sexta-feira, 28 de maio de 2010

A redenção de Cã

A imagem abaixo é de um das mais famosas pinturas sobre a américa latina. O nome da obra é "a redenção de Cã".

Este nome se remete aos eventos descritos no livro do gênese a respeito de Noé e seu filho, Cã (ou Cão, depende da tradução).

Observe atentamente esta imagem. Analise os personagens, os atos, as feições a forma como estão distribuidos na imagem, e diga qual a mensagem que esta imagem tenta expressar.

Deixe a sua opinião nos comentários



7 comentários:

  1. Em um primeiro momento não entendi muito bem a imagem, por isso fui a internet em busca de informação para poder melhor dar minha opinião. Bom o que pude perceber é uma senhora já de idade e negra agradecendo aos céus por algo enquanto uma mulher ao meio aponta pra ela como uma forma de falar algo a criança em seu colo e o homem sentando faz uma faz um gesto meio arrogante, ao que me parece a senhora negra agradece por sua filha (que se perceber com atenção não é exatamente branca, mas sim mestiça) ter tido um filho de pele branca devido ter casado com um homem branco (o homem sentado) e assim ter conseguido "embranquecer" seus descendentes, assim se livrando da maldição jogada por Noé em Cã e seus descendentes.
    Bom, acho que no geral é isso que deu pra entender do quadro, que é muito interessante visto a mensagem que ele tenta passar

    ResponderExcluir
  2. A obra é de Modesto Brocos. No período do segundo Reinado a discussão girava em torno da identidade nacional, o enbranquecimento da raça brasileira, fim da "lenda" da mestiçagem. Esta discussão colocava em xeque e negava a formação da nossa identidade cultural vinda das matrizes índigena, negra e européia. o que não é verdade, pois, de fato, as 3 matrizes consolidam a formação do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Eu não entendi essa maldição... é só uma lenda não é?
    pois procurei na bíblia e não achei..
    quam abriei em geneses 9: 20 à 29 verá que essa maldição que diz ter acontecido nessa lenda não aconteceu!

    ResponderExcluir
  4. Olá Hadassa,

    Acredito que você, assim como eu, é cristã.

    Em primeiro lugar a Bíblia narra a maldição proferida por Noé sobre um dos seus filhos (para os filhos dos filhos desse filho).

    Entretanto, os eventos narrados no gênesis foram mais tarde, muito tempo depois, utilizados a partir de uma interpretação que dizia que a maldição proferida por noé passaria para todos os descendentes de cã (o nome dele é traduzido de várias formas), que teriam ido para a africa e seriam exatamente os povos negros do continente africano.

    Evidente, a Biblia não diz isso, esta versão foi criada muito mais tarde.

    Vários textos tratam deste tema desde um ponto de vista da história, da antropologia e da sociologia.

    Você pode ler este aqui, de historiadores, a partir da página 4 o autor trata do assunto:
    http://www.cedeplar.ufmg.br/diamantina2004/textos/D04A004.PDF


    Este aqui trata diretamente do assunto: http://www.uesb.br/anpuhba/anais_eletronicos/Cl%C3%A1udio%20Eduardo%20Rodrigues.pdf


    Este outro aqui é escrito por teólogos:
    http://www.elpisteologia.net/artigos/Genesis_genes_e_racas_humanas.pdf

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Sou professor de uma disciplina de museologia da Universidade Federal e uso este quadro de Modesto Brocos para ilustrar aos meus alunos a mentalidade vigente no Brasil durante o longo período do Império no Brasil. O quadro também serve para mostrar a pintura acadêmica figurativa e realista que se praticava no Brasil. Este assunto ainda é tabú entre nós, mas trata-se claramente de uma apologia a eugenia, pois não posso (ou tenho dificuldade para)concebê-lo como uma crítica social como intenção deliberada do autor da obra. O embranquecimento do Brasil passou a ser uma meta do governo e da sociedade que importava da Europa trabalhadores, principalmente na Alemanha e Norte da Itália, como uma forma de mitigar a grande 'mancha negra' como dizia Nabuco, por isso a senhora negra está tão agradecida. Ela se considera uma vitoriosa, pois ao cabo da segunda geração, conseguiu 'melhorar' sua raça (sic) o que nos remete a uma infeliz, mesmo triste constatação de como os próprios negros percebiam que o embranquecimento que afinal lhes garantiriam ascender a um lugar que jamais chegariam socialmente devido a cor da pele. Essa realidade cruel se reproduz até hoje no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O processo de miscigenação da população brasileira. O quadro representa o projeto brasileiro de embranquecimento da população brasileira(1911). O governo assumiu o compromisso de formar uma nação-europeia em cem anos. O governo regulou leis que regulavam a imigração de europeus para o Sul e São Paulo (1890-1945); proibiu a entrada de africanos e asiáticos, Decreto 528 de 1890. Atendendo exigências da Europa.

      Excluir

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui