A PARTIR DO TEXTO QUE ESTÁ NA XEROX (sobre as transformações da economia no mundo contemporâneo) criem um texto para responder às seguintes questões:
1 - Porque algumas pessoas não conseguem emprego.
2 - Porque outras pessoas, mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável?
Apos a eclosão da revoluçao industrial o desemprego no mundo começou a crescer com uma velocidade grande, mas não tão quanto hoje pois nao era exigida uma capacitação qualificada como é atualmente, no mundo a maior causa do desemprego talvez nao seja a falta de interesse das pessoas em expandir seus conhecimentos, ou seja, se qualificando, mas sim a forma mais exigente com que o mercado de trabalho se apresenta hoje exigindo varias qualificações.Muitas pessoas hoje nao conseguem ter uma vida confortavel por que muitas das vezes trabalham somente para pagar dividas contraidas ao longo de sua vida profissional e pessoal, sendo assim o trabalho não se converte em uma situação social confortavel se tornado uma valvula de escape no pagamento de dividas.
ResponderExcluirAtualmente para se obter um emprego,precisa-se estar altamente qualificado para qualquer aspecto a ser exigido,e principalmete o individuo que o busca precisa estar dentro do padrão de qualquer empresa.Infelizmente,em nossa sociedade,podemos dizer que o nivél de qualificação profisional é o mínimo possivél.Mais da metade de nossa sociedade não tem acesso a tais recursos de qualificação exigidos.
ResponderExcluirUma outra questão muito importanate a ser abordada é o:interesse.Cada individuo em busca de um emprego precisa ter objetivos,metas,precisa estar apto a acordar todos os dias e procurar um emprego.Porém,o que vemos em nossos jovens é a total falta de interesse por este tema.
Algumas pessoas não tem uma vida confortavél por ter um emprego,justamente por "pagarem o que devem",o que acarretaram durante suas vidas,onde o salário se torna simplesmente um meio amenizador das dividas,o que claro,parece não surgir efeito.
Atualmente para se obter um emprego,precisa se estar altamente qualificado para assumi-lo
ResponderExcluirPorque algumas pessoas não conseguem emprego?
ResponderExcluirr:porque não se preparam para o futuro e não se interessam em estudar e serem pessoas capacitadas para o mercado de trabalho e para o que ele empoe ,muitas das vezes os problemas sócias e econômicos colaboram e muito para isso.
IGOR JHONES M. FERNANDES,N°26,T:303
Porque outras pessoas,mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável?
r:porque muitos se importam demais com os problemas do dia-a-dia e não observam que para melhor lhe dar com esses,precisam relaxar e desfrutar das coisas boas que a vida oferece
Tereza Helena nº40
ResponderExcluir1- As pessoas não conseguem emprego porque o mercado de trabalho apesar de extenso é muito exigente, ou seja, necessita-se de pessoas qualificadas para trabalhar. Este é um grande problema da sociedade, muitas pessoas completam apenas o fundamental ou nem isso, e isto acaba agravando ainda mais a situação, já que para conseguir um emprego é preciso conter em mãos um bom currículo.
2- Como sabemos, vivemos em um país emergente, em desenvolvimento, que possui mão de obra muito barata, as pessoas acabam sujeitas a pequenos salários, por não estarem capacitados a um emprego digno e assim acabam que não possuindo um vida confortável, afinal o salário de todo o mês já está estipulado para um determinado fim: alimentação e contas, mas nem todos tem esse privilégio de ganhar o suficiente para alimentação ou pagamentos de contas.
Por esse motivo a escola é uma instituição social muito importante, é ela que capacita, desenvolve e possibilita ao homem uma formação, para ser um bom membro da sociedade, além de ampliar suas oportunidades em relação ao mercado de trabalho.
Beatriz Cutrim Nº 06
ResponderExcluir1- Por que estão exigindo cada vez mais mão de obra especializada, pessoas capacitadas, dessa forma os empregos ficam para os preparados, que tem estudos, sendo assim, a maioria das pessoas que não tiveram oportunidades de terminar os estudos, ou por que precisava largá-lo para trabalhar em ''bicos'' para se manter,ou por desinteresse mesmo,não tem como eles competirem nessa tão acirrada batalha,na qual nem mesmo os especializadas as vezes tem chances imagine esses que não possuem estudos.Mas isso acontece desde muito tempo,começou com a revolução industrial quando o homem foi substituído pela máquina,acarretando assim o desemprego e poucas vagas para o homem,já que a máquina fazia grande parte do trabalho que antes era realizada por muitos homens,nisso,restaram poucas vagas que ficaram e são ainda hoje ocupadas apenas pelos melhores.
2-Porque é caro o preço da sub existência,além da maioria das pessoas ganharem pouco e ao invés de gastar apenas parte do que ganham,poupando assim uma parte do dinheiro para mais tarde desfrutar e ter melhores condições de vida,a maioria acaba fazendo o contrário,gastam mais do que ganham,acarretando assim dívidas e mais dívidas,acabando nunca tendo ''nada''.
VERONICA GARCIA N:43
ResponderExcluir1-POR QUE A CADA DIA QUE PASSA SURGE MAIS TECNOLOGIAS E COM ISSO MAIS COBRANÇAS, PRINCIPALMENTE QUANDO É PARA CONSEGUIR UM EMPREGO.E NEM TODOS TEM CONTATO COM ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS E ASSIM ACABAM FICANDO SEM O EMPREGO.
2-MESMO QUEM CONSEGUE UM EMPREGO NÃO VIVE TÃO BEM,POIS ÁS PESSOAS SEMPRE TEM NECESSIDADE DE ALGO MAIS,E NEM SEMPRE O SALÁRIO DA PARA PAGAR TODAS ESSAS DESPESAS E OUTRAS A MAIS QUE APARECEM DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE CADA UM.
"(...) o trabalho se torna uma coisa , desejàvel a qualquer preço, submentendo os trabalhadores aos empregadores , e estes (...)usam e abusam do poder que assim lhes e dado. a concorrência é acompanhada por uma concorrência no trabalho (...),que é preciso conservar , custe o que custar , contra a chatagem da demissão".o trecho acima , em resumo descreve a situação precária que a população encontra-se atualmente , vivendo sobe constante exploração do meio capitalista , fazendo com que a sociedade , viva em desigualdade.
ResponderExcluirhoje em dia , grande parte das pessoas estão situadas em pontos periféricos no meio social devido a vários fatores dentre eles estão : o baixo grau de escolaridade e a evolução da tecnologia que està se intensificando cada dia mais , ocasionando a desvalorização da mão-de-obra (boa parte da população) e por fim o desemprego. além de tudo isso para agravar ainda mais a situação ,quando finalmente conseguem arranjar emprego eles não se sentem satisfeitos, muita das vezes por causa da carga de trabalho excessiva para o pouco que recebe , porém como diz o trecho no início do texto , as pessoas obrigadas a aceitar essas condições por não haver escolhas.
1-Com a globalizacão e o crescimento do capitalsmo,ocorre uma verdadeira revolução no mundo do trabalho.]Se origina o modo de produçao e acumulaçao de capital flexivel,onde cresce o incremmento das taxas de lucro com a superexploraçao da força de trabalho,consequente com a diminuiçao de trabalhadores e o aumento da robotizaçao e da automaçao,ocasionando o chamado desemprego estrutural,ou seja,o capitalista necessita cada vez menos da mao de obra estavel e proucura o trabalho parcial e terceirizado por tempo determinado.Ha tambem a questao da qualificaçao pois pode haver um mercado de trabalho amplo mas não há pessoas preparadas suficientes para ocupar este este espaço.
ResponderExcluir2-Os trabalhodores recebem salarios mais baixos com condiçoes de trabalhos precarios,terceirizados e flexiveis o que causa a insatisfaçao e mesmo a média de uma familia hoje é em media de cinco membros e um salário minimo é pouco para manter uma famila ,mas, com o crescente numero de desemprego o trabalhador é obrigado a se submeter a essa situaçao,poi se sente ameaçado com a perda de seu emprego
1- O desemprego é causado principalmente pela falta de pessoas qualificadas. Mas, na verdade, não é apenas isso.
ResponderExcluirDesde a Primeira Revolução Industrial, em 1780 e a decorrente expansão do capitalismo, o mundo vem passando por várias transformações. A descoberta e mudanças tecnológicas fizeram com que a mão-de-obra fosse cada vez mais deixada de lado e substituída por máquinas.
As grandes cidades dos países subdesenvolvidos não tem capacidade de acolher a quantidade de migrantes da zona rural e de cidades pequenas, por isso começa a aumentar o número de desempregados. Como os empregos estão cada vez mais escassos, é necessário "se virar", para poder então ingressar nesse tão extenso mercado de trabalho.
2- A distribuição de renda no Brasil é extremamente desigual, classificando o país como um dos mais excludentes do mundo, onde há uma das maiores concentrações de renda, porém pagam péssimos salários aos trabalhadores que recebem apenas o suficiente para que continue a ser uma peça da reprodução de capital.
O custo de vida é muito difícil, os produtos sofrem cada vez mais inflações, as pessoas se sujeitam a aceitar míseros empregos, apenas para garantir a sobrevivência, sem usufruir das necessidades básicas de saúde, educação e emprego.
Camila Katherym n°09
ResponderExcluirO principal motivo é a falta de qualificação profissional, pois empregos existem o que falta são pessoas capacitadas para assumir determinados cargos.Como exemplo, as grandes indústrias de São Luís, que tem por maiores números de funcionários trabalhadores de outros estados ou países ocupando os melhores cargos.O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo;O nível de escolaridade contribui 99,9%.Educação é tudo!
Como dito anteriormente, a qualificação é péssima e consequentemente empregos de baixos caros, ocasionando salários baixíssimos,suprindo apenas as principais necessidades como alimentação e muitas contas para pagar, sem contar que tá tudo muito caro. Não sobrando espaço para o conforto.
Ingryd Barroso n°27
ResponderExcluir1-Com a evolução da expansão do capitalismo, surgiu a chamada globalização, que trouxe para o mundo diversas alterações na esfera econômica, financeira, comercial, social e cultural. A partir deste momento nasceu o neoliberalismo com o objetivo de servir como suporte para essa atual globalização capitalista, sendo 1989 o ano do marco para a consolidação das reformas econômicas de cunho neoliberal, acarretando assim a “desregulação” da economia.
Com todas essas alterações ocorrendo, o mundo trabalhista não ficou de fora, trazendo para os empregados consequências graves, como o tão falado desemprego. Isto acontece devido a vários fatores como: a extinção de várias carreiras profissionais; a redução dos contratos longos, pois assim a empresa lucra já que não terá a obrigação de cumprir com as regulamentações impostas de acordo com os direitos do trabalhador; o aumento de pequenas empresas; o modo de organização do trabalho, ou melhor, antes o trabalhador desempenhava apenas uma função, enquanto atualmente se tem um empregado polivalente, que passa a desempenhar múltiplas tarefas; a terceirização também faz parte destes índices, de maneira que parte da empresa é desativada, e as atividades desse setor são assumidas por outra empresa que se forma ou que já existe com tal fim; e principalmente a substituição da mão-de-obra pela pelas novas tecnologias, onde as máquinas passou a substituir o serviço do homem de forma mais prática e eficiente.
De acordo com Ricardo Antunes, atualmente o que importa para os capitalistas é produzir o maior número de mercadorias com o menor número possível de operários.
2-O desemprego é um dos temas mais abordados atualmente pelo fato de interferir de maneira direta sobre a vida da maioria das pessoas, pois é através do trabalho que o homem tem a capacidade de sustentar a sua família e a si mesmo. Porém há uma contradição: Por que mesmo as pessoas estando empregadas, não conseguem ter um bom patamar de vida?
Alguns dos fatores estão ligados justamente ao fato dos baixos salários, decorrentes do capitalismo, onde o que importa é a produção e não o empregado. Além disso, podemos citar ainda o caso das pessoas que gastam mais do que o recebido, tendo-se assim o acumulo de dívidas. A injusta distribuição de renda também tem uma grande influência sobre a má qualidade de vida, já que enquanto uns recebem demais, outros recebem pouco, ou seja, o capital fica acumulado apenas nas mãos da minoria, no caso os mais favorecidos, como por exemplo os empresários,os políticos e etc. Entre este campo de explicações temos ainda o alto custo de vida, onde o valor das mercadorias acaba sendo maior do que o salário pago ao empregado.
Assim, podemos dizer que além desses motivos já citados, revelantes do aumento do trabalho precário, flexível e sem perspectiva de futuro, existe ainda um de muita importância, que é a necessidade de ser o seu próprio patrão, dono do seu negócio, não dependendo mais de ninguém, devido os empregos estarem escassos.
professor o meu nome é josé gabriel n°30 me desculpe eu esqueci de colocar no meu comentario.
ResponderExcluirALAN ARAUJO n° 02
ResponderExcluir1- Algumas pessoas não conseguem emprego principalmente pela falta de especialização requerida pelas grandes empresas geralmente essas qualificações se referem a areas especificas como as empresas que trabalham na parte de engenharia eletrica por exemplo isso acaba influenciando diretamente nos altos indices de desemprego hoje justamente pela falta de capacitação e qualificação das pessoas perante o mercado de trabalho.
2- hoje muitas pessoas que já possuem empregos não conseguem uma vida estavél porque tem a necessidade de se manter social e financeiramente isso requer gastos que geralmente viram dividas não se convertendo assim em uma vida financiramente estavel pela necessidade de se manter.
GILVAN TAVAREZ nº22
ResponderExcluirExistem varias explicações, que respondem o porquê de varias pessoas não conseguirem um emprego. Por exemplo, hoje em dia o mercado de trabalho exige mt mais qualificação e experiencia para atuar em certa area na empresa, poucas pessoas possuem a oportunidade de fazer um curso, seja preparatorio,seja tecnico,o que exatamente é o que as empresas mais cobram.
Outro aspecto à refletir é o fato da aparencia da pessoa, muitas pessoas não são aceitas, por serem mal vestidas,não terem boa aparencia ou por simplesmente serem pobres etc.
Agora existem pessoas que possuem um emprego(ou até dois ) mas não apresentam uma vida confortavel. Ora por apresentar uma familia grande,Ora por estar bastante endividado, pois o ser humano hoje esta mt dependennte, tecnologicamente falando.A cada dia inventão objetos que reduzem ,cada vez mais, a dificuldade de algo ser feito, com isso a pessoa,compra,compra,compra e acaba tendo defict's no orçamento, ocasionando um aperto e não um conforto em suas vidaS.
(:
Igor Jhones M. Fernandes,T:303MAT,N°26
ResponderExcluirPorque algumas pessoas não conseguem emprego?
r:porque não se preparam para o futuro e não se interessam em estudar e serem pessoas capacitadas para o mercado de trabalho e para o que ele empoe ,muitas das vezes os problemas sócias e econômicos colaboram e muito para isso.
Porque outras pessoas,mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável?
r:porque muitos se importam demais com os problemas do dia-a-dia e não observam que para melhor lhe dar com esses,precisam relaxar e desfrutar das coisas boas que a vida oferece
MAYRA GABRIELLE N°33 TURMA:303
ResponderExcluir1- Por que algumas pessoas não consequem emprego ?
Hoje em dia tudo necessita de qualificação profissional,ou seja,muitas pessoas não acompanham esse processo e acabam sendo deixadas para trás,isso tudo derivasse também do capitalismo que aumenta a desigualdade social não dando vez para os que mais precisam.Também não podemos deixar de lembrar que a população esta mais acomodada em termos mais direto "preguiçosa" tal pela maquinação que facilita nossas vidas e torna tudo mais rápido.
2- Por que ,mesmo empregados não desfrutam de uma vida confortável?
Pois as pessoas não tratam de gastar o que somente ganharam ou,o melhor seria,gastar menos do que foi ganhado para assim não se afundar em dividas.Isso é um elemento principal de uma sociedade capitalista,ou seja, a pessoa fica submissa a divida e a compra sem necessidade
Eloneida Kelly nº16
ResponderExcluir1-O mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo,com isso, é exigido uma boa qualificação profissional.Muitas pessoas, ainda hoje, não tem esse alto nivel exigido pelas empressas e acabam ficando fora do mercado de trabalho.Com o crescimento da globalização e consequentemente da tecnologia, o desemprego se torna ainda mais agravante.Se emprega menos, pois a quantidade de maquinas existentes, faz um trabalho melhor e mais rapido.No mundo capitalista que vivemos, o que importa não é a quantidade de pessoas empregadas e sim o numero maior de lucros que o governo pode arrecadar.
2-Simplismente, porque essas pessoas gastam mais do que ganham. Compram sem necessidade, gastam além da conta e acabam contraindo dividas e mais dividas, ficando sempre a mercê de emprestimos e outras facilidades que o mercado oferece, justamente para as iludir com promoções baratas.
LUAN HENRIQUE Nº 31
ResponderExcluir1ª--Apesar de a cada dia aparecer mais empregos, não existe pessoas qualificadas hoje em dia.
Algumas pessoas não procuram evoluir, aprender de acordo com a modernidade do mundo o passar do tempo. Porque é isso que o mercado de trabalho quer, pessoas qualificadas e prontas para a nova geração.
2ª--
Porque muitos trabalham mais do que deveriam e esquecem do lazer, outros gastam mais do que ganham e vivem devendo, por isso não tem tempo pra pensar no conforto que na vida devemos ter.
As pessoas estão acomodadas com a sua vida do jeito que está e até mesmo aquelas pessoas que tem uma maior qualificação estão de braços crusados em relação a isso mais é claro existem varias exeções hoje em dia uma pessoa que tem uma certa qualificação não pode reclamar de falta de emprego pois eles estão ai aos montes, existem vários concursos,basta só você estudar e procura-los.As pessoas não conseguem encontrar um emprego devido ao seu comodismo e falta de qualificação profissional no mercado trabalhista brasileiro. E quando encontram o emprego desejado não conseguem desfrutar devido a falta de planejamento pessoal, se enchem de dividas não conseguem paga-lás e vão só alargando o buraco sem fundo do credido.
ResponderExcluirAs pessoas estão tão preocupadas em ter uma vida boa que acabam não tendo, devido a essa tamanha preocupação eles esquecem que uma vida confortável não é sinonimo, exatamente, de dinheiro, mais sim de um bom estado de espirito, um pouco de lazer,familia, alegria, enfim sem muita correria e aquele extress do dia-a-dia.
Joás Martins Brito Nº 28
ADRIANA CARVALHO N° 01
ResponderExcluir1°) Muitas pessoas não conseguem emprego hoje pela falta de qualificação profissional e pela concorrência no mercado de trabalho.
2°)O custo de vida é muito alto em relação ao salario minimo, o que faz com que as pessoas não disfrutem de forma estável o seu dinheiro.
FRANCINEIA N°19
ResponderExcluirMuitas pessoas não conseguem trabalho pela falta de qualificação que o mercado exige tornado-se nítida a concorrencia por aqueles que estão mais preparados.algumas pessoas mesmo empregadas nao conseguem ter uma vida estavel principalmente pela neccessidade de se manterem o que acaba resultando em dividas sendo assim o dinheiro acba sendo usado para esses fins e nao na melhoria das suas condiçoes econômicas e sociais.
1-Nosso sistema de emprego exige cada vez mais o alto nivel intelectual(cursos técnicos,superiores e etc)e ainda assim podendo acasionar de não existirem vaga para essas pessoas.
ResponderExcluir2-Mesmo estando empregadas algumas pessoas por motivos familiares ou a "não consciencia" de desporem mais dinheiro do que ganham(gastar com coisas futeis e não com o que realmente importa)fazem as mesmas não desfrutarem de um vida confortavél
ResponderExcluir(Obs meu nº e 18, não tinha posto no ultimo post xD)
érica nº17 A falta de emprego é muitas vezes gerada pelo aumento da população o que faz com que as empresas ou outros locais de trabalho não consigam atender toda a demanda e passam a exigir cada vez mais dos possíveis candidatos.Na relidade o desemprego sempre esteve à porta daqueles que não tem uma qualificação profissional,que é um dos requisitos exigidos hoje no mercado de trabalho.Mas não é só isso há também a questão da experiência o que faz com muitos de nossos jovens e até me smo adultos mesmo com qualificação profissional não consigam ingressar no mercado de trabalho ou quando conseguem simplesmente é no campo informal ou em locais que não lhes proporcionam salários dignos do serviço desempenhado e que consequentemente não lhes dará oportunidades de ter uma vida favorável quanto mais digna.
ResponderExcluirRaylene N°37
ResponderExcluir1°)concordo com biel,pois após a revolução industrial houve um grande problema,muitas pessoas ficaram desempregadas devido às máquinas que chegaram para substituir a mão de obra.E hoje não é diferente,com a tecnologia avançando muitas pessoas não tem emprego por falta de qualificação.'//
Raylene N°37
ResponderExcluir2°)porque muitas dessas pessoas ganham salário mínimo,o que não é o bastante para suprir suas nessecidades pois hoje o custo de vida é muito alto.Pouquíssimas pessoas ganham bem aqui no Brasil,enquanto lá fora muitos são bem pagos.E isso porque poucas são qualificadas,por ísso muitos brasileiros preferem estudar em outros países.
é isso aí professor,espero que esteja certo'//
bjss
DENSE MEDEIROS N-13
ResponderExcluirI-depois de ler o texto posso concluir que a grande causa do desemprego é o avanço da tecnologia,pois as empresas,para diminuir custos e aumentar o lucro,utilizam as máquinas e desprezam o trabalho manual,deixando assim milhares de pessoas sem empregos,estas acabam tendo que "se virar" para sobreviver:conseguem "pequenos empregos temporários",ou saem vendendo coisas na rua,o que acaba fazendo com que elas tenham uma vida miserável.
II_Pura e simplesmente por causa da má distribuiçâo de renda e dos altos preços dos produtos(que a cada dia AUMENTAM MAIS!).Os trabalhadores ganham pouco e acabam sem condiçôes de suprir suas necessidades e levar uma vida "confortável";enquanto que outras pessoas(as que detêm o poder,ou seja,as que possuem a maior parte da renda)t~em uma "boa vida".
Bruna Lorrana nº 07
ResponderExcluir1)R= Um dos motivos que é sempre colocado é a capacitação profissional, muitos não tem recursos para se especializar, ou não conseguem terminar seus estudos. E o mercado de trabalho exige muito esse fator para aceitar uma pessoa em sua empresa.
Além disso, com a vinda de novas tecnologias, a mão de obra fica cada vez menos utilizada retirando o emprego dos poucos que possuem.
Tudo isso, faz com que haja mais concorrência, assim, mesmo uma pessoa sendo formada e capacitada, não há espaço para elas no mercado.
2) R= Um dos maiores fatores é o salário baixo, a pessoa trabalha o dia todo, durante horas e no fim do mês recebe um salário que dá para pagar apenas as contas e resolver seus problemas.
Não há um momento para descansar, elas ficam tão preocupadas com o dinheiro, que não guardam um tempo para si. Tudo isso causa um maior estresse em sua vida !
iara ramos 1. Hoje como todos podemos ver o mundo esta completamente globalizado e cada vez mais o acumulo de capital vão para os países ricos para produzirem novas tcnologias e as pessoas tem que acompanhar o avanço delas, pois hoje as empresas estão substituindo pessoas por maquinas e as pessoas para manusiar essas maquinas tem que ter qualificação para isso acompanho cursos tecnicos para adquirir esses conhecimentos, então quem fica fora dessa perde seu emprego por desqualificação.
ResponderExcluir02. Pois vamos citar exemplos para ficar mas facil, uma pessoa que acabou de se empregra no estado ganhando r$ 1.000 , , tinha que gastar pelo menos R$ 500,oo mais com imposotos e outras contas necessarias acaba gastando R$ 1.500 e acaba ficando endividado e quse nunca conseguem se estabilizar, então hoje o mundo nos faz gastar mais do que é necessario por causa da lei de oferta e procura então muitas vezes não podendo usufruir do seu dinheiro . IARA RAMOS N: 25
Willian Reis n° 44
ResponderExcluirQualidade na educação. Na minha opinião esse é o principal problema que nosso país sofre e o principal fator que impulsiona a falta de mão-de-obra qualificada, distanciando e muito o brasileiro de um ambiente de trabalho. Hoje o mercado de trabalho está muito concorrido e quem tem mais chance de ingressar são os mais qualificados, ou seja, quem tem mais condição de pagar boas escolas e bons cursos de preparação para o meio de trabalho, vemos também que empresas contratantes estão exigindo como vez mais grau de escolaridade de seus empregados (até exigem 2° grau completo para pedreiro). Com uma educação melhor o povo pode ter uma vida melhor com um emprego que merece.
Ao conseguir um emprego, não pensem que a vida está ganha! Sem planejar o que fazer com o salário o empregado muitas das vezes acaba se afogando em dívidas, com a sociedade capitalista em que vivemos somos facilmente manipulados pela vontade de consumir graças ao apelo de propaganda que encontramos em quaisquer lugar para onde nos deslocamos. Outro fator que mesmo trabalhando deixa o empregado com a vida desconfortável é a desvalorização do trabalhador no país em que vivemos, recebem salários muito baixos que são incapazes de suprir com suas necessidades.
A globalização excludente, a flexibilização do trabalho, a privatização de empresas, o sistema e modo de produção capitalista, a robotização entre outros, tidos como motivadores do desemprego estrutural, tornaram o mercado de trabalho ainda mais competitivo, exigente, complicado e de difícil inserção. O mercado trabalhista cada vez mais modernizado, busca mão-de-obra especializada e o mais bem preparada possível, isto somado ao desemprego estrutural, estão entre os principais causadores do grande índice de desempregados em todo o mundo (principalmente nos países de Terceiro Mundo).
ResponderExcluirA Terceirização de empresas marca a intensificação da exploração do trabalhado devido à polivalência e à multifuncionalidade do trabalhador, que acaba inserido em quadros de subempregos, com baixos salários e com seus direitos ameaçados, ou seja, apesar de estarem empregados, não desfrutam de uma vida confortável.
A educação está ligada à preparação, capacitação e especialização do indivíduo e, por isto, desenvolve um papel crucial para o desenvolvimento e sucesso profissional, é através desta que pode-se adentrar nos moldes trabalhistas atuais e ter êxito no mercado de trabalho.
Bruno Moraes n°08
ResponderExcluir1-Na minha opinião, a principal causa das pessoas não conseguirem emprego na atualidade deve-se a mão-de-obra desqualificada ou (descartada), ou seja, as pessoas não procuram uma qualificação profissional para se especializar em determinada área no mercado de trabalho e isso está se agravando significativamente com o avanço do processo de globalização. Outros fatores que podemos citar para o grande índice de desemprego na atualidade são os grandes índices de competitividade, porque o mercado de trabalho só está voltado para pessoas que tem qualificação profissional e quem não tem perde a oportunidade de emprego, e o outro fator é o desemprego estrutural ou tecnológico, que é provocado pelo desenvolvimento de novas tecnologias como a robotização que reduzem a necessidade de mão-de-obra. E o mais importante de todos é a falta de educação, porque sem ela não há emprego. "Simplesmente é uma questão de lógica".
2-Eu acho que é pela questão do seu salário não atender sua demanda mensal,ou seja, o salário é muito pouco para suprir suas necessidades.
Outro ponto que podemos abordar, caso uma pessoa tenha que sustentar uma grande família com apenas um salário mínimo,ou seja, só o marido trabalha e tem que sustentar a mulher desempregada (que pode ser fruto da mão-de-obra qualificada), e três filhos.
Dariane nº11 disse:
ResponderExcluir1-Muitos países possuem um índice elevado de desemprego,embora possamos ouvir todos os dias que este problema melhorou,a realidade é bem diferente. Com a falta de emprego aumenta a criminalidade, a prostituição e outros elementos negativos sobre a pessoa humana.
As causas do desemprego são várias, dentre elas podemos citar:o crescimento populacional, uma vez que alguns países não possuem uma lei ou mesmo um planejamento para inibir tanto nascimento, não há uma boa educação que possa preparar o cidadão para competir no mercado de trabalho, pois isso é privilégio de poucos.Acabando os cursos técnicos,as pessoas só se preparam para subordinado,e é o máximo que podem conseguir, por fim podemos citar um bom comodismo por parte de muitas pessoas que almejam vida fácil.
2-O fator principal que faz com que as pessoas mesmo empregadas não tenham uma vida confortável é com certeza a má distribuição de renda que favorece apenas a classe social mais alta(os ricos).Nesse caso podemos citar por exemplo:uma pessoa que trabalha menos e ganha mais, já outra que trabalha mais e ganha menos, isso é muito comum na atualidade.Temos ainda o capitalismo do qual as pessoas são dependentes,ocasionando assim um gasto elevado.
Olá José Gabriel,
ResponderExcluirBoa distinção da motivação do desemprego
Ólá Joiciane,
ResponderExcluirvocê não leu o texto que passei.
Olá igor,
ResponderExcluiridem.
Olá tereza,
ResponderExcluirvocê também não leu o texto.
Olá beatriz,
ResponderExcluirvocê parece que leu o texto.
Mas não o compreendeu.
Olá Veronica,
ResponderExcluirok
Olá Eliane
ResponderExcluirLeu, compreendeu e citou o texto.
valeu.
ps: vocês precisam aprender a citar um texto. Existem regras para isto.
Se der, depois, bem depois, faço um texto sobre isso.
Olá Delisane,
ResponderExcluirok.
dá para ver a leitura do texto, no seu texto.
OLá Amanda,
ResponderExcluirhmmm esse 1780.....
uma dica, fenômenos sociológicos não colam muito bem com datas assim tão precisas.
Olá Camila,
ResponderExcluirvocê é jovem, daqui a pouco vai procurar emprego, não vai mais acreditar nisso...
ou seja, vc assiste o jornal hoje mas não leu o texto
De qualquer forma, sobre os maranhenses. Estude os gráficos que estão no inicio, na aula de "instituições economicas".
veja como em são luís a maioria das vagas ou pagam os piores salários ou não tem concorrencia (funcionários publicos).
Olá Ingryd,
ResponderExcluirlegal, posso reconhecer o texto que indiquei para leitura neste seu texto.
Olá Alan,
ResponderExcluira europa é o local (ao lado dos eua) onde há mais qualificação da população.
eles vivem uma onda enorme de desemprego, entre outras coisas.
Na grécia e portugal é maior, mas em todos os países essas taxas aumentaram.
REleia o texto.
Olá JGilvan,
ResponderExcluirbem observado a questão da discriminação
Olá Mayra,
ResponderExcluirvocê não leu o texto.
Olá Eloneida,
ResponderExcluirJura que o problema é resultado da irresponsabilidade sem limite dos pobres?
Veja o que eu disse para camila.
Olá Luan,
ResponderExcluirvc não leu o texto, está respondendo com base no que diz o jornal hoje.
Ola Joas,
ResponderExcluirrecentemente fiz um concurso.
Sou mestre, assim como a maioria dos meus colegas sociologos.
o concurso ofereceu 4 vagas. eramos 186 candidatos.
quando fiz o concurso para professor haviam 15 vagas. eramos mais de 300 inscritos.
e olhe que sociologo é uma profissão que tem pouquissima gente formada aqui em São Luís.
conclusão, vc assistiu o jornal hoje, mas não leu o texto.
Olá Adriana,
ResponderExcluir?
Olá Francinea,
ResponderExcluirleia o texto.
Olá Felipe.
ResponderExcluirLeia o texto
Olá Erica,
ResponderExcluira relação entre população e desemprgo (pobreza, economia, etc.) é disputa por marxistas e por malthusianos.
malthusianos dizem o que você disse, que o crescimento da população é um problema e é o que gera (ou contribui) a pobreza.
marxistas dizem que esta interpretação não passa de uma mistificação dos teóricos burgueses. que o problema mesmo é o capitalismo.
De resto, leia o que eu disse para o Joás.
Olá Raylene,
ResponderExcluirok
Olá Denise,
ResponderExcluirparabéns pela forma que apresentou sua opinião.
Olá Bruna,
ResponderExcluirok.
Olá Iara,
ResponderExcluirok.
Olá Willian,
ResponderExcluirok
Olá daniele,
ResponderExcluirbom texto.
Olá bruno,
ResponderExcluirok.
Olá Dariane,
ResponderExcluirveja o que falei para a érica.
Escrevi isto em outra turma, mas vou reproduzir em todas, porque achei importante (é sobre capitalismo e socialismo):
ResponderExcluirNão se iludam, os regimes socialistas não são o paraíso na terra (minha opinião pessoal é que se trata do contrário disso).
É muito importante que você (todos nós) não se deixe seduzir por exposições simplificadas (às vezes até intencionalmente) que fazem da oposição entre capitalismo e socialismo como se fosse um escolha entre o bom e o mau.
Pense no seguinte, o único país do mundo onde certamente não tem nada de capitalismo, nadica de nada, mesmo e de verdade, é a coréia do norte. As pessoas que dizem a você que o socialismo é bom elas estariam interessadas em viajar, conhecer, passear, estudar ou morar por lá?
Não concorde facilmente com ninguém quando se tratar de política (é disso que se trata), mas principalmente , se informe, para que sua decisão seja sua mesma e não resultado da manipulação de outras pessoas sobre sua consciência.
A propósito (viva a internet) quem quiser se informar em primeira mão o que é viver sob um regime socialista, leia o blog da cubana Yoani Sánchez, uma pessoas das mais valorosas que existem hoje, sozinha ela enfrenta a mais assassina de todas as ditaduras que já foram criadas na America latina (a cubana).
Está em espanhol, mas espero que saibam ler (uma dica: colem o endereço no google e quando for abrir, peçam para traduzir):
http://www.desdecuba.com/generaciony/
Não se esqueçam: antes de concordar, duvidem, perguntem, se informem, questionem...
Vocês são jovens, precisamos que vocês sejam contestadores (mas se puderem ser respeitosos também, a gente agradece)...
Vinicius Carvalho nº 5
ResponderExcluirAo contrário do que muita gente fala , no Brasil, exite um grande mercado de trabalho, em todo ramo existe bastante vagas,mas um certo numero de brasileiros não tem a qualificação exigida, logo com isso não consegue emprego logo o q falta não é emprego e sim gente qualificada, outro caso muito comum é o que acontece com muitos trabalhadores mesmo com um trabalho ñ conseguem ter uma vida confortável, pq não sabem investir em um meio de lucro para si, e tb ñ conseguem poupar, acabam gastando aleém da conta e com isso se afogam em dividas e assim as vezes não conseguem se estabilizar e acabam vivendo desconfortavelmente mesmo tendo um emprego.
LUÍS CARLOS GUIMARÃES NETO
ResponderExcluir1. É fundamental entender que o mercado tem duas realidades: a) uma objetiva, isto é, como as coisas realmente são; b) uma subjetiva, isto é, como o profissional o vê e o interpreta.
Do ponto de vista objetivo, certamente há períodos em que o mercado se acha em melhor situação e períodos em que se acha em piores condições, em termos gerais ou em termos de algum segmento específico. Mas, quem é que disse que o mundo do emprego pára no período do Natal? Pode até haver alguma redução nas atividades, mas, primeiro, elas nunca cessam, e, segundo, há, em contrapartida, menos pessoas buscando emprego. O profissional brasileiro que está em transição deve saber que vem havendo hoje uma melhoria no mercado de busca de profissionais. O número de vagas ofertadas vem crescendo nos últimos meses, a economia tem apresentado melhora gradativa. Pela primeira vez em muitos anos as montadoras suspenderam as férias coletivas de fim de ano. Ainda que no período haja uma baixa sazonal, esse efeito será menos sentido por conta das melhoras que vêm sendo registradas.
Do ponto de vista subjetivo, a visão que o profissional tem do mercado em si e do processo de busca, ela própria costuma ser a fonte de muitos problemas. A pessoa cria idéias, freqüentemente falsas, sobre como o mercado é e como o processo de busca deve ser. Em decorrência dessas idéias, que se tornam verdades inquestionáveis para o profissional, ele traça sua estratégia de busca de emprego. Como a estratégia baseia-se em pressupostos falsos, ela é inadequada e não levará a nenhum resultado satisfatório.
Um ponto importante é, pois, buscar informação verdadeira e objetiva sobre o mercado e o processo de busca de emprego. O mercado é ruim no período do Natal? Qual é o nível de queda? Em que segmentos cai mais? Há algum segmento que traz incremento na procura por profissionais? O que alguém que está buscando recolocação deve fazer nesse período? Simplesmente cruzar os braços e esperar pelo período pós-carnaval?
A parte do profissional
Algumas pessoas conseguem empregos no período de Natal e recebem um presente excelente. O caso de Kramer não existe apenas na ficção e as pessoas que trabalham com recolocação sabem muito bem disso. Outras pessoas não conseguem, mas pelo menos plantam e recebem sinais positivos do mercado, o que é fundamental para a alimentação da sua esperança e entusiasmo. Há, entretanto, aquelas que não conseguem nem emprego nem sinais de esperança, nem uma dose de entusiasmo extra... simplesmente porque não procuraram.
O profissional tem de fazer a sua parte na busca do emprego. Isso inclui alguns pontos:
· Não fazer pressupostos sobre o mercado. Buscar informação de verdade é a melhor opção.
· Acreditar nas possibilidades surgidas, mesmo que essas apareçam em menor volume, e mesmo que aparentemente não sejam muito promissoras.
· Manter o esforço de busca independente de variáveis mercadológicas. Mesmo mercados muito ruins empregam algumas pessoas – certamente aquelas que se mantêm na luta.
· Agir de tal modo que se provoque comportamentos produtivos nos outros independentemente de idéias injustificadas de adiamento. (Por exemplo, pode-se telefonar para aquele executivo que disse que gostaria de trocar umas idéias sobre possível futura colaboração).
· Manter o trabalho de “plantar”: cadastrar currículo em sites, fazer visitas, telefonar para potenciais empregadores, ir a reuniões de empresários onde oportunidades poderão aparecer.
2. As pessoas, mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável porcausa, na maioria das vezes do comodismo, pois acham que, pelo fato de estarem empregadas não procuram aumentar seu currículo, com cursos técnicos, faculdades, etc. Também por causa do corre-corre da vida atual e muitas vezes por falta de opções, pois o nosso mercado de trabalho é muito restrito.
Olá luis carlos,
ResponderExcluirlamentavelmente você plagiou o texto que está neste link:
http://www.manager.com.br/reportagem/reportagem.php?id_reportagem=1069
Assim não é possível você receber nota.
Es aqui a resposta,desculpe não ter sido no tempo que o senhor estipolou.
ResponderExcluirLuis Carlo Guimarães Neto
1.Alguma pessoas não consequem emprego justamente pelo sistema de governo capitalista,acrecisdo das ideias neoliberais.
O governos capitalista substitui a mão de obra por maquinas, ou seja enquanto o ser humano realiza determinada atividade em um tempo a maquina faz em tempo menos, ale, de ser mais eficiente.
Já o neoliberalismo prega a liberdade destruir e desempregar e a alta tecnologia facilita a economia do país.
2.Essa vida desconfortavel se dá justamente pela alta taxa de preço dos produtos não condizem com a realidade da classe trabalhadora ou seja baixo salários e preços dos produtos altos resultam em uma qualidade de vida baixa.
Genésio Júnio nº21
ResponderExcluirHoje em dia o mercado de trabalho busca uma mão de obra mais capacitada e modernizada. A capacidade das pessoas vem através de cursos técnicos e de aprimoramento. Várias pessoas não tem recursos para pagar um curso ou até se integrar no mundo moderno. A substituição dos Homens pelas máquinas é um exemplo. Muitas pessoas pensam que o uso da máquina gera desemprego, ERRADO. O uso delas substituem certas pessoas e abrem oportunidade para outras que esteja capacitado pra trabalhar em manutenção das máquinas.
Muitas pessoas possuem um bom emprego ou até vários mas não consegue se manter financeiramente pois tem compulsão. A divida é um exemplo claro, muitas pessoas não tem o controle e acabam gastando mais do que ganham e gera um desconforto financeiro.
Pedro Sergio nº 35
ResponderExcluirBom,
isso tudo acontece por causa do crescimento do capitalismo nos ultimos anos,que gerou uma mudança grande no mercado de trabalho com o trabalho pesado demais para os trabalhadores houve uma implantaçao de maquinas substituindo o trabalhador cada vez mais,com isso e outros motivos tambem por uma falta de qualificaçao profissional de muitos assim fazendo com que algumas pessoas nao alcancem o emprego desejado.
2-Mesmo com um emprego estavel ou nao na minha opniao varios trabalhadores da capital do maranhao sofrem muito por baixos salarios,e tbm por varias condiçoes precarias em seu local de trabalho.Com isso ocasiona uma falta de renda ''boa'' para suprir as necessiades de sua familia,mesmo assim o trabalhador que vive nestas condiçoes com um baixo salario e uma familia para sustentar é obrigado a ficar nesta situaçao, pois ele sente medo de perder seu emprego atual ou pois falta nele uma boa capacitaçao para ter um emprego melhor.Assim o cidadao acaba nao suprindo as necesssidades de sua familia e tambem nao alcançando uma qualidade de vida melhor.
Hygor josé oliveira silva Nº23 T=303
ResponderExcluir1-A falta de qualificação e um dos principais fatores que impedem que um individuo arrume um emprego, pois hoje em dia as empresas comprar muito do candidato a qualificação mínima para preencher a vaga no mercado de trabalho o governo não da a assistência para o povo no que si diz respeito a educação e qualificação para o mercado de trabalho deixando assim boa parte da população desempregada
2-Algumas pessoas que estão empregadas não conseguem obter uma vida confortável em conseqüência da falta de qualificação tendo assim empregos com salários muito baixos e que não sastifazem as pessoas é aquela historia uma coisa leva a outra sem qualificação os empregos disponível não são “bons”
Hygor josé oliveira silva Nº23 T=303
ResponderExcluir1-A falta de qualificação e um dos principais fatores que impedem que um individuo arrume um emprego, pois hoje em dia as empresas comprar muito do candidato a qualificação mínima para preencher a vaga no mercado de trabalho o governo não da a assistência para o povo no que si diz respeito a educação e qualificação para o mercado de trabalho deixando assim boa parte da população desempregada
2-Algumas pessoas que estão empregadas não conseguem obter uma vida confortável em conseqüência da falta de qualificação tendo assim empregos com salários muito baixos e que não sastifazem as pessoas é aquela historia uma coisa leva a outra sem qualificação os empregos disponível não são “bons”
Hygor josé oliveira silva Nº23 T=303
ResponderExcluir1-A falta de qualificação e um dos principais fatores que impedem que um individuo arrume um emprego, pois hoje em dia as empresas comprar muito do candidato a qualificação mínima para preencher a vaga no mercado de trabalho o governo não da a assistência para o povo no que si diz respeito a educação e qualificação para o mercado de trabalho deixando assim boa parte da população desempregada
2-Algumas pessoas que estão empregadas não conseguem obter uma vida confortável em conseqüência da falta de qualificação tendo assim empregos com salários muito baixos e que não sastifazem as pessoas é aquela historia uma coisa leva a outra sem qualificação os empregos disponível não são “bons”
Hygor josé oliveira silva Nº23 T=303
ResponderExcluir1-A falta de qualificação e um dos principais fatores que impedem que um individuo arrume um emprego, pois hoje em dia as empresas comprar muito do candidato a qualificação mínima para preencher a vaga no mercado de trabalho o governo não da a assistência para o povo no que si diz respeito a educação e qualificação para o mercado de trabalho deixando assim boa parte da população desempregada
2-Algumas pessoas que estão empregadas não conseguem obter uma vida confortável em conseqüência da falta de qualificação tendo assim empregos com salários muito baixos e que não sastifazem as pessoas é aquela historia uma coisa leva a outra sem qualificação os empregos disponível não são “bons”