quarta-feira, 28 de abril de 2010

FAMILIA: ESTRUTURA

O estudo da familia, no ensino médio, envolve a compreensão das caracteristicas que a instituição familiar assume nas diversas sociedades.

Os itens que geralmente demarcam a estrutura da familia são o número de casamento, a linhagem, as regras de busca de parceiros.


1 CASAMENTO

Quanto ao número de casamentos, as sociedades humanas apresentam duas regras fundamentais.

São os eles:
Casamentos monogâmicos (regra da monogamia), que são as uniões em que cada parceiro mantem uma relação com um único outro parceiro do outro sexo.

Casamento poligâmicos (regra da poligamia), são as uniões onde individuo de um dos sexos está unido com mais de um parceiro do outro sexo.

Os casamentos poligâmicos podem assumir duas variantes, dois modelos. São eles:

Casamentos poligâmicos poligênicos (poliginia), aqueles onde um homem está casado com mais de uma mulher. Este modelo é o que nos vem mais facilmente a mente quando pensamos em poligamia. Certamente isto está associado a crescente presença do islamismo no nosso imaginário, pois algumas variantes do islamismo aceita a poligamia poligênica. Entretanto outros grupos também convivem com esta regra de casamento.

Casamentos poligâmicos poliandricos (poliandria), são aqueles onde uma mulher está unida com mais de um homem. Há sociedades na ásia e na áfrica que adotam este modelo.

Sobre poliginia e poliandria, leia mais aqui.


2 LINHAGEM

Outro item que compõe a estrutura da família é a regra de parentesco ou linhagem. As regras de descendencia se tornaram uma necessidade na medida em que a humanidade desenvolveu respostas tecnologicas que permitiam multiplicar os recursos que os territorios ofereciam. Ou seja, com o acumulo de riquezas foi necessário controlar o mecanismo de transmissão dos bens acumulados aos descendentes.

Também aqui são duas as regras fundamentais.São elas a matrilinear e a patrilinear, conforme os filhos do casamento sejam localizados na linha de descendência do pai ou da mãe.

Na sociedade brasileira a descendência é determinada pelo tronco paterno. Isto é visível na regra de nominação das crianças.

De modo geral nós temos três elementos no nome. O primeiro informa quem nós somos individualmente. O segundo nos diz qual a familia da nossa mãe, e o último nos diz qual o nome da família do nosso pai.

Um exemplo.
Pensemos um casal.  Vamos chamá-los de Sr. Luis Lima Limoeiro, casado com a Senhora Samanta Sousa da Silva. 
Analisando os nomes deles veremos
no caso do Sr. Luis, que LUIS é nome dele enquanto indivíduo + LIMA é o nome da família da família da sua mãe + LIMOREIRO é o nome da família do pai
no caso da Sr. Samanta, que SAMANTA é o nome que a identifica como indivíduo + SOUSA é o nome da família de sua mãe + DA SILVA é o nome que indica a família do pai dela.

Chamemos de João o filho deste casal. Ser nome completo será:
JOÃO (nome individual) + DA SILVA (nome da familia da mãe) + LIMOEIRO (nome da família do pai)

Note que da parte da mãe, ela leva o nome que indica o pai, ou seja, DA SILVA.

Assim, a generalização desta regra vai sempre nos encaixar numa linhagem patrilinear.

Ainda sobre o nosso casal fictício, devemos observar que a senhora samanta não mudou o nome na ocasião do casamento. Isto torna nosso exemplo mais visivel. Mas vale a pena nos perguntarmos o que aconteceria se ela houvesse adotado o chamado "nome de casada".

Se fosse este o caso ela teria o seguinte nome:

SAMANTA (nome que a individualiza) + SOUSA (sairia) + DA SILVA (nome que indica a familia do pai dela) + LIMOEIRO (nome que indica a familia do pai do marido)

Estude o seu nome completo, verifique se o seu nome está de acordo com a regra patrilinear.




  3  ENDOGAMIA E EXOGAMIA

Há ainda a questão das regras que definem onde deve procurar o parceiro. Também aqui são dois os modelos.

Existe a regra da endogamia. Onde ela vigora os indivíduos devem procur seus parceiros nos próprio grupos de que participa.

Já a regra da exogamia leva as pessoas que procurem parceiros fora do seu grupo.

Os antropólogos estudaram exaustivamente estas duas regras. Um deles em especial, um francês chamado Claude Levi-Strauss (saiba mais sobre ele aqui), que trabalhou no brasil nos anos 30 (sabia sobre esta passagem dele pelo Brasil aqui), escreveu um estudo muito importante sobre o assunto chamado "as estruturas elementares do parentesco" (mais sobre o livro aqui).

Levi-Strauss nos diz que a singularidade humana nasce com a proibição do incesto (a relação sexual entre parentes próximos, por´exemplo, entre pais e filhos ou entre irmãos).

Para ele esta proibição induz os homens a procurar mulheres em outos grupos, fora da sua familia. Assim, cada familia passa a depender das demais para fornecer as mulheres que se casaraiam com os homens.

Esta regra cria condições para a extensão da comunicação entre os grupos humanos. É que a troca de mulheres tem como pré-requisito a paz e viabiliza também outras trocas, econômicas, políticas, etc.

Desta maneira, a prática da exogamia teria virtudes para a expansão da civilização.

Nossa sociedade é francamente exogâmica, entretanto, se olharmos atentamento certos grupos veremos que existe dificuldade na troca de mulheres entre si.

Mais especificamente, casamentos entre pessoas de classes sociais diferentes, e notamente quando uma delas é das classes mais ricas, e também as uniões interraciais (brancos e negros) podem alimentar a rejeição por parte das familias envolvidas.

Na verdade, isto está documentado em diversas histórias contadas por nossas novelas.

8 comentários:

  1. Concordo com sua última frase, professor Emanuel.
    As novelas, principalmente da globo, mostram de forma clara os tipos de casamentos existente na sociedade atual e o preconceito em consequencia da exogamia.

    "Rico tem que casar com alguém da mesma classe social"

    Liceu Maranhense, turma 304, matutino.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom professor, porque ai os alunos que faltam a aula pode estudar aqui pelo seu blog ..
    muito interessante
    Marco Cicero, Liceu maranhense, turma 305, matutino

    ResponderExcluir
  3. Ei lucas, que você quis dizer com o preconceito em consequencia da exogamia?

    ResponderExcluir
  4. é pra postar na pagina terceiro ano né??
    os textos??

    ResponderExcluir
  5. Eu vejo o casamento como uma união entre famìlias,sou evangelica e acredito q o casamento è uma benção de Deus,não um estorvo ou peso como visto pela maioria da sociedade e precisa ser regado com amor e oração,Deus precisa estar presente.
    Depois de algum tempo que Deus havia criado Adão,percebeu q ele estava solitário e lhe deu uma mulher,então vendo o casamento como uma instituição divina,acredito que Deus não apoia o casamento poligamico,pois se assim Ele teria dado várias Evas a Adão.Assim como não concordo com o casamento poligâmico poligênico pelos motivos relatados a cima,tambem não concordo com o casamento poligamico poliandrico,pois amulher deve ser do seu esposo.
    É certo que a sociedade está corrompida e o que vemos no mundo é apenas desgraça, talvez porque a primeira instituição contituida por Deus está perdendo os padrões morais criados por Ele.
    "A família é benção e felicidade na terra para quem segue os preceitos divinos" .

    ResponderExcluir

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui