terça-feira, 27 de abril de 2010

TIPO DE STATUS

Tudo o que já vimos permite ver que o entendimento do funcionamento do status social ajuda na compreenssão da nossa sociedade.

Agora vamos olhar os vários status existentes na nossa sociedade.

Quando fazemos isto nós classificamos os status existentes segundo a regra para ocupá-los.

Deste ponto de vista os status podem ser classificados como sendo:

Atribuidos: São os status que recebemos, ocupamos estas posições sociais de forma alheia a nosso desejo.

Adquiridos: São as posições sociais que nós escolhemos. Ocupamos estes status por noso esforço. A princípio qualquer um poderia ocupar estas posições sociais.


Nossa sociedade se caracteriza pela oferta de muitas posições sociais cuja posse é mediante esforço próprio, ou seja, são status adquiridos.

Esta característica é importante porque parte consideravel da nossa vida vai ser dedicada a preparação para ocupar estes status.

A escola tem como função primordial preparar as pessoas para o mundo do trabalho. Ela faz isto através do ensino de algumas competências, como leitrua, calculo, interpretação, etc.

As capacidades que o aluno vai adquirir da escola serão utilizadas na ocasião em que ele se apresentar no mundo do trabalho.

Nesta hora, aqueles que apresentarem maiores credenciais ( um diploma de nível superior ou de pós-graduação) ou que demonstrarem melhor desempenho (através de concurso) vão acabar escolhendo e ocupando as posições com status social mais bem avaliado.

Embora o mundo do trabalho seja a principal forma de distribuição dos status adquiridos, estes também estão presentes e são visíveis em outros grupos sociais.

Enumere outros exemplos de status adquiridos:






.

4 comentários:

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui