terça-feira, 15 de dezembro de 2009

FEDERAÇÃO

Para entender as políticas sociais devemos lembrar que o Brasil se organiza como uma federação.

A constituição brasileira diz no seu artigo primeiro que a constituição braisleira é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.

Um país que se organiza como  uma federação signifca que  o município, o estado e o governo federal, cada um deles tem autoridade sobre uma parte do territorio e pode autar nesta parte com total liberdade.

Ou seja, para prestar serviços de saúde, por exemplo, que o município vai ter uma secretaria municipal de saúde, que o Estado vai ter uma secretaria estadual de saúde e o governo federal vai ter o ministério da saúde.


Baseado nas nossas aulas, responda:

O que é uma Federação?

Quem forma a Federação Brasileira?

Quais as vatangens e desvantagens da organização federativa?



.

6 comentários:

  1. é um estado composto por diversas entidades territorias autonomas dotadas de governo proprios

    ResponderExcluir
  2. 1-Estado composto por diversas entidades territoriais autônomas dotadas de governo próprio, geralmente conhecidas como "estados" Como regra geral,
    2-Quem forma Federação brasileira
    União Estado Municipio

    valdemiro sarges FH
    sarges2r@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. 1-é uma uniao politica entre estados ou provincias que gozam de relativa autonomia e que se associam sob um governo central.
    2-municipio,estado e governo. 3- Os que apóiam a forma federativa afirmam que o estado federal é mais democrático, pois assegura maior aproximação entre governantes e governados, tendo o povo contato mais direto através dos poderes locais. Entendem que essa forma de estado dificulta a concentração de poder e favorece a democracia. Também argumenta-se que ela promove maior integração, transformando oposições naturais dos territórios federados em solidariedade. Entre os que desejam formas de Estado mais centralizadas ao invés da Federação, alguns defendem que a sociedade atual intensificou as demandas e isso exigiria um governo central mais forte. Afirmam também que a forma federativa dificulta a planificação das ações: o poder central não tem como obrigar um poder regional a seguir seus planos caso este não deseje colaborar. Também argumenta-se que a Federação provocaria uma dispersão dos recursos, já que ela torna necessária a manutenção de múltiplos aparelhos burocráticos simultaneamente. Afirmam ainda que ela tende a gerar conflitos jurídicos e políticos pela coexistência de muitas esferas autônomas cujos limites nem sempre podem ser claramente definidos


    charles eduardo cunha da silva
    email:dudnapercussao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. 1-FEDERAÇÃO:da-se o nome federação ou estado federal a um estado composto por diversas entidades territorias autônomos dados de governo proprio geralmente conhecidos como união,estado,e municipios.

    2-como regra geral os estados federados, que se unem para constituir a federação e os estados são autonomos isto epossuem um conjunto de competencis ou prerrogativas garantidas pelo poder legistivo.

    3-VANTAGENS;são os desejam formas de estados mais centralizados ao inveis da federação alguns defendem que sociedade atual intencifica as demandas e isso exigira um governo central mais forte.

    DESVANTAGENS;os que apoiam a forma federativa afirmam que os estados federal é mais democratico.Pois assegura maior aprocimação, entre governantes,dos poderes locais.
    entendem que essa forma de estado dificulta, a concentração de poder e que favorece a democracia.


    RIBAMAR- CRÉDIA- ROSINETE

    ResponderExcluir
  5. 1@FEDERAÇAO É UM ESTADO COMPOSTO POR DIVERSAS ENTIDADE TERITÓRIAIS AUTONOMA DOTADA DE GPVERNO PRÓPIO QUE VEM PARA CONSTITUIR UMA FEDERÇÃO.

    2@ É FORMADA PELA UNIÃO INDISSOLUVEL DOS ESTADOS E MUNICÍPIO E DO DISTRITO FEDERAL.

    NATALIA BELFORT1@ HOTMAIL.COM

    BEIJOOO FELIZ NATAL

    ResponderExcluir

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui