Tudo o que já vimos permite ver que o entendimento do funcionamento do status social ajuda na compreenssão da nossa sociedade.
Agora vamos olhar os vários status existentes na nossa sociedade.
Quando fazemos isto nós classificamos os status existentes segundo a regra para ocupá-los.
Deste ponto de vista os status podem ser classificados como sendo:
Atribuidos: São os status que recebemos, ocupamos estas posições sociais de forma alheia a nosso desejo.
Adquiridos: São as posições sociais que nós escolhemos. Ocupamos estes status por noso esforço. A princípio qualquer um poderia ocupar estas posições sociais.
Nossa sociedade se caracteriza pela oferta de muitas posições sociais cuja posse é mediante esforço próprio, ou seja, são status adquiridos.
Esta característica é importante porque parte consideravel da nossa vida vai ser dedicada a preparação para ocupar estes status.
As capacidades que o aluno vai adquirir da escola serão utilizadas na ocasião em que ele se apresentar no mundo do trabalho.
Nesta hora, aqueles que apresentarem maiores credenciais ( um diploma de nível superior ou de pós-graduação) ou que demonstrarem melhor desempenho (através de concurso) vão acabar escolhendo e ocupando as posições com status social mais bem avaliado.
Embora o mundo do trabalho seja a principal forma de distribuição dos status adquiridos, estes também estão presentes e são visíveis em outros grupos sociais.
Enumere outros exemplos de status adquiridos:
.
essa foto ai e o liceu??
ResponderExcluiré sim o prédio do liceu
ResponderExcluirPosso dizer que os títulos de patentes de videogames ( em especial RPGs) podem ser considerados status social?
ResponderExcluirValeu agora deu pra mim entender melhor
ResponderExcluir