sábado, 4 de setembro de 2010

Classes e Raça

Caros,

 

Quem referir entregar pela internet, deixem o texto e opinião sobre as cotas raciais como intrumentos de intervenção no resultado da mistura da dinâmica da sociedade de classes com as relações raciais no Brasil.

Não se esqueçam de se identificar com o nome, o numero e a sala.

35 comentários:

  1. Na minha opinião, o sistema de cotas é uma boa medida do governo de reservar vagas para certos tipos de raças. É uma boa maneira de colocar pessoas que sofrem discriminação, e que por isso são desvalorizadas e perdem muitas chances de entrarem no mercado de trabalho;são justamente elas que sofrem por não ter uma educação de qualidade; e reservar determinada quantidades de vagas para eles é uma ajuda para eles entrararem no mercado de trabalho e também para a aceleração da inclusão social, que é justamente o que o sistema pretende fazer.

    ResponderExcluir
  2. Sanderson n°43 turma:205

    Vou ser curto e grosso. Sou contra. Por quê? Simples, com o sistema de cotas apenas estaríamos criando outro tipo de discriminação. Como? Pense bem caro leitor, imagine que você é dono de uma empresa e está precisando um funcionário. Você estará na seguinte escolha: um funcionário branco e um funcionário negro. As mesmas formações e estudos, contudo em 86% dos casos você optará pelo branquelo. Por quê? Imagine o funcionário branco, ele teve que competir pela vaga do vestibular com uma maioria. Logo tem uma imensa capacidade intelectual. O negro competiu com uma minoria pelas vagas raciais, logo não foi preciso muito esforço. O branco na maioria das vezes teve um estudo fundamental e médio melhor do que o negro que morava no anjo da guarda, liberdade, coroadinho, entre outros (uma descontração, afinal ninguém é de ferro). Por esses fatores você escolheria o cara mais clarinho.
    Outro problema também é da parte dos outros jovens (principalmente brancos) que acham um absurdo uma minoria que nem tem um preparo intelectual tão elevado, conseguir vagas nas faculdades enquanto os outros têm que se esforçar muito mais.
    Na minha humilde opinião, deveria se acabar com as escolas particulares e criar escolas totalmente públicas e com muito mais investimento (como as escolas particulares) e também renumerar de uma forma mais justa os professores e todo o órgão estudantil. Porém infelizmente esses políticos filhos da puta não querem nem saber. >:(

    ResponderExcluir
  3. Talita Tainara Santos Brenha , nº 39 , turma : 204 matutinosexta-feira, 17 de setembro de 2010 às 18:19:00 BRT

    No meu ponto de vista a cota para negros deve ser abolida, pois a cor ou raça de um indivíduo não influenciará em nada em relação à inteligência ou a sabedoria , pois o cérebro de uma pessoa sendo branca ou negra, tem a mesma capacidade de aprender, só basta ter força de vontade.
    Além disso, acho a cota preconceituosa, pois é como se ‘eles’ pensassem que negros tem menos capacidade de inteligência o que não é verdade, por isso sou irrevogavelmente contra a cota para negros.

    ResponderExcluir
  4. jerlanny silva serejo, nº 12 , turma : 204 matutinodomingo, 19 de setembro de 2010 às 14:16:00 BRT

    No meu ponto de vista a cota para negros é um grande preconceito "racial" e eu sou totalmente contra isso. Pois os negros tem a mesma capacidade que qualquer outra pessoa, pelo fato de sermos todos iguais, não é a raça, etnia ou cor de uma pessoa que vai mostrar se ela é capaz ou não. O que vale é o conhecimento, o que se tem dentro da cabeça. Discriminação é distinção, é desigualdade. Bom, finalizando eu digo apenas que : O BRASIL LUTA TANTO CONTRA O PRECONCEITO E PECA TERRIVELMENTE NESSE FATOR.

    ResponderExcluir
  5. Marcus Vinícius Martins Nº26 T-204 mat

    Na minha opinião, a cota para negros nas universidades públicas é uma grande forma de preconceito e discriminação pois não pode se julgar o conhecimento de um indivíduo apenas pela cor da sua pele. A cor da pele de uma pessoa não influencia na sua capacidade de aprendizado. Eu sou contra essa medida e acho que os negros deviam concorrer à vagas juntamente com o resto das pessoas de diferentes raças.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou contra essas cotas raciais, pois desqualifica a capacidade do negro tanto no mercado de trabalho quanto no seu conhecimento e capacidade. As escolas públicas de fato não estão em um nível bom, mas isso não significa que os estudantes negros também não estejam. Então os negros devem ter as mesmas oportunidades que os brancos, essas cotas faz parecer que os estudantes negros são os coitadinhos da história que não tem condição de passar. Por isso eu sou contra e acho que as cotas não deveriam se basear no critério de raça e sim no critério de oportunidade!

    Thiago Felipe nº41 sala: 204 Turno: Matutino

    ResponderExcluir
  7. Antes de começar a tecer um argumento, gostaria antes de fazer perguntas... sempre elas que nos chutam de nossa posição confortável de simples assimiladores de ideologias, que nem sempre estão a favor do mais fraco, e sim da classe dominante.
    Se analisarmos a classe mais pobre da população brasileira atualmente,encontraremos mais negros ou mais brancos?
    Em quantas lojas se tem como gerente um negro?
    Os presídios e orfanatos estão recheados de quê mesmo?
    Oh, claro! também existem brancos lá...
    Mas por que a quantidade de negro é maior então?
    Galera, isso não vem de hoje.Essa situação tem raíz hitórica,vem desde a escravidão e da abolição.Quando libertaram os negros no Brasil,o fizeram sem a menor estrutura para dar vida digna a esses que por não terem como sobreviver longe do arroz com feijão do barão, acabaram por ficar mais algum tempo na escravidão.Um tempo depois resolveram BRANQUEAR o Brasil e nem nas fazendas tiveram espaço.
    Foram então para as cidades e, marginalizados,submetiam-se,a péssimas condições de trabalho nas casas de família ou então roubavam,porque as casas de família já estavam cheias.
    O tempo foi passando, passando,e nenhuma providência foi tomada no sentido de diminuir essa desigualdade, a não ser os discursos de que todos somos iguais e que não devemos discriminar pessoas por causa de sua cor.Mas até aí, a merda já tava feita.
    Presídios lotados, escolas quase que vazias desse povo e muita ,muita desiguladade.
    Pontanto vejo a cota como uma forma de diminuir a distância entre quem teve oportunidades com mais facilidade e quem, em toda hitória teve de fazer um esforço tremendo para alcançar seu lugar ao sol.
    É como se fosse uma corrida onde o ponto de partida do branco começasse a 1000 metros a frente do negro... uma disputa desigual não?
    É muito fácil recorrer ao discurso de igualdade quando se estuda a vida inteira num ótimo colégio e se tem todas as refeiçôes do dia certo?
    Existe uma frase,não sei se é um artigo da constituição... mas ele diz mais ou menos assim:
    "Ser desiguais com os desiguais para que possam alcançar a igualdade".
    É isso que o sistema de cotas propõe: dar uma carona de bicicleta para que então, quem está lá atrás possa ter a chance de também romper a faixa da linha de chegada.
    Devemos nos lembrar que depois que se entra na universidade, TODOS devem demonstrar rendimento IGUAL e se não o mostram... repete a cadeira, tanto o negro quanto o branco!
    A cota é uma forma de pagar a Dívida que essa nação tem com o povo que sempre fez parte dela mas que estavam atrás,muito atrás!


    Lóide 302 matutino

    ResponderExcluir
  8. Loide, vc é fantástica.

    "Tratar igualmente os iguais e desigualmente o desiguais" - é uma interpretação mais sofisticada do princípio da igualdade, mas não está na constituição.
    é útil para fazermos um julgamento sobre uma capacidade qualquer, por exemplo, a força de individuos. Se formos medi-la em dois jovens, é justo avaliar a força deles pelo peso absoluto que ele conseguem levantar.
    se formos comparar pessoas de idade diferente, de sexo diferente, esse critério já não serve, seria útil, talvez avaliar a vantagem que o homens (ou o jovem) mais forte pôs sobre o segundo colocado e comparar estava vantagem com a mesma que a mulher (ou o mais velho) impôs sobre a segunda colocada.
    Outro exemplo, que eu acho mais adequado: para definir qual a espécie mais forte é muito comum usar como critério uma relação entre um exemplar da espécie e seu peso.
    Com esse critério nós estamos longe das espécies mais fortes. Quem fica na frente são formigas(que não são exatamente as campeãs) e outros insetos, que suportam pesos que são varias vezes o peso do seu corpo.

    ResponderExcluir
  9. Enmerson Paixão n° 11 sala 203 matutino

    No incio a minha posição sobre as cotas é opositiva pois considerava uma forma de descriminação e subestimação intelectual de um negro. Apos ouvir certas opiniões percebi que o a maior parte da população menos favorecida é formada por pessoas negras e que com o baixo rendimento acaba resultando em uma fraca para não dizer pessima educação. Pessoas financeiramente favorecidas tem acesso aos niveis de educação e como gastam com isso acabam participando ativamente do seu rendimento pois vai afetar sua conta bancaria. Ja as pessoas desfavorecidas tem acesso dificultado ás escola publicas onde o numero de alunos é grande o nivel educacional é baixo e o estimulo ao estudo é pouco. Poucos dos que frequentam a escola publica tem realmente um interesse futuro em apredizado, na maior parte a escola serve como uma forma de tirar a responsabilidade da familia em educar ou até mesmo conviver com o aluno. Pelo fato de a maior parte da escola publica não tem nenhuma interferencia no estado finaceiro, os responsaveis quase não se importam com o rendimento escolar do aluno.
    A educação sendo prejudicada pelo estado financeiro refletirá futuramente no nivel do aluno que não estará devidamente preparado para ingressar em uma faculda, mesmo tendo interece, a maior parte do seu aprendizado foi prejudicado pelo numero e pelo nivel dos outros alunos que frequentavam a sua sala e é ai que as cotas entram. Dando direiro ao ingresso livre a faculdade proporcianado uma melhor especarança de vida pois mesmo que ele esteja preparado ele não estará no nivel dos outros concorrentes que passaram a sua vida em um nivel educacional totalmente diferente e bem mais avacando que o dele.

    ResponderExcluir
  10. Em minha opinião, o sistema de cotas raciais é uma grande besteira. Digo isso por que, pessoas pertencentes a outra raça (cor de pele) são exatamente como nós. Criar um sistema desse tipo, só da mais crédito a discriminação até por que o conhecimento (porte intelectual) do individuo não se mede por aparência fisica, nacionalidade muito menos a cor da pele.
    É muita falta de raciocinio afirmar ou supor que um ser humano pode ser "decifrado" apenas por cor de pele, acho isso uma grande m****. Admito que as escolas publicas e estaduais não estão lá essas "mil maravilhas", mas como todo bom professor diz " quem faz a escola é o aluno" ou seja, uma pessoa de outra cor pode muito bem estudar perfeitamente para quando chegar a hora poder competir de igaul para igual no vestibular, e não lutar contra uma minoria no vestibular (não que isso seja uma coisa facil) Tipo: Uma pessoa de cor branca passa em uma prova de vestibular com mil pessoas, e um negro passa nessa mesma prova, só que com a cota o número diminui para quinhentas pessoas, um empregador pode seguir o raciocinio lógico de que o branco passou em um teste com mais pessoas, assim demonstrando maior capacidade mental, quando na verdade apenas um maldito- desculpe o termo - sistema de cotas pôs o negro naquela posição.
    Isso não é uma questão que será resolvida assim do dia para noite, além do mais que esses tipos de preconceitos "indiretos" já invadem nosso dia desde muito antigamente. A sociedade com o passar de anos, pôs o negro nessa situação desgrada, segundo uma pesquisa feita recentemente por um instituto americano (esqueci o nome agora) empregadores estão cada vez mais contratando pessoas levando também, em consideração a aprência e a cor do candidato, ou seja, é mais fácil um empregador contratar alguém branco de olhos claros que um outro individuo negro.
    Também sabemos que brancos nos mesmos cargos que um negro, ganham 10% a mais. Coincidência? Acho que não... Como pode-se perceber, isso é um fato que assola a sociedade negra mundial desde da escravidão e ousa a perdurar até o presente momento.Isso tudo é uma prova que indiretamente o sistema de cotas, é desprezivel.... É apenas uma outra forma, só que mais educada, de realizar um preconceito racial.

    Samuel Fialho Matutino Turma 205 n- 42

    ResponderExcluir
  11. Nome: Carlos Brendo Ferreira Reis.
    Turm: 206. N°: 06.

    Eu não sou contra as cotas raciais, pois elas ajudam as pessoas negras do nosso país a entrar em uma universidade, se nós observamos no nosso país as pessoas que tem menos estudos e que estão estudando em colégio publico são os negros. Por isso o governo criou um programa para as pessoas negras entrarem na universidade através de cotas e lá ter o mesmo direito que uma pessoa de cor branca.
    No nosso país podemos ver que ainda tem pessoas que tem vergonha de se declarar negra, se você chegar a uma pessoa “parda” e procurar se ela se acha negra ou branca ele vai responder que é morena cor de jambo e poucas pessoas iram falar que são negras e quando essa pessoa vai se escrever para fazer vestibular em vez de se por na cota prefere por que é uma pessoa de cor branca só por motivo de vergonha

    ResponderExcluir
  12. A tentativa de ingressar o negro na sociedade com a política de cotas nas universidades é uma discriminação explicita,se somos todos iguais independentemente de cor ou raça, pra que cota?
    Devemos concorrer igualmente ao numero de vagas.
    a teoria de quer o negro descende de uma vida sofrida,pobre,e estuda em escola publica,tudo isso por causa da antiga escravidão historica,hoje em dia não vale a pena e não deve ser levado em conta, pois apesar de hoje ainda haver muito racismo,prevalece hoje a vivencia igualitária,Deveria sim ser analisado uma política de cotas nas Universidades para qualquer ser humano que venha da camada social mais baixa , e que nunca teve acesso a um bom ensino.
    poís acho uma verdadeira injustiça com brancos que tem a mesma situação social de um negro e que não tem vantagem alguma nas vagas para ingrassar em uma universidade.
    Enquanto não houver melhorias em todas as universidades, educação , moradia , transporte, alimentação e saúde para todos sempre teremos os desfavorecidos da sociedade, e logo teremos a exclusão social .
    Somos todos iguais independente de cor e raça.

    ResponderExcluir
  13. Gleyskelen Passos Frazão n°10 turma:205


    Sou contra a adesão do sistema de cotas raciais nas universidades brasileiras.
    Não é pelo motivo da pessoa ter a pele num tom mais escuro que ela é não tem capacidade do que aquelas que têm uma pele mais clara.
    Em minha opinião esse sistema de cotas para negro é só um meio que o governo inventou para poder aumentar o ingresso dessas pessoas, uma vez que o ingresso dessas pessoas é bem reduzido.
    As únicas cotas que deveriam existir são para os alunos de escolas publicas e para os indígenas, uma vez que o ensino destas não é tão bom.

    ResponderExcluir
  14. O sistema de cotas para negros, além de promover uma discriminação, aumentando assim a existente, deduz que um negro pode ser considerado símbolo de incapacidade para atingir o seu alvo. A discriminação, preconceito e as demais variantes, já existem em nossa sociedade de forma, digamos que, "encubadas', "por baixo dos panos", escondidas em muitas ações...
    Adotado pela primeira vez na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 2001, é um fato que divide opiniões, tema de diversas mesas redondas e discurssões.
    José Jorge de Carvalho, do Departamento de Antropologia, acredita que o sistema de cotas é a única forma de se resolver o problema da exclusão racial no curto prazo. O preconceito, segundo ele, está presente nas salas de aula. Carvalho passou a defender as cotas depois de testemunhar o caso de um aluno negro prejudicado por um professor, aparentemente por motivos raciais.Afirma também que o número reduzido de negros nas universidades, impede que estes se unam e lutem por seus direitos.
    Em contrapartida, Yvonne Maggie, professora titular de antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que as cotas, assim como todas as formas de "ajuda" aos negros, faz com que a sociedade, que desde o Modernismo se vê "misturada", passe a ser obrigada a dividir o país em 'brancos' e 'negros', fazendo com que essa divisão, saia das ruas e entre nas salas de aula, onde é o ambiente de formação de nossos futuros profissionais.
    De uma maneira ou outra, o sistema aumenta sim a discriminação, contribuindo para a desvalorização da capacidade do negro e gerando em torno de si uma desestimulação a se esforçar paar conquistar algo que só os "brancos" podem conseguir..

    ResponderExcluir
  15. Fred Viana n°12 t=203
    Todos sabem que quem é a favor das cotas raciais diz que estas têm como objetivo a igualdade entre negros e brancos na hora de disputar a tão concorrida vaga no vestibular.
    Eu gostaria de saber o porquê de os negros serem tão especiais. Mais especiais que os brancos, pois já tem suas vagas reservadas sem esforço algum.
    Na minha opinião, isto não é igualdade , pelo contrário, é um nítido racismo.
    Por outro lado, me pergunto como os negros aceitam esta história de cotas, visto que isto passa nitidamente a impressão de que são incapazes. Incapazes. Por que têm que ter suas vagas reservadas? Caso não as tivessem, não teriam condições de estudar e passar por conta própria?
    Pelo menos para mim, isto é intrigante. Se eu fosse negro, me sentiria profundamente ofendido e não só lutaria contra as cotas, mas também tentaria entrar na faculdade sem elas.
    Não tive o objetivo de ofender ninguém, apenas expressei a minha opnião.

    ResponderExcluir
  16. Poliana Martins nº 34 205-M
    Sou contra o sistema de cotas,pois ele gera um sentimento de injustiça nos não beneficiados pela cota além de ser um sistema altamente discriminatório porque você simplismente separa um numero de vagas especialmente para pessoas negras e indigenas o que nos faz pensar q eles não tem capacidade de competir com os outros e isso não é verdade.Na minha opinião as cotas não deveriam existir por isso, mas infelizmente com a desigualdade social q existe no brasil sem ela talvez o negro não conseguisse entrar na universidade.

    ResponderExcluir
  17. Arthur Dias turma: 203 Nº03
    O sistema de cotas só faz de divide a sociedade entre negros e brancos. Porque um negro não pode competir com um branco, mas eu não vou esquecer que um negro que morra na favela onde não tem Acer amento básico que morra longe da faculdade tem vez que trabalho o dia todo quando chega à noite ele vai pra faculdade se um branco quando esteve na situação do negro, Nei todo o banco nascem ricos.
    Isso só faz aumenta o preconceito entre ambos os lados, os negro não é mais ou menos que um branco todos tem direito de ingressa nas universidades, tem faz merecer vaga não espera por cotas assim os negros vão sai de baixo da pirâmide social e para o topo juto com o branco.
    Expressei a minha opinião não quero ofender minhas desculpas se ofendi alguma uma pessoa.

    ResponderExcluir
  18. Em minha opnião,o sistema de cotas se torna oportuno,quando visto que todos têm direito à igualdade;por outro lado,é considerável uma discriminação quer seja por raça ou capacidade do indivíduo em se dar bem em uma prova.
    Considerando também a realidade,um aluno de uma escola pública,infelizmente não pode competir uma vaga com um aluno de uma escola particular,por exemplo.
    O sistema de cotas é considerada uma medida polêmica,é algo que divide opiniões, embora seja um consenso de que algo deva ser feito para diminuição das desigualdades entre os cidadãos e grupos sociais.Os alunos de escolas públicas geralmente não recebem a preparação adequada e por isso não conseguem ingressar nas universidades, já o negro sofre discriminação racial.A discussão acerca desse tema vai durar um bom tempo, até que se estabeleça a concordância de todos. Maysa Coutinho n°30
    sala 203

    ResponderExcluir
  19. Matheus barros nº29 turma:205
    Sou contra o sistema de cotas raciais nas universidades brasileiras,os negros tem a mesma capacidade que os brancos cor da pele não muda em nada, somos todos iguais independentemente de cor ou raça,Devemos concorrer igualmente ao numero de vagas.

    ResponderExcluir
  20. Arthur Dias turma: 203 Nº03
    O sistema de cotas só faz de divide a sociedade entre negros e brancos. Porque um negro não pode competir com um branco, mas eu não vou esquecer que um negro que morra na favela onde não tem Acer amento básico que morra longe da faculdade tem vez que trabalho o dia todo quando chega à noite ele vai pra faculdade se um branco quando esteve na situação do negro, Nei todo o banco nascem ricos.
    Isso só faz aumenta o preconceito entre ambos os lados, os negro não é mais ou menos que um branco todos tem direito de ingressa nas universidades, tem faz merecer vaga não espera por cotas assim os negros vão sai de baixo da pirâmide social e para o topo juto com o branco.
    Expressei a minha opinião não quero ofender minhas desculpas se ofendi alguma uma pessoa.

    ResponderExcluir
  21. Cotas raciais nas universidades.
    Quando terminamos o ensino médio muitos de nós adolescentes, já pensamos em ingressar no ensino superior, mas mudanças sempre ocorrem nos procedimentos de seleção dos candidatos uma delas foi o sistema das cotas raciais, que consiste em os negros não precisarem mais concorrer com todos os candidatos, mais sim com outros candidatos que se prestaram ao sistema de cotas raciais. Porém por mais que achemos exclusivo (socialmente falando)tem um intuito maior por trás, que é irônica-mente de inclusão sabendo-se principalmente que maioria da população pobre brasileira é negra, logo têm pouco acesso às melhores escolas, aos melhores cursos técnicos e a uma renda melhor, o interesse de querer ver a taxa de negros na universidade aumentando, ao meu ver é correto pois abrange mais oportunidades para todos. Por um lado pode até parecer que esse sistema de cotas despreza a inteligência dos mesmos em questão o que cria a pergunta deve haver ou não cotas raciais.
    Marival Silva D. Junior nº 27 sala:205

    ResponderExcluir
  22. Marcus Vinicius R. Amorim nº 27 Turma 204

    Eu sou à favor do sistema de cotas porque no Brasil além da discriminação ainda encontrada, os negros são excluidos da sociedade e não têem a chance de ingressar em uma universidade.
    O sistema de cotas é uma forma das autoridades mostrarem que sabem que no Brasil a população negra, que a grande maioria é de baixa renda, são desprevilegiádos na sociedade.
    Já que não se pode mudar essa realidade de uma hora para a outra as autoridades têem que trabalhar para que no futura a realidade do nosso país seja outra, que nosso povo seja mais igual, com isso não precisaríamos desse sistema de cotas.

    ResponderExcluir
  23. Bom...NA verdade como todo mundo sabe as"cotas"é um arremedo para aliviar as culpas de uns e outros e fazer com que o país seja dividido em brancos e negros". E pra mim isso é mais uma forma de discriminar as pessoas diferenciando-as .Cada um tem que ser avaliado pelo seu nível de inteligência e não pela sua cor é por isso que os preconceitos surgem,se envés de adotarmos cotas para negro adotacemos para pessoas mais necessitadas , acho que seria mais produtivo ,pois só assim daria mais oportunidades aqueles que não tem condiçoes financeiras.portanto pode até passar pela nossa cabeça de que um dia os negros foram muito discriminados na época da escravidão e por issso tem que haver "cotas". Só que parando pra pensar a melhor forma de resolver esse problema não seria assim. E sim de tentar deixar todos no mesmo nével, afinal somos todos iguais , idependente de cor, raça ou classe social..

    ResponderExcluir
  24. Isac Viana N°10 turma°204 matutino
    Na verdade esse sistema de cotas não passa de uma forma de discriminação, discriminar significa separar ou distinguir, e é isso que esse sistema propõe, não de uma forma explicita, mas comn a "mscara" de que é um "pagamento" de uma "divida antiga" com a raça negra,o que é na verdade uma grande bobagem, ate poque ninguém deve nada a ninguém. todas as raças e etinias fazem parte da construção da historia do pais, independentemente do seu papel historico. existe diferença no ensino recebido entre negros e brancos?! sim,é claro! mas a saida nao é a "subdivisao" das raças, e colocar negros pra competir somente com negros, na verdade a saida esta na base do ensino publico, que muitas vezes é o unico meio de acesso a educaçao da maioria dos negros!

    ResponderExcluir
  25. Eu sou contra o sistema de cotas raciais pois todos temos as mesmas capacidades. Sabemos que a classe mais pobre é em sua maioria constituida por negros , sendo assim eles nao tem as mesmas oportunidades que os brancos tem, mas nem todos os brancos tem uma boa condição e dispõem de boas oportunidaes, sendo assim o sistema de cotas raciais é meio que uma forma de discriminação q "insinua" que os brancos são mais capazes que os negro , mas sabemos que isso nao passa de um grande preconçeito. pois cor de pele nao influi em nada nesse quizito .

    Camila Costa n:02 - turma:203

    ResponderExcluir
  26. Marllon Nº:28 205
    Eu sou contra a cotas raciais porque os governades desse país é uma vegonha não tenhe acapidade de governa fazer mais faculdade assim não fazia pora de prova neum vou dá um Ex: No Chile depois de pasar de Ensino Médio vai direto para a faculdade

    ResponderExcluir
  27. Nesse tipo de sistema, acredito que a real mudança deve ser feita na área da educação, impor educação igual a negros e brancos, mesmo assim, todos nós, independente de raça, somos capazes de aprender se tivermos um objetivo na vida.

    ResponderExcluir
  28. Matheus Vinícius T-204 matutino N-28quarta-feira, 29 de setembro de 2010 às 15:16:00 BRT

    Eu sou contra o sistema de cotas em universidades pois acredito em igualdade racial. Na minha opinião essa divisão por cotas só gera mais distância entrae as pessoas, só aumenta a discriminação racial. Todos os, com o nosso esforço, podemos nos superar e alcançar todos os nossos objetivos independente de raça ou classe social.
    Matheus Vinícius T=204 matutino

    ResponderExcluir
  29. Ruandglam, nº40, sala 205
    Eu, sou contra o sistema de cotas raciais... pois cada pessoa tem seu intelecto, nao depende da cor por quer tem pessoas negra que tem capacidade o suficiente pra passar em concursos e seletivos tanto em primeiro quanto em outra posição.. pois sua capacidade nao depende da cor e sim da sua inteligencia...
    por isso sou contra...

    ResponderExcluir
  30. Ruandglam, nº 40, sala 205
    Cont... tbm por causa dessa cota racial que ocorrem muitas descriminação... e ocorre uma afastamento muito grande das pessoa negras e branca, pois qual que um de nois podemos alcançar o objetivo desejado. Sou contra....

    ResponderExcluir
  31. Jaime Ferreira de Oliveira. Nº 11
    Sala: 204
    Centro de Ensino Liceu Maranhense

    Cotas Raciais.

    O sistema de educação brasileira passou por algumas transições nesse novo governo presidencial. Aconteceu uma mudança, mas ela ocorreu, no meu ponto de vista, de forma errônea, já que ela veio de cima para baixo, começando nas universidades e não no ensino fundamental que é a base para uma boa e melhor educação. Enfim, não é sobre educação de base que quero falar agora e sim sobre as COTAS RACIAIS.
    O sistema de cotas raciais foi empregado para garantir algumas vagas para os negros e índios que residem no nosso país e que buscam conseguir o seu lugar na sociedade através dos estudos e de uma profissão. A intenção de garantir ensino é o mínimo já que o mesmo é assegurado pela nossa Constituição.
    “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desfavorecidos.”
    Até aí não há nenhum problema, correto? Não, errado. Já que eles especificam que são negros e índios, fazem uma segregação dessas raças o que é absolutamente inaceitável por vários princípios constitucionais além de violarem de forma gritante os direitos fundamentais dos cidadãos.
    “Visa segundo a constituição, promover o bem de todos, sem preconceitos sobre, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.”
    Bem, a constituição brasileira é uma das melhores do mundo e uma das menos respeitadas pelo próprio povo, pois como se permite que o sistema de cotas vá ganhando seu espaço e continue colocando na cabeça de nosso povo que ele está adequado. Não está gente, pois quem no Brasil pode dizer que não possui sangue negro? Que não possui uma descendência índia? Praticamente ninguém já que nosso país é uma grande mistura de raças e é por isso que é dito que existem vários Brasis dentro do Grande Brasil, ou seja, a diversidade faz parte de nossa herança e de nossa cultura! Além do mais, eu acredito que seja muito fácil se inscrever como negro ou índio no vestibular, no entanto o difícil é se assumir como tal dentro da Universidade, já que lá dentro é fácil dizer: “Sou moreno.”
    E outro ponto que não podemos esquecer é que se as cotas são oferecidas para eles, então quer dizer que eles não são tão capazes como as pessoas brancas? Se for isso, alguém me corrige se eu tiver errado, mas não seria racismo? Sim, seria um grande racismo. Dessa forma, vamos nos focar na realidade, nos fatos! Qual a razão dessas cotas terem sido aprovadas? Ao meu ver, apenas para acalmar os ânimos e fazer uma política de “pão e circo” para que a população esquecesse dos outros diversos problemas que existem no país.
    Então, que tipo de sistema é esse que não serve para diminuir as desigualdades, mas sim para que se aumente o preconceito existente em cada um de nós já que quando alguém pelo sistema de cotas ingressa na faculdade, mesmo tendo feito menos pontos que outra pessoa, sempre existirá alguém que irá apontar e falar que ele só está ali devido às cotas. Enfim, qual a razão de ser dessas cotas? Não vejo nenhum ato admissível no momento, elas deveriam ter sido guardadas e utilizadas com mais cautela no futuro. Bem, mas se criaram as cotas para os negros e índios com a desculpa da dívida histórica, então daqui a pouco irão criar as cotas para todos os descendentes de orientais já que passamos pela comemoração dos 100 anos da imigração japonesa.

    ResponderExcluir
  32. Rafael Ferreira Baldêz/nº 35 sala: 205
    Este sistema de cotas ,na minha opinião, é um grande desrespeito às pessoas negras, é como se os brancos fossem melhores que as outras pessoas, mas na verdade uma pessoa só pode ser melhor que outro, com o estudo e a dedicação em determinada área.

    ResponderExcluir
  33. As cotas vieram como uma solução ao desafio de igualar todo mundo,e com a intenção de pagar a divída que o Brasil tem com as mãos que outrora manteve barões de lavouras de café, ou de grandes senhores de engenhos.
    Todos nós sabemos que negros, são tratados de forma desigual, são vistos com outros olhos, mas será que o sistema de cotas resolve?
    Lógico que ele não vai resolver todo esse problema de "atrasos e descasos" que uma república/nação possa ter com o seu povo, não é a cor da minha pele, ou as características físicas de um outro alguém que determina seu papel na sociedade e sim o mérito... Desde a infância no Brasil o preconceito é instituído no pensamento de uma criança culturalmente, por hábitos dos pais, que vieram dos pais de seus pais e assim por diante, convivemos em uma democracia onde o direito de todos é igual "ou pelo menos é isso que se espera de uma democracia", onde todos somos livres, e iguais perante a sociedade. Mas não é assim que acontece, e essa situação perdura desde muito tempo - "ora se sou brasileiro por que não sou igual aquele ou a esse? porque sou negro?"
    Se todos nós somos brasileiros, então somos iguais pertencemos á uma única nação. As cotas não insinuam que um negro é melhor ou pior que o branco e por isso deva ter vantagens... a intenção é a de sanar a dívida que a "minoria social" foi imposta a pagar, por meio da escravidão...
    sendo que o desafio maior não é só o de ingressar em uma universidade e sim de se graduar e exercer o que tu escolhestes como um bom profissional.
    Gustavo Marques nº13 Turma:203

    ResponderExcluir
  34. A lei de cotas nas universidades deveria ser para pobres, não interessa raça e cor, se é de escola pública ou privada. Não deveria existir escola privada, a palavra “privada” já revela a divisão de classe, que é a realidade e que entendo ser o problema, pensando em divisão de classe estaria resolvido o porquê de cinqüenta por cento: metade para a classe "X" e a outra metade para classe "Y". Será? Está errado! E se o nível de pobreza considerado fosse mais ou menos? A origem destes pobres! Da região norte ou do sudeste do Brasil? Exemplo subjetivo, mas com dois questionamentos derruba todo o debate em torno do que já foi aprovado pelo Congresso e sancionado pela Presidente do Brasil. Concluindo, vejo racismo de todas as formas, de todas as partes e todos com razão, quando o desejo é nada mais e nada menos que esconder a verdade e até certo saudosismo pelo comunismo que já não deu certo há muito tempo. Veja bem! Eu não disse que o capitalismo ou o consumismo pregado hoje no Brasil seja a solução. Não me considero nem de classe média baixa em termos mundiais, tive que pagar e pago escola “privada” para meus filhos e tenho que aturar esta hipocrisia toda e ainda pagar impostos para custear tanta ignorância.

    ResponderExcluir

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui