sábado, 16 de outubro de 2010

Tipos e Origens das Mudanças Sociais

As mudanças sociais podem ser classificaas segundo a sua origem, ou seja, se nascem internamente a um grupo ou sociedade ou se vêem de fora.

No primeiro caso as mudanças são endógenas, e no segundo caso são mudanças exógenas.

As mudanças que nascem dentro do grupo (endógenas) são fruto da interação entre dois fatores: as descobertas e as invenções.

Descobertas são conquistas da humanidade sob a forma de novos conhecimentos adquiridos.

Invenções são conquistas que envolve a aplicação prática do conhecimentos acumulados pela humanidade.

Um bom exemplo de como estes fatores funcinam pode ser dado pela história do átomo, ou do conhecimento do átomo. Durante muitos séculos foi sendo construída e aperfeiçoada a idéia de que certos elementos pequenos,  tão pequenos que não podem ser visíveis aos olhos humanos, estão na base da organização da matéria. O aperfeiçoamento desta idéia nos levou até o atual conhecimento que temos do funcionamento da estrutura do átomo, e mesmo da estrutura subatômica. Este conhecimento consiste numa descoberta. A aplicação disto na fabricaçõ da bomba atômica ou na aplicação em processos da medicina, consiste em invenções.

Outro bom exemplo disto pode ser dado na forma como lidamos com o tempo.

Ao longo da história da nossa espécie nos orientávamos, em relação a definição do tempo, pelos sinais que a natureza enviava, especialmente através do ciclo diario do sol.

Todavia a idéia do tempo foi sendo aperfeiçoada. Construímos um sistema de medidas com a unidade “Hora”. Usamos este sistema para organizar macro unidades, “dias”, “semanas”, “meses”, “anos”, etc. Fizemos então calendários.

Todavia o nosso controle do tempo foi revolucionado com a invenção do relógio mecânico, pois então o nosso sistema de medidas do tempo passou a contar com uma noção matemática do tempo. Significa que temos condição de acompanhar a qualquer momento a hora exata (a unidade) os minutos exatos (a sub unidade) os segundos exatos (a subunidadade da subunidade) e se quisermos podemos ser ainda mais precisos.

A possibilidade de obter uma noção matemática do tempo produziu uma das mais importantes ocasiões para que ocorressem ao redor do globo mudanças sociais exógenas, ou seja, que era levadas de um grupo ou sociedade para outros através da difusão.

Um bom exemplo de como isto ocorreu pode ser dado com o nascimento da moderna administração científica, através dos trabalhos e pesquisa de Frederick Taylor. (veja mais sobre ele aqui)

Taylor fez um estudo sobre o trabalho onde considerava entre outras coisas o tempo de execução das tarefas e a habilidade dos trabalhadores. Esta pesquisa lhe permitiu elaborar um método de organização do trabalho que ficou conhecido como taylorismo. Neste sistema os trabalhadores são obrigados a se dedicar a pequenas tarefas que devem ser executadas de modo padronizado e em um tempo determinado.

A aplicação do sistema de Taylor proporcionou certas vantagens para as empresas, pois permitia produzir mercadorias mais rapidamente, com menos perda de materiais e por isso a um preço menor. Ele também publicou um livro chamado princípios de administração científica (ao lado), onde apresentava o seu método. O livro foi publicado em vários idiomas ao redor do mundo.

Em pouco tempo o sistema de Taylor foi aplicado em todas as empresas industriais ao redor do mundo. Era a base de mudanças sociais exógenas, ou seja por difusão, no caso dos princípios de organização do trabalho segundo o taylorismo.

 

O controle do tempo, do espaço e as mudanças sociais hoje

Um sociólogo chamado Anthony Giddens chamou a atenção para um fato que conhecemos muito bem mas que normalmente nos escapam da consciência. Segundo ele nossa vida é orientada por uma combinação de tempo e de espaço. Ou seja, nossas vida é orientada por certas regras a que chamamos de horas que, na duração de um dia, nos dirigem para certos lugares onde vamos estar submetidos a outras regras específicas. Por exemplo, nos “dias de semana”, na parte da manhã vocês devem estar nas nossas aulas de sociologia.

As grandes mudanças que conhecemos no nosso mundo têm a ver com alterações no modo como nós experimentando a relação entre o tempo e o espaço. Vamos ver como isto acontece.

Hoje, exatamente hoje (veja aí que horas são), temos a possibilidade de fazer a compra de um produto a distância. Por exemplo, vamos imaginar um produto valioso, uma camisa do Corinthians!!! (Salve o Timão!!!). Hoje é possível comprar uma camisa na loja do Corinthians, na capital paulista e receber o produto amanhã mesmo, ou no máximo, num período de até 36 horas.

Isto é fabuloso. Há um livro famoso, de um dos maiores escritores de histórias de aventuras, Julio Verne, que viveu no século XIX (morreu em 1905), era de um período em que as distâncias espaciais eram bem mais importantes, ou maiores, que hoje em dia. Ele escreveu um romance famoso, onde os heróis apostam que é possível  fazer que era inacreditável: dar a volta ao mundo em 80 dias (quase três meses!). A foto ao lado é de uma edição espanhola do livro “a volta ao mundo em 80 dias”. Hoje em dia podemos dar esta volta em dois ou três dias.

O que mudou do tempo de Julio Verne para os nossos dias é a capacidade dos meios de transporte que nós temos hoje. Confira na capa do livro.

Outra coisa importante que acontece hoje é a possibilidade que temos que estar com pessoas que não estão conosco. Ou seja, hoje é possível manter contato e relações com pessoas que não estão fisicamente próximas de nós. Esta é uma, existem outras, das consequencias da grande revolução nos meios de comunicação.

Você mesmo pode ter, ou pode conhecer quem tem, amigos que não “conhece” e cuja amizade é alimentada através da internet. Este fenômeno pode até implicar em certos problemas no caso de algumas pessoas podem abrir mão de viver em função das pessoas e dos processos sociais que ocorrem ao seu lado e optar por dedicar sua atenção e energia para relações com pessoas que só pode acessar através de maquinas.

É evidente porém que as maiores consequências disto são positivas. Podemos ter mais acesso a informações, e não dependemos apenas das grandes empresas (redes de tv ou grandes jornais), podemos nos aproximar mais facilmente de outros grupos com os mesmos gostos que os nossos, etc.

 

Espaço e tempo: mais descobertas, mais invenções, mais difusões.

Em conjunto estas mudanças, verdadeiras revoluções, nos meios de transportes e de comunicação são especialmente importantes para as mudanças sociais.

Temos mais e mais possibilidades de fazer descobertas científicas e também temos mais possibilidades de produzir aplicações na forma de invenções.

Contudo o mais importante talvez seja a possibilidade inigualável de promover a difusão de mudanças sociais graças a esta nova possibilidade de lidar com o espaço e com o tempo.

Para ter uma idéia perceba como os grandes estúdios do cinema norteamericano conseguem fazer o lançamento dos seus filmes no mesmo dia em todo o mundo. E mais ainda, perceba como demora bem pouco para encontrarmos os mesmos filmes vendidos pelos ambulantes nas ruas de São Luís. E provavelmente os ambulantes e todas as cidades do mundo fazem a mesma coisa quase ao mesmo tempo.

A grande importância dos transportes e das comunicações no nosso mundo é que através deles surgem uma coisa que nos acostumamos a chamar de globalização. Esta globalização é nada mais que a possibilidade de criar e difundir produtos e idéias. Também tornam a difusão automática, pois o tempo e o espaço passam a ter menos importância.

2 comentários:

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui