segunda-feira, 17 de maio de 2010

307 - INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS

A PARTIR DO TEXTO QUE ESTÁ NA XEROX (sobre as transformações da economia no mundo contemporâneo) criem um texto para responder às seguintes questões:


1 - Porque algumas pessoas não conseguem emprego.


2 - Porque outras pessoas, mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável?

60 comentários:

  1. Emprego, tornou-se para muitos, nos últimos anos uma tarefa dificil consegui-lo. Devido vivermos no mundo do capitalismo, onde o mercado baseia-se em conseguir mais e mais capitais.
    Com as revoluções industriais, e a globalização,o trabalho passou a ser flexivel e tercerizado, no qual as industrias investem cada vez mais em robôs e maquinas, ocupando assim funções de pessoas.
    Um dos fatores tambem responsaveis por tantos desempregados é que o mercado de trabalho tornou-se mais exigente. Hoje, não se busca mais profissionais, e sim "o profissional". A procura é po individuos qualificados profissionalmente, capacitados a exercer qualquer cargo.
    Contudo, os que encontram-se empregados nem sempre desfrutam de conforto. Muita das vezes porque o salario que ganham mal dá para cobrir as despesas mensais. Tudo porque, sao muitos os impostos a pagar, e as mercadorias custam cada vez mais caras.
    Enfim, baseando-se nas informações do grafico apresentado vemos que o periodo com maior indice de desempregados foi de dezembro de 2008 a setembro de 2009.E, que houve aumento no número de empregados em março a abril de 2010. Esse aumento nao significa que todos se empregaram, ou que continuara assim. Mais o que se espera é que se ampliem as oportunidades de emprego.

    Aluna: Elielma, N 15.

    ResponderExcluir
  2. Com o surgimento das novas tecnologias fica cada vez mais difícil arrumar um emprego, já que a mão de obra qualificada ou não, tem sido substituída por máquinas e o trabalho tem se tornado cada vez mais escasso por conta do desaparecimento do mercado de trabalho de profissões ou funções.
    O avanço dessa tecnologia exige uma qualificação e muitos não possuem por conta da falta de dinheiro devido o desemprego ou por falta de oportunidades já que muitas empresas não oferecem. Hoje em dia é fácil observarmos a terceirização e a precarização das empresas e muitas não oferecem garantia de trabalho para seus funcionários, pagando salários baixos sem nenhum benefício. Tudo isso torna-o mais vulnerável ao desconforto já que o custo de vida é alto e é necessário ganhar pelo menos um salário razoável para viver bem e infelizmente ainda está longe de se obter isso.

    ANDRESSA JÁRADH MENDES FREITAS N°06

    ResponderExcluir
  3. O capitalismo é um fenômeno expansionista que faz como consequências modifições na estrutura econômica e social, que se acentuam principalmente em sua atual expansão, a globalização. Esta traz para o mundo econômico um contínuo processo de reformas e ajustes, que se manifestam através da necessidade de um aumento de produção com menos despezas,a curto tempo e que traga alta taxa de lucro.
    Essa necessidade é suprida atrás dos avanços tecnológicos na computação, na robótica e na automoção do processo produtivo capitalista contemporãneo. Contudo esses novos avanços tecnológicos tornam o mercado de trabalho mais exigente, à procura de mão-de-obra mais qualificada e competitiva.
    É esse o grande problema dos trabalhadores, pois isso é uma realidade que ainda está distante do nosso contexto social.Consequentemente percebe-se que a qualificação à altura das novas tecnologias é algo restrito e até impossivel a muitas pessoas que acabam tendo sua mão-de-obra subtituida por outra mais experiente ou por máquinas que farão seu trabalho de maneira mais eficiente-desemprego estrutural.A consequencia é o acúmul de pessoas excluidas no mercado de trabalho, escassez de profissões e o surgimento de trabalhos temporários.Surge ai, um outro grave problema pois as pessoas que vivem desse tipo de trabalho geralmente são insatisfeitas com seus serviços, pois recebem baixos salários e são mais exploradas devido a multifuncionalidade, intensificação do ritmo de trabalho e a falta de direitos e benefícios trabalhistas.Empregos assim não oferecem um salário capaz de dar condições mínimas para o operário ter bem-estar em uma sociedade onde o custo de vida é altíssimo.

    PRISCLA FERNANDA SANTIAGO FERREIRA N°36

    ResponderExcluir
  4. A expansão do capitalismo, a chamada globalização, trouxe de maneira silenciosa a substituição do homem pela robótica,o desemprego estrutural. Papéis que antes eram funções deste passa a ser feito pela mão-de-obra mecanizada, excluindo milhões de pessoas do mercado de trabalho. Antes falava-se que não se conseguia emprego por não estar qualificado, fato confirmado por certo. No entanto, atualmente não há um só fator, e sim vários. Muitos que tem diploma e estão qualificados não conseguem emprego devido, como já citado, o famoso desemprego estrutural;causando a extinção de várias carreiras profissionais. Fica evidente que ter ou não qualificação não garante que a pessoa esteja automaticamente no mercado de trabalho.
    Levar uma vida estável é o que a maioria das pessoas sonham e planejam ter,mas longe estão de tê-la.O mundo que habitamos não contribuem para esse fim.Principalment a lógica de mercado de trabalho, as pessoas vivem numa guerra sem término,pois ganham de acordo com sua produtividade;trabalham em diversas funções,polivalência, e a qualquer hora e momento podem ser demitidase isso os fazem escravos do trablho. Além disso as empresas terceirizadas ou subcontratadas oferecem baixos salários, tornando-o mais vulneravel, visto que o custo de vida é alto e precisa-se ganhar um salário razoável para ter uma melhor qualidade de vida.

    ANGELA BATISTA DOS SANTOS N°07

    ResponderExcluir
  5. O mundo em que vivemos baseia-se praticamente no modelo capitalista. Tal sistema tem acarretado, segundo estudiosos, uma grande direfença entre ricos e pobres, empregados e desempregados. Daí surge a pergunta: Por que muitas pessoas não conseguem emprego? Como já citado, o capitalismo trouxe em consequencia o chamado desemprego estrutural, ou seja, a substituição do homem por máquinas ou robôs, fazendo com que evaporassem algumas profissões e muitos ficassem à margem do sistema econômico. Outros também não estão qualificados para igressar no novo mercado de trabalho.
    Outro fator resultante do capitalismo é a insatisfação do trabalhador, que é forçado à horas de trabalho exercendo várias funções e recebendo baixos salários que não custiam uma vida de boa qualidade e o prazer profissional.

    ERIKA CAROLINE FERREIRA DA SILVA N°19

    ResponderExcluir
  6. Marco Eidam, Nº31 desculpa ai professor acabei esquecendo de colocar o numero

    ResponderExcluir
  7. Devido a grande concorrência no mercado de trabalho e a exigência de pessoas qualificadas, está muito dificil conseguirmos um emprego. Com a substituição da mão-de-obra "braçal" pelas máquinas isso acarretou em uma maior número de pessoas desempregadas em todo o mundo. O que acaba levando pessoas para a rua e até mesmo para o mundo da "marginalidade" da violência por precisão assim roubando e matando para ter o que comer.
    Hoje em dia para uma pessoa ter uma vida confortável é preciso desfrutar de um bom emprego tendo assim uma boa estabilidade esconomica, uma boa casa, um bom carro e etc. dentre outros fatores que possibilita a termos uma boa vida. Muitas pessoas até tem um emprego mas devido o salário não ser suficiente para sustentar toda a família não é possivel ter uma vida confortável.

    ResponderExcluir
  8. Com base em nossa estrutura social, percebemos um grande nível de desemprego no mundo todo. Isso já vem ocorrendo desde a revolução industrial, onde ocorre à substituição de “homens” por maquinas, assim as empresas necessitam de mão de obra qualificada para o manuseio das maquinas. Hoje não é muito diferente, a maioria das pessoas não conseguem emprego devido à ausência de qualificação para ingressar no mercado de trabalho, o que falta é uma melhor conscientização da população de modo geral, de que sem o acompanhamento dos avanços no nosso meio será bastante difícil conseguir algo em prol de uma vida melhor.
    Para as pessoas terem uma vida confortável, temos que desfrutar de algumas regalias, como uma casa confortável, um carro, serem economicamente bem estruturado, obter um bom emprego e consequentemente um bom salário. Mas para conquistar tudo isso é digamos que obrigatoriamente ser bem qualificado. Muitas pessoas possuem um emprego, mas não conseguem desfrutar de uma vida estável porque os seus salários são baixo. Com essa grande demanda de cidadãos a procura de emprego torna-se quase que impossível conseguir um trabalho digno.
    Gleidson Cardoso Soares , nº 21 turma : 307 matutino

    ResponderExcluir
  9. A tecnologia e o capitalismo andam jutos com o tempo, e isso quer dizer mudança na vida da população mundial, ninguém fica imune a "mundialização financeira". Trabalho era sinônimo de uma vida ativa, estável e bem sucedida, sem preocupaçõs de mudanças repentinas na estrutura empresarial, no entanto com os processos de desenvolvimento global, a situação é outra, fica cada vez mais difícil ficar "parado".
    O desenvolver dos setores empresariais leva lucros para as empresas tornando-as conhecidas e cada vez mais industrializadas, assim dando força ao capitalismo, à circulação de capitais. Ao contrário disso, os trabalhadores ficam a mercê do que o mercado necessita para seu crescimento econômico.
    Formação universitária, cursos profissionalizantes nunca foram tão procurados e concorridos, o importante agora é possuir um currículo recheado das mais variadas atividades de setores diferentes. Se o mercado de trabalho muda, as pessoas tendem a mudar também, aderem as novas diversidades de empregos.
    O trabalho se tornou flexível demais para levar estabilidade e conforto para a vida das pessoas, se hoje há uma grande porcentagem no nível de desemprego, deve-se a industrialização, e quando há emprego e não se tem uma vida prazerosa é porque o custo de vida está alto, não suprindo as necessidades individuais.

    Gleyciane Frazão n°22

    ResponderExcluir
  10. A sociedade sofreu uma maciça industrialização passando a ser considerada globalizada e regida pelas leis neoliberais, porém foi nesta nova sociedade que o desemprego tornou-se a triste realidade de muitos indivíduos desempregados, mesmo que eles tenham ainda ou não qualificação exigida.
    A alta taxa de desemprego deve-se a maquinização dos empregos que não consiguiram mais absorver a mão-de-obra humana. As vagas se tornaram escassas e as poucas que restaram passaram a serem disputadas arduamente, mas vale lembrar que conquistar umas dessas vagas não significa necessariamente aumentar seu valor aquisitivo, já que o salário pago é quase insuficiente diante do alto custo de vida que se tem hoje em dia; o que faz muitos recorrerem a cursos técnicos de áreas em crescimento de salários elevados.
    Mas será que isso seria realmente a solução, pois segundo a "ética" capitalista sempre haverá empregados e desempregados? O melhor nãos seria rever o sistema capitalista em que vivemos?

    Dayla Guedes, n°13

    ResponderExcluir
  11. Não podemos fugir e nem mesmo negar que estamos vivendo em um mundo que vem globalizando-se. E devido esse processo, os operários passam a ser peças secundárias.
    O desemprego cresce paralelarmente com o avanço tecnológico. E, sem dúvida, a tecnologia é um dos principais, se não, o principal motivo do desemprego hoje.
    ESTAMOS SENDO TROCADOS POR ROBÔS!
    Atualmente, no país em que vivemos, com a contribuição desse avanço, os empregados que não têm capacitação sujeitam-se a uma miséria de salário, dificultando no pagamento de seus débitos, materiais escolares para filhos, impostos e até mesmo na alimentação. Sem falar da nossa política, deixando a desejar na saúde e educação. E agora, perguntamos: E o conforto? Em último plano ele se encontra. Se tiver nos planos. Pois depois de tudo, o que ainda FALTA são dívidas.
    COMO TER UMA VIDA CONFORTÁVEL DESSA MANEIRA?




    ~by: Victória Nathália Batista Ribeiro, Nº 43 Turma: 307 Turno: Matutino

    ResponderExcluir
  12. A sociedade em que vivemos é bastante fragilizada nesse aspecto, com relação às dificuldades na hora de vencer no mercado de trabalho. Com os avanços tecnológicos a população não consegue acompanhar as modernizações que são exigidas nas empresas, pessoas sem qualificação para manuseio de maquinas, começa a substituição de homens por “maquinas”, passando a ser mais vantagens para as empresas que vão gastar menos e ter produção maior. A parte disso tudo, é que deve surgi um maior foco em qualificação profissional, para melhores condições de vida.
    O mercado de trabalho, muitas vezes, é traiçoeiro para o profissional. Ser uma pessoa bem-qualificada pode se transformar em sinônimo de dificuldade para encontrar um emprego. Você certamente conhece alguém que já viveu essa situação: vasta experiência, bons cursos de especialização, pós e MBA, e emprego que é bom, nada. E às vezes não é só isso. Mudar de emprego várias vezes também prejudica a carreira, porque isso, nem sempre, significa mais preparo.
    O profissional muito especializado ou qualificado encontra dificuldades no mercado porque precisa encontrar uma empresa que valorize este fator, pois em estruturas que não valorizam a alta qualificação, o perfil do candidato à vaga pode ser uma ameaça a quem está na empresa.
    O problema, para esses profissionais, é que, devido às dificuldades que encontram para voltarem ao mercado, muitas vezes se vêem obrigados a aceitar salários menores com receio de prejudicarem sua imagem caso fiquem muito tempo desempregados.

    By.: Marília Leite , Nº 32 turma: 307 matutino

    ResponderExcluir
  13. Observa-se uma grande dificuldade de se viver em meio a tantas diferenças na classe social. Pessoas de baixa renda sem uma visão de melhora, é triste saber que está situação está presente desde o sempre.
    O mundo agora capitalista
    Em meio a altas crises o mundo entra em um processo de mudanças agora para capitalismo financeiro ou globalização. Michel Chossudovsky afirmava em seus quadros que não era a favor de tal mudança, pois a mundialização financeira aumentaria a desigualdade social. Expressando a minha opinião no texto declaro que - concordo com tal pensamento mesmo que eu saiba que nunca haverá igualdade social -.
    O Homem domina o dinheiro ou o dinheiro domina o Homem?
    A cada ano que passa nota-se a variedade de novas tecnologias, o ser humano busca mais conforto para sua vida, outrora o básico para se viver era apenas a alimentação agora televisão, computador entre outros é praticamente algo indispensável. Com tantas variedades de mercado e altos preços as pessoas buscam ganhar mais, só que a questão é quanto mais se ganha mais gasta. Chegamos a um ponto irreversível onde todos querem apenas ganhar, onde o dinheiro é praticamente um deus, ninguém mais sabe viver sem ele.
    Então já podemos dizer que o mundo não é nada sem o dinheiro ou vice-versa.

    Letícia Costa de Sousa; n° 29

    ResponderExcluir
  14. Desenvolvimento anda lado a lado com a coperatividade.

    ResponderExcluir
  15. O fato de muitos não conseguirem emprego si deve a forma como nossa sociadade está organizada, as vagas são mal distríbuidas e as que existem não atendem a todos, sobram trabalhadores e faltam vagas e as que existem requerem experiencia e um certo nivel de formação o que dificulta ainda mas as coisas já que o acesso a qualificação não cobre todos e o ensino do nosso pais deixa muito a desejar.
    Outro problema é como mostra os graficos e a super valorização dos empregos publicos no qual estão consentrado os maiores salários o que acaba desvalorizando muitas outras profissões o que leva muitos mesmo depois de ter entrado em uma faculdade, tendo experiencia e emprego não levam uma vida confortavel pois sua profissão não é valorizada, essa questão dos empregos publicos talvez pese um pouco nesse fato já que si gasta muito dinheiro pra si manter seus salários e esquecem das outras profissões.

    Cassia Candido Inocente N.11

    ResponderExcluir
  16. O desemprego é hoje um problema mundial, debatido e muito discutido pelos estudiosos e pesquisadores, como também nas conversas diárias dos cidadãos. Ao tratar este assunto, logo procura-se identificar as possíveis causas ou fatores de tal acontecimento, quem sabe a falta de capacitação e ou formação, talvez a ausência de oportunidades, muitas pode-se achar...
    Em primeiro lugar se deve lembrar que se faz parte de um grande todo, “somos fragmentos da grande massa que é o mundo”, o qual é regado pelas convenções, burocracias e injustiça social. Mas, não indo muito longe, focando o Brasil, as suas causas, pode-se –com clareza- olhar a triste realidade do desemprego que ronda o país. Basta acompanhar as noticias atuais, elas estão em toda parte! Diz-se: “Advogado ganha a vida vendendo cachorro quente”; “contador agora cata lixo para reciclagem”. As informações mostram a grande transformação que vem ocorrendo no mundo do trabalho. Assim não é mais tão difícil compreender o motivo das pessoas não conquistarem a estabilidade financeira ou não se sentirem realizadas profissionalmente.
    Os empregos que se têm visto não são apenas temporários e para completar as máquinas e as novas tecnologias vem ainda mais dificultando a situação dos trabalhadores brasileiros. A autonomia vem sendo a “fonte de escape” para muitos, por que assim não existe patrão e então se forma a ilusão de que a situação possa modificar-se. O assunto também trás grandes complicações para os jovens do Brasil, que por sua vez, perdem a esperança de estudar, se formar e iniciar uma boa carreira. Esse se tornou o sonho distante dos estudantes, que agora, desde cedo são conhecedores de que ao saírem das salas de aula para um grande rinque, será necessário muitas lutas para um resultado satisfatório.



    JADE DAS CHAGAS SIMÕES N°23

    ResponderExcluir
  17. Emprego,buscado por novos e velhos tem sido cada vez mais difícil e disputado conseguir o seu,é o objetivo de todos más há um afunilamento crescente na procura por profissionais melhores qualificados.A grande parte não consegue alcançar o nível desejado pelas empresas e acabam sendo deixados de fora pela forte concorrência ao emprego desejado.
    Agora com o advento da mecanização das indústrias tornou-se muito mais complicado,donos de empresas vêm nas maquinas uma forma de trabalho mais rápida eficiente e consequentemente com uma margem maior de lucrativo,deixando às pessoas funções extremamente vitais e importantes que só uma pessoa seja capaz de ocupar essa função.Tudo isso impulsionado pela selvagem briga entre empresas por mercado consumidor,muito semelhante ao início da expansão capitalista no séc.XV desencadeando até mesmo guerras em nome do capital cada vez maior.
    Existem aqueles que possuem o emprego más não conseguem desfrutar de uma confortável e digna pois várias questões com:baixa remuneração ,grande número de impostos e outros problemas que impedem esse tipo de vida.Tentando crescer na vida profissional atualiza-se constantemente ,agora não para evoluir mas sim permanecer em seu cargo ,que é frequentimente ameaçado por pessoas mais qualificadas não tendo uma tranquilidade e estabilidade em seu emprego.

    ResponderExcluir
  18. WELLINGTON EUDES N°45 TUTMA: 307 MAT.


    Por falta de conhecimento, de oportunidades e pelo fato das pessoas terem um estudo adequado, as pessoas não adquirem as conquistas que a vida oferece, além disso o meio social também inclui, pelo fato de que a sociedade não aprovarem o trabalho digno das pessoas de baixa renda familiar.
    O mundo em que vivemos é muito complicado, difícil de se compartilhar com as pessoas e com as comunidades, nem todos admitem que existem pessoas de baixa renda, e por isso tê essa falta de empregos, o que devemos é ajudar ao próximo.
    Muitas pessoas não consegue desfrutar de seu trabalho, por ter uma família grande e sua economia ser baixa, os valores das coisas estão cada vez mais alta, muitas contas para pagar, daí não sobra mais nada para guardar, para economizar.

    ResponderExcluir
  19. Com o avanço da tecnologia e de sua forte influência nas empresas, a mão de obra foi substituída pela robótica, com isso, algumas profissões foram desaparecendo. As empresas passaram a ter agora menos operários e mais produtividade, visando o aumento dos lucros.
    Chegando com grande força nas empresas a TECNOLOGIA torna a mão-de-obra barata e desvalorizada, com empresas terceirizadas, os trabalhadores perdem todos os seus direitos jurídicos como: FGTS, 13° SÁLARIO, AVISO PRÉVIO, SALÁRIO DESEMPREGO e outros. E passam a ter instabilidade.
    Todo esse avanço e visão capitalista tornam o mercado de trabalho escasso. Trazendo uma onda de desempregados.
    As empresas passam a pedir um novo perfil de funcionários, sendo esses não qualificados ficam mais uma vez na saga de conseguir um emprego. Os “qualificados”, ou seja, pessoas que assumem o perfil desejado da empresa ganham uma chance para a função desejada, mas ai vem um novo problema! A garantia de um emprego não quer dizer estabilidade e sim um alivio para as despesas domésticas.
    Com isso os operários tornaram-se escravos de seu próprio trabalho e abuso excessivo de poder de seus patrões, com uma carga horária abusiva e sem uma função determinada, por essas causas os trabalhadores ficam sem saber como e o porquê de tanto trabalho e sem uma remuneração adequada.

    “Os trabalhadores são como jumentos que os seus guiadores colocam viseiras para que eles não possam olhar em sua volta, assim ele os guia para onde ele quer e quando quer. Não sejam jumentos, sejam como garanhões não domados, firmes e fortes.”
    BUÁS,Dalila Hellen.São Luís 2010


    Dalila Hellen Buás,Nº 12

    ResponderExcluir
  20. O mundo em que vivemos vem passando por diversas transformações econômicas .No século XX houve diversas conurbações políticas,dentre elas a Segunda Guerra mundial,onde foram implantadas idéias neoliberais que trouxeram pontos positivos,como os direitos sociais e pontos negativos como as desigualdades vivida pela sociedade hoje em dia.
    Com o processo de globalização, a industrialização vem se aperfeiçoando cada vez mais,onde uma das exigências é reduzir o número de trabalhadores por máquinas que fazem os seus serviços,isso faz com que profissões desapareça do mercado de trabalho,gerando um alto índice de desemprego,outro problema é que há poucas pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.
    Hoje muitas pessoas não desfrutam de uma vida confortável devido o alto custo de vida, os altos impostos cobrados à sociedade,os baixos salários que são exigidos pelo mundo capitalista para que se possa manter taxas de lucros altas, o que se espera é que a população possa estar se qualificando, ou seja,adquirindo novas habilidades,e que haja iniciativas políticas a respeito do desemprego.


    ANA MARIA C. SANTOS. Nº04

    ResponderExcluir
  21. Patricia C.Macedo n°34

    Com essa questão da industrialização, está cada vez mais dificil se inserir no mercado de trabalho, é necessario gastar mais tempo de preparando para poder atuar em algo, antes nem se precisava ter o ensino medio completo que facilmente se encontrava um emprego , mas hoje é quase impossivel, é exigido cursos tecnicos, profissionalizantes, superior e tantos outraos meios de capacitação. Não ha mais a exigencia de quantidade mas sim se qualidade, nao existe mais a politica dos 'dez melhores' hoje em dia para estar em uma posiçao confortavel é preciso ser o melhor, ou apenas ter notas melhores.

    Como se sabe, na minha opiniao, notas de testes não provam a capacidade de ninguem, embora possam confirmar uma sugerivel tendencia, não é de costume ver um aluno que so tira 10 ficar reprovado ou não conseguir passar no vestibular, mas tambem vejo pessoas que ninguem acreditava se igualar muito menos superar os 'estudiosos'e chegar a uma situaçao confortavel, tomando isso pode-se ver que ha uma enorme comparaçao com o tabalho. Exixtem pessoas que falam bem e se dao bem em entrevistas, fazem varios cursos mas nao aprendem, mas o fato de ter feito acrescenta muito em seu curriculo e logo se percebe que é muita informação, o mercado nao procura mais quem é mais esforçado, mas sim quem tem mais cursos em um curriculo. Na incapacidade de se manter em um trbalho por falta de conhecimento, muitos sao 'trocados' por alguns que apresentam ainda um curriculo maior. E nisso surge um ciclo de troca de documentos e falta de humanidade.

    as pessoas nao tem mais tempo para si mesmas, tudo o que fazem é para ter uma oportunidade de emprego no futuro, ninguem faz mas cursos por sede de conhecimeto mas sim para tentar facilitar essa dificil entrada nesse mercado de trabalho tao injusto e burocratico.

    ResponderExcluir
  22. Causa da infelicidade de muitos cidadãos brasileiros, o desemprego vem se alastrando em escala considerável.
    Um mercado de trabalho visivelmente atrofiado, despreparado para receber a demanda da mão-de-obra, por sua vez desqualificada para a prestação de serviços.
    A falta de oportunidade, a concorrência, as diferenças alarmantes de remuneração e principalmente as poucas opções de escolha fazem da realização da carreira profissional um desafio pessoal para todos os que sonham ingressar no mercado de trabalho.
    Enquanto muitos não optaram pela capacitação e especialização em determinada área, outros se tornaram profissionais frustrados por não exercerem o emprego desejado.
    Vários fatores contribuem para que pessoas não tenham uma vida confortável mesmo sendo empregadas. Uma vida estável depende não só de um bom emprego, mas da administração correta do próprio salário. A compra de bens, até mesmo desnecessários, o endividamento e a falta de planejamento são as principais causas da insatisfação de muitos profissionais que não conseguem ter a tão sonhada vida confortável.



    Soraya Santos, N°39 - 307. MAT

    ResponderExcluir
  23. Nos dias atuais está muito difícil conseguir emprego,as pessoas estão cada vez mais se especializando mais cedo,tentando garantir um futuro de conforto para a sua vida.Mas nem sempre essa luta toda da o rendimento esperado,o mercado de trabalho na maioria das vezes não consegui supri essa demanda de profissionais e acabar gerando o desemprego, ou temos o contrario em que há falta de mão-de-obra especializada,industrias que não conseguem preencher cargos importantes de determinada área.Essas situações são as principais causas de existir pessoas desempregadas.
    No caso em que temos pessoas empregadas,mas sem uma vida confortável,diria que está relacionado na maioria das vezes a questão financeira ,as pessoas sempre ver no dinheiro uma forma de viver bem,de proporcionar felicidade para si e as demais pessoas que o rodeia.Também temos que levar em consideração a profissão que escolhemos,pois a partir dela é que vamos ter uma vida prazerosa ou não.Eu acredito que a escolha deve ser feita pelo o que você tem afinidade,pois será um trabalho melhor realizado e logo ti proporcionará a vida de trabalho e pessoal que tanto deseja.
    Saul Soares , Nº 38 Sala: 307

    ResponderExcluir
  24. A sociedade onde estamos inseridos vem passando por um processo contínuo de mudanças, e isso afeta à todos nós de maneira em que temos que nos adaptar a essas transformações.
    Com a substituição do homem pela máquina,houve o aumento da miséria,não só no Brasil,como em toda parte do mundo,embora isso seja apenas mais uma consequência da tão falada globalização que causa inúmeros desempregos.
    A qualificação do profissional é um dos requisitos mais exigidos pelo mercado de trabalho,e isso aumenta de maneira acentuada a concorrência por vagas em empregos e universidades.
    Como a educação não é um previlégio para todos,muitos ficam de fora e não conseguem encontrar um emprego com salário digno e acabam por optar pela primeira oportunidade que surge,muitas vezes com salários baixos e por esse motivo não conseguem desfrutar de uma "vida confortável",e isso gera cada vez mais preocupação.O desemprego tem se tornado comum,trazendo consigo a miséria,gerando uma série de problemas à sociedade e tudo isso causada pela tal da globalização,industrialização e pelo avanço tecnológico.

    ResponderExcluir
  25. Existem varios fatores para as pessoas estarem desempregadas

    - substituiçao pela maquina
    - sem ou baixa qualificaçao
    - mercado de trabalho assirado
    - crise economica (setor privado)

    entrentanto, mesmo tendo um empregoo alguns nao se sentem bem ou confortaveis, seja pelo salario pequeno, alta taxa de impostos ou carga horaria grande, isso se tornou algo comum para muitos brasileiros. De fato sao poucas as profissoes que garantem felicidade aos seus empregados. Em 2008 a revista superinterresante fez uma pesquisa para saber a felicidade de cada emprego, entrevistando varios candidatos de cada uma delas, chegando a uma taxa em comum

    link da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_0j_JXbrnWa0/SdozvyNlPAI/AAAAAAAAA9c/FHKYP8b3zpI/s1600-h/3220749528_c16b938202_o.jpg

    como se poder ver a maioria nem chega a 40% de satisfaçao o que nos mostra um alto indice de empregados infelizes em todas as areas.

    Alexis Dutra N°3

    ResponderExcluir
  26. eline disse...

    Eline Silva-turma=307 MATUTINO Número:16

    A desigualdade social,o mundo globalizado,a teoria neoliberal,todos esses fatores influênciam na vida do indivíduo social,principalmente daqueles que fazem parte dos 'estratos mais pobres da população'.
    O mercado de trabalho,atualmente,encontra-se ainda mais ganancioso e exigente,a cobrança pela mão-de-obra qualificada intensificou-se ainda mais nos últimos anos,além de que a lógica dominate desse mercado é conseguir que o empregado alcançe a meta designada,sendo indevidamente remunerado,assim o empregador ou a empresa lucra com um funcionário varsátil e polivalente,que está aberto a realizar as mais diversas atividades,embora não trabalhe de maneira estável e segura;Eis a razão pela qual pessoas que mesmo empregadas não vivem confortavelmente,pois a terceirização das empresas e até mesmo os subempregados,estão cada vez mais presentes em nossa realidade.
    Por um lado,ameniza-se o número de trabalhadores industriais e operacionais e aumenta-se em larga escala o número de subempregados,anteriormente chamados de subproletariados.
    Existem porém,outra situação,a de pessoas que ainda que tenham preparo intelectual,não conseguem empregar-se,devido principalmente a substituição da mão de obra humana pela rebática,exemplo disso são os caixas eletrônicos,desemprego estrutura,exatamente o que está acontecendo no séc.XXI,e que segundo as instituições econômicas séra a "automoção no processo produtivo capitalista ou desaparecimento do mercado de trabalho de profissões e funções".
    É importante lembrar que o desemprego estrutural eclodiu do sistema capitalista.
    Analisando o gráfico de geração e perda de empregos da cidade de São luís,constata-se o número de criação de vagas,no ano de 2008,variando um pouco no final desse mesmo ano,apesar de que houve,mais contratações que demissões,diferente de 2009,que foi um ano bastante instável,no quesito"contratação",melhorando apenas no final do 2º simestre do ano corrente,2010 já começou em alta de acordo com o gráfico.Tudo isso está paralelamente ligado a globalização em longa escala,ao aumento da tecnologia e consequentemente o desemprego estrutural que é a essência do capitalismo

    ResponderExcluir
  27. Escrevi isto em outra turma, mas vou reproduzir em todas, porque achei importante (é sobre capitalismo e socialismo):

    Não se iludam, os regimes socialistas não são o paraíso na terra (minha opinião pessoal é que se trata do contrário disso).

    É muito importante que você (todos nós) não se deixe seduzir por exposições simplificadas (às vezes até intencionalmente) que fazem da oposição entre capitalismo e socialismo como se fosse um escolha entre o bom e o mau.

    Pense no seguinte, o único país do mundo onde certamente não tem nada de capitalismo, nadica de nada, mesmo e de verdade, é a coréia do norte. As pessoas que dizem a você que o socialismo é bom elas estariam interessadas em viajar, conhecer, passear, estudar ou morar por lá?

    Não concorde facilmente com ninguém quando se tratar de política (é disso que se trata), mas principalmente , se informe, para que sua decisão seja sua mesma e não resultado da manipulação de outras pessoas sobre sua consciência.

    A propósito (viva a internet) quem quiser se informar em primeira mão o que é viver sob um regime socialista, leia o blog da cubana Yoani Sánchez, uma pessoas das mais valorosas que existem hoje, sozinha ela enfrenta a mais assassina de todas as ditaduras que já foram criadas na America latina (a cubana).

    Está em espanhol, mas espero que saibam ler (uma dica: colem o endereço no google e quando for abrir, peçam para traduzir):
    http://www.desdecuba.com/generaciony/

    Não se esqueçam: antes de concordar, duvidem, perguntem, se informem, questionem...

    Vocês são jovens, precisamos que vocês sejam contestadores (mas se puderem ser respeitosos também, a gente agradece)...

    ResponderExcluir
  28. Olá Gleidson,

    veja bem, é devido a aplicação de tecnologia na produção que aumenta o nivel de exigencia na qualificação do trabalhador.

    mas isso nao é para todos os cargos não. Isso vale especialmente para a industria e de maneira mais ou menos intensa para os demais setores.


    PS: vc nos mostrou uma foto consigo despido? porque?

    ResponderExcluir
  29. Olá Dayla,

    Veja o recado que pus, sobre capitalismo e socialismo.

    ResponderExcluir
  30. Olá Victória,

    pôxa, você parece que levou pro lado pessoal o impacto da aplicação de tecnologia na dinâmica mercado de trabalho.

    Faltam dívidas? (hããã~... éééé....hmm... deixa para lá!!!)

    (pensando alto (e choramingando): pôxa, só eu que tenho conta que não consegue pagar?)

    ResponderExcluir
  31. Olá Marília,

    Lamentavelmente, a partir do segundo parágrafo você plagiou o texto que está neste link:

    http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBUQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.sinprorp.org.br%2FClipping%2FNewslettercatho%2F231.htm&rct=j&q=O+mercado+de+trabalho%2C+muitas+vezes%2C+%C3%A9+trai%C3%A7oeiro+para+o+profissional&ei=CD0dTJDxAYL68Aa0reiJDA&usg=AFQjCNF5bTTv-u191krpZARaISeEQQByZA

    (eu pus o atalho a partir do google porque meu anti virus recomenda não abrir...)

    ResponderExcluir
  32. Olá letícia,

    seu raciocínio é um tanto confuso, mas há nele, podemos reconhecer isso, uma semente de reflexão que pode florescer.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  33. Desenvolvimento anda lado a lado com a coperatividade

    (?)

    certo....

    bom... imagino que isto seja bom.....

    mas (?) ....

    ResponderExcluir
  34. Olá Dalila Buás,

    qual a fonte da mensagem final?

    curiosa ela....

    (ah! acho que é bom uma nota e pé de página para explicar aos meninos o conteúdo da parte final....)

    ResponderExcluir
  35. Olá Ana Maria,

    vc misturou e confundiu muito as afirmações.

    por exemplo, o neoliberalismo data basicamente da década de 70 (pela menos a aplicação, os teóricos já produziam antes, muito antes) e se caracteriza exatamente pela destruição dos tais direitos sociais.

    ResponderExcluir
  36. Olá Patrícia Macedo,

    O que me espantou foi o fato de não ter encontrado nenhum trecho do seu texto em nenhum dos buscadores.

    Quer dizer que o texto é seu mesmo. O que é otimo pois o texto é excelente!!

    E isto me encaminha para outra questão (mais angustiante): porque você não leu o texto que passei?

    Lá pelo meio você preferiu explorar um assunto sem relação (direta ao menos) com a nossa questão...

    ResponderExcluir
  37. Olá Eline,

    seu texto responde ao desafio proposto.

    mas tá confuso.

    faltam coesão.

    podia separar os parágrafos para o professor ler...

    sobre os gráficos.

    na verdade o comportamento em 2009 ilustra exatamente o rebatimento aqui em São Luís da globalização.

    Pois aquela escalada de desemprego foi motivada pela crise das empresas exportadoras.

    ResponderExcluir
  38. Alguns motivos para não se conseguir um emprego, de acordo com o texto , é a extinção de várias carreiras profissionais,decorrente do crescimento do trabalho de meio período, da redução dos contratos longoa, do aumento de pequenas empresas e principalmente da substituição da mão-de-obra pelas novas tecnologias, essas que vieram para substituir quase que inteiramente o uso de pessoas, causando o chamado desemprego estrutural, fazendo com que cada vez mais trabalhadores não encontrem mais empregos em suas antigas profissões. Quem sai ganhando com isso são os capitalistas, pois produzem mercadorias com o menor número de operários e com maior produtividade.
    Em alguns casos a própria pessoa é a causa da falta de emprego, pois não teve uma capacitação profissional nem ensino, ou não tem vocação para o emprego escolhido, ou até mesmo a falta de compromisso com nenhuma profissão.
    Já as pessoas que conseguem um emprego, nem sempre ficam em um "mar-de-rosas", pois há empresas que não são remuneradas de forma correta, não ganham o 13° salário, e até mesmo as férias não são muito proveitosas,e a falta de garantias jurídicas.
    Em alguns casos o salário que ganham é só para pagar contas, comprar alimentos, não sobrando às vezes para gastar com algo que seja prazeroso.


    CARLA AURIDÉIA C. ARAÚJO N°9

    ResponderExcluir
  39. Neandro Caio Santos Brenha
    TURMA:307mat
    NÚMERO:33

    Pra mim tudo começa na educação do nosso país,como a maioria das escolas públicas
    hoje em dia não levam aos alunos uma boa educação,comprometendo asssim todo um
    futuro desse estudante,estando ele portanto despreparado para engrenar nomercado de
    trabalho que hoje em dia é muito mais concorrido e rigoroso na hora de escolher um
    funcionário.
    Já as pessoas que não se empregam não conseguem se estabelecer por muitos motivos,
    como a falta de um planejamento familiar em sua infância que resulta na falta de condição
    dessa pessoa se organizar com seu salário.Outro fator é que em nossa época moram-se
    muitas pessoas em uma só casa,sendo que poucos estão empregados,e essas sustentam
    todas as outras complicando assim a sua independêcia econômica.

    ResponderExcluir
  40. O desemprego é um problema social que ocorre em todas as partes do mundo, e este fenômeno ocorre devido a incapacidade de absorção da mão -de -obra disponível no mercado de trabalho. Pode-se observar outro fator que contribui para o aumento do desemprego, este fator é falta de mão-de-obra qualificada para desempenhar certas funções, pois cada vez mais as
    exigências para ocupar as vagas disponíveis no mercado de trabalho são maiores.
    Devido esses fatores citados anteriormente os mais prejudicados são as pessoas integrantes
    das camadas mais baixas, pois não possuem capital suficiente para investir em sua
    qualificação profissional e nem há investimentos em massa na qualificação do trabalho por
    parte do governo.Com isso a única alternativa para essas pessoas é a ocupação de cargos
    de menor valor simbólico e com menos exigências, porém estes cargos são cada vez mais
    escassos e mal remunerados, assim impossibilitando estes trabalhadores de desfrutarem de uma vida mais confortável .

    Romário Santos ,número:37

    ResponderExcluir
  41. A questão da dificuldade em se conseguir emprego é complexa.Não são um dois fatores que interferem no assuto,mas vários.A falta de qualifcação profissional,as exigências do mercado e a mecanização de atividades,feitas antes por pessoas menos qualificadas profissionalmente são alguns exemplos.É a união desses fatores que aumenta o numero de desempegos formais e faz com as pessoas acabem indo para a informalidade ou até para a marginalidade.
    Já situação das pessoas que mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável nada mais é que do que o reflexo da má distribuição de renda,da má administração da inflação
    e do peso que os impostos teem sobre o salário.Não é compensador e satisfatório pra ninguem trabalhar somente pra pagar contas e impostos.Diante dessa situação muitos tem medo de deixar seus empregos para procurar outro onde ele terá uma vida confortável, pois os melhores salários exigem um maior nivel de capacitação, como pode ser observado no gráfico apresentado sobre quanto ganha em média os trabalhadores de são luis ,e nem sempre esse trabalhador tem essa capacitação retornando assim ao circulo vicioso da primeira questão.
    Wallace Bruno Lopes Menezes ;número 44

    ResponderExcluir
  42. Quando se fala em desemprego, voltamos nossa indignação primeiramente ao governo, dizendo que não há investimento nesse setor. Sabemos que o governo tem lá uma parcela de culpa, porém, outros fatores também contribuem para esse problema.
    Podemos destacar com uma das principais causas a mecanização, que faz o uso do maquinário em vez da mão-de-obra humana, outra causa é a falta de mão de obra especializada, ou seja, em algumas áreas sobram vagas, porem, não há pessoas qualificadas profissionalmente. A sociedade em que vivemos nos cobra uma especialização em diversas áreas, mas sabemos que a educação nesse país é de péssima qualidade dificultando ainda mais essa difícil tarefa. Muitos recorrem a uma vida na marginalidade, ou a empregos que se ganha muito pouco ou um serviço não estável o famoso “bico”.
    Para se ter uma vida estável financeiramente, é preciso acima de tudo possuir um emprego em que se recebe razoavelmente bem, mas no mundo em que vivemos fica cada vez mais raro achar esse “emprego perfeito”, pois para se conseguir ter um salário bom é preciso ralar bastante, tendo que se desdobrar em diversos serviços além do seu fixo. Podendo ainda ocorrer a indesejável demissão, ou seja, o ser humano vira um verdadeiro escravo do trabalho, sujeito a diversos riscos para poder garantir seu emprego. Além disso, o custo de vida no nosso país é um pouco alto para os padrões da população, que se desdobra tanto mas que continua em sua maioria na pobreza.



    ALEXANDRY SERRA CASTELO BRANCO N°: 02 T:307

    ResponderExcluir
  43. O grande responsável peka falta de emprego, sem dúvida e substituição de maõ de obra humanda por mão de obra mecanizada, por outro lado a concorrência para trabalhar em empresas de grande porte depende muito mais da capacitação profissional do induvíduo do que da própria empresa em q deseja-se seguir carreira.
    Quanto à insatisfação salarial,dece-se ao fato da grande cobrança de impostos proposto pelo governo, altas taxas de valores um tanto imprváveis para todo cidadão pagar, incentivandio assim a marginalização e violencia urbanda.
    Bruno Abrantes Alves, n° 08

    ResponderExcluir
  44. No mundo em que se vive existem inúmeras áreas de emprego e formação, onde não são encontrados bons resultados de desenvoltura específica em cada setor.
    Pesquisas do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que em 2009, 8,1% da população estar desempregada e isso porque o Brasil é um país subdesenvolvido e industrializado. As causas deste desgaste foi causado devido a expansão do capitalismo que veio em meio de mudanças.
    A mão-de-obra no país foi excluída do território, onde vemos homens serem trocados por máquinas, assim deixando a taxa cada vez maior. A sociedade busca um outro tipo de formação, pois o estudo superior em algumas áreas já não se encontram emprego.
    Estudantes do mundo atual já não se preocupam com os estudos, pois é preferível os técnicos, assim para o manuseio de máquinas. Em sociedade observamos também um desconforto salarial onde a população empregada não desfruta de um salário mínimo.
    Podendo assim um país cheio de buracos, onde para conseguir ter um emprego fixo é preciso ter paciência e correr contra o tempo. Pois a qualquer instante as máquinas chegam e as portas para a mão-de-obra são fechadas. Deixando a população para segundo plano e sem emprego.

    ResponderExcluir
  45. Hoje em dia podemos observar que o mundo enfrenta uma grande expansão na aréa cientifica e economica ,posteriormente um crescimento significativo de vagas para o mercado de trabalho,mesmo sendo um ponto positivo ainda existem um grande numero de pessoas que estão fora do mesmo.
    Vários fatores contribuem para tal acontecimento dentre os quais podemos destacar: um mercado de trabalho mais competitivo,qualificação insuficiente da mão de obra e a substituição do homem pela máquina por ser mais eficiente .
    Do outro lado existem as pessoas que estão trabalhando mais não usufluem de uma vida confortável ,por causa das taxas abusivas de tributos que sõa cobrados pelo governo e tambem recebem salarios que não valorizam suas qualificações e seu posto de profissional.
    CarlosAugusto ,nº10 ,turma :307 ,turno :matutino

    ResponderExcluir

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui