quinta-feira, 13 de maio de 2010

RELIGIÃO (TEXTO ESTÁ NA XEROX)

Olá meus caros, minhas caras.

Este espaço aqui é para vocês assinalaram o entendimento que vocês têm da instituição religiosa no nosso mundo.

Na opinião de vocês qual o impacto da secularização?

Qual a explicação sociologica para o crescimento de grupos religiosos no Brasil?

Qual a função da religião para as pessoas ao seu redor, seus amigos, conhecidos, etc.

Qual o impacto das novas formas de exibição do pertencimento religioso?


Respondam a estas questões e até levantem outras, e vamos debater o assunto do ponto de vista da sociologia.

24 comentários:

  1. AS PESSOAS NECESSITAM SENTIR-SE PARTE DE ALGO, POR ISSO BUSCAM GRUPOS, PARA SOFREREM BEM MENOS O IMPACTO DA ATUAL INDIVIDUALIZAÇÃO. tURMA : 308 MATUTINO.

    ResponderExcluir
  2. Quem é você, ó voz do além? qual seu nome? você tem um rosto?

    Falando sério. O mundo moderno produziu uma individualização da vida. É a ideia de que você é o único responsável pela sua sorte. Isto tem lá o seu lado bom, ma há conseqências terríveis também.
    Quanto a religião, ela não deve ser vista apenas como uma fuga.
    Ela é um elemento fundamental da identidade de muitas pessoas e fornece os instrumento para a interpretação do mundo.
    Existem religões que enfatizam o asecto individual da exstência. Não vamos nos aprofundar nisso, mas há pesquisadore que entendem que a religião no mundo contemporâneo tem uma grande capacidade para promover a dissolução de laços sociais.
    Óbvio, ha os que vêem nela a função integradora que você cita.

    Poderiamos conversar mais incisivamente se elegermos um grupo religioso em particular.

    Fico esperando o desafio, ó voz misteriosa

    ResponderExcluir
  3. 1- O simples fato de sermos livres para escolhermos a nossa religião, sem ser necessário ficar em uma apenas por obrigação.
    2- Como na xerox mesmoo "diz" : Muitas pessoas estão preocupadas com o futuro e querem uma explicação para o sentido da vida.
    3- Não a religião em si, mas a palavra de Deus para mim e para as pessoas que estão ao meu redor, trás paz de espírito, comunhão com o meu próximo... e tudoo mais o que precisamos pra termos uma vida próspera.
    4- Pra mim é uma alegria tremende, sabe? rs' Saber que já possuem muitas pessoas evangélicas, incluindo os jovens. As peessoas ja podem sentir a falta que Deus faz quando não é presente em nossas vidas. O grande impacto é que cada dia mais, no nosso país, existem mais evangélicos :)

    ResponderExcluir
  4. 1-A secularização tornou um mundo que antes existia em prol de uma religião (CRISTIANISMO E A IGREJA) para uma sociedade focada em outros pontos diferentes do religioso.em outras palavras,a igreja deixou de ser O poder dominante,simbólico e identificador para apenas uma ferramenta de meios e fins.grande parte maciça de seu poder foi perdido.
    2-Esse crescimento religioso se deve ao fato de que a grande maioria das pessoas naturalmente necessitam se apegar em algo,para enfrentar problemas do seu dia-a-dia,seus medos,alcançar seus objetivos.As pessoas ,mediante suas fraquezas,esperam que um poder maior interceda em seus desafios,daí essa popularização de grupos religiosos dos mais diversos tipos e formas.
    3-A religião para as pessoas ao meu redor,é,no fundo,seu motivo de viver,o alicerce de suas vidas,ao quais elas constroem toda ela ao redor de duas crenças e religiões.
    4-Hoje,religiões são pregadas em todos os tipos de mídia,no boca-a-boca etc.Sempre um vai querer que outro pertença ao seu grupo religioso.é como uma batalha para ver quem consegue mais peças no xadrez.
    Kevin Ferreira. N° 24 Turma 305 matutino

    ResponderExcluir
  5. Durante anos a religião predominou nas sociedades, mas houve um tempo em que idéias racionalistas formaram bases causando grande impacto, nos ideais da Igreja. No Brasil a religião continuou vigorosamente na cabeça das pessoas, mesmo com as mudanças no comportamento e no cotidiano das mesmas.
    Com a chegada de teorias como a Weber, Marx e Durkeim. As pessoas passaram a enxergar o mundo com outros olhos, dando ênfase na racionalidade, e que o homem tinha mais poder em influenciar os outros do que a religião. Mesmo com as crises na política, na educação, na economia e na família, as pessoas não deixaram de ter sua religião como um estilo de vida, que com o aparecimento de novas formas, ficou mais variado. Com a crise na Igreja Católica, no Brasil tivemos a ascensão do protestantismo a adesão às matrizes africanas e também a inclusão cultural do indígena. Isso se mesclou graças à diversidade cultural do brasileiro que está em busca de liberdade para expressar sua fé. Calcula-se que cerca de 98% dos jovens acreditam em Deus, ou seja, é uma coisa que não se esperava, por causa dos impactos causados pelas teorias que haviam questionado tal comportamento. Pode-se dizer então que a religião é importantíssima para a procura de um sentido para vida, e também serve para encontrar diversas maneiras para lidar com sofrimentos e angustias.
    Conclui-se que mesmo com os impactos causados pelo declínio da religião ela continua causando polêmica. Mas ainda é o principal norteador na vida das pessoas dando novas maneiras para viver e acima de tudo esperança de que a nossa sociedade possa se tornar melhor aceitando as diferenças.

    P.S.: repondi as questões como um todo.

    Por: Verônica Maria da Silva Eidan. nº44 Turma:305mat

    ResponderExcluir
  6. AO RAFA FRANÇA - Você nos lembrou que somos livres para escolher. Ok vou questionar isto.
    mas você lembra que qando discutimos o conceito de instituição nós falamos que sao regras e por conta disto a insituição também inclui punição, nem que seja uma punição de caráter moral (o exemplo do luto, lembra?).

    A atual dinâmica religiosa no brasil, não raro, provoca abalos familiares porqe nem todas as familias lidam com bem as escolhas religiosas dos individuos. Famílias católicas com as conversões protestates e s famílias protestantes com a descrença d seus membros.

    Que você acha disso?


    Kevin e Verônica, vocês parecem desdenhar da religião (corrijam se for equívoco meu).

    Se a religião expressa apenas uma necessidade de acreditar que seria natural (hum... para um sociólogo poucas palavras incomodam tanto como este "natural") então como vocês interretam o crescimento dos "sem-reigião", no brasil e no mundo?

    ResponderExcluir
  7. 1) A secularização fez com que muitas pessoas pensassem que a religião seria algo ultrapassado, não serviria para explicar alguns conhecimentos, enquanto a ciência podia explicá-los; porém, ao mesmo tempo em que essas pessoas começavam a desacreditar da religião, muitas outras achavam mais motivos para aumentar a fé e a crença, buscando liberdade espiritual e afetiva na religião.
    2) Por uma busca incessante de resolução de problemas e dificuldade, os seres humanos “apelam” para a religião, com o intuito de que a mesma, possa resolvê-los. Como os comentários citam acima, a religião faz com que nós tenhamos algo para crer, acreditar que pode ser a nossa salvação do mundo caótico atual que vivemos.
    3) Estou cercado por pessoas que crêem fielmente em suas respectivas religiões, e nela, buscam a base estrutural para as relações familiares, afetivas e profissionais. Em muitos casos, a religião é a verdadeira razão de existência dos meus conhecidos.
    4) “Divulgar” a religião, fazer com que as pessoas participem de alguma religião (grupo religioso), para obter salvação e libertação; não precisa seguir a religião que está sendo pregada, pode seguir outra, o importante é levar a aceitação de religião para as pessoas.

    P.S: Professor, gostei de debater por um blog, parabéns pela iniciativa.

    Por: Yves Cavalcante, 305 matutino

    ResponderExcluir
  8. Yves (e demais),

    não precisam ser burocrátios e criar uma resposta por tópicos. Façam como a Verônica que fez um texto global para as minhas provocações.

    Aliás, se não conseguirem explorar alguma das questões que propus, se detenham n'alguma que vocês perceberem que podem emcarar.

    E se for o caso façam suas próprias provocações...

    Sobre o debate via blog: Também estou gostando. Aliás, acho até que as turmas não estão aproveitando este espaço como deveriam. Como disse em sala, este espaço eu fiz, mas fiz pra nós. De modo que sempre penso este blog como NOSSO,e não como MEU.
    Pra ser sincero até esotu receoso de despertar um turbilhão de comentários. É que eu posso não dar conta. Mas por enquanto eu peço que todos venham ao blog e usem.

    Outra coisa importante, todos vocês se dirigem a mim. Vocês poderiam dialogar entre si. Debater com seus colegas as opiniões uns dos outros. Acho que isto tornaria até mais interessante...

    Sobre seu texto: esclareça no item 4, você disse: "o importante é levar a aceitação de religião para as pessoas". Que quer dizer com isso? que o mundo seria melhor se as pessoas tivessem reigião? ou que seria melhor que cada um tivesse sua crença repeitada, mesmo que cada um criasse a sua? (existem crenças que incluem sacrifício humano, por exemplo, isso vale para essas também?)

    Sobre o fato de que apelamos para a religião. Seus colegas indicaram em certos momentos que teríamos uma necessidade "natural" de criar uma religião. De fato todas as sociedades criaram instituições religiosas. (lembre do do conceito de instiuiçã que nós debatemos,o foco é nas regras e na resolução dos problemas).

    Mas sendo um impulso natural, como nós explicamsos que cresce o número de pessoas "sem religião"?

    Eu passei a bola....

    ResponderExcluir
  9. No meu pensar, as pessoas sem religião geralmente são pessoas mal sucedidas na vida, pessoas que seguem o caminho "do mal". Mas podemos nos perguntar porque elas decidiram não possuir a nenhuma religião. Pode-se dizer que essas pessoas são incapazes de crer em um Deus que criou tudo o que existe ou até mesmo pensam que existe mas não se adaptam às tantas restrições que as Igrejas impõem e preferem não pertencer ao grupo.

    Obs: É a minha opinião. Agora, por gentileza, você pode expressar a sua opinião sobre o assunto? Caro profesor!

    ResponderExcluir
  10. Pode-se dizer que com o passar dos séculos a religião tornou-se um fator de escolha em uma sociedade que enfatiza inúmeras possibilidades, mas reduz acessos e oportunidades.

    ResponderExcluir
  11. As pessoas sem religião talvez procurem não seguir uma religião, por influência de alguém ou de um fator externo. Como a Verônica citou, não conseguem crer em um Deus, um Criador. Provavelmente, são pessoas não realizadas na vida profissional, emocional e familiar.
    Esses fatores, surgem muita das vezes, por causa do determinismo(as pessoas são frutos dos meios, não têm chance de uma melhoria de vida).
    Mas me digam, o que fazer para inverter esse quadro?
    Yves, 305 matutino

    ResponderExcluir
  12. Verônica e Yves,

    ao identificar os "sem-religião" como pessoas não realizadas vocês estão comentendo uma simplificação sememlhante à daquelas pessoas que sustentam que a religião é mera fuga da realidade. Na verdade, acho que vocês estão fazendo uma leitura religiosa da questão (corrijam se estiver errado).


    Antes de perguntar o que fazer para inverter o quadro presente, ainda precisamos determinar com mais precisão, e sociologicamente, não se esqueçam deste detalhe, qual o significado destes "sem religião"

    ResponderExcluir
  13. No ponto de vista sociológico, a pessoa sem religião, é aquela que não aceita e nem acata as ordens promovidas pelas instituições para solucionar as necessidades humanas atuais.

    Yves, 305 matutino.

    ResponderExcluir
  14. Ronaldo. Turma 305

    As crenças religiosas é uma das mais antigas experiências do ser humano em busca de proteção para a vida e segurança espiritual. A religião sempre desempenhou importante papel em toda sociedade buscando a paz, o bem e o amor. Apesar disso o homem sempre teve uma intolerância à religião dos outros e isso já causou inúmeras guerras na história, e na atualidade ainda existem vários conflitos religiosos. De fato a religião faz com que os indivíduos se comportem e tomem suas decisões baseadas nas suas crenças especificas. Porém com o passar dos anos a ciência e outras formas de racionalismo começaram a substituir a religiosidade, e é o que Max Weber chamou de secularidade, tese que cada vez se faz mais presente nos nossos dias. Quantos de nós aprendemos quando criança, que “no principio Deus criou os céus e a terra...” Tempos depois deixamos de lado a teoria religiosa e adotamos a cientifica, de que há mais de quatro bilhões houve uma grande explosão no espaço e daí surgiu a terra, a ciência e outras formas de racionalidades começaram a explicar tudo de uma forma diferente da religião, Isso nos mostra que com o passar dos tempos a religião vem deixando de exercer um forte papel na sociedade. Daí surge uma pergunta: até quando seremos fiéis as nossas religiões?

    ResponderExcluir
  15. Ronaldo,

    lembra daquela frase que etá no início do texto, "o século XXI será religioso....".

    Como você a interpreta?



    E Yves,
    boa tentativa, você usou o conceito de instituição que trabalhamos em sala. Mas você iria alcançar uma análise mais precisa se se perguntar qual afinal a necessidade que a instituição religiosa atende? Só então se pergunte sobre os "sem-religião"

    ResponderExcluir
  16. Na minha opinião é muito complicado ter essa dinâmica religiosa na família brasileira, porque cada um defende a sua religião e acha que a sua que é a certa e que deve ser seguida. Mas como cada um tem o direito do livre arbítrio, por mais difícil que seja, temos que respeitar a escolha de cada um. O que todos nós procuramos é nos sentir bem, "nos achar".

    ResponderExcluir
  17. É interessante essa citação e a força da repercussão que ela teve no século passado. O engraçado é que o próprio André Malraux (esse é o verdadeiro nome do altor) tempos depois negou ter falado essas palavras. Pode ser que a religião ainda cresça nas primeiras décadas desse século, mas acho que não influenciará muito na sociedade como nos séculos passados.

    ResponderExcluir
  18. A religião foi criada com o intuito de nos explicar aquilo que não podia ser compreendido, como o poder devastador da natureza que naquela época acreditava-se ser a fúria dos deuses, mas falar de religião para mim é algo falso, pois cada um tem a sua e defenderá as doutrinas que segue, mas seria mais falso ainda dizer que religião não é importante, pois de fato estamos mais submetidos a ela do que podemos imaginar, nosso comportamento no dia a dia é influenciado por tal instituição, ela nos dá o conceito de "certo" e "errado", nos impõe a ética social e moral, e nos faz acreditar que seguindo estes preceitos chegaremos ao paraíso.
    Mayra Menezes - Turma 308 - matutino

    ResponderExcluir
  19. Pode-se dizer que a religião sirva para colocar regras nos ddizendo o que devemos fazer para sermos perfeitos socialmente. Ela surgiu da nescessidade de nos explicar fatos inexplicaveis por meio de fé, mas com o avanço dos conhecimentos humanos, cada dia mais a religião vem perdendo seus adeptos, mas acredito eu que isso nao enfraqueça a instituição igreja, porque por séculos era reinou unica e soberana entre as pessoas.
    Natalia Gomes
    Turma: 308

    ResponderExcluir
  20. Todas as sociedades conhecem alguma forma de religião. A religião é um fato social universal sendo encontrada em toda parte e desde os tempos mais remotos. Dentro das mais variadas culturas, o culto ao sobrenatural apresenta-se como fator de estabilidade social e de obediência às normas sociais. As religiões e as liturgias variam, mas o aspecto religioso é bem evidente. As pessoas proucuram no misticismo e no sobrenatural algo que lhes transmita paz de espírito e segurança. Por isso, a religião sempre desempenhou uma função social indispensável.

    ResponderExcluir
  21. Expressando os meus pensamentos a esse respeito sem querer ofender a ninguém. Declaro que acho que as pessoas buscam a Deus com um intuito de se sentirem protegidas, acolhidas por um ser superior. Na igreja podemos perceber que existe um lugar, onde há uma certa igualdade, onde as pessoas te tratam como irmãos, com isso nos sentimos parte de uma família. Então concluo que a igreja é vista como um refugio.
    Letícia Costa de Sousa; nº 29; turma 307

    ResponderExcluir
  22. 1-Creio eu que a secularização teve impacto pois fez com que os homems não acreditassem com tanta firmeza nas leis divinas crendo que todos os fenômenos pudessem ser explicados pela ciência .
    2-As pessoas estão muito focadas no futuro e recorrem a proteção divina .
    3-Muitos de meus amigos e familiares e as vezes até eu mesmo , recoremos a religião quando estamos em época de desespero e esquecemos de que Deus está em nossa vida nas tristezas e nas alegrias .
    4-As vezes ficamos confusos por que a cada dia existe mais e mais religiões o que acaba por nos deixar atordoados , mas esquecemos que Deus nos quer bem independente do que somos e aque pertencemos .
    Thiago de jesus n°43 sala 305

    ResponderExcluir
  23. Na minha opinião, o modo de vida de cada pessoa varia de acordo com a religião em que ela esta embutida, e como nessa época da existência, considerada por muitos o apocalipse, as pessoas buscam mais grupos religiosos, sendo que esses grupos devem se adequar de certa maneira, a vida dos seus seguidores.
    Quando o interessado pela busca da salvação não encontra nenhum grupo que se “encaixe” perfeitamente ao seu modo de vida, ele, juntamente com os que estão em mesma situação ou situação semelhante a ele, se juntam e formam um novo grupo religioso, que atenda seus horários, suas necessidades e que sebe, suas preferências.
    Criado esse novo grupo religioso, o mais lógico é que seus adeptos defendam e divulguem o mesmo, agindo de acordo com os ensinamentos que lá foram ensinados, e tentando convencer que mais pessoas venham a se associar a seu grupo.
    Dessa maneira, o número de grupos religiosos vem aumentando, logo, o número de adeptos que defendem e lutam pelos seus ensinamentos vem crescendo também, tornando assim mais evidente sua religiosidade e o grupo a que pertence.

    Rodrigo Esdras Nº36, 301 MAT

    ResponderExcluir
  24. Rodrigo,

    você está sabendo que nossa avaliação se refere a uma produção textual sobre as "instituições econômicas"?

    ResponderExcluir

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui