segunda-feira, 17 de maio de 2010

304 - INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS

A PARTIR DO TEXTO QUE ESTÁ NA XEROX (sobre as transformações da economia no mundo contemporâneo) criem um texto para responder às seguintes questões:


1 - Porque algumas pessoas não conseguem emprego.


2 - Porque outras pessoas, mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável?

44 comentários:

  1. Na atualidade, podemos observar que com a expansão do capitalismo, o mundo vem se modernizando intensamente. Com a globalização e os avanços tecnológicos, a taxa de desemprego está se elevando cada vez mais. Uma das principais causas é a automação de várias rotinas de trabalho, substituindo a mão-de-obra do homem. As fábricas estão substituindo operários por robôs, os bancos por caixas eletrônicos, os escritórios informatizados já possuem sistemas que executam tarefas repetitivas e demoradas, eliminando alguns funcionários.
    Existe também a criação de novos pontos de trabalho, gerando novas oportunidades de empregos, mas esses empregos exigem profissionais bem qualificados e com isso o desemprego continua nas camadas mais baixas.
    Não só no ramo industrial se vê o efeito da globalização no desemprego. O comércio também está bastante atingido. As grandes empresas multinacionais chegam e acabam com as empresas locais. Um exemplo bem comum são os shoppings centers que vem acabando com o comércio de rua.
    Algumas modificações causadas pela globalização podem aumentar o desemprego: deslocamento de sede ou de um setor de multinacionais para outro país; mudança de ramo da empresa em busca de produtos competitivos; aumento da competitividade e o livre mercado; abertura de importações no país, com redução de impostos para multinacionais. Esses são alguns fatores que irão desencadear um aumento considerável das taxas de desemprego.

    A desigualdade social ou a má distribuição de renda são alguns dos fatores responsáveis pela péssima qualidade de vida de diversas pessoas. Mesmo estando empregados, o nível salarial é baixo, ou seja, não adianta apenas estar com um emprego, pois as despesas se equivalem ao valor do salário. Gastos com comida, filhos, transportes, etc. Custos que devido à inflação superam o que o trabalhador realmente ganha.

    ResponderExcluir
  2. MUITAS PESSOAS NAO CONSEGUEM EMPREGO PORQUE VARIAS PROFISSOES FORAM EXTINTAS E OS TRABALHADORES ESTAO SENDO "DESCARTAVEIS"E TAMBEM HA INUMERAS PESSOAS SEM FORMAÇAO PROFISSIONAL.
    E MESMO AS EMPREGADAS NAO TêM UMA VIDA CONFORTAVEL PORQUE OS SALARIOS SAO BAIXOS,O CCUSTO DE VIDA È ELEVADO E O SERVIÇO PULBLICO
    È PESSIMO.
    E ESSES PROFISSIONAIS NAO PODEM NEM RECLAMAR DO SALARIO E NEM DAS CONDIÇOES EM QUE TRABALHAM,POIS HA MUITAS PESSOAS DESEMPREGADAS QUE SE ELE SAIR DO EMPREGO, RAPIDAMENTE OUTRO È COLOCADO EM SEU LUGAR.

    ResponderExcluir
  3. RANYERYSON SANTIAGO DOS SANTOS.

    Ao longo dos anos,tivemos várias revoluções politicas,sociais e pricipalmete econômica,que vem sofrendo alterações significativas.
    Em todos esses anos a tecnologia estar cada vez mais modernizando-se o números de desempregos,pois os mais variados tipos de seviços precisam de cada vez mais trabalhos qualificados.Com isso as empresas que atuam em países emergentes como o nosso são exigentes nesse aspecto.E isso faz com que as pessoas procarem outros tipos de trabalhos.
    Além disso há a questão da educação,que são déficis em países como nosso,e faz com que as pessoas não tenhão uma boa formação para o fim de ocupar uma vaga no mercado de trabalho.
    Mas tudo isso vem da expansão do capitalismo que limita as oportunidades de empregos no mracado.

    Muitas pessoas apesarem de estarem empregadas,não possuem uma boa qualidade de vida devido a diversos fatores,como as desigualdades,as dívidas,as horas de trabalho e os salários baixos fazem com que o trabalhador tenha um ruím desenpenho em sua qualidade de vida e com que elas gastem mais do que ganhem para manter-se nesse maundo tão capitalizado.

    ResponderExcluir
  4. No mundo capitalista,a procura é maior que a oferta, então surge a grande necessidade do preparo, da capacitação; ou seja, a oportunidade torna-se maior para aqueles que já estão preparados, qualificados.A concorrência apressa-se em conquistas, logo não há chanses pra alguns que pedem oportunidade para longo prazo, visto que o nosso sistema educacional não colabora com nossas grandes espectativas, a falta de qualificação limita o aumento de empregos.Até mesmo aqueles que já ingressaram no mercado de trabalho lidam com um agravante: a instabilidade, a terrível insegurança.

    ResponderExcluir
  5. Com a nova Divisão Internacional do Trabalho, (DIT), várias empresas de outros países foram implantadas nos famosos países "emergentes", sendo o Brasil um desses países essas empresas também vieram parar em nosso território aumentando assim a demanda de empregos.
    Sendo essas empresas de um ramo tecnológico avançado e exigente, os proficionais que essas empresas necessitavam, precisariam de qualificação para melhor execução do trabalho e crescimento econômico da empresa. Só que grande parte da população brasileira não possuia essa qualificação adequada e até hoje não conseguem suprir essa demanda, aumentando assim o número de desempregados.
    Essas multinacionais não vieram para nosso país e nem para outros países subdesenvolvidos por acaso e sim por que a nossa mão-de-obra, comparada aos dos países desenvolvidos, é barata, assim como a nossa matéria prima é de fácil acesso, pois as nossas leis de proteção ambientais são bastante fracas.
    Os salários continuam baixos, e os empostos aumentão e é por esse motivo que a maior parte dos brasileiros não possuiem uma vida confortavel, pois o que ganham é apenas para sobreviver e pagar empostos.
    É por esses e muitos outros motivos que nosso país e muitos outros tão cedo não vão se tornar independentes economicamente.


    Aluna: Priscilla Janine dos Santos Garcêz.

    ResponderExcluir
  6. Muitas pessoas ficam desempregadas por conta da falta de capacitação adequada para o trabalho visto que nesse mundo capitalista cada um só se importa com si mesmo assim os empresários descartam os desqualificados.
    Os que estão empregados muitas vezes sofrem com os baixíssimos salários e sem conseguir administrar o que ganham acabam gastando mais do que recebem assim adquirindo cada vez mais dividas e complicando sua situação financeira.

    Lucas Nascimento

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia está cada vez mais dificil conseguir emprego e uma das dificuldades é a má formação profissional ou seja a falta de estudo, pois há inúmeras pessoas analfabetas.E as empresas dão prioridades aos funcionários capacitado.Mais o desemprego não é um problema só no Brasil, mais sim em toda parte do mundo. E um dos principais motivos é o salário que continuam baixassimos,e boa parte dos cidadãos brasileiros tem uma vida desfavorável devido ao salário.Dos fatores estruturais, o Brasil amarga
    efeitos de três fatores perversos: baixo
    crescimento, educação insuficiente e legislação
    inflexível. Destes fatores, a educação insuficiente
    desde a infância é responsável direta ou
    indiretamente pela baixa qualificação da mão de-
    obra no Brasil e apresenta-se como um dos
    pontos mais críticos para o país. Assim, é possível
    evidenciar que boa parte dos problemas como
    desemprego no país é gerada pela baixa
    qualificação da mão-de-obra existente.E isso é um dos fatores existente sobre o desemprego


    Aluna:Taynara Silva Bastos Nº39 Tª304 mat

    ResponderExcluir
  8. Marcos Manoel de Castro Coutinho N° 24 - Matquarta-feira, 26 de maio de 2010 às 20:04:00 BRT

    Diante do capitalismo,o sistema econômico massacrador que favorece aos mais fortes,ou seja,os que possuem maior poder econômico aquisitivo.Os menos favorecidos são obrigados a travar uma luta,por uma vaga no mercado de trabalho,um confronto desnecessário que origina-se
    de uma má destribuição de renda e qualificação profissional,por isso observamos milhares de pessoas que passam o dia inteiro em busca de emprego as vezes chegamos a ver aproximadamente cerca de vinte pessoas para uma só vaga.Porém a luta não é só para conseguir emprego mas também depois que arranja,pois a maioria dos empregados estão subimiços a trabalhar muito para receber um salário mínimo diante da pobreza e da miséria em que vivem sem a menor esperança de alcançar uma melhor posição no mercado de trabalho consequentemente um conforto para sua vida.

    ResponderExcluir
  9. O desemprego continua sendo um dos princiais motivos pelas desigualdades sociais,um conflito que gera insatisfaçao para a convivencia humana.
    O capitalismo desde seu desenvolvimento e evoluçao(que visa o lucro e consequente divisao de classes socias)impoe regras com o intuito de regir e organizar a sociedade.
    Com a globalizaçao, o homem passa a ser substituido por maquinas,afim de produzir mais e ter menores gastos.O desemprego assim e visto como falta de investimentos e temido por muitos,principalmente pelos jovens que querem ingressar no mercado de trabalho cada vez mais concorrido.A sociedade em geral e afetada,principalmente os de classe mais baixa que sem seus direitos basicos(saude,educaçao,transporte e lazer)para sua capacitaçao e grande competitividade social nao conseguem emprego digno para sua sobrevivencia.Enquanto os ricos controlam,os mais pobres ficam na dependencia economica e tecnologica.Trabalhando mais,ganhando menos e repassando para o consumo!E assim continua "o ciclo do caitalismo" onde os mais poderosos nao pensam em investimento para a populaçao e sim no capital.


    Naruna Aritana Costa Melo,n:30 e T:304/MAT

    ResponderExcluir
  10. Podemos perceber que no mundo contemporâneo a um intenso predomínio do sistema capitalista e o que esse sistema faz com o mundo?
    Esse sistema faz com que aja uma exploração dos países ricos (desenvolvidos) sobre os pobres (emergentes, em desenvolvimento ).Podemos ver essa exploração hoje .A um imenso número de industrias vindo dos países ricos para os pobres .Isso acontece devido ao fato de que nos países pobres eles encontrão menores salários e um grande número de mão de obra ‘’descartável’’ .
    O que faz muitas pessoas não terem uma vida confortável economicamente é por que as empresas oferecem salários miseráveis que ‘’mal daria para comer’’ e como o número de desempregados é enorme , se você não aceita os salários impostos pelas industrias existem milhares de desempregados que aceitariam ate menos.
    THALISON GABRIEL N°40 T:304

    ResponderExcluir
  11. É comum vermos esse tipo de coisa acontecendo hoje na nossa sociedade, já vivemos em um Planeta que vive um forte momento de globalização, e tudo se modifica de uma forma muito rápida fazendo com que muitas pessoas fiquem digamos sem formação para as novas tecnologias e cargos na indústria. Também as desigualdades sociais que faz com que vários indivíduos não tenham oportunidades já que vivemos em uma sociedade capitalista e esse grave problema de desemprego é comum já que esse modelo da economia visa o lucro.
    Muitos não conseguem ter o seu bem estar mesmo trabalhando em serviços muitas vezes cansativos, isso ocorre por que a grande maioria dos trabalhadores tem uma formação muito baixa e os empregos mais puxados e menos pagos, lhes sobram. Este indivíduo tem que trabalhar para sustentar a si e a sua família, como já foi dito em uma sociedade capitalista onde vem o capital em primeiro lugar, isso não interessa muito já que esta mão de obra barata é muito mais asseita para os grandes industriais.
    Thallison Moreira

    ResponderExcluir
  12. Com o avanço da tecnologia,a mão-de-obra humana está sendo trocada pelo uso de máquinas bastante eficazes,que podem fazer o tabalho de vários operários ao mesmo tempo,dando mais lucro para uma empresa,devido a isso,as oportunidades diminuem bastante,aumentando assim o desemprego.
    A minoria da população da população que se emprega,ainda sim não consegue ter uma vida confortável,pois,o mercado de trabalho tem preferência,logicamente,em colocar pessoas com o nível escolar completo,o que muita gente não possui.A estas pessoas são oferecidos o tabalho pelo salário baixissimo diante das necessiades de uma família,ou seja,o que ganham dá "mal para comer".

    ResponderExcluir
  13. A globalização é o processo pelo qual o mundo se desenvolve na tecnologia e economia por um intenso processo de interligação comercial e cultural que acontece na difusão e transmissão de informações entre países.
    A mesma te como objetivo o bem estar dos seres humanos; infelizmente ainda não foi possível atingir a toda a população mundial. Com o passar dos anos foram aparecendo novos sistemas como: Capitalismo e o Sociolismo, o primeiro tem os meios de produção e capital como base, já o segundo igualdade econômica de todos, mas o mais influente em todo o planeta ainda é o capitalismo.
    O mercado de trabalho nesse sistema é vasto, porém nem todos conseguem emprego devido a grande concorrência, onde o mais inteligente e capacitado vence. E os vencedores nem sempre desfrutam de uma vida tranquila e harmoniosa, na maioria das vezes é muito desgastante o seu dia-a-dia.
    Em fim a globalização nos traz diversos prazeres e várias infelicidades onde vivemos submissos a um doloroso regime.

    ResponderExcluir
  14. A partir da metade do século XIX com o neoliberalismo a econômia do Planeta vem modificando-se, trazendo para os dias atuais grande reflexo para a classe trabalhista.
    Com o Neoliberalismo vem a Globalização, uma grande característica deste ultimo é quanto ao mercado de trabalho que diz respeito ao desemprego estrutural (desemprego permanente) que atinge o mundo em geral.
    Alguns fatores desse desemprego:
    a)Incremento de novas tecnologia ->trocando homens por máquinas.
    b) Abertura das econômias ->empresas multinacionais.
    c) Processo de Privatização ->as empresas estatais passam a serem privadas.

    d)Processo de Tercerização ->as empresas privadas contratam empresas estatais para prestação de serviço, assim reduzindo o n° de funcionário.
    e)Desconcentração Industrial-> concentração de industrias em apenas algumas regiões
    f) Flexibilidade das Leis Trabalhistas.

    Ainda no Mercado de Trabalho, vamos ver a precarização do trabalho. As empresas visando mais lucros, reduziram os benefícios trabalhista, assim os poucos que trabalham ainda vivem em condições precária sem nenhum direito de reclamar.
    Concluimos que com a globalização a desigualdade social só vem aumentado de forma avassaladora. As empresas visando só lucrar não estando nem aí para o resto do "mundo"(classe trabalhista)

    ResponderExcluir
  15. A tecnologia, que vem desde a revolução industrial, traz problemas, e certamente é uma das principais causas do desemprego. Uma máquina substitui o trabalho de 10, 20, 40 ou mais pessoas. Hoje, com a globalização, a informatização, as novas tecnologias...Tudo é informatizado,por exemplo nos bancos as pessoas não precisam do caixa humano, elas vão direto ao caixa eletrônico. Esses funcionários perdem o emprego e não têm outra oportunidade, porque todos os ramos de atividade estão se modernizando, não só os bancos, mas outros tipos de indústrias.
    Sem falar na lástima que é ter um emprego e não poder ter uma vida de conforto, afinal seu mísero sálario evapora-se só na quitação dos impostos que por consequência o governo lhe da em troca falta de segurança, de saneamento básico, educação, saúde etc... só isso é o mínimo que se pode ter...
    Enfim, se tendo emprego é assim quão horroroso é viver sem!!

    ResponderExcluir
  16. O mundo, hoje, enfrenta grandes problemas e talvez seja este um dos maiores: o desemprego. Isso deve-se às grandes transformações que ocorreram em um espaço de tempo relativamente absurdo, levando em conta o grande caos em que o mundo se encontra.
    O desemprego estrutural se expande na proporção em assistimos ao avanço tecnológico e com tal avanço, um número considerável de trabalhadores (boa parte da população, principalmente no Brasil) tornam-se "sobrantes", ou seja, desempregados. Mas porquê? O avanço da tecnologia não é bom?
    Pode-se dizer que o mundo sofreu mudanças significativas após a Revolução Industrial e a mecanização do trabalho excluiu milhares de empregados, substituidos, então, por máquinas. Essas mudanças favoreceram e beneficiaram aos grandes empresários, que obtinham maior lucro em seus produtos, agora feitos com mais rapidez, eficiência e menor custo de produção. Porém, a classe trabalhista foi desfavorecida e essa situação contribui até hoje para o grande aumento do índice de desemprego.
    A expansão do capitalismo também tem sua participação, assim como a globalização e o neoliberalismo. Este último, marcou com o a ideologia que serviu de suporte à expansão da atual globalização capitalista. O mercado de trabalho, hoje, procura pessoas qualificadas e flexíveis. Contudo, a concorrência por uma vaga nas empresas é muito grande embora muitas dessas pessoas não apresentem tais características exigidas. Por isso é que aumenta também o número de trabalhos informais, como os camelôs.
    Além disso, com diversas crises econômicas, as empresas costumam adotar medidas para manter sua taxa de lucro. Para isso, exploram a força de trabalho e exigem maior produção, onde os empregados são submetidos, muitas vezes, à formas precárias de trabalho e à polivalência e multifuncionalidade, o que ocasiona o constante desgaste dos trabalhadores e como consequência, a demissão de muitos.
    É por isso que muitas pessoas, ainda que empregadas, não desfrutam de uma vida confortável. Pois além da grande exigência física e psicológica a que são impostos, ainda têm contas para pagar, impostos, uma família para sustentar, etc., onde o lazer e o conforto nem sempre estão ao seu alcance.
    Por fim, tudo isso traz consequências maiores e a desigualdade social é uma delas.


    ~Vânia Cristina Oliveira Coelho >> N°45

    ResponderExcluir
  17. O mundo em que vivemos hoje esteve e ainda está em um processo de evolução. Logo depois da Terceira Revolução Tecnológica, com o avanço da globalização, houve uma transformação, gerada pela queda das barreiras econômicas entre as nações, e, assim, facilitando o comércio entre elas. Conseqüentemente, o capitalismo começou a se expandir: existência de empresas multinacionais, extinção de pequenas empresas, busca pelo lucro, inovações tecnológicas, privatização de empresas estatais, etc. Tudo facilitava o crescimento do comércio. Em contrapartida, começaram as substituições dos homens por novas tecnologias, que proporcionava aumento de lucros e perdas de empregos, começaram também as reduções do tempo dos contratos, fazendo com que os trabalhadores não tivessem um futuro sólido e que na primeira oportunidade, seus patrões os despediriam e contratariam outros que trabalhassem mais por menos. Tanto desemprego fez com que as pessoas tivessem que se virar para viver, trabalhando de forma precária e, logicamente, ganhando pouquíssimo. Além do mais, existe uma regra no capitalismo que para manter uma taxa de lucro alta, precisa-se explorar a força de trabalho, diminuindo os salários ou aumentando a produção, ou seja, todos produzindo mais e ganhando menos. No final das contas, o salário não dá nem para o começo, e o trabalhador, por sua vez, leva uma vida medíocre. Mas a história não acaba aqui, pois há uma hereditariedade: essa mesma condição é passada de pai para filho.
    Resumindo, é possível que esses desempregos e salários baixos continuem na sociedade por muito tempo, pois aí está sendo gerada a pobreza, e, pra falar a verdade e a verdade mais óbvia, são os pobres que mantêm os ricos.


    Cláudio André Nº11

    ResponderExcluir
  18. Revolução no mundo do trabalho

    Atualmente, o quadro econômico mundial é marcado por altos índices de desemprego, principalmente tomando-se por base países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.Isso gera problemas sociais cujos quais relacionam-se pobreza e condições de vida e trabalho subumanos.
    A globalização, quebra de barreiras culturais e econômicas possibilitada por avanços tecnológicos nas comunicações e transportes, contribui para essa situação, pois não existe mais tantos limites nas relações entre países, ocasionando a expansão do sistema capitalista.
    O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, excluindo àqueles que não tem formação profissional qualificada, e impedindo-os de conseguirem emprego. Além disso, a mão de obra, em geral está sendo substituída por trabalho mecanizado, levando à extinção de várias funções antes realizadas por pessoas.
    Devido à essa mudança na forma de como produzir, a população atingida, em sua maioria os mais pobres, não tem outra escolha senão inserir-se na classe de trabalhadores informais, onde o trabalho é precário, flexível e sem grandes lucros.
    Por isso, pode-se dizer que, embora empregadas, muitas pessoas não conseguem ter uma vida de estabilidade e conforto, sem falar no elevado custo de sobrevivência acarretado pela alta dos preços e também pelo consumismo, imposição do capitalismo financeiro, que influencia a sociedade a comprar o que muitas vezes não necessitam ou não dispõem de dinheiro para pagar.

    Brenda Hellen Izídio de Paiva, nº 09

    ResponderExcluir
  19. A tecnologia, que vem desde a revolução industrial na Inglaterra em 1750, traz problemas, e certamente é uma das principais causas do desemprego mundial. Uma máquina substitui o trabalho de 10, 20, 40 ou mais pessoas.Todavia, hoje, com a globalização, a informatização, as novas tecnologias, nós temos efetivamente um problema de desemprego estrutural,em um futuro breve funcionários vão perder o emprego e não vão ter outra oportunidade, porque todos os ramos de atividade estarão modernizado, não só os bancos, mas as indústrias vão estar robotizadas. Desde modo irá desaparecer muitas profissões e atividades profissionais, porque vai têm o robô fazendo o trabalho de muitas pessoas. Isso realmente gera desemprego e tanto o governo quanto a sociedade tem que contribuir para encontrar uma solução.
    No entanto enquanto pessoas estão desempregadas, outras mesmo com seu emprego não têm uma vida confortável porque trabalham apenas para seu sustento, de sua família e de pagar seus impostos, pois o salário que recebem é muito baixo e por isso não tem um bom conforto, o dinheiro que recebem é só pra sua necessidade, trabalham dia e noite e nada adianta, são pouquíssimos aqueles que no final do mês ainda tem um pouco de dinheiro.
    O resultado de um país capitalista!

    Ana Flavia P. Azevedo, n°06

    ResponderExcluir
  20. Um dos principais problemas que assolam a sociedade é o desemprego, e este é mais cruel em países emergentes, reféns do sistema capitalista que busca incessantemente a reprodução e obtenção de lucros ocasionando a segregação da sociedade, pobreza, fome, etc. Instuído por ele, aparece o desemprego estrutural que é extremamente excludente.
    Com a interligação dos mercados nacionais e as grandes mudanças tecnológicas, econômicas e soicias que vem ocorrendo no mundo, o desemprego tende aumentar, pois a manufatura é substituída pela maquinofatura.
    Além disso, as mentes capitalistas aplicaram uma verdadeira revolução no mundo do trabalho: o modo de organização exige um trabalhador versátil, apto a desenvolver as mais variadas funções e quem se especializou em apenas uma área é excluído, deparando-se com o desemprego estrutural; e para aumentar as taxas de lucro, um emprego parcial e terceirizado é mais eficiente, pois o empregado recebe salários mais baixos do que é oferecido por empresas tradicionais, submetendo-se a empregos subumanos e precários. Analisando o gráfico, podemos notar essa revolução, pois após um grande número de contratações, há também o de demissões que pode ser interpretado como os empregos de tempo parcial. Explica-se assim a situação de milhares de pessoas que mesmo trabalhando não conseguem ter uma vida confortável e tranquila.






    (Professor, desculpe a demora da postagem).

    ResponderExcluir
  21. Carlos Henrique Ferreira Soares n° 10 T=304/matdomingo, 30 de maio de 2010 às 14:42:00 BRT

    CARLOS HENRIQUE FERREIRA SOARES N° 10

    Com a evolução tecnológica, as máquinas substituiram o trabalho humano, e com isso, foi diminuindo a oferta de emprego.
    As pessoas mais qualificadas são aquelas que possuem os melhores salários, restando para as pessoas de pouca qualificação os menores salários, que consequentemente não terão muito do que desfrutar.

    ResponderExcluir
  22. Professor, primeiramente peço desculpas pela demora, pois levei um tempo para me embasar melhor no assunto. Em compensação, fiz um post riquíssimo (pelo menos eu achei que sim) de informações no meu blog. O link segue em anexo.

    http://nerdsatwork.wordpress.com/2010/05/30/sociedade-moderna-e-o-desemprego/

    Gabriel Lucas Cantanhede da Silva - Nº13 T=304/MAT

    ResponderExcluir
  23. O mundo se encontra em um processo de globalização no qual as barreiras para a comercialização devem ser rompidas. Várias funções, antes exercidas por pessoas, foram substituídas por máquinas, para ser mais rápido e mais eficaz.

    Com a tecnologia cada vez mais avançada, os empregos exigidos dependem de um nível profissional mais elevado e, por tanto, elimina as chances de a classe social mais pobre trabalhar. O capitalismo é caracterizado pela economia de mercado (lei da oferta e procura), no gráfico, podemos ver bem isso. Quando uma empresa necissa de trabalhadores, pois a procura por um determinado produto é grande, contrata-se mais. Porém, quando a procura é pequena ou mesmo quando um país passa por uma crise econômica (como é o caso do gráfico - crise de 2008/2009) os empregados são "despachados" para diminuir as despesas.

    Mesmo com trabalho é difícil para um certo grupo de pessoas desfrutarem de uma vida confortável, pois em meio a um país capitalista, todos devem pagar para terem transporte, comida (ensino, saúde - quando é caso de ambientes particulares) etc. Sendo o salário baixo do jeito que é e as depesas caras como são, não sobra dinheiro para comprar um ar-condicionado, uma HDTV, por exemplo, e; por tanto, não dá pra ter uma vida confortável.

    LUCAS BEZERRA MAIA Nº 21

    ResponderExcluir
  24. Nome: Amanda Marque Barbosa Mota . n=4 turma =304



    Sociologia

    1- Por que algumas pessoas não consequem emprego ?

    R= um dos motivos e que a educação não é mais destinada qualificação integral para a cidadania e para o mundo do trabalho .A globalização e o neoliberalismo trazem conseqüências graves tanto para o capitalismo como para o trabalhador ou seja a falta de capacitação profissional e também o crescimento da robotização que acaba excluindo nitidamente milhares de trabalhadores do merca de trabalho. A globalização é grande problema do grande numero de desemprego mundial..



    2- Por que ,mesmo empregados não desfrutam de uma vida confortável?

    R= o motivo principal é o baixo salário que muitas vês mal da pra pagar as contas e se alimenta e os altos impostos cobrados a nos asalariados .e por isso e muito mais não podemos ter uma vida assecivel sempre seremos individados .Somos brasileiros semprev teremos dividas pra pagar .ou seja dependentes

    ResponderExcluir
  25. 1-Um dos principais motivos para de isso é a educação desqualificada uma outra éa falta de renda pois muitas gente não tem condições de financeiras poderiam paga boas escolas cursos e/ou ate mesmo faculdades .além disso o aumento da industrialização vem fazendo com que desemprego aumente pois com globalização as empresa ficaram mais ezigentes de seus empregados nível conhecimento mais elevado.



    2- O grande problema é a enorme diferença de condições financeiras que causam uma desigualdade entre ricos e pobres .E por isso muitas vezes as pessoas mais pobres que muitas vezes ajudam ou melhor controem boa parte da economia mas não desfrutam disso .pois são pobres .



    Stella Maria Lago Pereira- aluna terceiro ano

    ResponderExcluir
  26. Antonio Felipe Oliveira da Silva.>nº07.>turma: 304

    1- Por que algumas pessoas não conseguem emprego?

    R=A educação é um dos principais fatores da falta de emprego. A globalização afeta diretamente o trabalhador, a tecnologia é a prova disso, em razão das máquinas, a mão de obra robotizada acaba sendo, mas favorecida do que a humana, com isso a mão de obra humana fica descartável para as empresas, e ainda com o desenvolvimento tecnológico, muitos trabalhadores não possuem uma capacitação adequada, para interagir com a tecnologia no mercado de trabalho.


    2- Por que ,mesmo empregados não desfrutam de uma vida confortável?

    R=Em razão dos altos impostos, o baixo salário, e as dívidas que implicam diretamente no direcionamento do dinheiro “salário” do trabalhador, A família, a obrigação de sustento para seus dependentes... etc. Todos esses fatores estão ligados a desconfortabilidade trabalhista social, ou seja, mesmo trabalhando as pessoas não tem uma vida confortável, em razão dos seus compromissos com sua família e também com o estado.

    ResponderExcluir
  27. Hayanna Jahiny santos Coelho.N:14 Turma:304

    O desemprego hoje em dia esta crescendo cada dia mais.Algumas pessoas nao tem oportunidades devido a globalizaçao que aumenta a desigualdade social.
    Com o Capitalismo as empresas iriam so lucra,assim fazendo o que e melhor para se mesma.Com avanços de novas tecnologias onde muitas pessoas sao trocadas por maquinas,com o processo de tercerizaçao,onde as empresas privadas contratam empresas estatais para prestaçao de serviços.
    Assim reduzindo e muito o numero de funcionarios,essas e outras modificaçoes na economia mundial fez com que muitas pessoas ficassem desempregados e nos nosso dias atuais,outros tem muita dificuldade de conseguir empregos.
    Podemos observar tambem que as condiçoes trabalhista esta precaria muitos trabalhadores nao tem direito de quase nada.

    ResponderExcluir
  28. Tainara:

    entre outros, este:

    http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v5_n3/o_desemprego_no_brasil.pdf

    terceira página, segunda coluna, terceiro parágrafo.

    ResponderExcluir
  29. Moiseliane:

    http://odesemprego.blogspot.com/2007/09/o-desemprego-no-brasil-e-no-mundo.html

    ResponderExcluir
  30. gostaria que todos vocês participassem de uma discussão em meu blog espero os seus comentários valeu!!!

    ResponderExcluir
  31. Um desses principais fatores ocasionando o "desemprego", é a falta de qualificação profissional,pois no mundo em que nos estamos vivendo, as empresas estão dando valor nos profissionais de alta qualificação profissional e com isso gera em grande fluxo de desemprego.E com essa falta de qualificação a mão-de-obra humana está sendo trocada por grandes maquinas, que para as empresas são muito mais lucrativas do que um prifissional desqualificado.
    E outros que trabalhão mais não conseguem desfrutar do seu serviço pois como não são profissionais qualificados, os seus empregos não são essecivéis para manter uma familia de 4 a 5 membros, que hoje é a base da familia.então com isso esses tipos de empregados não desfrutam do seu dinheiro pois deve mais do que recebe.

    ResponderExcluir
  32. Sara Cristina Cutrim Meireles n° 37 T-304quinta-feira, 10 de junho de 2010 às 20:50:00 BRT

    Atualmente vivemos em um mundo, quase que, completamente capitalista. O qual vemos que está em processo constante de mudanças ocasionando inumeros problemas, dentre os quais cito como o mais preocupante: O DESEMPREGO.
    Essas mudanças vem ocorrendo desde a Revolução Indústrial, com a substituição dos homens pelas máquinas. Assim os grandes empresários obtinham mais lucro e produziam suas mercadorias mais rápido. No entanto a classe trabalhista encontrava-se desfavorecida o que contribuia para um número cada vez maior de desempregados.
    Hoje temos ainda o chamado DESEMPREGO ESTRUTURAL onde vemos o desaparecimento do mercado de trabalho e de profissões ou funções. Sendo assim vemos porque muitas pessoas não conseguem emprego. Aumentando támbem o número e a busca pelos trabalhos informais. Vemos também que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e sempre visando cada vez mais e mais lucros. Exigindo maiores esforços por parte dos contratados que ,muitas vezes, trabalham em condições precárias o que o leva ao desgaste físico quem vem ocasionar, talvez mais tarde,a demissão de muitos.
    É por isso que muitas pessoas, ainda que empregadas, não desfrutam de uma boa vida. Pois, além da grande exigência a que são submetidos há todas as despesas: da família, contas a pagar, impostos e etc. Onde muitas vezes , mesmo depois de tanto esforço, não é possível ter o lazer e confonto que tanto desejam.
    Gerando o que está se tornando cada vez mais comum e muito mais preocupante: A DESIGUALDADE SOCIAL.

    ResponderExcluir
  33. Sara Cristina Cutrim Meireles n° 37 T-304quinta-feira, 10 de junho de 2010 às 20:54:00 BRT

    Professor!!! Obrigada por mais uma oportunidade. Desculpa a demora.

    ResponderExcluir
  34. O mundo hoje vive um processo constante de evolução no qual participamos como coadjuvantes .
    Nesse processo podemos incluir a escassez de emprego, mas não é a "falta" de emprego que ocasiona o grande índice de pessoas desempregadas, é a falta por perte das pessoas de qualificação profissional.
    enquento alumas pessoas estão desempregadas passando por problemas decorrentes da falta de emprego, existem outras mesmo empregadas que passam pelos mesmos preoblemas por viverem em um mundo que o custo de vida é muito alto, portanto não conseguem se situar nele, gastando muito mais do que deveria ou então gastando o que seria necessário pra sobreviver, mas que o salário não suporta .
    Em são Luís notamos que os índices de contratados e demitidos variam no decorrer dos anos. As pessoas são contratadas enquanto outras são demintidas por não atenderem as necessidades da empresa ou de qualquer outro órgão.
    Vivemos hoje em um mundo que busca profissionais bem capacitados para satisfazerem o mercado de trabalho. Só que não encontramos muitos destes.
    Luene Veloso, n:23

    ResponderExcluir
  35. 1 - Porque algumas pessoas não conseguem emprego.

    Porque hoje em dia vivemos em um "mundo" capitalista onde buscam a obtenção de lucrose por esse motivo querer pessoas qualificadas no mercado de trabalho porém nem todas as pessoas tem oportunidade de estudar, se qualificar, essas pessoas tende a ficarem desempregadas e ainda as empresas preferem as maquinas que atualmente fazem o trabalho de varios homens. Dessa forma, muitas pessoas ficam desempregadas!



    2 - Porque outras pessoas, mesmo empregadas não desfrutam de uma vida confortável?


    Essas pessoas com seu emprego não têm uma vida confortável porque trabalham apenas para seu sustento, de sua família e de pagar seus impostos, pois o salário que recebem é muito baixo e por isso não tem um bom conforto, o dinheiro que recebem é só pra sua necessidade, trabalham dia e noite e nada adianta, são pouquíssimos aqueles que no final do mês ainda tem um pouco de dinheiro.

    Ana Flávia P. Azevedo n°06


    Desculpas ..

    ResponderExcluir
  36. Escrevi isto em outra turma, mas vou reproduzir em todas, porque achei importante (é sobre capitalismo e socialismo):

    Não se iludam, os regimes socialistas não são o paraíso na terra (minha opinião pessoal é que se trata do contrário disso).

    É muito importante que você (todos nós) não se deixe seduzir por exposições simplificadas (às vezes até intencionalmente) que fazem da oposição entre capitalismo e socialismo como se fosse um escolha entre o bom e o mau.

    Pense no seguinte, o único país do mundo onde certamente não tem nada de capitalismo, nadica de nada, mesmo e de verdade, é a coréia do norte. As pessoas que dizem a você que o socialismo é bom elas estariam interessadas em viajar, conhecer, passear, estudar ou morar por lá?

    Não concorde facilmente com ninguém quando se tratar de política (é disso que se trata), mas principalmente , se informe, para que sua decisão seja sua mesma e não resultado da manipulação de outras pessoas sobre sua consciência.

    A propósito (viva a internet) quem quiser se informar em primeira mão o que é viver sob um regime socialista, leia o blog da cubana Yoani Sánchez, uma pessoas das mais valorosas que existem hoje, sozinha ela enfrenta a mais assassina de todas as ditaduras que já foram criadas na America latina (a cubana).

    Está em espanhol, mas espero que saibam ler (uma dica colem o endereço no google e quando for abrir, peçam para traduzir):
    http://www.desdecuba.com/generaciony/

    Não se esqueçam: antes de concordar, duvidem, perguntem, se informem, questionem...

    Vocês são jovens, precisamos que vocês sejam contestadores (mas se puderem ser respeitosos também, a gente agradece)...

    ResponderExcluir
  37. 1. Certamente não consigo responder o porquê,mas acredito que a culpa, eu diria assim, não é apenas de uma pessoa e sim de um conjunto de fatores. será que é culpa do capitalismo que no torna escravos do seu consumo, ou será culpa dos governantes corrupitos que estão no controle da nossa sociedade tão injusta, ou talvez a maior culpa é nossa??? que muitas vezes só queremos receber e receber,sem ao menos buscar pelo que queremos,lutar de verdade,vencer berreiras,ultrapassar obstáculos ; Deus nos deu força e inteligência,somos capazes de conseguir o que queremos,sem precisar colocar culpa em ninguém,sem tirar a culpa que ja esta sobre eles.

    2. penso que essa pergunta tem muitas respostas:
    talvez porque não se qualificou...
    porque seu emprego paga pouco ou menos do que ele merece...
    porque nunca quiz nada com a vida e só brincava na escola...
    porque nasceu de família pobre e precisou ir pára a roça para ajudar o pai,ou ser pedinte,talvez vender bombom...
    porque teve problemas na infância...
    não sei, o que sei é que fazemos nossas escolhas que nos levaram a futuros bons ou ruins; Deus nos deu o livre arbítrio e sempre que precisarmos podemos contar com Ele.
    Faça seu futuro e tenha um emprego bom,com uma vida confortável com Jesus.

    ResponderExcluir
  38. desculpe-me pela demora.

    ResponderExcluir
  39. Olá Nathália,

    a sincerdade é sempre surpreendente.

    Muito simpática sua resposta.

    Pena que você não tenha lido o texto.

    ResponderExcluir

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui