quinta-feira, 18 de novembro de 2010

S308 – AÇÕES AFIRMATIVAS

Vamos ao debate!

32 comentários:

  1. O estatuto da igualdade racial, atende a raça negra, pessoas geralmente excluídas da sociedade, com progamas de ação afirmativa.
    Sou negra e cofesso que favorece os negros,mas ainda assim fica um ar de preconceito. Se ha igualdade, por que não disputarmos como iguais?
    O sistema de cotas acaba causando esse sentimento.foi algo conquistado pelos mesmos, mas a visão da sociedade não muda.Dentro do estabelecimento podem ser vistos como coitadinhos que precisam de cotas para a ingressão na faculdade.
    A maior conquista dos negros, na minha opnião, é ter liberdade em lei, de entrar a faculdade, e ele sela ela quando mostra que é capaz de fazer isso com seu esforço nos estudos.

    ResponderExcluir
  2. Brenda Ferreira, turma= 308 matutinoquinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 22:06:00 BRT

    A igualdade racial tem sido, há muito tempo, uma luta na qual o povo negro vem enfrentado no Brasil.Todos sabemos que a cor não determina a capacidade de um ser humano, ela é apenas uma diferença, assim como o tamanho dos pés, a como a cor dos olhos, como a altura, como a forma dos cabelos.
    Temos orgulho de sermos o que somos, mas é vergonhoso vivermos em um mundo onde os
    negros são tratados como seres inferiores. Lamentamos pelo atraso e pelas marcas que esse
    tratamento, sinônimo de desumanidade,registram na história da nossa Nação.
    O Estatuto é um conjunto de ações afirmativas, reparatórias e compensatórias. Pois o que esta raça passou em nosso pais é desumano e muito triste. Que esta luta não seja em vão e o estatuto seja colocado em prática, afim de melhorar a vida dessa raça que não foge a luta, mas conquista seus direitos.
    Brenda Ferreira, turma= 308 matutino

    ResponderExcluir
  3. Camila Castelo Branco nº 05 turma 308quinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 22:16:00 BRT

    Camila Castelo Branco nº 05 turma 308

    Desde o Brasil colonial a discriminação está presente em nossas vidas, seja ela por motivos religiosos, sociais ou étnicos, e para combater tal intolerância étnica temos o vigente Estatuto da Igualdade Racial para assegurar os direitos humanos, sem qualquer restrição.
    Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, são direitos sociais, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, segurança, previdência social e proteção, onde todos independentemente de suas diferenças são acolhidos por estes direitos. Esta é a base do respeito dos direitos de todos os cidadãos, o alicerce para construção do Estatuto da Igualdade Racial com ideais ligados e inclusos de forma inseparável destes direitos.
    A violência que vem de todo um processo histórico, e que nos deixou marcas nos dias de hoje reflete-se em atitudes preconceituosas em que muitos de nós enfrentamos no dia -a- dia. E o mais lamentável de toda essa situação, é perceber que o homem evolui de tantas maneiras, economicamente, tecnologicamente e cientificamente, exceto no respeito aos direitos humanos, no não perceber que a cor da pele, o lugar de origem não o torna mais ou menos incapaz, e que o que todos precisamos são oportunidade para crescer e distribuir conhecimento, afinal citar o termo nazismo aqui, fazemos referência a lamentável idéia de uma raça superior, tal ditadura não tivera o seu melhor fim, logo a tentativa de separação e hierarquização da etnia trará danos irreparáveis ao meio social, como já algum tempo é notório no cotidiano.
    Portanto, assim como penso que são necessárias medidas educacionais para esclarecimento do Estatuto da Igualdade Racial, para melhoria das relações sociais, e punições severas àqueles que desrespeitarem os direitos humanos em toda e qualquer circunstância, sei que muitos que acreditam na vida de igualdade apoiariam qualquer reforma para fortalecer e impor não só de forma teórica o Estatuto da Igualdade Racial.

    ResponderExcluir
  4. Ana Carolina nº 02 Turma 308 matutinoquinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 22:18:00 BRT

    Ana Carolina nº 02 Turma 308 matutino

    De meados de 1500 estima-se a chegada de 4 milhões de negros no Brasil, em situação de escravidão, libertos pela Lei Áurea, esta que não contou com qualquer política de inclusão e apoio os negros na sociedade trouxe a atual realidade: estes ainda sofrem discriminação e dificuldade de contar com seus direitos, que hoje são assegurados pelo Estatuto da Igualdade Social.
    Este trabalha os direitos humanos de todos independentemente de sua etnia, tais como educação, lazer e saúde, direitos básicos que o Estado deve promover através de políticas públicas, dando oportunidades sociais, econômicas, educacionais e culturais para estes que sofrem com discriminação.
    Os negros, são maioria em vítimas de homicídios, desemprego, baixos salários, e minoria em centros universitários e em profissões mais valorizadas no ambiente social, a triste realidade em relação aos Centros Universitários vem sendo amenizada com projetos do governo federal que definem 50% das vagas para alunos negros, de escola pública e índios, e hoje podemos perceber uma simplória melhora nas condições sociais destes.
    Discriminar, desrespeitar os direitos humanos dos cidadãos é um atentado a vida, a continuidade de relações civilizadas. Afinal, onde está o esclarecimento? O esclarecimento sobre a potencialidade de todo ser humano, seja quais forem suas características físicas. Não existem justificativas para atitudes discriminatórias, e por isso contamos com o Estatuto da Igualdade Racial, para que com este os indivíduos pensem no mal que fazem a si e aos outros ao julgar ou menosprezar pela etnia.
    Logo, são necessárias medidas ainda mais abrangentes para atitudes discriminatórias: o esclarecimento pelos meios de comunicação, distribuir textos com Estatuto da Igualdade Racial, promover campanhas nas escolas e em todo meio social, pregar a prática do bem e da igualdade será um ótimo passo para uma sociedade mais justa e livre do preconceito.

    ResponderExcluir
  5. O Estatuto em si promove tudo o que algumas pessoas querem a algum tempo. A Igualdade Racial é um tema discutido abundantemente em nosso país, por ser considerado um país "misto" em cor da pele.
    Não há como negar que vivemos em uma sociedade preconceituosa quando se trata de raça. Negros sentem na pele, mesmo que indiretamente ou até sem saberem, a exclusão social sofrida. Perdem vagas, tanto em escolas como em empregos, são menosprezados em suas decisões e geralmente ignorados ao expressar suas opiniões. Esses exemplos ocorrem ainda hoje, em pleno século XXI, mesmo após um século da promungação da Lei Áurea.
    Mas porque acontece isso?
    Nosso passado era preconceituoso, negro era sinônimo de escravo, de servidão. Continua em algumas mentes o pensamento de que ter a pele escura significa ter uma vida dura, sofrida. Outros até dizem que "negros já se acostumaram a sofrer". Mas a realidade tá na nossa frente: negros formados, administradores de empresas, pequenos empresários, etc. Basta um pouquinho de esforço e um futuro promissor virá -mesmo sendo negro-.
    Com tudo isso, um Estatudo de Igualdade Racial talvez nem devesse existir, deveria ser da conscientização que haveria o progresso. Aquela velha ladainha de "cada um faz sua parte" ainda persiste. Negros podem sim ter uma vida digna, uma educação ou emprego satisfatórios. A Igualdade Social depende da visão de cada um, seja qual for sua cor.

    Aluno: Jorge Ribeiro, Nº 20, Tª 308, Matutino.

    ResponderExcluir
  6. Aluna:Nádia Lima n° 28 Turma:308 matutinoquinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 22:21:00 BRT

    A discriminação que se tem pela população negra não é de agora isto já vem desde o início do século VXI quando eram capturados da África para serem escravizados pelos brancos.Tratados como animais sem direitos nem mesmo de falar ou se defender.A luta pela igualdade racial já perdura e ultrapassa séculos;uma luta iniciada pelos próprios negros e abolicionistas,estes mostraram à sociedade da época que a cor não era sinônimo de rejeição mas sim de igualdade.Essa foi uma luta que demorou,logo o Brasil foi o último país a reconhecer isso.Mas infelizmente nossa sociedade ainda têm pensamentos escravocatas!e é por causa disso que á população negra se encontra entre os menos favorecidos sem ter os mesmos direitos que a os brancos têm como por exemplo:emprego,lazer,cultura,estudos.O fato de ter mudado o Estatuto não significa que tudo estará certo no máximo porque existem muitas leis que não são cumpridas ainda.É um descaso não cumprir ao pé da letra e lamentável vivermos em um lugar em que pessoas são tratadas como seres inferiores.A igualdade tem que vir de dentro de cada um de nós se não for assim até mesmo crianças já irão ser futuras racistas se vierem a ter um pensamento racista e então o ciclo de desumanidade começa e ganha força quando sua corrente encontra raízes para se fixar.
    Aluna:Nádia Lima n° 28 Turma:308 matutino

    ResponderExcluir
  7. Brenda Moura, nº04 Turma 308 matutinoquinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 22:22:00 BRT

    Primeiramente, devemos ter o pensamento de que a igualdade surge dentro de nós, e assim levar para os outros. Se todos passassem a viver dessa maneira, presando o bem-estar alheio, a vida seria menos egoista. Infelizmente vivemos em um país cujo pensamento continua travado a cor da pele. Vivenciamos exemplos claros de que a cor da pele não indica carater. Os Negros, possuem maior resistencia fisica, e por isso foram escravizados, e graças aos brancos, tantas doenças se espalharam na época da colonização. é triste ver que povos que viviam tão bem em suas terras, com suas culturas, tenham vindo a ser escravizados. Nos dias de hoje ainda podemos ver o uso da escravidão só que de uma forma mais mascarada,possa assim dizer. Fazer mais e receber menos, sofrer humilhação e preconceito por conta da cor, ou do cabelo. Para um mundo que se diz tão evoluindo, acho que ainda perduram ideias muito atrasadas. Um exemplo claro, está na Africa, um país que sofre tanto com a pobreza, e possui uma éspecie de cidade de brancos. Lá, os brancos tem casa, comida ,agua, escola e emprego. Enquanto do outro lado da fronteira milhoes de crianças negras morrem de fome. Não possuimos um pais de desigualdade,mas um mundo desigual, onde vence o mais esperto. Devemos trabalhar nas crianças e jovens de agora, para acabar com esse pensamento, caso contrario o futuro será pior do que já imaginamos.

    Brenda Moura, nº04 Turma 308 matutino

    ResponderExcluir
  8. O racismo é e foi provocado através da desigualdade racial no Brasil tem fortes raízes históricas e até o presente momento esta realidade não será alterada significativamente sem a aplicação de políticas públicas específicas para a população negra e indígena.O racismo o preconceito e a discriminação foi intensificada na sociedade brasileira ao longo de todo o século vinte. Atualmente temos uma série de dados oficiais sistematizados pelo IPEA no ano 2001 resume o padrão brasileiro de desigualdade racial: Onde foram constatados que por 4 gerações ininterruptas, pretos e pardos têm contado com menos escolaridade, menos salário, menos acesso à saúde, menor índice de emprego, piores condições de moradia, quando contrastados com os brancos e asiáticos. Estudos desenvolvidos nos últimos anos por outros organismos estatais demonstram claramente que a ascensão social e econômica no país passa necessariamente pelo acesso ao ensino superior.Se tratando de igualdade racial, o Brasil caminha em passos lentos, é preciso que o Governo tenha mais iniciativas para mudar esse quadro.


    Raimundo Nonato, Nº34 Turma 308 Matutino

    ResponderExcluir
  9. O Estatuto da Igualdade Racial , veio pra melhora o sistema de hoje que é a credibilidade ao ser humano como um ser unico, e não como uma raça superior ou inferior, num país "misto" como o nosso, o que mais tem que haver é igualdade.Desde a época da escravidão , vemos que o branco tratava o negro, como um ser inferior, enquanto os negros é que cuidava de tudo,enquanto o senhores, faziam nada , a não ser lucrar pelo serviço braçal da escravatura.

    Nosso país, tá na luta do fim desse preconceito, que é muito lento, para ter a ideia, desde a Lei Áurea até esse novo estatuto desse ano(2010), são mais de 100 anos, na qual o Brasil poderia ter avançado.

    Mas claro a conscientização vem de nós, porque quem não busca mudar, nunca mudará sua ideia de pensar, e o nosso futuro precisa de cabeça fresca para ensinar que somos todos iguais, não importa a cor, somos todos iguais pois todos somos capazes de ser cidadão de uma nação.

    Logo, concluo que tanto faz, sermos brancos, negros, indios,cabloco,mulato,asiatico entre outros, sempre seremos uma pessoa, perante a nação, não deixe se iludir por falsas ideias, fazer a vida sem se importar com a baixa estima é virtude, pois não importa a raça, somos todos filhos de Deus, e cidadão desta linda terra chamada Brasil, nesse lindo planeta Terra


    Aluno: Rafael Pimenta Gomes
    N°:33
    Sala: 308 matutino

    * o termo em parenteses foi só para eu dá uma referencia a época, ja que daqui algum tempo, será passado.

    ResponderExcluir
  10. Adriano Gomes Marque, Turma: 308,Nº 01
    As açõe afirmativas são tomadas como atitudes temporárias decididas pelo Estado sendo estas espontânea ou compulsoriamente para eliminar divergências e diferenças historicamente acumuladas na sociedade brutal e preconceituosa.
    Dentro destes aspéctos comprova-se que essas ações foram criadas com o intuito de promover uma "paz" entre diferentes raças, etnias e religiões entre outros. O que se comprova que não só basta termos leis se não temos conscientização e educação sobre os atos que fazemos.
    Exemplo: nos anos promovidos pela II Guerra Mundial quando o estatuto da igualdade racial brasileiro ainda não existia, era comprovado a olho nú que os seres humanos nunca foram seres racionais. Adolph Hitler Polz com sua mão de ferro e mente desprivilegiada de um pré-conceito racial e humano massacrou todos aqueles que seriam de raça inferior aos arianos, típico exemplo de divergências sobre etnias e raças.
    O estatuto da iguadade racial cria leis que igualam os seres humanos brasileiros que em contra partida não cria uma educação, conscientização e formas de repassar uma igualdade para todos.
    A lei universal dos direitos humanos define claramente: O ser Humano têm direito de ir e vir, contudo nunca esse direito foi exercido.
    O estatuto da iguadade racial define direitos mas não define igualdade.
    As cotas por exemplo com descrito nestas leis são formas de distanciar ainda meis negros e índios dos "brancos" como se fossem raças superiores.
    A raça branca é muito mais inferior do que qualquer outro tipo de raça que exista espalhada pelos continentes e essa inferioridadeé causada pela irracionalidade de estar contra outros tipos de raças que poa ai existam.
    Cotas são formas de distanciar ainda mais negros e indios de outros pois estes mesmos não conseguem concorrer de forma igual com outros alunos ou concorrentes em determinados instantes da vida. Outro motivo que obstrui as cotas é porque muitos utilizam esta comoforma de adentrar o recinto das universidades públicas e particulares. Já que querem ajudar os alunos a conseguirem uma vaga na univresidade por que não estabelecer igualdade real nas provas de vestibulares, assim comprovando que todos podem estar em igual nível. Punições severas não irão criar conscientização na sociedade contra negros, índios e analfabetos como Lula e sua bancada no Senado Federal.
    O governo além de punir muito mais severamente os preconceituosos com cadeia ou coisa inferior como pena de morte além de promover educação na sociedade para que possa desenvolver-se um sentimento realmente nacionalista de sermos país de várias raças e sensações.
    Contudo raças diferentes não irão definir pensamentos e país diferente.Raças distintas definirão nacionalismo poderoso comoforma de combater o preconceituoso racial juntos e com mais força para cobatermos as diferenças. Mas para isso temos que promover uma revolução social e civil começando a instaurar uma Democracia e não uma Burocracia na qual vivemos no Brasil.
    Merecemos ser tratados como pessoas, com dignidade e não como animais menos importantes.

    ResponderExcluir
  11. Saulo Bastos N°39 T:308

    Eu me coloco contra as cotas raciais,pois as vejo como uma forma velada de preconceito,significa dizer que o negro por muitas das vezes desfavorecido é incapaz de ingressar no ensino superior sem as cotas.Em absoluto,acredito que o negro tem a mesma capacidade que o branco,só que ambos não tem o mesmo "espaço" na sociedade.Nesse caso,o sistema de cotas só piora a situação do negro no Brasil,pois vão pensar que negros com ensino superior conseguiram se formar apenas por causa das cotas.Portanto, o que se tem a fazer são politicas públicas que vizem a melhoria da qualidade de vida da população como um TODO

    ResponderExcluir
  12. Apesar de toda modernindade vivida pelas sociedades atuais,infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação por causa das diferenças raciais.
    Nas teorias da lei e nas práticas do cotidiano, o racismo é uma atitude que deve ser abolida, mas ainda hoje muita gente nem sabe o que é.Por isso é bom esclarecer algumas dúvidas sobre o que é o racismo.
    O racismo não é uma teoria cinetifíca,mas um conjunto de opiniões pré-concebidas onde a principal diferença biológica entre os seres humanos,em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz social.
    Aluna:Marília,turma:308 n:25

    ResponderExcluir
  13. A DESIGUALDADE RACIAL NAO É SÓ DE HOJE MAS E DE MUITOS ANOS POIS ELA É COMBATIDA POR VARIAS PESSOAS DE VARIAS RAÇAS POIS SOU NEGRA TENHO ORGULHO DISSO,TODO MUNDO E IGUAL E NAO DIFERENTE TEMOS OS MESMOS DIREITOS E DEVERES NA SOCIEDADE,O NEGRO TEM O MESMO DIREITO QUE O BRANCO NÃO SE TRATAM SÓ COM UMA RAÇA MAS COM VARIAS: COMO O NEGRO,INDIO,PARDO,BRANCO,AMARELO,ETC... TEMOS QUE ACABAR POIS TEMOS O MESMO ESPAÇO NO COTIDIANO EM QUE VIVEMOS.TEMOS MIUITOS CASOS QUE OS BRANCOS ELES TEM MAS DIREITOS DO QUE OS NEGROS POIS ELES GANHAM ESPAÇO MAIOR DO QUE OS NEGROS POIS OS BRANCOS ELES TEM MAS CHANCE DE ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO E GANHAR DINHEIRO FACIL E OS NEGROS FIKAR COM UMA MERREKA(DINHEIRO POUCO) TEMOS QUE NOS DEFENDER E TERMOS DIREITOS IGUAIS TANTO O BRANCO E O NEGRO.

    ResponderExcluir
  14. EDIMARA SALES CORDEIRO
    ;
    Mais de 350 anos de escravidão e muitos conflito.São muitas as desiqualdads com negros no nosso país.Ainda observo que por mais que a democracia exista no Brasil,ela ainda nao se atenou as várias condições que vivem estes cidadões.
    A população negra poderá ter maioria absoluta em 2010, noto que os direitos nao são distribuidos de forma justa.Desigualdades vem acompanhado de discriminaçao de boa parte daqueles que se acham ou sao brancos.Em 16 de junho de 2010 foi aprovado pelo congresso o ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL,naqual anceia mecanismos de inserção social como o Sistema de Promoção da Igualdade Racial(Sinapir) e a liberdade religiosa.Criticados por lideres do movimento negro por deixar temas polêmicos tal como cotas para universidades federais à afrodescendentes.É lámentavel saber que por ser populosa a familia negra elas estam sobre as classe dos mais desfavorecidos entrelaçada as dificuldades socioeconomicas,com maiores indices de desemprego e menor escolaridadeque que a população branca.Essas politicas publicas demoram chegar e o avanço considero lento;friso que sou a favor das cotas porque a base de toda a vida foram desiguais. exemplo disso é as más escolas que negros estudam uma vez que muitos destes abandonam escolas para ajudar no sustento da casa,ou seja sem educação, deixar vim problemas mais sérios como violencia e a marginalização destes.
    14 de dezembro de 2010

    ResponderExcluir
  15. No mundo em que vivemos hoje o racismo tem sido os dos principais debates que vem crescendo a cada dia de forma extraordinariamente. Que e o racismo contra negros, contra a cor da pele, racismo opção sexual, racismo por religião etc. Existem varias pessoas racistas de maus caratês que não sabem respeitar a igualdade social as maiorias das pessoas discriminadas são os negros e os homens eteresexuais que acabam nas maiorias das vezes não conseguindo um emprego não se adaptam no meio da sociedade por causa dos preconceitos, mas hoje essas pessoas que por ventura se acharem descriminadas elas podem recorrer a um processo judicial contra quem cometeu tal atrocidade. Vamos acabar com esses preconceitos que vem crescendo a cada dia ajude essa pessoa do jeito que ela for. Não nos deixemos levar pelo preconceito assim você estará ajudando e fazendo feliz a essa pessoa que está se sentindo desprezada. “Não ao preconceito” essas são as minhas poucas palavras.
    Aluno: Willian Cabral Sousa
    Numero: 44
    Tuma: 308
    Turno: matutino

    ResponderExcluir
  16. Acho que um estatuto com direitos específicos para negro ou branco só aumenta mais a discriminação racial. Há muito tempo os negros não eram vistos como pessoas e sim como bicho ( tempo da escravidão ), mas este tempo acabou com a assinatura da Lei Áurea.
    Pra que mais uma lei que favoreça apenas uma raça ? O Brasil é um país de várias raças e com isso as leis deveriam serem as mesmas para todas as pessoas. Pra que cotas para negros e brancos em faculdades ? Isso é um tipo de preconceito pois em um país com um mix de raças, essas cotas não deveriam existir.
    Jéssyca Guimarães. Nº:16 Turma:308

    ResponderExcluir
  17. Ricardo Diniz Dias, N 36, turma 308sábado, 18 de dezembro de 2010 às 22:02:00 BRT

    Como se pode em país misto de linhagens apresentarmos uma definição do que seja ou não cor e raça? Somos fruto do meio social e da convivencia, portanto é necessário, antes de mais nada rever valores e comportamentos. A lei deve ser absolutamente generalizada, se existem trechos na constitução que superprotejem uma "raça" ou cor então temos descriminação (que tecnicamente deve ser criminalizada, ironico não?).
    Pra que serve então um estatuto? Para organizar a sociedade, não tenha dúvida. Mas em qualquer momento percebendo-se paradoxo nela mesmma significa que é hora de rever conceitos, pois os conceitos definem o mundo.
    Para estudiosos torna-se desnecessário forçar o não-preconceito, mas a grande massa carece de meios (o uso da violencia, por exemplo) afim de que se torne viável e vagamente aceita o fato de que não precizamos dessas tremendas faláceas para viver...

    "E CONHECEREIS A VERDADE E ELA OS LIBERTARÁ."
    (Jesus Cristo)
    Ricardo Diniz Dias, N 36, turma 308

    ResponderExcluir
  18. Natalia Gomes Lima nº29 turma:308sábado, 18 de dezembro de 2010 às 22:09:00 BRT

    Falar em Estatuto da Igualdade racial implica em abrir uma seção de comentários com as mais variadas opniões.
    Aqui ponho em vista que o Estatuto da Igualdade racial tem o objetivo de assegurar a população negra as mesmas oportunidades que as demais "raças" possuem assim como as ações afirmativas.
    Resumidamente esta lei agora sancionada promove igualdade para todos, nos âmbitos fundamentais como educação, saúde, moradia, liberdade de expressão religiosa, lazer dentre outros segmentos que mais a frente serão comentados
    A partir do parágrafo acima pode-se agora iniciar a minha verdadeira visão sobre o assunto proposto que não esquecendo de comentar e crucial na compreensão do papel da chamada "diversidade etnica".
    preliminarmente a aplicação do conceito de etnia e raça é bastante antagonico. Se analisar mos minunciosamente este conceito e aplicado de forma erronea e preconceituosa, como foi visto em aula e tambem a partir de pesquisas feitas recentimente. Em segundo, todos os direito reservados a população negra devem ser vistos a partir de todos os angulos, se bem que aparentemente todos os pontos sao abordados de maneira coerente.
    Pode ser citado, por exemplo, este ponto:§ 2o Ficará sujeito às penas de multa e de prestação de serviços à comunidade, incluindo atividades de promoção da igualdade racial, quem, em anúncios ou qualquer outra forma de recrutamento de trabalhadores, exigir aspectos de aparência próprios de raça ou etnia para emprego cujas atividades não justifiquem essas exigências.” (NR)(ESTATUTO), e notavel que, desculpando pela opnião, é veridico que na maioria dos casos no ato da entrevista de emprego, ou ate mesmo em alguns anuncios mesmo que implicito este fato se concretiza. OUTRO PONTO A SER OBSERVADO:I - discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada;(ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL0 Em escolas públicas e privadas essa realidade e vista não na relação professor aluno, mas pode aconter, mas principalmente na relação aluno para aluno, como pode se verificar nos BULLINGS, nesta relação e bastante comum encontrar resquicios de atividades preconceituosas contra negros principalmente. OUTRO PONTO AINDA MAIS IMPORTANTE REFERE-SE AS COTAS UNIVERSITARIAS observe: "a segunda modalidade de inserção de estudantes na educação superior são as cotas, raciais e sociais" (OAB-PARÁ), aqui e um ponto mais critico a se comentar, sobre as cotas: sua implementação direciona 20% das vagas a negros, mais observa se que a cada dez cotistas aproximadamente nove sao brancos e impossivel ficar indiferente a tal situaçao, estes atos obstruem quase que totamente as janelas da lei.
    Segundo a OAB a medida para amenizar a situação foi em aumentar de 3 a 12 por cento a nota do vestibular, o que diminui a probabiliadade de estudantes negros e de escola publica entrarem em universidades, nao desmerecendo a capacidade intelectual mas criticando a "pobreza " no ensino. A respeito das ações afirmativas pode-se dizer que são politicas responsaveis em assegurar aos negros iguais direitos em relação aos demais, em universidades e possivel notar a aplicação destas ações VEJA:"a universidade do rio aumentou para 35% as cotas(trecho da UFRJ)este e um exemplo claro de ação afirmativa.
    AQUI vou finalizando a minha opniao a partir de pesquisas trabalhosamentes realizadas, agradeço ao Professor pela oportunidade de expor minha visao um tanto critica a respeito do Estatuto da Iguldade racial.
    Natalia Gomes Lima nº29 turma:308

    ResponderExcluir
  19. Ana Carolina,

    o que seria o "Estatuto da Igualdade Social"?

    ResponderExcluir
  20. Raimundo Nonato,

    Eu olho seu texto, olho este link:

    http://www6.ufrgs.br/e-psico/etica/temas_atuais/questoes-etnicas-cotas.html


    e fico me perguntando,

    por quê?

    ResponderExcluir
  21. As cotas raciais foram criadas para facilitar o acesso das pessoas de baixa renda nas universidades. Algumas pessoas veem como um preconceito com os negros já que dizem que eles tem dificuldades em fazer uma faculdade. Pode até ser, mas a intenção é boa e não é obrigado a participar das cotas. Então faz quem quiser fazer. Digo uma coisa:por que não mudar o nome de cotas raciais para cotas sociais?
    Creio que essa mudança mostraria a verdadeira intenção do governo. ( SE é que é de boa intenção).
    Raney Almeida. N°35 turma: 308

    ResponderExcluir
  22. Por vivermos em uma sociedade parcialmente preconceituosa um estatutos em que da privilégios só aos negros só aumenta mais o racismo em nossa sociedade.
    Durante muito tempo negros tinham um determinado lugar para ir, um modo separado de se vestir, etc. Agora com um estatuto priorizando uma só raça deixa cada vez mais evidente que o racismo no Brasil, um país no qual se existe uma mistura de cores, raças e gostos.

    Luan Kelrison, n: 23

    ResponderExcluir
  23. Acho que um estatuto com direitos específicos para negro ou branco só aumenta mais a discriminação racial. Há muito tempo os negros não eram vistos como pessoas e sim como bicho ( tempo da escravidão ), mas este tempo acabou com a assinatura da Lei Áurea.
    Pra que mais uma lei que favoreça apenas uma raça ? O Brasil é um país de várias raças e com isso as leis deveriam serem as mesmas para todas as pessoas. Pra que cotas para negros e brancos em faculdades ? Isso é um tipo de preconceito pois em um país com um mix de raças, essas cotas não deveriam existir.
    Jéssyca Guimarães. Nº:16 Turma:308

    ResponderExcluir
  24. Jessika Emanuelle Franklin. Turma: 308 Matutino

    Eu, particularmente, acho ralado esse negocio de cota para os negros nas universidades, porque certo, eles tão priorizando os negros, mas por quê? Em relação a isso, eles estão é subestimando a capacidade dos negros de passar numa universidade por seus próprios méritos, pois se querem Igualdade Racial, temos que ter Igualdade, ou seja, um negro não é mais ou menos inteligente do que uma pessoa de pele clara, eu acho muito idiota isso, a cor de sua pele, não determina sua capacidade de inteligência, o certo seria entrarem normalmente, pois se estuda um negro e um branco em uma escola pública, eles estão com o mesmo nível de ensino e estão tendo as mesmas oportunidades, então, pra que as cotas? É muito errado. Eu concordo com algumas coisas do Estatuto da Igualdade Racial, certo que os negros tem poucas oportunidades e ainda são discriminados, mas a cota nas universidades não é uma solução para esses problemas!

    ResponderExcluir
  25. Sâmia Nathaly
    n°38 turma:308

    De fato, a população negra ainda sofre discriminação racial no Brasil. Nos brasileiros temos uma conta muito grande à pagar com eles.
    A criação do Estatuto da Igualdade Racial, abriu novas portas para os negros, como por exemplo: a educação, o trabalho e a punição a quem cometer uma ato de preconceito, também os favoreceu.
    Porém, oferecer uma boa educação, trabalho, lazer, saúde e segurança, não é mais que a obrigação do governo.
    A criação do Estatuto foi só mais uma forma que o governo achou para apaziguar essa situação e fugir de assuntos mais sérios como a questão das cotas raciais nas universidades.
    A questão é: ´´ Se torna realmente necessário a atribuição das cotas nas universidades?``
    A quem diga que não, que isso só aumentaria o preconceito, sub-entendendo que os negros são inferiores aos brancos.
    Mas as estatísticas estão ai para provar essa afirmação. Infelizmente no Brasil, o grau de escolaridade do negro é inferior ao do branco, as oportunidades de bons empregos são oferecidas aos brancos, não aos negros, as melhores escolas são as particulares e não as públicas, consequentemente o branco-rico tem mais chances de entrar em uma universidade que o preto-pobre.
    Não diria que sou a favor das cotas raciais nas universidades, mas sim, de uma melhor administração do governo no que diz respeito às suas obrigações, aos nossos direitos, direitos esses, que tanto negro, quanto pobre, deficientes, idosos, deveriam usufruir.
    Toda essa história que é refletida no presente, é conseqüência de uma passado extremamente preconceituoso, e que já era para ter sido superado. Logo porque, como os nossos próprios governantes em orgulho de dizer: ´´ Somos um país miscigenado!``. Por tanto, ninguém é melhor que ninguém.

    ResponderExcluir
  26. De certo modo o estatuto melhora a vida e o ponto de vista de muita gente,mas tambem causa transtornos.
    Com a organização do estatuto cria-se e consolida-se vários direitos,fazendo assim com que vejamos pessoas negras com outros olhos(outros direitos)e isso não é correto pois o objetivo do estatuto é fazer com que todos sejam iguais e não diferentes.
    Muitos brasileiros ainda pensam de certa forma de um modo racista mas eu acredito que com a manutenção e a mudança de algumas coisas no estatuto fará com que amenize essa situação.

    João Marcus
    nº18 Turma:308

    ResponderExcluir
  27. Li o o texto que está postado em seu blog sobre estatuto da igualdade racial, mas também procurei pela
    internet a opinião de várias pessoas sobre o mesmo assunto, demorou, mas encontrei.
    Uma delas me chamou a atenção para algo que eu acredito ter alguma nota de verdade. O estatuto da igualdade racial é algo
    que precisávamos há bastante tempo, pois a onde de proconceito contra os indivíduos negros era golpeada de impunidade por
    parte de todas as autoridades e furos na nossa constituição, mas se não houvesse a discriminação racial não seria necessária
    a criação desse estatuto.
    A maneira como somos apresentados às coisas deixa a sensação de que estamos enfim conhecendo a verdadeira solução para um
    problema que começou na época colonial, com escravização de nativos e negros. Nossos governantes nos fazem crer que esta
    medida impedirá que nós, negros, sejamos constantemente vistos como éscória. Se a sociedade observar bem, não vemos propagandas
    com negros, outdoors, cartazes, painéis, modelos dentre tantas outras formas de comunicação visual, os negros são excluídos. O
    estatuto cobre essa falta de respeito dos publicitários e seus clientes?
    A discriminação contra a população afro descendente está impregnada na cultura de nosso país, e será preciso mais que uma
    lei ou um conjunto delas para nos dar a liberdade de abrirmos a boca para falar: Somos todos iguais, externamente.

    Mayra Menezes - Turma: 308; Nº 26

    ResponderExcluir
  28. Sem dúvida o sistema de cotas prevalece aos negros, mas com certeza gera um sentimento de desprezo nas pessoas que por ela são ajudadas. Eu acho esse sistema uma idiotice, pois num país como o Brasil, um pais de grande variedade cultural, étnica e social os direitos devem ser iguais para todos. Não é a cor de um individuo que vai distinguir a sua capacidade de aprender, de conquistar seus objetivos e sim a sua maneira de encarar e superar os obstáculos da vida. Na minha opinião esse sistema jamais deveria existir, os direitos devem ser iguais para todos.
    Welton Santo Oliveira Turma 308

    ResponderExcluir
  29. O Estatuto da Igualdade Racial deveria ser criado para acabar com essa seleção de negros e brancos, e tornar as coisas muito mais fáceis mais não! Acabou gerando conflitos, mostrando que o negro precisa de uma cota pra entrar na universidade, porque ele não pode entrar por conta própria igual a um branco. Cadê a igualdade que eles queriam mostrar? Os direitos tem que ser iguais para todos, e não divididos por cor, classe social, crenças etc... O Brasil não é um país branco ou um país negro, é uma mistura tem um pouco de um e um pouco de outro, daí mais um motivo para ser tudo igual, sem drescriminação, sem preconceitos, mais ainda é possível no século XXI pessoas racistas que se preocupam muito mais com a cor da pele do que com os sentimentos, o caráter, a honestidade...

    Enquanto a cor da pele for mais importante do que o brilho dos olhos, sempre haverá guerras... (Bob Marley)

    Mayrlla Rafaella nº27 turma:308

    ResponderExcluir
  30. O Estatuto da Igualdade Racial deveria ser criado para acabar com essa seleção de negros e brancos, e tornar as coisas muito mais fáceis mais não! Acabou gerando conflitos, mostrando que o negro precisa de uma cota pra entrar na universidade, porque ele não pode entrar por conta própria igual a um branco. Cadê a igualdade que eles queriam mostrar? Os direitos tem que ser iguais para todos, e não divididos por cor, classe social, crenças etc... O Brasil não é um país branco ou um país negro, é uma mistura tem um pouco de um e um pouco de outro, daí mais um motivo para ser tudo igual, sem drescriminação, sem preconceitos, mais ainda é possível no século XXI pessoas racistas que se preocupam muito mais com a cor da pele do que com os sentimentos, o caráter, a honestidade...

    Enquanto a cor da pele for mais importante do que o brilho dos olhos, sempre haverá guerras... (Bob Marley)

    Mayrlla Rafaella nº27 turma:308

    ResponderExcluir
  31. JESSIKA EMANUELLE Turma : 308 Matutinosegunda-feira, 10 de janeiro de 2011 às 23:21:00 BRT

    Eu, particularmente, acho ralado esse negocio de cota para os negros nas universidades, porque certo, eles tão priorizando os negros, mas por quê? Em relação a isso, eles estão é subestimando a capacidade dos negros de passar numa universidade por seus próprios méritos, pois se querem Igualdade Racial, temos que ter Igualdade, ou seja, um negro não é mais ou menos inteligente do que uma pessoa de pele clara, eu acho muito idiota isso, a cor de sua pele, não determina sua capacidade de inteligência, o certo seria entrarem normalmente, pois se estuda um negro e um branco em uma escola pública, eles estão com o mesmo nível de ensino e estão tendo as mesmas oportunidades, então, pra que as cotas? É muito errado. Eu concordo com algumas coisas do Estatuto da Igualdade Racial, certo que os negros tem poucas oportunidades e ainda são discriminados, mas a cota nas universidades não é uma solução para esses problemas!

    ResponderExcluir
  32. Li o o texto que está postado em seu blog sobre estatuto da igualdade racial, mas também procurei pela internet a opinião de várias pessoas sobre o mesmo assunto, demorou, mas encontrei.

    Uma delas me chamou a atenção para algo que eu acredito ter alguma nota de verdade. O estatuto da igualdade racial é algo que precisávamos há bastante tempo, pois a onde de proconceito contra os indivíduos negros era golpeada de impunidade por parte de todas as autoridades e furos na nossa constituição, mas se não houvesse a discriminação racial não seria necessária
    a criação desse estatuto.

    A maneira como somos apresentados às coisas deixa a sensação de que estamos enfim conhecendo a verdadeira solução para um problema que começou na época colonial, com escravização de nativos e negros. Nossos governantes nos fazem crer que esta medida impedirá que nós, negros, sejamos constantemente vistos como éscória. Se a sociedade observar bem, não vemos propagandas
    com negros, outdoors, cartazes, painéis, modelos dentre tantas outras formas de comunicação visual, os negros são excluídos.

    O estatuto cobre essa falta de respeito dos publicitários e seus clientes?

    A discriminação contra a população afro descendente está impregnada na cultura de nosso país, e será preciso mais que uma
    lei ou um conjunto delas para nos dar a liberdade de abrirmos a boca para falar: Somos todos iguais, externamente.

    Mayra Menezes - Turma: 308; Nº 26

    ResponderExcluir

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui