz das famílias monoparentais um tipo de família mais presente nos grupos mais pobres .

b) A Família Nuclear é o tipo mais comum de família. É o grupo formado pelo casal e filhos. Conforme o gráfico acima, este tipo apresenta uma tendência a diminuição. Os resultados do censo deste ano, 2010, vai confirmar se esta tendência se mantém, aumenta ou se estabilizou. De qualquer forma este ainda será o principal tipo de família no Brasil.

A sua diminuição exige que nos desdobremos em busca de explicações.

Exatamente aqui é importante a compreensão do conceito de papel social de gênero. Quando olhamos a família nuclear temos apenas o conjunto dos membros. Entretanto, se nos atermos a distribuição dos papéis sociais entre o casal, nós podemos expandir a família nuclear em subtipos.

Quando os papéis sociais de gênero dentro da família, entre o casal, é feito de modo a resultar ao homem a tarefa de provedor da família, principal ou exclusivo, e à mulher as tarefas domésticas não-remuneradas, nós temos um tipo de família nuclear chamada de tradicional.

Na verdade a crise da família nuclear está relacionada com este tipo família, o tradicional. É que nesta família homens e mulheres tem poderes diferentes, gozam e status desiguais. O homem costuma ter todo o poder de decisão sobre a família.

As conquistas das mulheres das últimas décadas estão apoiadas em alguns pilares fundamentais. Um deles é a conquista do trabalho. O fato de as mulheres saírem de casa para trabalhar, e em alguns casos, ser o principal provedor, altera a distribuição de poderes dentro da família. A difusão de anticoncepcionais também faz parte deste processo pois libera o corpo da mulher da maternidade, no sentido de que esta passa a ser uma opção e não necessariamente uma fatalidade. Com os anticoncepcionais as mulheres podem decidir se querem ter filhos, quantos, quando, ou mesmo se preferem se dedicar a formação profissional em vez de ter filhos.

Estas conquistas resultam nas transformações nos papéis de gênero que passam a refletir na família através da divisão das responsabilidades com as tarefas domésticas entre homens e mulheres. Este estado de coisas resulta numa nova modalidade de família nuclear, chamada de de família conjugal, aquela em que os papéis sociais de gênero resultam em igualdade entre o casal quanto as decisões para com a família e nas responsabilidades na criação dos filho e na administração da casa.

c) As mudanças nos papéis sociais de gênero, entretanto, ocorrem mediante muitos conflitos, às vezes até sob a forma de violência doméstica. Muitos casais não suportam as divergências e se desfazem. Deste modo muitas pessoas que já possuem filhos passam a estar “disponíveis” para novas relações. Quando se formam novos casais que reúnem pessoas que já tem filhos e todos coabitam, o casal e os filhos de casamentos anteriores, nasce aquilo que é chamado de família recomposta.

d) Outro tipo de família é a chamada família extensa. Esta corresponde ao “esticamento” da família em direção gerações anteriores ou posteriores à família nuclear. Por exemplo, quando os pais de um parceiro do casal passa a coabitar com a família nuclear ou quando um dos filhos forma sua família e coabita na casa de sua família nuclear original.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

PARA DESCONTRAIR

Caros,

Recebi outro dia um email com este material.

É uma provocação sobre as manhas e manias das mulheres, divirtam-se.





Como agradar uma mulher




É MUITO FÁCIL!!

Fazer uma mulher feliz, é muito fácil!
Só é necessário ser:
01) Amigo
02) Companheiro
03) Apaixonado
04) Irmão
05) Pai
06) Chefe
07) Educador
08) Cozinheiro
09) Mecânico
10) Canalizado
11) Decorador de Interiores
12) Estilista
13) Eletricista
14) Psicólogo
15) Psiquiatra
16) Terapeuta
17) Audaz
18) Simpático
19) Esportista
20) Carinhoso
21) Atento
22) Cavalheiro
23) Inteligente
24) Imaginativo
25) Criativo
26) Doce
27) Forte
28) Compreensivo
29) Tolerante
30) Prudente
31) Ambicioso
32) Capaz
33) Valente
34) Decidido
35) Confiável
36) Respeitador
37) Amante
38) Sensível.....

É muito importante ainda, não esquecer as datas:

Aniversário, noivado, casamento, formatura, menstruação, data do primeiro beijo.


E também:

Aniversário da tia, irmão ou irmã mais querida, aniversário dos avós, da melhor amiga, do cachorro e do gato.





Como ganhar pontos com a mulher:

1.Você faz a cama (+1)

2.Você deixa a tampa da privada levantada (-5)

3.Você troca o papel higiênico que acabou (+2)

4.Você vai ao mercado só pra comprar papel higiênico (+5)

5.Na chuva (+8)

6.Mas retorna com cerveja (-15)


1) Tarefas simples
1.Você levanta de noite, pois ela ouviu um barulho estranho (0)

(obs. qdo a pontuação é 0, significa que vc não tá fazendo mais que sua obrigação).

1.Você levanta de noite, mas o barulho não foi nada (0)

2.Você levanta de noite e o barulho era de um rato (+5)

3.Você mata o rato (+10)



2) Social

1.Você fica ao lado dela a festa inteira (0)

2.Você vai beber ao lado dos amigos (-2)

3.Entre os amigos está uma mulher chamada Bruninha (-4)

4.Bruninha é loira e magra (-16)

5.Bruninha o conhece (-180)



3) No aniversário de casamento ou namoro...

1.Você a leva para jantar fora (0)

2.Leva para jantar fora e não é o restaurante de sempre (+1)

3.É o restaurante de sempre (-2)

4.É um boteco (-3)

5.É um boteco e a TV está mostrando futebol (-10)



4) Passeios com amigos ...

1.Você sai com um amigo (-5)

2.O amigo é solteiro (-14)

3.O amigo é cheio de namoradas (-27)

4.O amigo dirige um conversível (-180)

5.A Bruninha vai junto!!! (-500)



5) Uma noite fora .....

1.Você a leva para o cinema (+2)

2.Para ver um filme que ela gosta (+4)

3.Para ver um filme que ela gosta e você odeia (+6)

4.Você a leva para ver um filme que você gosta (-2)

5.O filme se chama 'O massacre da serra elétrica III' (-13)

6.Você mentiu e disse q seria um filme francês de amor (-135)

7.Na saída do cinema você encontra a Bruninha e ela faz aquela cena: 'Queriiiiiiiidooooo , há quanto tempo!!!' (-750)



6) Grandes questões...

1.Ela pergunta 'Eu estou gorda?' (-1) (é, você perde um ponto de qualquer jeito!)

2.Você pensa antes de responder (-10)

3.Você diz que não (-35)

4.Você diz que gosta dela mesmo que ela esteja gorda (-280)

5.Você faz comentários a respeito do corpo da Bruninha (-450)



7) Comunicação (ela quer contar algo)

1.Você ouve com uma expressão atenta (0)

2.Você ouve por mais que 30 minutos (+5)

3.Ouve por mais q 30 minutos s/ olhar para a TV (+10)

4.Ela percebe que você está dormindo de olhos abertos (-320)

5.Você balbucia o nome da sua querida amiga 'Bru...Bruninha' , enquanto está dormindo de olhos abertos (-1.000.000 + divórcio)..



Você percebeu que agradar uma mulher é realmente muuuuuuuuuuuuuuiiiiiiito fácil!!!

Basta um pouco de boa vontade ...

Entendeu ??!! ...



COMO AGRADAR UM HOMEM?



01 - TRAGA UMA CERVEJA E JÁ VENHA SEM ROUPA

(+ 10.458.231 pontos).

terça-feira, 4 de maio de 2010

PESQUISA SOBRE PAPÉIS SOCIAIS DE GÊNERO

MÚSICA

BRINQUEDOS

OBSERVAÇÃO

PARA DESCONTRAIR




OBSERVAÇÃO: LEVEM SEUS COMENTÁRIOS PARA AS SUAS SALAS

Música

letra da musica "ai que saudades da amelia" (a letra é uma parceria entre Ataulfo Alves e Mário Lago).


Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Nem vê que eu sou um pobre rapaz
Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo que você vê você quer
Ai, meu Deus, que saudade da Amélia
Aquilo sim é que era mulher

Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia: Meu filho, que se há de fazer

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade

Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia: Meu filho, que se há de fazer

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade

(ouça na voz de gabriel pensador aqui)


Safado, Cachorro, Sem Vergonha,  Babado Novo (Composição: Durval Luz, Nino Balla, Cristiane Teles, Alan Moraes, Júnior Seixas, Luizinho, Alex Napolitano e Luciano Pinto)


E deixa de ser mulherengo homem
O dia todo pensando em mulher
Você tá doido prá ficar sozinho
E tá querendo ficar a miguér...

Bem que minha mãe falou
Prá eu não casar com você
Chego em casa do trabalho
Você tá vendo TV...

Passa o dia reclamando
Querendo me provocar
O que eu penso de você
Caladinho!
Que eu vou dizer:...

Safado!
Cachorro!
Sem-vergonha!
Eu dou duro o dia inteiro
E você colchão e fronha...(2x)

E de noite
Faz tipo mansinho
Quer beijinho, carinho
Quer me conquistar
Sai prá lá
Que eu já tô vacinada
Você não mudou nada
Caladinho!
Que eu vou falar...

Safado!
Cachorro!
Sem-vergonha!
Eu dou duro o dia inteiro
E você colchão e fronha...(2x)

E deixa de ser mulherengo homem
O dia todo pensando em mulher
Você tá doido prá ficar sozinho
E tá querendo ficar a miguér...

Bem que minha mãe falou
Prá eu não casar com você
Chego em casa do trabalho
Você tá vendo TV...

Passa o dia reclamando
Querendo me provocar
E o que eu penso de você
Caladinho!
Que eu vou dizer:...

Safado!
Cachorro!
Sem-vergonha!
Eu dou duro o dia inteiro
E você colchão e fronha...(2x)

E de noite
Faz tipo mansinho
Quer beijinho, carinho
Quer me conquistar
Sai prá lá
Que eu já tô vacinada
Você não mudou nada
Caladinho!
Que eu vou falar...

Safado!
Cachorro!
Sem-vergonha!
Eu dou duro o dia inteiro
E você colchão e fronha...(4x)




Mulher Não Trai, Mulher Se Vinga, Aviões do Forró (Composição: Elvis Pires e Rodrigo Mell)

Mulher não trai, mulher se vinga
Mulher cansou de ser traída
Mulher se vinga, mulher não trai
Eu era boba, não sou mais...

Ficar em casa esperando você (Já foi)
Ficar dizendo o que devo fazer (Já foi)
Você curtindo aí a sua vida
E eu perdendo amigos e amigas...
Ficar te amando e você nem aí (Já foi)
Se divertindo e zombando de mim (Já foi)
Você curtindo ai a sua vida
E eu perdendo amigos e amigas...

Escuta meu bem
Eu não fico atrás
Entre um homem e uma mulher
Os direitos são iguais... (2x)

Eu bato de frente
É dente por dente, é olho por olho...

Mulher não trai, mulher se vinga
Mulher cansou de ser traída
Mulher se vinga, mulher não trai
Eu era boba, não sou mais... (2x)



Vocês podem acrescentar novas letras de músicas através dos comentários

Pesquise aqui