segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Nao Vale

Caros,

 

assistam o filme abaixo, cujo nome é “não vale”.

Com base nele, façam uma crítica do fenômeno do desenvolvimento, tão valorizado na nossa sociedade.

Na crítica de vocês apontem o que a empresa que é estada no vídeo oferece ao Maranhão como sendo uma prova da sua contribuição para o desenvolvimento do Estado.

 

 

parte 1

 

parte 2

24 comentários:

  1. Bom,
    ao meu entender, a Vale essa grande
    "porta de emprego" em todo o Brasil, não é essa maravilha toda que os cidadãos brasileiros pensam. Segundo o vídeo acima como tudo na vida, a Vale também tem os seus 'contras', quando deixa bem claro imagens de desmatamentos e queimadas na floresta amazônica, além disso, na segunda parte do vídeo quando mostra aqueles depoimentos de pessoas que foram desvalorizadas em seus respectivos cargos em função de "m" motivos, ela mostra-se uma empresa despreocupada com o bem estar de seus funcionários, visando somente o lucro que estão perdendo, ao deixar aquelas pessoas em seus cargos.
    Subempregos, em condições desumanas são também outros fatores que mostram a ganância daqueles que compõe a direção dela, não podemos deixar de citar os salários miseráveis que ela oferece deixando transparecer que a condição do indivíduo brasileiro em pleno século XXI ainda é de regime escravo.

    Bom professor isso foi o que pude observar ao assistir o vídeo, espero que o senhor compreenda o meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  2. Alef fontinele, 305

    como podemos observar, a Vale é um grande lobo em pele de cordeiro.
    primeiro ela mostra em suas propagandas os seu s programas de reflorestamento com belas e saudáveis crianças. Enquanto apenas são plantadas árvores de eucalipto "genéricas" que ao invés de recompessar o alto número de poluentes lançados por essa empresa, apenas prejudica o solo com suas folhas ácidas. Outro detalhe importante é o fato da falta de controle de seu empregados, influenciando desse modo o trabalho infantil e o escravo, jah q muitos naum recebem o valor devido e trabalham em situações desumanas.

    bem, espero q tenham apreciado minha sítese e e tenham acordado para o q a "Santa Vale" faz naum só com o meio ambiente, mas também com os seres humanos que para ela trabalham.

    "Não é preciso detruir para evoluir"

    P.S. Post para a recuperação de nota para o 2° bimestre

    ResponderExcluir
  3. Tereza Helena Vieira de Albuquerque nº40
    Turma-303



    Segundo o vídeo o Maranhão apresenta um desenvolvimento valorizado devido os movimentos atrativos que a empresa citada "VALE" mostra em suas pesquisas e mídias, garantindo empregos a todos. De acordo com dados de alguns entrevistados, muitas pessoas são atraídas por essas propostas, mas não conseguem empregos por serem desqualificadas. E os trabalhadores da empresa não tem uma vida social, pois trabalham incansávelmente dando lucros a mesma, quando estes passam por algum problema de saúde que os impossibilita de trabalhar de forma parcial são retirados do quadro da empresa.
    Outra questão mostrada no vídeo, é a plantação de eucalipto, destinada exclusivamente a produção de carvão mineral. A empresa tem como plano, uma política de desenvolvimento sustentável, só que, no caso ela ususrfrui de uma agricultura monoculturista, deixando o solo impróprio a outros tipos de plantação, já que um composto químico contido na folha do eucalipto impede a proliferação de qualquer outro tipo de planta.
    Uma empresa que surgiu na Era de Vargas teve um grande desenvolvimento econômico e se tornou uma das maiores mineradoras privatizadas do mundo e maior produtora de minério de ferro. Pode-se concluir então que a VALE é uma empresa que visa somente o lucro, não importando-se com valores socias ou ambiental.

    ResponderExcluir
  4. Rafaela França, 305, n°32

    Certo que a Vale é uma das maiores mineradoras do planeta, estar presente em muitas regiões do mundo e contribui com quase metade do comércio do Brasil no exterior. Mas essa GIGANTE não é boazinha como a mídia gosta de disfarçá-la. A Vale, por mais difícil que seja de acreditar, não respeita o meio ambiente, já degradou grande parte da Floresta Amazônica e ainda vangloria-se por um dito reflorestamento de novas áreas cultivadas por eucalipto, que na minha opinião não deixa de ser uma jogada de mestre, enganam as pessoas, fazendo-as acreditar que se preocupam com a natureza, mas na verdade o único objetivo do reflorestamento é de único interesse deles, já que do eucalipto é extraído o carvão mineral; esse cultivo traz danos não só ao meio ambiente, porque a folha da planta possui um componente ácido que prejudica o solo quanto a população que vive ali perto, que não podem mais terem seu próprio cultivo por falta de território e acabam "fugindo" para a cidade. E quantas pessoas não saem de suas casas, de seus estados parar viverem uma ilusão? Essa grande mineradora também não respeita os direitos dos trabalhadores, as condições que seus funcionários trabalham são desumanas, mãos de obras escravas, subempregos e quando você fica "inválido" simplesmente te descartam. Infelizmente, muitas pessoas precisam desse trabalho, por mais desumano que seja, em um dos vídeos um senhor diz assim: " Tem que batalhar mesmo", é muito triste ver que existem pessoas tão cruéis que por não viverem em uma realidade triste como muitas outras vivem, que por serem pobres, não ajudam e sim aproveitam cada vez mais para explorar. Até quando vamos viver assim, onde só os poderosos podem mandar e desmandar? Queria de coração que essa realidade mudasse logo.

    ResponderExcluir
  5. Bruna Lorrana . T:303 nº07 .

    A VALE é considerada uma grande empresa e que traz inúmeros benefícios para o Maranhão. Entre eles, emprego. Mas por dentro de toda essa maravilhas, os indivíduos não conhecem a verdadeira VALE. Segundo o vídeo: "Não VALE" , muitos trabalhadores passam horas por dia trabalhando para ganhar um salário baixo e inadequado, ajudando assim a manter o lucro da VALE.
    Além disso, a VALE degrada o meio-ambiente sem nenhuma preocupação. Plantam o eucalipto genérico, como forma de mostrar a todos que estão ajudando o ambiente. Mas as pessoas não sabem o tamanho do estrago que eles fazem replantando esse eucalipto, acabando com o solo.
    Em meio a tudo isso, nos perguntamos: onde estão os grandes benefícios que a empresa nos trás?

    Conclui-se que os cidadãos precisam conhecer a verdade que se esconde por detrás da VALE. Não existe apenas as maravilhas que todos pensam. Muitos são prejudicados pela vontade que a VALE possui de crescer. Sem se importar com o próximo.

    ResponderExcluir
  6. Ao meu antigo ver, achava a Vale uma empresa enorme, que possuia um desenvolvimento sustentável e que ajudava o meio ambiente. Essa é a imagem que a mídia passa a todas as pessoas, e essa é a imagem que eu via. Percebe-se que essa empresa é mercenária, pelas imagens vistas no vídeo percebe-se que trabalhar em uma empresa como essa é um verdadeiro inferno. Como já é comum em nosso país, as coisas acontecem nas "intocas", dados sendo escondidos, casos abafados e pessoas caladas. Incrível a Vale usar eucaliptos geneticamente modificados para transparecer a imagem de boa empresa amiga da natureza, acarretando a destruição do solo. Sem contar que por trás de tudo isso deve haver um ou dois políticos ajudando a esconder os malefícios da empresa.
    Mas essa é a realidade, não há direitos humanos quando demitem pessoas consideradas "inválidas", nem há desenvolvimento com toda essa emissão direta e indireta de poluição no mundo. E o que já é comum, não adianta reação por parte dos atingidos, pois tudo é abafado de forma brasileira.

    ResponderExcluir
  7. iara ramos n: 25 t:303 o vídeo acima retrata deixa bem claro imagens de desmatamentos e queimadas na floresta amazônica e além disso mostra depoimentos de pessoas que foram desvalorizadas em seus empregos. Podemos perceber que a vale têm se mostrado uma empresa despreocupada com o bem estar de seus funcionários, visando somente o lucro. A vale não está respeitando o meio ambiente e engana as pessoas fazendo-as acreditar que se preocupa com a natureza mas na verdade não é bem assim o único objetivo dela é lucrar em cima da plantação de eucalipto. Mas infelizmente Infelizmente, muitas pessoas precisam desse trabalho e são obrigadas a aceitar as condições que os poderosos impõem .

    ResponderExcluir
  8. Brenda Moura - 308,Nº04

    O que o video nos deixam bem claro,é que por tras de toda a Vale ,existem uma verdade que está bem diante de nossos olhos. Muitas pessoas tem migrado para estados que oferecem serviços da Vale,na esperança de dias melhores. O que está bem na nossa frente é uma grande empresa que vem oferecendo oportunidades de emprego,de um vida melhor. Mas por tras, o que encontramos é uma intituição que desmata e descarta o que esta em seu caminho. Para eles, nao importa que o solo seja poluido pelos seus Eucaliptos,ou que pessoas sofram sua poluição do ar,por conta das fumaças que saem das fabricas. E a VALE esta avançando, crescendo,enquanto a floresta Amazonica encontra-se cada vez menor. Nao somente ela, mas qualquer pedaço de verde que esteja na rota da Vale. Se grandes empresas como essa continuarema fazer o que vem fazendo nao haverá mas nem de onde retirar recursos,porque a verdade é essa. Pessoas e recursos naturais sao usados e descartados com uma imensa facilidade. E está tudo ai,na nossa frente. Basta prestar atenção no proprio transito de São Luis e acompanhar as dezenas de onibus da Vale que circulam pela ilha. Está por todos os lugares,atingindo todo o estados,país e consequentemente acabando com o mundo. O que necessitamos é a intervenção de força maior,para que empresas como essas sejam vistoriadas e reeducadas,para finalmente fazerem jus ao que dizem,ao afirmarem cuidar da natureza.

    ResponderExcluir
  9. Podemos perceber que a VALE estar no ponto mais alto de história com relação ao seu crescimento economico ,mais por outro lado vem destruindo oportunidades de trabalho dos pequenos trabalhadores rurais ,que perdem suas terras por causa da expansão da VALE.A mesma iludi a maioria dos brasileiros com suas promessas de empregos e de salarios "convidaditos" que no final não vale o esforço .
    Ainda existe o tal do "resflorestamento" que não passa de mais um meio da empresa adquirir confiança das autoridades que se fazem cegas,surdas e mudas para tal realidade,uma balela que mais tarde ira acarretar varias consequencias,e talvez ou provavelmente não teram soluções no futuro bem próximo ja que a biodiversidade das nossas matas estão sendo utilizadas de forma degradante e substituidas pela monocultura do eucalipto que por sua vez degrada o solo ,o tornando inproprio para outro tipo de cultivo.
    O povo brasileiro precisa saber a verdade sobre a empresa que diz ser amiga do meio ambiente e dos trabalhadores ,sendo que esta lucrando mais a população e as nossas matas estão sendo massacradas.
    Carlos Augusto,nº10,turma:307,turno:matutino

    ResponderExcluir
  10. A VALE RIO DOCE QUE JUGAVAM SER UMA OPORTUNIDADE DE EVOLUIR ECONOMICAMENTE E ASSIM CONSTRUIR UM FUTURO DE PROGRESSO NA REALIDADE ESCONDE UM LADO QUE MUITOS DESCONHECEM.
    CIDADÕES COMUNS INGRESSAM NESTA COMPAHIA CHEIOS DE SONHOS E NA ESPECTATIVA DE MELHORAR DE VIDA ,AFINAL É UMA IMPRESA DE PRESTÍGIO. PASSANDO UM CERTO TEMPO A ESTES LHE È REVELADO A VERDADEIRA FACE, ESTA ONDE O INDIVÍDUO SÓ É VALORIZADO ATÉ O MOMENTO EM QUE PRECISA-SE DO SERVIÇO PRESTADO,APÓS ISSO SÃO DESCARTADOS COMO OBJETOS EM DESUSO,TRATADOS DE FORMA DESUMANA É O QUE DENOMINA-SE DE ESCRAVIDÃO DO SÉCULO XXI. ALÉM DISSO TEM A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL QUE É UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS OCASIONADOS PELA EMPRESA

    ResponderExcluir
  11. Anderson Vinicius n.05 T=303
    A vale tem gerado muitos problemas ambientais pra nossa vida,tem afetado de forma bruta nosso meio.destruindo nossa fauna e flora.sua grande plantaçao de eucalipto só serve pra eles mesmos e nao se importam se poluem nosso ar.isso o governo não ver ou simplismente finge não ver.a VALE tem feito o que não vale em nossas vidas.tem roubado nosso espaço ambiental e isso não pode continuar.o governo deve fazer uma maior vistoria em cima disso.a vale deve parar de pensar um pouco em dinheiro e pensar no grande problema que esta gerando.A floresta foi feita para cuidarmos não para ser destruida por nós.a conscientização deve existir tanto da vale quanto do governo
    ps:valendo a nota do segundo bimestre pois eu não fiz a prova bimestral

    ResponderExcluir
  12. Adriana Lopes Rodrigues; nº02; T-301 MAT.

    O documentário mostra os malefícios que a Vale vem gerando ao decorrer de sua existência. Pessoas sem qualificação acham que podem conseguir algum tipo de emprego e acabam saindo de suas cidades para ter uma qualidade de vida melhor, pois é isso que mídia juntamente com a empresa mostram,mas a situação é diferente,pois eles querem mão-de-obra barata,desvalorizando assim o trabalhador.
    Fica muito claro que essa empresa contribui muito para a degradação ambiental, pois vem desmatando para expandir suas riquezas,e para mostrar-se preocupada com o meio ambiente, vem reflorestando principalmente com eucaliptos genericamente modificados, estas plantas estão tomando de conta da região que acaba cercando as terras dos pequenos agricultores, gerando assim o êxodo rural, que é a saída do campo para a cidade.
    A maior preocupação da Vale, não deveria ser somente gerar e multiplicar riquezas,o certo seria pensar em uma maneira onde tanto a empresa, quanto a população e o meio ambiente, pudessem sair ganhando.


    “Um gigante ... que gosta de apresentar-se como gigante bonzinho”

    ResponderExcluir
  13. Uma empresa muito adimirada;propostas de empregos;respeito e direitos dos trabalhadores;...TUDO ILUSÃO!
    A vale é vista como uma grande oportunidade para o desenvolvimento,em uma cidade que pouco se tem conhecimento,onde as pessoas são iludidas através dessa máscara que nos transmite a sensação de grandes oportunidades.
    na verdade esse é o recursso que as grandes empresas usam:a falta de conhecimento e de qualificação,utilizando-se da mão de obra barata e expondo seus trabalhadores em condições precárias, além da grande poluicão que para eles tanto faz porque o que importa é o lucro,o desmatamento, e os problemas trazidos para os pequenos agricultores que tem suas terras invadidas pelo dito reflorestamento através do eucalipito e que acaba estragando o solo.
    infelizmente essa é uma triste realidade que,o próprio desenvolvimento é quem busca,pois vivemos em um país que as pessoas não tem qualificação e muito menos conhecimento de seus próprios direitos o que significa que muitos serão expostos a situações miseráveis onde os mais "sábios" é quem saem ganhando e pouco se importam com o futuro ameaçador que esta por vim.

    ResponderExcluir
  14. RAYANNE SOUSA Nº 30 TURMA:302

    A vale é uma das maiores mineradoras, estando presente em quase todas as regiões do brasil , beneficiando tanto essas áreas como todo o planeta .no entanto ao tentar manter seu status e benefícios oferecidos, esconde “um lado negro” mostra-se uma instituição despreocupada com o meio ambiente, pois já desmatou boa parte da floresta amazônica e não oferece um tratamento adequando aos resíduos provenientes da folha do eucalipto, a qual oferece um acido que polui o solo e afeta a população que dele depende para sobreviver .
    Esta instituição que gera em muitos a esperança de uma melhoria de vida, com suas numerosas vagas de emprego, pode mostra-se uma destruidora de sonhos, ao que indica ela não oferece uma condições dignas de trabalho aos seus funcionários, os quais são submetidos à mão de obra escrava e em casos de invalidez são substituídos como se fossem objetos descartáveis ,pois para ela já não serão necessários.
    Mudar este cenário é de real necessidade, é preciso mostra os dois lados da moeda para o tecido social, desmascarando esta faceta, a fim de se obter melhorias q não degradem nem maltratem o meio de que se depende. Buscando soluções viáveis aos problemas gerados por sua instalação e mal gestão, soluções integras, que não camuflem um desejo de beneficio próprio, como a vale faz em sua campanha de reflorestamento da Amazônia, na qual ela camufla um desejo de aproveitamento das árvores replantadas, pois delas provem o carvão mineral.

    ResponderExcluir
  15. nadja rayanne fróz lindoso(304)matutinoquarta-feira, 17 de novembro de 2010 às 21:54:00 BRT

    A vale nasceu no brasil a 68 anos e é uma dos maiores mineradoras do planeta,porém não respeita o meio ambiente,pois com a plantação do eucalipto geneticamente modificado causa desastre ambiental porque as substâncias da plantação destrói o solo,desastre urbano pois obriga os pequenos trabalhadores rurais a abandonarem suas moradias indo para a cidade,ja que não podem plantar outros tipos de culturas.Alem disso não respeita seus trabalhadores,pois se utiliza do trabalho escravo,da compra de mão-de-obra barata,e da qualificação profissional.Não se importando nem um pouco com seus funcionários,seu bem estar,desligando-os da empresa quando não estão em condições de trabalhar.A Vale só visa o lucro,mostra-se um verdadeiro monstro,pois se apropria de uma falsa imagem para enganar as pessoas,que seduzidas pela mídia,sonham com a ilusoria vale.por fim já não vale tanto sacríficio.

    ResponderExcluir
  16. Beem, dando continuiade ao assunto, A vale é uma empresa muito grande e valorizada como todos nós sabemos, mais ela carrega com ela digamos que: uma mídia imaginaria, onde influencia pessoas a nivel de Brasil a vim até ela a procura de empregos. E ela não é tudo aquilo em que nós pensamos, pois nem todas as pessoas em que trabalham nela são pessoas de classe alta, muito pelo contrário, trabalham tanto pra nada, como tinha uma parte em que o video mostrava: pessoas em que perde noites e noites de sono, ficam off de praticamente tudo, se matando pra empresa crescer mais e mais, e isso ocorre a cada dia, pois a cada dia a Vale cresce muito mais. E tem mais pessoas desqualificadas não tem chances de trabalhar pra ela, muitas das vezes eles jogam essas pessoas sem qualificações profisionais para uma de sua empleiteiras(Empresas que prestam serviços para a Vale) onde são totalmente desvalorizados, sem contar que o salário é baixissimo e não tem direto a nada. Então assim é a Vale, uma empresa que tem uma mídia muito grande, i que na qual parte dela é maginária.

    ResponderExcluir
  17. Professor, perdão eu esquecir de botar meu número, turma e nome no meu texto, esse ultimo texto foi meu Falando sobre a vale, sobre as emprasas em que prestam serviços a ela etc...
    Nome: Taynara bastos, nº 39 turma ª 304

    ResponderExcluir
  18. Taynara,
    imagino que você queria fazer o trabalho sobre as ações afirmativas, não?

    ResponderExcluir
  19. Siim!, Mais eu também estava devendo esse, e o outro eu ainda estou fazendo!

    Taynara

    ResponderExcluir
  20. VANESSA SOUSA nº 43 (Tª: 301)

    A Vale foi criada com o objetivo de trazer crescimento para São Luís como geradora de empregos.
    Entretanto, como mostra o vídeo, a Vale, como exemplo que deveria ser, prova o contrário - desmata as florestas, lança poluentes que prejudicam os moradores proximos e o meio ambiente; enquanto até mesmo as crianças desempenham trabalho pesado. E aqueles trabalhadores que sofrem acidentes no trabalho ficando deficientes, também são desvalorizados pela Vale.
    Então, o que realmente vale é entender que nem tudo que promete crescimento é verdadeiro, como acontece com a própria Vale.

    ResponderExcluir
  21. É visível que o Maranhão usa a Vale como forma de progresso e desenvolvimento sem visar os desastres ambientais e sociais que esta traz ao estado maranhense.O importante é mostrar através da mídia, de jornais e revistas que a empresa contribui com a populução, proporcionando emprego e boa qualidade de vida.
    Enganados são os que acreditam nesta faceta! A Empresa Vale além de degradar o meio ambiente, impulsona divervas famílias a sairem de suas residências por causa da plantação de eucalipto, que justificam ser um processo de reflorestamento, mas acaba trazendo malefícios a terra e aos indivíduos que ali estavam.
    Outra fato miserável, são as condições de trabalho que a Vale deixa a desejar. Trabalhadores que saem de suas casas em busca de uma vida melhor se deparam com empregos desumanos, onde a remuneração oferecida não supre todas as necessidades, podendo ser denominado até mesmo como "trabalho escravo".
    Indubitavelmente é uma empresa que visa apenas lucros sem importar-se com os problemas sociais e ecológicos. Esta que o Maranhão faz questão de apoiar e divulgar que é sinônimo de desenvolvimento e emprego.
    Luene Veloso n° 23 (destinado a nota do 3° bimestre)

    ResponderExcluir
  22. Retratação do vídeo para nota da terceira unidade
    Joás Martins Brito Nº 28 turma: 303 mat.

    O vídeo mostra a Vale como ninguém jamais pensou em ver, uma empresa que esconde da Mídia problemas ambientais de suma importância para a sociedade, quem diria que uma das maiores mineradoras do mundo traria tanto problema para o meio ambiente quanto um lixão a céu aberto.

    A CVRD que se diz em vários comerciais e propagandas uma das maiores empresas em reflorestamento, apenas planta árvores para o seu próprio uso como é o caso do eucalipto geneticamente modificado, propicio para a fabricação do carvão vegetal e usado pela empresa na parte de mineração.

    O vídeo retrata a exploração até de menores provocada pela empresa, será que as autoridades ainda não viram essas imagens, pois se for assim é melhor ser tomadas providências urgentes contra a companhia vale.




    Opinião pessoal em relação ao Video

    Vale do rio doce, empresa que gera em média 60 mil empregos por ano sendo tratada como vilã de uma situação que ocorre no Brasil antes mesmo de que ela existisse como a exploração do trabalho e a degradação ambiental. O vídeo retrata uma das maiores empregadoras do Brasil sendo que quase a maior causadora de problemas no país tendo em vista que a própria gera tantos empregos quanto a Petrobras e nem por isso a Petrobras é reclamada ou processada por pequenos acidentes gerados por vazamentos de petróleo.
    A realidade enfatizada no vídeo mostra a Vale como se fosse uma empresa de fundo de quintal relatando que a mesma não consegue beneficiar o povo e o meio ambiente ao mesmo tempo. Uma das imagens retratadas ali mostra a cena de uma empresa “X” fazendo o carvão, com pessoas em exploração trabalhista.
    Querido Leitor (a) você acha que se a Vale fosse realmente possuidora da tal empresa não já teriam emitido vários processos contra a CVRD?
    É certo que até uma empresa de alimentos gera desgastes ambientais, podemos nos a ter seguinte ditado popular: “há males que vem para o bem.” A Vale polui e degrada o meio ambiente em contra partida faz o Brasil crescer em numero de empregos.

    ResponderExcluir
  23. Que a vale é uma empresa de nome não se pode negar,afinal ela estar crescendo cada vez mais e é uma das maiores mineradoras do mundo,porém o que se ver nesses videos mostra uma realidade desconhecida,a vale causa muito impacto ambiental; já que já destruiu grande parte da floresta amazonica e para compensar isso faz um reflorestamento com plantas de eucalipto genéricas,o que acarretar na destruição do solo;mais o que é mais triste é a questão da desvalorização dos funcionarios,eles trabalham em condições desumanas,não ganham o suficiente para viver bem e quando ficam inválidos são descartados friamente,segundo os depoimentos. Enfim pelo que observarmos a vale só se preocupa em lucrar e isso é realmente lamentável. Obs:nota referente ao 2bimestre.Kauni,n23 t305

    ResponderExcluir
  24. Vale:
    Missão- Transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável
    Visão- Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta
    Valores- 1. A vida em primeiro lugar
    2.Valorizar quem faz a nossa empresa
    3.Cuidar do nosso planeta
    4.Agir de forma correta
    5.Crescer e evoluir juntos
    6.Fazer acontecer

    É... acho que já passou da hora de eles procurarem os reais significados dessas palavras e começar a cumprir.

    ResponderExcluir

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui