terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pranchas de Muller

2


Transformação de uma paisagem Urbana


,

20 comentários:

  1. (Aurélio Felipe Santos Ataíde; n°02; turma:204; 2°ano; turno: matutino.)

    De acordo com as imagens, é possível perceber que onde há presença do homem há transformação, isso é da propia natureza humana.
    O interesse, a curiosidade e a ânsia pela evolução seriam fatores fundamentais para tal mudança, tanto no meio urbano quanto no meio rural.
    Pode se dizer que com essa transformação a sociedade esta destinada a se unir de uma forma em que se tornará apenas uma só nação.

    ResponderExcluir
  2. Transformação de uma paisagem Ruaral: podemos perceber que as mudanças do homem e da natureza mudaram totalmente a paisagem no decorrer do tempo, a cada época ela foi evoluindo até ser talmente transformada. O que antes era campo se transforma em lojas, shopping e outros.
    Transformação de uma paisagem Urbana: nessa paisagem podemos perceber que casas, prédios antigos, ruas e carros evoluiram de acordo com o passar do tempo. O homem fez toda modificação, criou coisas novas e transformou totalmente aquela cidade com o avanço da tecnologia.
    Resumindo tudo isso, as mudanças ocorrem de acordo com o tempo, as comparações feitas nos fazem entender o quanto o tempo, o homem, a natureza e a evolução pode transformar uma paisagem.

    ResponderExcluir
  3. Aurélio e Josy,

    Acho que as repostas de vocês ficariam melhores se vocês lessem os textos sobre mudanças sociais.

    ResponderExcluir
  4. Andre Aroucha Trinta turma:206 nº 5terça-feira, 26 de outubro de 2010 às 17:09:00 BRT

    Essas imagens mostram que as cidades do jeito que elas eram antes do homem destruilas fazendo isso tudo que elas mostram,esse meu jeito de falar destruir é porque a cidade antes de o homem fazer essas coisas todas não tinha todo esse problema que tem hoje.Tipo não tinha esse desmatamento todo, essas poluição.As cidades deixaram de ser paraiso pra ser um ambiente bastante poluido, sei que o homem quando fez isso tudo não pensava que o que fez não iria fazer esse mau todo para as cidades.Esse é o meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  5. As pranchas de Muller demonstram um processo de ubanização na qual em boa parte das vezes é um resultado inevitável do avanço da civilização e da tecnologia.

    A coisa mais significante no decorrer das imagens em relação a sociologia é a clara mudança dos hábitos diários das pessoas.

    Antes no habitate rural as pessoas tinham hábitos rurais, no passar das pranchas tiveram seus hábitos mudados.

    Na minha opnião a urbanização é perfeita, mesmo que tenha toda essa poluição e estragos causados pelo avanço da civilização, pois sem ela o mundo estaria um caos.

    minha análise é tamanha que escreveria um site, pena que a pobre caixinha do comentário não consiga suportar.

    bjos para meu prof. nº 134º do meu coração.

    ResponderExcluir
  6. (Mauro Fernando Cavalcante Pedroza N°29 sala204)
    Nessas Pranchas de Muller podemos observar muitas mudanças de primeira vista e muitas outras minunciosas como o porque de cada mudança, ex:um acidente de tranzito causado por má sinalização e na imagem seguinte o mesmo espaço modificado e com sinalização adequada.Tudo bem que essas mudanças feitas pelo homem são extremamente nessesarias mas sao feitas de maneira ``desordenada´´ isso porque não prezam pela preservação da natureza, é possivel ver o desaparecimento de varias arvores,surgimento de muitos veiculos, aterramento de um rio etc... é possivel perceber tambem que ao contrario da sociedade conservadora e ate mesmo da moderna não se da o devido valor aos costumes dos mais velhos na hora de construir.

    ResponderExcluir
  7. as transformaçoes das paisagens e de ate mesmo outros lugares, é devido ao concentimento de certos grupos de pessoas que obtem objetivos de avanço nos meios para toda a sociedade, pois ao passar dos anos vão existindo varios fatores, meios, informações pra que a sociedade passe a mudar; assim como a moda por exemplo, com o tempo as tendencias vão mudando e a sociedade mudando e adquirindo as novidades.
    mas o que podemos ve é que nem sempre as pessoas aceitam certos tipos de mudança, e nem sempre a mudança de paisagens urbanas e etc, são aceitas pela população.
    e por essas e outras também o homem acaba destruindo certas coisa da natureza que são muito importantes para nós. essa éh a evolução da geração da sociedade, assim como agora mas pra frente irá ter mas mudanças sociais.

    *karlla lisboa; n° 21; turma 203; turno: matutino*

    ResponderExcluir
  8. Jéssica Maria Oliveira n° 16 t=203quarta-feira, 27 de outubro de 2010 às 21:15:00 BRT

    Legal essa representação de mudança social! Nesses desenhos é possivel notar que a mudança física e geografica modifica toda a forma de vida da população. Na primeira representação, uma sociedade basicamente rural evolui primeiramente com estradas, o trem, em seguida fábricas, automóveis... Na segunda é quase a mesma coisa e já aparece mais nitidamente problemas típicos urbanos,como o trânsito e aglomerado urbano, este último, causado principalmente pela grande demanda de pessoas que vem pro meio urbano em busca de empregos nos grandes polos industriais que ficam mais concentrados nestes lugares.

    ResponderExcluir
  9. rafael ribeiro n.34 turma:203
    dá pra perceber q tanto na paisagem rural quanto urbana vão se urbanizando cada vez mais,na ultima paisagem rural fica mais dificil de ser caracterizada como área rural e,na paisagem urbana se torna totalmente urbanizada com muitos prédios e globalizada

    ResponderExcluir
  10. Paulo martins turma:206 matutino

    Nas pranchas de Muller podemos observa o grande e inevitável processo de urbanização de duas paisagens diferentes buscando o mesmo objetivo industrialização e globalização estimulando a novas formas de relações socias graças a importancia e ampliação do trabalho assalariado transformando o cotidiano da sociedade e fazendo do homem urbano um relogio onde as engrenagens não podem parar.

    ResponderExcluir
  11. Adryano Max Escorcio da Silva - nº 43
    Turma: 206 (Matutino)

    As pranchas de Muller são diversas imagens, onde esta representada as mudanças sociais e paisagísticas de determinadas regiões. Ela é dividida em grupo dois grupos – Transformações da paisagem rural; Transformações da paisagem urbana. Cada uma tem suas características especificas e marcantes. Muller através das imagens tenta mostra as causas e os efeitos das modificações sociais, tais transformações ocorrem em curto prazo entre duas imagens e em longo prazo entre dois grupos de duas imagens. Ficando nítido a velocidade dos avanços e as diferenças.

    Transformações da paisagem rural

    No primeiro grupo, de duas imagens, temos a paisagem rural onde a primeira foi tirada em 1551 e a segunda em 1555, ou seja, uma diferença de quatro anos. Em um curto tempo pode ser notado uma mudança rápida e alguns setores como a economia, quando ele deixa de produzir produtos agrícolas em larga escala para produzir apenas para seu consumo; vemos o plano de fundo, da imagem, mudar em decorrência da criação de cidades próximas a região e também da industrialização que poluí diminuindo a visibilidade do relevo, logo homem necessita da criação de estradas para facilitar sua locomoção e escoa os produtos industrializados.

    Ao decorrer das imagens vemos uma diferença de estações do ano, o que gera a necessidade do homem se adaptar. Então ele usa os produtos industrializados para se adaptar e se entreter, no caso onde ocorre o inverno rigoroso e as pessoas se diverte na pista de gelo.
    O homem então ver a necessidade de facilitar a sua vida assim, criando avenidas, prédios, máquinas e indústrias. Lógico que todos esses avanços somente correram com os avanços tecnológicos, com a quebra de tabus da população. Para atingir metas e facilitar, além do avanço tecnológico permitir, às pessoas começam a mudar o relevo e a paisagem não pensando nos problemas que pode ser causados, rios são aterrados; o relevo se torna plano, sem imperfeições; e florestas são desmatadas.
    Essas são as mudanças notas nas imagens de Muller e seus ideais deduzidos através de conhecimento históricos e sociais adquiridos durante o ensino escolar.

    Transformações da paisagem urbana

    A sistematização de tempo é a mesma, temos duas imagens em que a diferença de anos não é distante e grupos de duas fotos onde o tempo decorrido é grande.
    Nas primeiras imagens fica difícil nota grandes diferenças, pois as maiorias das pessoas viviam na zona rural ou em vilas fora do centro urbano. Entretanto é possível nota a mudança na economia da cidade. É perceptível mudanças nos estilos de carros, nas roupas das pessoas e na estrutura dos prédios, isso mostra que a indústrias iniciava suas atividades na sociedade urbana.
    Logo depois vemos que a industrialização tomou conta da cidade e com isso o aumento da população que gerou grandes problemas nas cidades. Problemas como desordem no transito, crescimento desordenado de casa e violência.
    Igual a todo cidade temos a destruição descontrolada da natureza nas cidades, como o aterramento de rios e destruição de floresta, acarretando o aumento de poluição.
    Criam-se leis para organiza as cidades e grandes empresas começam a se forma e se instalar nas cidades dividindo a população, em pobres e ricos, o que pode ser notado na ultima foto.

    ResponderExcluir
  12. Rayane Alves, nº 35 Turma: 204
    No meio rural pôde-se perceber de forma mais acentuada a destruição da vegetação para a urbanização e consequentemente o desenvolvimento, o resultado não é totalmente ruim a cidade fica bonita,apesar de contribuir para problemas como poluição, efeito estufa, entre outros. Profissões do campo antes requisitadas perdem um pouco de valor,as distâncias tornam-se menores com um enorme números de meios de transporte e de meios de comunicação.
    No meio urbano pode-se perceber que a cidade melhorou,ficou mais bonita, maior e ganhou um ar moderno. Essa mudanças são inevitáveis, contribuidas principalmente pela Revolução industrial e a sociedade é assim ela se adapta as mudanças,principalmente se forem boas.

    ResponderExcluir
  13. Gizah Gomes n:45 turma:203 matutino

    Bom pelas imagens é possivel constatar que a beleza da natureza esta ficando de lado,por causa da constante mudança que o homen vem fazendo;de um lado é bom pelo fato da a modernização que ajuda o homen no seu dia-a-dia,mas pelo outro lado prejudica,por exemplo,a poluição,o grande aumento de carros e a falta de estrutura,o certo seria se os governantes dessem maior apoio,ou seja,aumentassem as cidades e dessem estruturas para elas poderem suportar essas mudanças,outra coisa que se pode perceber é que essas mudanças não ocorrem só no campo,apesar de ser com maior intensidade,mais também ocorrem na meio urbano.

    ResponderExcluir
  14. Atraves da imagens conseguimos identificar claramente as mudancas socias e fisicas.Onde a presença do homem, podemos constatar uma forte destruiçao na natureza principalmente na area rural,pois ele sempre esta na mira das industrias
    onde eles visualizao apenas o lucro ou seja so pensam em lucrar e nao dao minima se esta causando danos na natureza.

    Mairlyn Melo n28 turma 203 mat

    ResponderExcluir
  15. eunice santos turma:206 turno:matutino e n:11

    transformação da paisagem rural: Bom ela retrata de um campo que se tranformou em uma cidade no decorrer do tempo, a cada época ela foi evoluindo até ser talmente transformada. O que antes era campo se transforma em lojas, shopping e casas e estradas, o campo era um lugar tranquilo agora que virou uma cidade movimentada.
    Transformação de uma paisagem Urbana: Podemos perceber que casas, prédios antigos, ruas e carros e as pessoas evoluiram de acordo com o passar do tempo e se transformando em uma cidade evoluida , ou seja ,tecnologica que fes toda modificação da primeira.

    ResponderExcluir
  16. As modificações feitas mudam também a forma de sobrevivência das pessoas. Seus hábitos, costumes mudam de acordo com o ambiente em que habitam.
    Ao 'destruir' o espaço rural, o homem tende a querer transformá-lo segundo suas 'necessidades', visando assim, não o bem comum, mas somente o que lhe é interesse. Como por exemplo, destruição de uma reserva para realização de um hotel, etc.
    Luzia Laila turma 203 nº27

    ResponderExcluir
  17. As transformações de paisagens são levadas em consideração ao aspecto de cada população que habita um local. Uma população urbana não irá necessitar de poços, de cercas feitas de estacas, diretamente, necessitando assim, de uma infraestrutura mais bem preparada para suas necessidades e posições. O homem toda a vez que 'põe a mão na natureza', ele a transforma como quer de acordo com que acha que necessita, faznedo assim, sem perceber, que suas necessidades nem sempre atenderão a todos.

    Rayssa de Kássia nº 37 203mat.

    ResponderExcluir
  18. Nas transformações da pra perceber, que no decorrer de cada mudança física das paisagens, muda junto com elas toda uma população, trocando de costumes, e mudando a vida social. Na primeira imagem, por exemplo, onde no começo tinha várias criações de bovinos, com as mudanças feitas, estradas construídas, as criações deixaram de existir ali naquele local, foi feito uma estação de trem, entre outras. Na segunda no começo só havia homens trabalhando, depois além de homens trabalhando, havia também homens se divertindo e muito mais movimento. Nas paisagens humanas, notei que essas transformações já são bem mais agressivas ou bem mais perceptíveis, talvez por ter muito movimento e muitas informações em cada imagem.

    Erenayra Fontenelle n°10 turma 203

    ResponderExcluir
  19. Qual é a fonte dessas Pranchas de Muller??
    Onde as encontro além do blog?

    ResponderExcluir
  20. bom eu so vim pra saber se Quem também pode modificar a paisagem,além do homem?É só o que eu quero saber. eu agradeço se me responder

    ResponderExcluir

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui