terça-feira, 27 de abril de 2010

PRINCÍPIOS DE STATUS

A presença de várias posições sociais na nossa sociedade que são status adquiridos leva o senso de competição para o centro da nossa existência.

Isto porque cada nós, muito naturalmente, vai se dedicar a ocupar aos status mais valorizados que estão acessíveis a cada um.

A observação das formas de competição por status vai acabar produzindo certos padrões, que são os chamados princípios de status.

Eles são os seguintes:

* Os indivíduos procuram os status mais elevados.
Este princípio é auto-evidente, não merece maior ocupação

* Como os status são posições socais, quanto menor o número de posições, ou de vagas nestes status, maior vai ser a competição para ocupá-los.
A educação fornece um bom exemplo. Pense na quantidade de jovens que o ano que vem irão se juntar a você na corrida por uma vaga na universidade. Serão centenas de milhares de jovens terminando o ensino médio. Destes, grande parte, alguns milhares, irão fazer o vestibular, inclusive você. Veja o tempo que você irá dedicar a este evento, o vestibular/enem. E também, perceba o tanto de frustração será experimentado por aqueles que não conseguiram. Mas guarde no seu coração a alegria que você experimentará quando for aprovado no curso que você escolheu.


* Pessoas que tem status adjacente, ou seja, próximos, vão apresentar maior número de conflitos. As pessoas que participam de status mais distantes, irão apresentar baixo nível de conflito pela ocupação destes status.
Algumas profissões liberais possuem um conselho que controla o exercício da profissão. Isto é uma forma de manter cativo o mercado de trabalho. No caso dos dentistas, cujo conselho é o CRO - Conselho Regional de Odontologia, eles tinham um grupos de profissionais que tomavam parte do seu mercado de trabalho. Eram os práticos, profissionais que tinham escritório de dentista, trabalhavam como tal, mas que não tinham diploma. O conselho de classe faz constante fiscalização para eliminar os consultórios dos práticos. Os práticos de alguma forma tentavam ocupar o mesmo status que os profissionais formados em odontologia.
Responda: porque os camelôs não incomodam os profissionais de odontologia?
Você pode dizer qual o status ameaçados pelos camelôs?


* A busca de status mais elevados pelos que estão nas posições inferiores provocam reação de defesa daqueles que estão ocupando tais posições.
É o caso dos nossos profissionais de odontologia acima. Entretanto, é bem mais o caso do texto que vimos sobre o preconceito de raça em São Luís no século XIX.
Lá vemos que as familias brancas e ricas procuravam se defender das investidas das pessoas negras ou mulatas de entrar nestas famílias. O apelido-chingamento de "bode" era uma das armas usadas como defesa destas famílias que está visivel naquele texto.

* Em consequência, os ocupantes dos status inferiores buscarão igualar os status existentes, e os que ocupam os status superiores procuraram marcar a distância.
É este o caso das nossas familias citadas no exemplo anterior. Mas podemnos pensar também na necesidade que nossa sociedade nós nos cercamos de objetos que nos diferenciem dos demais. Isto sem dúvida alguma é mais visível entre os jovens. A busca de um celular da hora, com o maior número de recursos, foto, vídeo, música, internet, e até os recursos de um telefone (ufa!) tudo isto revela a nossa necessidade de nos diferenciar dos demais. A indústria sabe disso e vai a cada dia inventar uma novidade na certeza que nos sentiremos derrotados se não tivermos o celular da hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui