segunda-feira, 19 de abril de 2010

Texto sobre o casamento

Este é um trecho do livro "Orgulho e preconceito", da escritora Jane Austen.

O livro faz uma exposição do casamento como instituição que orientava o destino das pessoas na Inglaterra do século XVIII.

Explora mais detalhadamente o casamento do ponto de vista das mulheres.

Considerando o trecho abaixo, comente o perfil da família que predominava naquela sociedade.

Se quiser ler mais trechos do livro, clique aqui


"O sr Collins não era um homem sensato, e a deficiência da natureza fora muito pouco compensada pela educação ou a sociedade; a maior parte de sua vida fora passada sob a orientação de um pai iletrado e avarento; e, embora pertencesse a uma das universidades, fizera apenas os períodos letivos mínimos necessários, sem firmar ali qualquer relação útil... No todo, [era] uma mistura de orgulho e obsequiosidade, presunção e humildade".

Mas porque Charlote se casaria com tal homem?

"Toda a sua familia, em suma, ficou exultante na ocasião. Nas meninas mais novas nasceu a esperança de fazer seu début um ou dois anos antes do previsto; e os meninos ficaram aliviados do temor de que Chalotte morresse solteirona. A própria Charlotte estava toleravelmente tranquila. Havia realizado sua meta, e teve tempo para meditar a respeito. Suas reflexões foram em geral satisfatórias. O Sr. Collins sem dúvida não era sensato nem agradável; sua companhia era cansativa e seu afeto por ela devia ser imaginário. Apesar disso, seria seu marido. Sem ter grande apreço pelos homens nem pelo matrimônio, o casamento sempre fora seu objetivo; era a única condição honrada para moças bem educadas de pequena fortuna, e, embora não garantisse sua felicidade, era por força a forma mais agradável de preservá-las da penúria. Essa segurança ela agora conquistara; aos 21 anos, sem nunca ter sido bonita, apreciava toda a boa sorte que isso representava".


.

2 comentários:

  1. De acordo como o trecho acima, compreendemos a relação conjugal de maneira completamente difereniada dos valor real dos dias de hoje. Antigamente, haviam ''motivos'' que induziam duas pessoas a realizarem o matrimônio, mas que infelizmente não colocavam em foco o amor. Muitos desses motivos viriam a ser os chamados ''casamentos arranjados'' pelos pais dos jovens, que correspondiam a ligações entre famílias em favor de um pacto político, pagamento de dívida pendente ou até determinado tipo de condolência ou simplismente favor em agradecimento a algo.
    O fato é que tendo contato com determinado tipo de literatura, tal como a em estudo, fazemos certo paralelo com a realidade em que vivemos em que o casamento já não é alvo central da população atual. Namorados preferem ficar anos mantendo um relacionamento fixo sem ter nenhum vínculo com suas respectivas familias ou até preferem continuar a relação da forma em que se encontra para não desgastarem a maneira com que se tratam. Claro que ainda hoje( graças a Deus) pessoas casam-se com objetivo único e exclusivo de doar-se por inteiro á pessoa amada, sendo-lhe fiel e companheira até o fim de suas vidas.
    Hoje em dia existem programas de incentivo ao casamento e a maternidade em países desenvolvidos, com a França, voltados principalmente para as mulheres, que , por causa de emancipação da participação feminina nos mais amplos âmbitos da sociedade, escolhem por entardecer o seus casamentos e porconseguinte, a geração de filhos em favor de não ''atrapalhar'' a eficácia dos seus serviços prestados em seus empregos.
    Desta maneira, o casamento nas sociedades antigas poderiam áté ser considerados mais duradouros, po rém em sua maioria, não havia a busca da pessoa amada, a verdadeira paixão, o conhecimento prévio da pessoa amada e então a escolha de juntar os laços matrimonias.

    Ana Carolina Diniz nº05, Turma 304 .

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto Ana.

    Recomendo a você que leia "orgulho e preconceito". Caso não encontre o livro, assista a adaptação para o cinema em um filme que tem o mesmo nome do livro.

    Aliás, assista também outro filme que faz adaptação de mais um livro de Jane Austen, um filme chamado "razão e sensibilidade"

    A obra de Austen é interessante pela capacidade dela de retratar com maestria (e mais elegância e beleza) as características sociais da Inglaterra com um ponto de vista das mulheres. Vale a pena ler os livros ou assistir os filmes.

    ResponderExcluir

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui