quarta-feira, 26 de maio de 2010

Liberdade, Sociedade e Indivíduo

Vocês sabem, todos sabemos, que a definição mais banal da sociologia é que se trata da "ciência que estuda a sociedade".

Ok.

Mas isto nos diz apenas que precisamos de outra pergunta, e, claro, de outra resposta. Precisamos definir o que vem a ser a sociedade.

Nesta unidade vamos explorar a o conceito de sociedade entendida como conjunto de regras, que orientam o comportamento dos indivíduos.

Vocês de imediato vão associar as regras ás nossas insituições. OK mais uma vez (palmas para vocês).

Mas a questão é a seguinte, a ciência em geral precisa de um objeto (me perguntem na sala sobre o uso desta palavra neste contexto) para ser observado. No caso da sociologia onde poderíamos encontrar a "sociedade"?

Os sociólogos só encontram seu objeto de estudo observando o comportamento dos individuos, direta ou indiretamente.

Entretanto, a existência da sociologia só é viável porque o comportamento dos individuos é em grande medida guiado por padrões definidos socialmentete.

Aqui é útil retomar as características do fato social, conceito que Emile Durkheim criou para qualificar o espaço do mundo onde seria válida uma análise sociológica. Para ele o fato social é anterior e exterior e também se impõe de forma coercitiva ao indivíduo, além de ser praticado de forma generalizado no âmbito de uma sociedade.

Aqui nós voltamos às regras que havíamos anunciado acima. Estas regras são nada mais que idéias que nós sustentamos sobre como são (ou como devem ser) as coisas, qual deve ser o comportamento adequado para cada indivíduo (segundo o sexo/gênero, idade, classe, etc.) e para cada situação, etc.

Embora este não seja o nosso foco, esta questão nos põe diante da percepção de que as idéias são perigosas. A sociedades mudam de verdade, de verdade mesmo, apenas depois das idéias terem mudado. Ou seja, as idéias são perigosas.

Com estas noções iniciais assistam ao vídeo abaixo e expliquem a reação dos transeuntes ao comportamento das garotas.

Ah! sim, elas não são loucas elas estavam fazendo um experimento. Um experimento social.


2 comentários:

  1. Bem professor, acho que as garotas não tiveram medo de se exporem, bem como um experimento como você ja havia dito, elas buscaram saber a reação das pessoas que passavam ali. Até um homem entrou na dança delas e o artista de rua surpreendeu-se com a atitude das garotas.

    ResponderExcluir
  2. Acho que, no fundo, o que assusta a sociedade é justamente a capacidade de ser imprevisível. Pra ser mais direta, as pessoas nunca sabem o que esperar das outras e acabam surpreendendo-se por algo que elas achavam que os outros não seriam capazes de fazer. No mais, todos tem reações diferentes para coisas diferentes. Isso deve acontecer porque a própria sociedade institui regras de como temos que viver e nos comportar, e algo que não esteja entre essas normas acaba tornando-se incomum e até preconceituado.

    ResponderExcluir

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui