As ações afirmativas são medidas determinadas pelo Estado com o objetivo de eliminar desigualdades,gerando oportunidades para as classes menos favorecidas, promovendo a igualdade. Mas será mesmo que elas promovem isso? As cotas raciais são exemplos de que não há essa tal "igualdade", pois elas exprimem nas entrelinhas que o negro não tem a mesma capacidade do branco, pois se tivesse, não seria necessário a criação destas. Muitos dizem que essas cotas são oportunidades que os negros têm para superarem um passado de desigualdades, mas na verdade, isso só piora a situação, gerando mais discriminação, pois muitas pessoas brancas racistas acabam achando que realmente são melhores que os negros. Mas sabemos que a etnia não determina capacidade intelectual de ninguém, e sim o conhecimento. O que deveria ser feito por parte do governo, é um investimento na educação básica dos negros,pois se realmente desejam dar oportunidades, promover "igualdade", devem oferecer isso desde o berço, e não depois.É igual a árvore: para que ela seja bonita e que dê bons frutos no futuro não é necessário que cuidemos dela desde pequena? Então, é a mesma coisa com o ser humano. Com toda certeza, se oferecessem educação de qualidade para os negros, eles seriam capazes de competir com qualquer um, assim como apesar de tudo, são capazes sim de hoje em dia, entrar em uma faculdade sem o uso das cotas.
Há uma discussão muito grande em torno da igualdade racial, no entanto ela não acontece há pouco tempo, isso já ocorre desde séculos passados. No século XVI os negros já eram extremamente explorados, muitos eram tratados como animais, sem nenhuma qualidade de vida. Passaram-se anos de luta pela a liberdade e por direitos. Com a implantação da Lei Áurea, os negros obtiveram a liberdade, porém mesmo estando libertos eles não tinham um meio viável de sobrevivência, continuando a viver em estado de desprezo e desumanidade. Os anos se passaram e a luta dos negros continua nos dias de hoje. Existem as chamadas ações afirmativas que são medidas especiais, determinadas pelo Estado, que têm como objetivo eliminar as desigualdades, sejam elas raciais, religiosas, étnicas, ou outras. A política de cotas raciais é um método de promover a entrada de indivíduos negros nas universidades. Estes têm todo o direito ao ensino superior, o que é facilitado pelo sistema de cotas, já que o acesso à educação possui suas dificuldades, isso porque ainda existe em alguns lugares o preconceito e a discriminação. Portanto, essa política procura aumentar cada vez mais o número de negros nas universidades, para terem um ensino de qualidade e melhores condições de vida.
Existe um deabate secular, entre as funções das AA (Ações Afirmativas) e as reações que elas realmente provocam. AA's são medidas estatais que visam promover a igualdade de direito, a maioria destinada à questões de cor. Mas elas acabam por promover a desigualdade, quando tendem a criar novas formas de facilitar à inclusão dos grupos oprimidos da sociedade. Exemplo: Cotas Raciais. Elas terminam por enaltecer a superioridade branca, pois criam várias formas e facilidades para que o acesso afro às universidades seja mais simples. O que parece demasiado inoportuno, pois apenas no meio da carreira rumo ao mercado de trabalho que são disponobilizadas essas vagas. Seria bem melhor deixar disponível desde cedo e/ou investir mais na educação negra (e indígena), reconhecimento de direitos, tais como salarios iguais para todas as etnias, e descriminalização, com projetos governamentais apoiados por todos os países.
Marianne França Costa nº21 As ações afirmativas são medidas adotadas pelo Estado para combater as desigualdades raciais. Sendo assim,foi aprovado o ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL,que visa acabar com as desigualdades entre negros e brancos. Esse regulamento declara que a população negra tem direito:À EDUCAÇÃO,obrigando as escolas públicas e privadas a ensinar a história da África e dos negros no Brasil;À CULTURA,garantindo aos remanescentes das comunidades quilombolas o direito de preservar seus costumes,tradições e religião,tendo proteção estatal;AO ESPORTE E LAZER,reconhecendo a capoeira que é de origem africana como esporte;AO TRABALHO,proibindo as empresas de contratarem pessoas por etnia e outos mais. Ainda existe um apoio psicológico,físico e social às mulheres negras em situação de violência. Então,teoricamente a população negra está bem protegida do racismo inútil,considerando as ações afirmativas, que tem boas intenções para os negros,contudo é na pratica que precisamos ver o sucesso de tais ações,pois negro ou branco todos são de uma mesma espécie:a humana ,portanto cabem a todos os mesmos direitos.
O Estatuto da Igualdade Racial entrou em vigor no dia 20 de outubro deste ano. Tem como objetivo, proporcionar direitos iguais entre a população negra e as demais “raças” no que diz respeito à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à liberdade de consciência e de crença, ao livre exercício dos cultos religiosos, ao acesso à terra, à moradia adequada, ao trabalho e aos meios de comunicação. Tal regulamento foi elaborado como uma forma de compensar os vários anos de escravidão e desigualdades impostos aos negros no período colonial. Tratando-se do sistema de cotas, para negros, no Brasil, observa-se certa ambiguidade no mesmo. Por um ângulo, percebe-se a positividade na questão de assegurar a oportunidade do negro ingressar em uma universidade. Em contrapartida, pode-se inferir que o sistema rotula, implicitamente, a incapacidade intelectual do negro.
A adoção do sistema de cotas para admissão de negros e pardos nas universidades públicas brasileiras tem sido alvo de diversas discussões a respeito do assunto e as polêmicas geralmente giram em torno do fato de que neste caso há privilégios para alguns e coloca em desvantagem os outros candidatos. Torna-se bem difícil distinguir a cor de uma pessoa quanto à sua raça no Brasil, levando em conta que se tem uma população bastante miscigenada. Como a maioria dos candidatos negros é pobre e de origem humilde, seria necessário um maior número de cotas para pobres e de escola pública. É verdade que o sistema de cotas não é eficiente e nem acaba com a discriminação e o preconceito aos negros, mas o fato é que tem que ser feito algo para acabar o preconceito criado pela sociedade brasileira há séculos e permanece até hoje, conseqüentemente é necessário sim ações afirmativas voltadas para tal assunto. Deve-se garantir o acesso de pessoas menos favorecidas para se corrigir discriminações e promover equilíbrio, igualdade de condição e situação, propiciar oportunidades com a criação de dispositivos de inserção social e racial que ajude na construção de uma sociedade imparcial, garantindo dignidade a cada indivíduo. Os negros, notadamente sempre tiveram poucas chances, menos acesso à educação de qualidade por falta de condições financeiras e discriminação, por isso devem ser tratadas de maneira diferente perante a sociedade, visto que são minorias desprivilegiadas e merecem ter as mesmas oportunidades.
Criadas para estabelecer igualdade entre classes, etnias e grupos sociais, as ações afirmativas acabam sendo causadoras de desigualdades. O sistema de cotas, é um exemplo claro e clássico disso. Há cotas para deficientes, indígenas, estudantes de escola pública e negros. Quanto às cotas para negros,observa-se o duplo sentido que elas trazem consigo. O governo quer que a população tenha em mente que esse sistema é o mais conveniente e igualitário possivel, pois dá oportunidade de ingresso ao ensino superior. Por outro lado, utilizando um pouco mais de sensibilidade, percebe-se que em meio a tudo isso está implicita a ideia de que o negro é inferior, no caso intelectualmente, em relação aos ditos ''brancos''. Como pode-se querer propor igualdade utilizando um sistema tão desigual? Independentemente de cor, todos têm capacidade de aprender e exercer o que foi aprendido, mas seria impróprio dizer que todos têm a mesma oportunidade de fazê-lo. Daí vem a questão das cotas para escola pública. O governo não teria a obrigação de dar educação de qualidade à população, educação essa que se tornaria equivalente às instituições privadas? Se os brancos e negros, pobres, tivessem oportunidades iguais desde o ens. fundamental, as cotas não teriam o menor sentido. Tendo em vista o sistema de ensino falho da rede pública, as cotas tornam-se coerentes, mas não convenientes.
Segundo a definição "desigualdade racial é toda situação que trata com diferença o acesso a bens, serviços e oportunidades em todas as áreas da vida, por causa da raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica."Levando-se em conta essa afirmação,podemos dizer que as cotas raciais são um tipo de discriminação,traz benefícios em razão da cor da pele do indivíduo,levando somente um grupo de pessoas à tal ascenção.O principal objetivo das cotas raciais é a inserção do negro em faculdades,e seu defensores o justificam –a pelas condições insalubres de sobrevivência dos negros no passado.No entanto,esse sistema só gera mais discriminação, já que fica implícito que os negros não teriam a mesma capacidade que os brancos,tornando-os inferiores. O que não é verdade,o conhecimento independe da cor da pele de um indivíduo,depende sim,da forma como é ensinado e educado. Vagas em universidades devem ser conquistadas com estudo,conhecimento e esforço e não por etnia.A educação igualitária,sem distinção da cor da pele seria bem mais proveitoso e ainda obedeceria à definição acima citada.Reduzindo assim a desigualdade racial e fazendo com que haja uma verdadeira igualdade entre todos.
As ações afirmativas são medidas de organizações na qual o objetivo é reconhecer certos grupos da sociedade que sofrem prejuizos em relação a sociedade em geral. O sistema de cotas no Brasil tem surgido uma séries de discursões onde os estudantes negros possuem direitos à vargas na universidade gerando tumultos em relação ao preconceitos existentes ainda no mundo.Segundo alguns estudiosos o sistema de cotas para negros não é favorável para a sociedade onde os direitos deveriam ser iguais a todos,já outros pensam que essa medida tomada é vantajosa sobre as injustiças sofridas pelos os negros nos anos de escravidão.De qualquer forma o preconceito ainda é bem visível em relção ao sistema de cota onde a sociedade ver a exclusão social acontecendo em maior número. Para o brasileiro não é a melhor forma de resolver desigualdades é sim aumentando ainda mais o preconceito,ou seja,a divisão entre raças desvaforecendo ambas as mesmas e desmerecendo a intelectualidade de muitos em geral.
Na tentativa de 'igualitar' classes sociais e/ou etnias, o governo aderiu as ações afirmativas. Estas são utilizadas 'pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades' (Leomir Souza Costa, Formando em Ciências Sociais). É fato que os negros sofriam como escravos antigamente, mas não vivemos mais essa realidade e eles conquistaram seu espaço na sociedade e são igualmente capazes quanto os brancos. Essa atitude governamental não se torna tão diferente dos senhores de engenho se visto pelo lado da diferença que estão fazendo subliminarmente dizendo que os negros são menos favorecidos. O governo diz que criou esses programas para promover a igualdade, mas na verdade o que está mesmo fazendo é tentando concertar algo que, na verdade, se tivesse sido feito direito, não teria necessidade disso. É obrigação do Estado Brasileiro oferecer uma educação de qualidade para a população. Se medidas tivessem sido tomadas para a melhoria de qualidade das escolas e do ensino, não seria necessário estas ações afirmativas. As cotas para alunos de escolas publicas são na verdade uma tentativa de 'maquiar' o erro do Governo Brasileiro. No entanto, atualmente essas cotas se tornam indispensáveis. Depois de toda uma diferença de educação entre escolas publicas e privadas, os alunos tem que utilizar dessas cotas para conseguir um ensino superior digno. Portanto, é de grande ajuda, sim, as ações afirmativas para aqueles que precisam, mas estas seria menos necessárias se o Estado Brasileiro tivesse cumprido seu dever.
Resultado da vergonha de um país sem educação ou democracia racial. Ao invés de propor uma quota para negros deveria ser combatido o problema em questão na raiz, é absurdo saber que em um país, negros em média recebem 50% a menos que brancos, isso quando estão empregados, pois sabe-se que o desemprego atinge mais drasticamente a população negra (indicadores sociais - IBGE em 2002).
Quota para negros? Isso me soa feio demais, parece que o país esta admitindo sua própria DISCRIMINAÇÃO, onde está a democracia racial? ou seria uma PSEUDODEMOCRACIA?
O que penso? No maximo isso me faz rir, uma confissão de um sistema vergonhoso, desrespeitoso e falho, onde existe a necessidade de se facilitar vagas para "humanos” de cor negra por serem discriminados, social, cultural e economicamente pelo próprio país.
Ações afirmativas são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado espontânea com o obejtivo de eliminar desigualdade acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidade e tratamento bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação decorrentes de motivos raciais éticos, religioso, de gênero e outros. Portanto as ações afirmativas visam combater os efeitos acumuladas em virtude das descriminações acorridas. Existem ainda açôes afimativas que são desenvolvidas fora do estado por instituições da sociedade civil no entanto suficiente para decidir a respeito de seus procedimentos tais com politicos, sindicatos, escolas, igrejas etc. As ações afirmativas neste sentido pode ser temporárias ou não, dependendo das normas que foram criadas. Hoje em dia um contra-partida justa de um estado que promove a isonomia garante também a liberdade para os movimentos brancos e de outras raças.
As ações afirmativas foram criadas com o objetivo de ''diminuir'' as diferenças... basicamente no sentido de compensação, quer dizer que: as ações afirmativas foram criadas para suprir as deficiencias do estado quando o cidadão precisa do sevirço e o estado é faltoso. oque discuti-se em torno dessa medida é que ela foi criada com o objetivo de diminuir as diferenças, os preconceito e as deficiencias do estado que muitas vezes por fatores culturais estão bem presos a nossa sociedade, mais em contra pardida as ações afirmativas acabam resaltando e expondo ainda mais essas difenças.
Oque no meu ponto de vista não se percebe é que não é essa a discurção a ser tomanda e sim pq essas medidas não apenas provisorias?
Se você for analisar sem se incluir como um usuario das ações afirmativas é bem perceptivel uma grande discurção na sociedade em relação ao oque é precoceito ou não, mais isso só se discute entre os proprios usuarios as ações.
No meu ponto de vista deve-se levar essas discurções aos setores policos da sociedade, porque eu vejo essas medidas como uma forma de maquiar o trabalho dos politicos, essa medida mostra que o estado está se importando com as dificuldades da população menos favorecida; quando não está, porque ela apenas facilita o trabalho dos policos jogando as responsabilidades na iniciativa privada, quando o estado devia trabalhar para que o proprio estado suprise essas necessidades.citando um pequeno exemplo é bem facil perceber isso, quando as leis do estato preveem 1 segunrança do trabalho para cada 30 funcionarios em empresas privadas,mais em compensação em alguns orgãos publicos que abrigam muitos mais funcionarios não se percebe a presença de nenhum segurança do trabalho se quer.
Pra mim a população deve parar de descutir a quetão etnica e racial, e procurar exigir dos orgãos publicos que essas AÇÕES AFIMATIVAS sejam provisórias mesmo, porque assim se faz necessario uma real movimentação polica em relação aos problemas socias.
A igualdade racial tem sido a razão de nossa vida. Por isso, buscamos proposições e saídas para estes assuntos. Pois Como sabemos a luta do povo negro no Brasil teve início no século XVI, quando eram capturados em suas terras na África, e, tais como animais eram escravizados e trazidos para cá nos navios negreiros. Os negros - a não ser com raríssimas exceções-, não tinham e muitos ainda não têm vez nem voz. Visando mudar esse cenário foram criadas medidas determinadas pelo Estado com finalidade de amenizar as desigualdades, proporcionando oportunidades às classes menos favorecidas, promovendo a igualdade, tais medidas ficaram conhecida como ações afirmativas. E a exemplo desta, tem-se, o estatuto de igualdade racial, reunindo um conjunto de ações e medidas especiais que garantem direitos fundamentais à população afro-brasileira. Outro exemplo, é o sistema de cotas para negros, este por sua vez gera bastantes conflitos de opiniões, pois, há quem o defenda, caracterizando-o como uma forma de recompensa aos vários anos de escravidão e desigualdades impostos aos negro no período colonial e quem o classifique com ferramenta que só reforça o sentimento de desigualdade destacando erroneamente uma suposta incapacidade dos afro-brasileiros enaltecendo assim a “superioridade” dos brancos. Vale destacar que a cor não determina a capacidade de um ser humano, ela é apenas uma diferença, assim como o tamanho dos pés e a cor dos olhos, e todos possuem direitos e deveres independente da etnia. Portanto, as ações devem emergir de todos e de cada um. Devem partir do Governo, do Legislativo, da sociedade como um todo, devendo ser reconhecida a capacidade, habilidade e disposição.
As ações afirmativas é uma ótima ideia tentar diminuir a desigualdade racial,pois,através dela pode-se desenvolver uma esperança de igualdade entre a tão sofrida população negra. Essas novas leis tem como pricipais funções: promover a igualdade étnica, ou seja, a igualdade de oportunidades para a população negra; correção das desigualdades históricas e raciais e combate às desigualdades étnicas e raciais, isto é, reduzir ou acabar com as desigualdades entre brancos e negros Esta nova lei é tão importate que está pondo em pratica medidas importantes,como exemplo temos a cota para negros que facilita a entrada de "negros" na universidade,porém, essa facilidade não é tão justa porque na maioria dos casos há infracões devido a misigenação. As ações tentam impedir o desenvolvimento do racismo mas este não acaba de uma hora para outra,porém,está vinculado na vida de cada um seja naqueles que dizem-se não-racistas na minha opinião as ações afirmaitivas é uma ótima saída para facilitar a vida e as escolhas da poulação que tanto sofre....
Hitoricamente o Brasil,um dos mais belos país com suas praia e povo acolhedor,possui desigualdades sociais acentuadas.Esse fosso social que divide as camadas da sociedade brasileira provoca a marginalização de determinados grupos sociais.
Para intender como essa divisão social ocorreu é preciso voltar ao passado e refletir sobre o tratamento dado a esses estratos.Do ponto de vista racial existe o caso dos negros que eram tratados como animais e submentidos ao processo de escravidão.
Anos de omissão do estado levaram ao agravamento do problema.Atualmente atravez das ações afirmantivas o poder publico tenta garantir a igualdade de oportunidades e tratamento.O maior exemplo desta política é o sistema de cotas racias.
A justificativa para as cotas em universidades públicas é que certos grupos,em razão de algum processo histórico,teriam maior dificuldade para aproveitar as oportunidades.Esta medida é polêmica, embora seja consenso de que algo deva ser feito,alguns argumentam que não se deve atacar a consequência e sim a causa.
Embora seje importante as ações do estado para diminuição das desigualdades é importante lembrar que o problema deve ser atacado na sua origem.Pois nenhum deseuilibrio social foge as deficiências de suas estruturas básicas como por exemplo a educação e distribuição de renda.
professor fiz meu texto como uma disertação no estilo prosa e utilizei como fonte de pesquisa a winkpedia.
Acho que não preciso mais conseituar ações afirmativas.
Tais ações vieram para pagar uma dívida enorme para com a sociedade negra e indigena, dívida essa que nunca vai ser paga poís o preconceito racial sempre vai existir. Uma das suas formas mais comuns são as cotas (na minha opnião errada, poís faz apologia ao conceito previo das mais diversas formas seja racial, sexual e etc), cotas foi um sistema criado pelos governantes para pagar tal dívida, consedida atravéz dos tempos com a escravidão,e etc.quando digo que nunca vai ser paga estou querendo dizer que a nossa sociedade faz conque isso não aconteça, nas forma mais diversas até mesmo em nossas brincadeiras tipo: "tu nasce, preto, feio e liso,ai é sacanagem" entendeu?
Com relação aos índios eu digo que nois nunca deviamos ter mechidos neles poís a sua cultura bastava ser eestudada para nossa maior compreenção e aprendizagem, não era preciso invadirmos assim seu território, a sua médicina é muito linda e realmente funciona nois deviamos só aprender com eles.
Até mesmo os pobres indiretamente entram nessas ações poís temos cotas também para escolas públicas, pra mim um poblema da má adiministração do nosso país, uma vez que cuba acabou com o analfabetismo em apenas dois anos...
vlw tio...
victor sérgio da silva muniz: nº45, vulgo VICTOR ESGUETO ROSAS No final das contas cotas pra mim é o melhor exemplo da falta de respeito com a nossa sociedade.
Quand0 se fala em aç0es afirmativas,0 exempl0 que vem a cabeça é 0 sistema de c0tas criadas para negr0s.Sistema esse, criad0 para diminuir as desigualdades sfridas p0r essas pess0as.Mas esse sistema cria certas c0ntr0versias.Uma das contradições relacionadas às cotas de cunho racial frequentemente citadas diz respeito à institucionalização do racismo: para alguns críticos, a distinção de etnias por lei acabaria por agravar o racismo já existente. Somos todos iguais, braços dados ou não. Enfim o preconceito é discriminação e discriminação é crime. Falar não é suficiente e é preciso as pessoas agir e se conscientizarem. Cada um faz a sua parte.
As ações afirmativas em relação aos negros devem ser encaradas como forma de melhorar as condições dessas pessoas na sociedade. As cotas para negros em universidades consistem em aumentar a participação de negros no mercado trabalhista, já que antes disso a quantidade de negros formados era bem inferior a de brancos e em média o salário do negro ainda é metade do salário do branco. O negro é discriminado desde antes de nascer. As gestantes negras têm menos cuidados médicos do que as brancas. Isso significa receber menos anestesia no parto normal, receber menos explicação sobre o aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido, sinais do parto, pré-natal, alimentação adequada, entre outras coisas, portanto, torna-se necessário compensar esta discriminação negativa com uma outra ação de caráter positivo. Ações afirmativas não vão resolver o problema do racismo cordial brasileiro, mas no mínimo vão chamar a atenção dos brasileiros para ele e provavelmente diminuí-lo. Somente uma melhora sensível nos níveis de emprego, na distribuição de renda e nas políticas sociais poderá contribuir de forma positiva para a melhoria do padrão de vida dos brasileiros, particularmente os negros.
Portanto, ações afirmativas resultam em maior igualdade ao menos no campo educacional e isso pode ser avaliado objetivamente. Nesta pesquisa fica claro que negro em hospitais públicos e particulares do Rio de Janeiro (e provavelmente em todo o Brasil) é discriminado desde antes de nascer. Os negros e negras são diuturnamente discriminados e, portanto, torna-se necessário compensar esta discriminação negativa com uma outra de caráter positivo. O tratamento universalista não dá importância à questão étnica. E não combater o racismo cordial é compactuar com ele. Ações afirmativas não vão resolver o problema do racismo cordial brasileiro, mas no mínimo vão chamar a atenção dos brasileiros para ele e provavelmente diminuí-lo. Somente uma melhora sensível nos níveis de emprego, na distribuição de renda e nas políticas sociais poderá contribuir de forma positiva para a melhoria do padrão de vida dos brasileiros, particularmente os negros.
Kacio Bismark N° 17 Ações Afirmativas são medidas tomadas pelo governo afim de que as desigualdades sociais diminuem ou acabem. Várias iniciativas ja foram tomadas, uma delas é a cota pata negros na universidade. Essas ações trazem benefícios e malefícios ao mesmo tempo. Elas facilitam bastante a vida de negros que não tiveram boas codições de estudo dando assim, melhores oportunidades para essas pessoas. Mas se for analisar outro ponto, essa medida traz uma grande descriminação fazendo totalmente o oposto da função dessas ações. Na minha opnião, essas ações tinham que vir do inicio do problema, gerando melhores condições desde o começo, por exemplo. melhorar a educação em escolas públicas desde o ensino fundamental, capacitando melhor essas pessoas dando melhores condições de vida e não deixando almentar o problema para TENTAR resolver mais tarde. De forma eral essas ações são muito boas, mas é preciso aperfeiçoar essas medidas para realiza-la.
A expressão ação afirmativa é recente no campo das políticas públicas. Foi criada em 1963 pelo então presidente Kennedy para denominar as medidas para promover a igualdade entre negros e brancos nos EUA e dar uma resposta ao profundo conflito gerado pela segregação racial, conflito esse denunciado pelo movimento pelos direitos civis nas décadas de 50 e 60. As ações afirmativas são,portanto, resultado da luta dos movimentos sociais pela democratização dos direitos, que no caso dos EUA que teve no movimento social negro como o seu principal protagonista. De uma forma mais geral, por ações afirmativas podemos entender as dinâmicas, práticas, meios e instrumentos que têm como meta o reconhecimento sócio-cultural, a promoção a igualdade (de oportunidades, de tratamento e de condições objetivas de participação na sociedade) e, portanto, a universalização (concreta) de direitos civis, políticos e sociais em uma dada sociedade. Desse ponto de vista, podemos conceber as políticas de ação afirmativa como políticas de constituição do público. Assim, ação afirmativa e democratização são conceitos que estão intimamente ligados e, nas práticas sociais concretas, se complementam. Ação afirmativa é um conceito de constituição do comum, a partir de ações contra as desigualdades; ações que afirmam a igualdade contra o privilégio, a multiplicidade contra a uniformidade e a participação contra a subordinação. É neste sentido que ação afirmativa é política de democratização, pois na democracia a política consiste na criação daquilo a que, necessariamente, todos devem ter acesso, criando os meios que assegurem esse acesso. No Brasil, o Movimento Social Negro é o principal protagonista da ação afirmativa como prática social e como política de combate às desigualdades sociais. Tais desigualdades quando analisadas do ponto de vista da raça (brancos, pardos, pretos, indígenas, amarelos e outros) expõem as imensas assimetrias e sugerem que a discriminação racial como um dos seus elementos constitutivos fundamentais. De acordo com a PNAD/IBGE, os negros constituem 45% da população, mas correspondem a 65% dos pobres (cerca de 53,9 milhões de pessoas) e 70% dos indigentes (cerca de 22 milhões de pessoas). Ou seja, ser negro/a no Brasil implica em maior possibilidade de ser pobre ou miserável; a diferença entre a escolaridade média de um jovem negro e um jovem branco de 25 anos é, há várias gerações.
Tendo em vista que as ações afirmativas são um conjunto de políticas que tem a finalidade de combater práticas discriminatórias e possibilita que pessoas marcadas por estereótipos coletivos e negativos acessem posições de poder, pode- se perceber que as cotas para negros nas universidades que tem por objetivo solucionar em parte o problema racial no Brasil, acaba sendo mais uma forma de discriminação contra os afros descendentes, pois poderão ser considerados incapazes para o ingresso no ensino superior. Apesar de sabermos que os negros tiveram sua ‘’liberdade’’ da pior maneira, sem as mínimas condições para uma ascensão social, o sistema de cotas não é a maneira mais correta para tentar amenizar a situação, ainda mais porque tem todo um histórico social, econômico e cultural que envolve o problema de racismo no Brasil. De acordo com os fatos mencionados, nota-se que em vez do sistema de ‘’cotas’’, deveria existir uma política voltada para a educação de base de acesso a todos , pois seria a melhor forma de mudar o péssimo ensino brasileiro, além disso todos chegariam em igual condição ao ensino superior.
Podemos definir as ações afirmativas como medidas do governo para diminuir as diferenças sociais como meio de compensar os desfavorecidos históricamente (negros, por exemplo), indivíduos que nascem de alguma forma fora do ‘padrão social’ e que por mais que se sobressaiam na sociedade sempre terão sobre si olhares discriminatórios devido à sua origem. Exemplificando temos o sistema de cotas, que beneficia esses grupos sociais, até então excluídos. Tendo em vista que o governo tem a obrigação de dar uma educação de melhor qualidade, mas não o faz, nada mais justo do que esse grupos concorrerem entre si na hora de ingressar ao ensino superior. Muitos são os que criticam esse sistema, por não acharem necessário já que todos tem capacidade. Embora isso seja verdade, não é assim que acontece. Todos tem capacidade, mas as oportunidades são diferentes. Então, não há porque criticar ou ser contra uma coisa que garante o direito de todos. Levo em consideração toda a luta desses grupos sociais para se firmarem na sociedade e essa oportunidade é dada através das cotas. Encaro-as de forma positiva, porque por mais que se fale em subestimação do negro, ou do deficiente físico, por exemplo, elas vêm ajudar, abrir novas portas.
Como todos acima disseram: “As ações afirmativas vieram com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas”, As ações afirmativas, em sua maioria, são constituídas pelo estado, e têm em foco grupos específicos como negros, índios, deficientes, entre outros. O sistema de ações afirmativas nasceu nos EUA e se difundiu pelo mundo rapidamente (Pois o mundo todo é desigual) defendendo as aspas acima. Um exemplo de tais ações é o sistema de cotas (Você já sabe o que é) que deveria ser extinto gradualmente e ser trocado por um ensino de qualidade para TODOS, sem distinção, ou seja, deveria começar pelo ensino fundamental e até o fim do ensino médio (Pois todo mundo sabe que não é de uma hora pra outra que se pode mudar um sistema de ensino de décadas de uso). As ações afirmativas entrariam em extinção e no lugar ficaria UM ENSINO IGUALITÁRIO DE QUALIDADE, pois a solução de todos os problemas está na educação. Para mim, as Ações Afirmativas são como colocar a sujeira pra debaixo do tapete, tentando esconder um rombo que temos na educação do nosso país em relação a outros países (Não me refiro aos Estados Unidos). OPORTUNIDADE: Essa é a palavra que muitos ainda esperam
Ações afirmativas são medidas especiais tomadas pelo estado, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, e etc... Portanto, as ações afirmativas visam combater os efeitos acumulados em virtude das discriminações ocorridas no passado. Mais as vezes isso acaba promovendo e mais desigualdades... Como exemplo temos a desigualdade racial. Como nas faculdades aonde os negros tem mais chances de passar do que os brancos. O que não deveria acontecer, pois deveria passar cada um pelo seu esforço e não pela sua cor.
o estatuto aprovado no senad0 em 20 de julh0 de 2010,tem c0m0 0bjetiv0 garantir 0s direit0s da p0pulaçã0 negra d0 n0ss0 país,e a diminuiçã0 da discriminaçã0 s0frida p0r eles.Esse documento define o que é discriminação racial, desigualdade racial e população negra.Na educaçã0 passa ser 0brigat0ri0 0 ensin0 de hist0tia geral da p0pulaçã0 negra d0 país nas esc0las,e a cap0eira passa a ser c0nsiderada c0m0 esp0rte. 0 estatut0 garante 0 direit0 às c0munidades quil0mb0las de preservar seus c0stumes culturais s0b pr0teçã0 d0 estad0.Na questão religiosa, o estatuto reitera o livre exercício dos cultos religiosos de origem africana. O documento também estabelece que o Estado adote medidas para coibir a violência policial contra a população negra,dentre 0utr0s direit0s. Esper0 muit0 que esse estatut0 p0ssa ser mais um marc0 na hist0ria da p0pulaçã0 negra,levand0 assim aqueles indivídu0s que nã0 respeitam as pess0as s0 p0rque sua c0r é diferente a respeitarem (nem que seja na "f0rça bruta")esse p0v0 que tant0 s0freu pra c0nquistar seus direit0s.Acredit0 que um dia a n0ssa s0ciedade será igualitária,e que esse racism0 idi0ta irá acabar.
A igualdade racial, é uma luta que o povo negro enfrenta constantemente no Brasil. Sabesse que cor não determina a capacidade de um ser, e sim apenas o diferencia. Somos todos iguais, então não à necessidade de se preestabelecer um tipo de cota para privilegiar uma raça, mas esse privilegio acaba sendo uma 'ofensa', pois todo ser humano independente de cor da pele, tem capacidade de passar em uma Universidade, através do seu desempenho e é isso que deve ser levado em consideração.
O Estatuto das igualdades raciais é o resultado das ações afirmativas, que são programas e medidas adotadas pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades. Lendo o mesmo vemos que ele está cheio de boas intenções possíveis relacionadas à igualdade racial, mas para resolver um problema deve-se ir ao “X” da questão, ou mesmo, a origem do male ou á raiz. Acho que programar leis visando á igualdade não basta, pois se conhece a história e sabe que a Lei Áurea tinha o propósito de libertar os escravos (se vê aqui a “melhor intenção” possível), mas esqueceram do que iria vir depois: descaso e desprezo pelos mesmos. Concluí-se então que a solução não é criar leis e nem estatutos, mas sim conscientizar e reeducar os indivíduos em relação à discriminação racial e as demais. Rayara Rodrigues dos Santos n:.31
A expressão ação afirmativa serve para denominar as medidas para promover a igualdade entre negros e brancos e dar uma resposta geral ao conflito gerado pela segregação racial. Ações afirmativas não duram para sempre, é só o tempo em que uma pessoa consiga ter mesmas vantagens que o restante da população. Portanto, existe diferentes tipos de preconceitos tanto com negros como indigenas, mulheres, e as ações afirmativas estão ai para acabar com essa diferença e para que a sociedade viva com dignidade, sempre respeitando as suas diferenças.
Medida estatal adotada para tentar acabar com desigualdades sobretudo raciais: Um dos vários conceitos de Ação Afirmativa. Mesmo bem-intencionadas, incentivando estatutos de igualdade, leis, cotas raciais para negros e índios nas faculdades e etc.. essas mesmas ações afirmativas, acabam sem querer, de certa forma, dando um empurrãozinho para que o racismo se propague, pois oferecendo tantos benefícios, deixam no ar um clima de que os negros e índios PRECISAM de ajuda, porque sem seu próprio esforço nunca conseguiriam igualdade de direitos e deveres. Por essa e outras razões que não sou nem contra nem a favor das cotas racias, que são os maiores exemplos do que são e o que conseguem fazer, as ações afirmativas. ")
A idéia de cotas para negros faz parte das chamadas políticas de ação afirmativa, que são políticas que visam ampliar o acesso de minorias a todos o setores sociais. Mas muitos são os argumentos contrários a implantação do sistema de cotas nas universidades, como a questão da meritocracia, que é a obtenção de algo por merecimento pessoal; a inconstitucionalidade de estabelecer qualquer tipo de discriminação positiva que fere o princípio da igualdade; a impossibilidade de distinguir quem é branco e quem é negro no Brasil, devido à miscigenação de raças; e o fato de que essa medida pode contrariar as políticas de caráter universalistas.
Olá, Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu. Peço apenas que evite o plágio. Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento. No mais: Desus é bom, e isto basta!
As ações afirmativas são medidas determinadas pelo Estado com o objetivo de eliminar desigualdades,gerando oportunidades para as classes menos favorecidas, promovendo a igualdade. Mas será mesmo que elas promovem isso?
ResponderExcluirAs cotas raciais são exemplos de que não há essa tal "igualdade", pois elas exprimem nas entrelinhas que o negro não tem a mesma capacidade do branco, pois se tivesse, não seria necessário a criação destas. Muitos dizem que essas cotas são oportunidades que os negros têm para superarem um passado de desigualdades, mas na verdade, isso só piora a situação, gerando mais discriminação, pois muitas pessoas brancas racistas acabam achando que realmente são melhores que os negros. Mas sabemos que a etnia não determina capacidade intelectual de ninguém, e sim o conhecimento. O que deveria ser feito por parte do governo, é um investimento na educação básica dos negros,pois se realmente desejam dar oportunidades, promover "igualdade", devem oferecer isso desde o berço, e não depois.É igual a árvore: para que ela seja bonita e que dê bons frutos no futuro não é necessário que cuidemos dela desde pequena? Então, é a mesma coisa com o ser humano. Com toda certeza, se oferecessem educação de qualidade para os negros, eles seriam capazes de competir com qualquer um, assim como apesar de tudo, são capazes sim de hoje em dia, entrar em uma faculdade sem o uso das cotas.
Há uma discussão muito grande em torno da igualdade racial, no entanto ela não acontece há pouco tempo, isso já ocorre desde séculos passados. No século XVI os negros já eram extremamente explorados, muitos eram tratados como animais, sem nenhuma qualidade de vida. Passaram-se anos de luta pela a liberdade e por direitos. Com a implantação da Lei Áurea, os negros obtiveram a liberdade, porém mesmo estando libertos eles não tinham um meio viável de sobrevivência, continuando a viver em estado de desprezo e desumanidade.
ResponderExcluirOs anos se passaram e a luta dos negros continua nos dias de hoje. Existem as chamadas ações afirmativas que são medidas especiais, determinadas pelo Estado, que têm como objetivo eliminar as desigualdades, sejam elas raciais, religiosas, étnicas, ou outras. A política de cotas raciais é um método de promover a entrada de indivíduos negros nas universidades. Estes têm todo o direito ao ensino superior, o que é facilitado pelo sistema de cotas, já que o acesso à educação possui suas dificuldades, isso porque ainda existe em alguns lugares o preconceito e a discriminação. Portanto, essa política procura aumentar cada vez mais o número de negros nas universidades, para terem um ensino de qualidade e melhores condições de vida.
Rodolfo Mnac13 - #32
ResponderExcluirExiste um deabate secular, entre as funções das AA (Ações Afirmativas) e as reações que elas realmente provocam.
AA's são medidas estatais que visam promover a igualdade de direito, a maioria destinada à questões de cor. Mas elas acabam por promover a desigualdade, quando tendem a criar novas formas de facilitar à inclusão dos grupos oprimidos da sociedade.
Exemplo: Cotas Raciais. Elas terminam por enaltecer a superioridade branca, pois criam várias formas e facilidades para que o acesso afro às universidades seja mais simples. O que parece demasiado inoportuno, pois apenas no meio da carreira rumo ao mercado de trabalho que são disponobilizadas essas vagas. Seria bem melhor deixar disponível desde cedo e/ou investir mais na educação negra (e indígena), reconhecimento de direitos, tais como salarios iguais para todas as etnias, e descriminalização, com projetos governamentais apoiados por todos os países.
Marianne França Costa nº21
ResponderExcluirAs ações afirmativas são medidas adotadas pelo Estado para combater as desigualdades raciais.
Sendo assim,foi aprovado o ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL,que visa acabar com as desigualdades entre negros e brancos.
Esse regulamento declara que a população negra tem direito:À EDUCAÇÃO,obrigando as escolas públicas e privadas a ensinar a história da África e dos negros no Brasil;À CULTURA,garantindo aos remanescentes das comunidades quilombolas o direito de preservar seus costumes,tradições e religião,tendo proteção estatal;AO ESPORTE E LAZER,reconhecendo a capoeira que é de origem africana como esporte;AO TRABALHO,proibindo as empresas de contratarem pessoas por etnia e outos mais.
Ainda existe um apoio psicológico,físico e social às mulheres negras em situação de violência.
Então,teoricamente a população negra está bem protegida do racismo inútil,considerando as ações afirmativas, que tem boas intenções para os negros,contudo é na pratica que precisamos ver o sucesso de tais ações,pois negro ou branco todos são de uma mesma espécie:a humana ,portanto cabem a todos os mesmos direitos.
O Estatuto da Igualdade Racial entrou em vigor no dia 20 de outubro deste ano. Tem como objetivo, proporcionar direitos iguais entre a população negra e as demais “raças” no que diz respeito à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à liberdade de consciência e de crença, ao livre exercício dos cultos religiosos, ao acesso à terra, à moradia adequada, ao trabalho e aos meios de comunicação.
ResponderExcluirTal regulamento foi elaborado como uma forma de compensar os vários anos de escravidão e desigualdades impostos aos negros no período colonial. Tratando-se do sistema de cotas, para negros, no Brasil, observa-se certa ambiguidade no mesmo. Por um ângulo, percebe-se a positividade na questão de assegurar a oportunidade do negro ingressar em uma universidade. Em contrapartida, pode-se inferir que o sistema rotula, implicitamente, a incapacidade intelectual do negro.
A adoção do sistema de cotas para admissão de negros e pardos nas universidades públicas brasileiras tem sido alvo de diversas discussões a respeito do assunto e as polêmicas geralmente giram em torno do fato de que neste caso há privilégios para alguns e coloca em desvantagem os outros candidatos.
ResponderExcluirTorna-se bem difícil distinguir a cor de uma pessoa quanto à sua raça no Brasil, levando em conta que se tem uma população bastante miscigenada. Como a maioria dos candidatos negros é pobre e de origem humilde, seria necessário um maior número de cotas para pobres e de escola pública.
É verdade que o sistema de cotas não é eficiente e nem acaba com a discriminação e o preconceito aos negros, mas o fato é que tem que ser feito algo para acabar o preconceito criado pela sociedade brasileira há séculos e permanece até hoje, conseqüentemente é necessário sim ações afirmativas voltadas para tal assunto.
Deve-se garantir o acesso de pessoas menos favorecidas para se corrigir discriminações e promover equilíbrio, igualdade de condição e situação, propiciar oportunidades com a criação de dispositivos de inserção social e racial que ajude na construção de uma sociedade imparcial, garantindo dignidade a cada indivíduo.
Os negros, notadamente sempre tiveram poucas chances, menos acesso à educação de qualidade por falta de condições financeiras e discriminação, por isso devem ser tratadas de maneira diferente perante a sociedade, visto que são minorias desprivilegiadas e merecem ter as mesmas oportunidades.
Sara R. da Silva Carneiro, nº 36.
ResponderExcluirCriadas para estabelecer igualdade entre classes, etnias e grupos sociais, as ações afirmativas acabam sendo causadoras de desigualdades. O sistema de cotas, é um exemplo claro e clássico disso. Há cotas para deficientes, indígenas, estudantes de escola pública e negros. Quanto às cotas para negros,observa-se o duplo sentido que elas trazem consigo. O governo quer que a população tenha em mente que esse sistema é o mais conveniente e igualitário possivel, pois dá oportunidade de ingresso ao ensino superior. Por outro lado, utilizando um pouco mais de sensibilidade, percebe-se que em meio a tudo isso está implicita a ideia de que o negro é inferior, no caso intelectualmente, em relação aos ditos ''brancos''. Como pode-se querer propor igualdade utilizando um sistema tão desigual? Independentemente de cor, todos têm capacidade de aprender e exercer o que foi aprendido, mas seria impróprio dizer que todos têm a mesma oportunidade de fazê-lo. Daí vem a questão das cotas para escola pública. O governo não teria a obrigação de dar educação de qualidade à população, educação essa que se tornaria equivalente às instituições privadas? Se os brancos e negros, pobres, tivessem oportunidades iguais desde o ens. fundamental, as cotas não teriam o menor sentido. Tendo em vista o sistema de ensino falho da rede pública, as cotas tornam-se coerentes, mas não convenientes.
Ana Caroline dos Santos Mendes nº03
ResponderExcluirSegundo a definição "desigualdade racial é toda situação que trata com diferença o acesso a bens, serviços e oportunidades em todas as áreas da vida, por causa da raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica."Levando-se em conta essa afirmação,podemos dizer que as cotas raciais são um tipo de discriminação,traz benefícios em razão da cor da pele do indivíduo,levando somente um grupo de pessoas à tal ascenção.O principal objetivo das cotas raciais é a inserção do negro em faculdades,e seu defensores o justificam –a pelas condições insalubres de sobrevivência dos negros no passado.No entanto,esse sistema só gera mais discriminação, já que fica implícito que os negros não teriam a mesma capacidade que os brancos,tornando-os inferiores.
O que não é verdade,o conhecimento independe da cor da pele de um indivíduo,depende sim,da forma como é ensinado e educado. Vagas em universidades devem ser conquistadas com estudo,conhecimento e esforço e não por etnia.A educação igualitária,sem distinção da cor da pele seria bem mais proveitoso e ainda obedeceria à definição acima citada.Reduzindo assim a desigualdade racial e fazendo com que haja uma verdadeira igualdade entre todos.
As ações afirmativas são medidas de organizações na qual o objetivo é reconhecer certos grupos da sociedade que sofrem prejuizos em relação a sociedade em geral.
ResponderExcluirO sistema de cotas no Brasil tem surgido uma séries de discursões onde os estudantes negros possuem direitos à vargas na universidade gerando tumultos em relação ao preconceitos existentes ainda no mundo.Segundo alguns estudiosos o sistema de cotas para negros não é favorável para a sociedade onde os direitos deveriam ser iguais a todos,já outros pensam que essa medida tomada é vantajosa sobre as injustiças sofridas pelos os negros nos anos de escravidão.De qualquer forma o preconceito ainda é bem visível em relção ao sistema de cota onde a sociedade ver a exclusão social acontecendo em maior número.
Para o brasileiro não é a melhor forma de resolver desigualdades é sim aumentando ainda mais o preconceito,ou seja,a divisão entre raças desvaforecendo ambas as mesmas e desmerecendo a intelectualidade de muitos em geral.
Na tentativa de 'igualitar' classes sociais e/ou etnias, o governo aderiu as ações afirmativas. Estas são utilizadas 'pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades' (Leomir Souza Costa, Formando em Ciências Sociais).
ResponderExcluirÉ fato que os negros sofriam como escravos antigamente, mas não vivemos mais essa realidade e eles conquistaram seu espaço na sociedade e são igualmente capazes quanto os brancos. Essa atitude governamental não se torna tão diferente dos senhores de engenho se visto pelo lado da diferença que estão fazendo subliminarmente dizendo que os negros são menos favorecidos.
O governo diz que criou esses programas para promover a igualdade, mas na verdade o que está mesmo fazendo é tentando concertar algo que, na verdade, se tivesse sido feito direito, não teria necessidade disso. É obrigação do Estado Brasileiro oferecer uma educação de qualidade para a população. Se medidas tivessem sido tomadas para a melhoria de qualidade das escolas e do ensino, não seria necessário estas ações afirmativas. As cotas para alunos de escolas publicas são na verdade uma tentativa de 'maquiar' o erro do Governo Brasileiro.
No entanto, atualmente essas cotas se tornam indispensáveis. Depois de toda uma diferença de educação entre escolas publicas e privadas, os alunos tem que utilizar dessas cotas para conseguir um ensino superior digno.
Portanto, é de grande ajuda, sim, as ações afirmativas para aqueles que precisam, mas estas seria menos necessárias se o Estado Brasileiro tivesse cumprido seu dever.
Quota para negros?
ResponderExcluirResultado da vergonha de um país sem educação ou democracia racial. Ao invés de propor uma quota para negros deveria ser combatido o problema em questão na raiz, é absurdo saber que em um país, negros em média recebem 50% a menos que brancos, isso quando estão empregados, pois sabe-se que o desemprego atinge mais drasticamente a população negra (indicadores sociais - IBGE em 2002).
Quota para negros? Isso me soa feio demais, parece que o país esta admitindo sua própria
DISCRIMINAÇÃO, onde está a democracia racial? ou seria uma PSEUDODEMOCRACIA?
O que penso?
No maximo isso me faz rir, uma confissão de um sistema vergonhoso, desrespeitoso e falho, onde existe a necessidade de se facilitar vagas para "humanos” de cor negra por serem discriminados, social, cultural e economicamente pelo próprio país.
Chamaria isso de "OPERAÇÃO TAPA BURACOS"
Ações afirmativas são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado espontânea com o obejtivo de eliminar desigualdade acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidade e tratamento bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação decorrentes de motivos raciais éticos, religioso, de gênero e outros. Portanto as ações afirmativas visam combater os efeitos acumuladas em virtude das descriminações acorridas.
ResponderExcluirExistem ainda açôes afimativas que são desenvolvidas fora do estado por instituições da sociedade civil no entanto suficiente para decidir a respeito de seus procedimentos tais com politicos, sindicatos, escolas, igrejas etc. As ações afirmativas neste sentido pode ser temporárias ou não, dependendo das normas que foram criadas.
Hoje em dia um contra-partida justa de um estado que promove a isonomia garante também a liberdade para os movimentos brancos e de outras raças.
As ações afirmativas foram criadas com o objetivo de ''diminuir'' as diferenças... basicamente no sentido de compensação, quer dizer que: as ações afirmativas foram criadas para suprir as deficiencias do estado quando o cidadão precisa do sevirço e o estado é faltoso.
ResponderExcluiroque discuti-se em torno dessa medida é que ela foi criada com o objetivo de diminuir as diferenças, os preconceito e as deficiencias do estado que muitas vezes por fatores culturais estão bem presos a nossa sociedade, mais em contra pardida as ações afirmativas acabam resaltando e expondo ainda mais essas difenças.
Oque no meu ponto de vista não se percebe é que não é essa a discurção a ser tomanda e sim pq essas medidas não apenas provisorias?
Se você for analisar sem se incluir como um usuario das ações afirmativas é bem perceptivel uma grande discurção na sociedade em relação ao oque é precoceito ou não, mais isso só se discute entre os proprios usuarios as ações.
No meu ponto de vista deve-se levar essas discurções aos setores policos da sociedade, porque eu vejo essas medidas como uma forma de maquiar o trabalho dos politicos, essa medida mostra que o estado está se importando com as dificuldades da população menos favorecida; quando não está, porque ela apenas facilita o trabalho dos policos jogando as responsabilidades na iniciativa privada, quando o estado devia trabalhar para que o proprio estado suprise essas necessidades.citando um pequeno exemplo é bem facil perceber isso, quando as leis do estato preveem 1 segunrança do trabalho para cada 30 funcionarios em empresas privadas,mais em compensação em alguns orgãos publicos que abrigam muitos mais funcionarios não se percebe a presença de nenhum segurança do trabalho se quer.
Pra mim a população deve parar de descutir a quetão etnica e racial, e procurar exigir dos orgãos publicos que essas AÇÕES AFIMATIVAS sejam provisórias mesmo, porque assim se faz necessario uma real movimentação polica em relação aos problemas socias.
RAYANNE SOUSA N° 30
ResponderExcluirA igualdade racial tem sido a razão de nossa vida. Por isso, buscamos proposições e saídas para estes assuntos. Pois Como sabemos a luta do povo negro no Brasil teve início no século XVI, quando eram capturados em suas terras na África, e, tais como animais eram escravizados e trazidos para cá nos navios negreiros. Os negros - a não ser com raríssimas exceções-, não tinham e muitos ainda não têm vez nem voz.
Visando mudar esse cenário foram criadas medidas determinadas pelo Estado com finalidade de amenizar as desigualdades, proporcionando oportunidades às classes menos favorecidas, promovendo a igualdade, tais medidas ficaram conhecida como ações afirmativas.
E a exemplo desta, tem-se, o estatuto de igualdade racial, reunindo um conjunto de ações e medidas especiais que garantem direitos fundamentais à população afro-brasileira. Outro exemplo, é o sistema de cotas para negros, este por sua vez gera bastantes conflitos de opiniões, pois, há quem o defenda, caracterizando-o como uma forma de recompensa aos vários anos de escravidão e desigualdades impostos aos negro no período colonial e quem o classifique com ferramenta que só reforça o sentimento de desigualdade destacando erroneamente uma suposta incapacidade dos afro-brasileiros enaltecendo assim a “superioridade” dos brancos.
Vale destacar que a cor não determina a capacidade de um ser humano, ela é apenas uma diferença, assim como o tamanho dos pés e a cor dos olhos, e todos possuem direitos e deveres independente da etnia.
Portanto, as ações devem emergir de todos e de cada um. Devem partir do Governo, do Legislativo, da sociedade como um todo, devendo ser reconhecida a capacidade, habilidade e disposição.
Luciana Costa sales n-20 t-302
ResponderExcluirAs ações afirmativas é uma ótima ideia tentar diminuir a desigualdade racial,pois,através dela pode-se desenvolver uma esperança de igualdade entre a tão sofrida população negra.
Essas novas leis tem como pricipais funções: promover a igualdade étnica, ou seja, a igualdade de oportunidades para a população negra; correção das desigualdades históricas e raciais e combate às desigualdades étnicas e raciais, isto é, reduzir ou acabar com as desigualdades entre brancos e negros
Esta nova lei é tão importate que está pondo em pratica medidas importantes,como exemplo temos a cota para negros que facilita a entrada de "negros" na universidade,porém, essa facilidade não é tão justa porque na maioria dos casos há infracões devido a misigenação.
As ações tentam impedir o desenvolvimento do racismo mas este não acaba de uma hora para outra,porém,está vinculado na vida de cada um seja naqueles que dizem-se não-racistas
na minha opinião as ações afirmaitivas é uma ótima saída para facilitar a vida e as escolhas da poulação que tanto sofre....
Alexsandro Sousa n-02
ResponderExcluirHitoricamente o Brasil,um dos mais belos país com suas praia e povo acolhedor,possui desigualdades sociais acentuadas.Esse fosso social que divide as camadas da sociedade brasileira provoca a marginalização de determinados grupos sociais.
Para intender como essa divisão social ocorreu é preciso voltar ao passado e refletir sobre o tratamento dado a esses estratos.Do ponto de vista racial existe o caso dos negros que eram tratados como animais e submentidos ao processo de escravidão.
Anos de omissão do estado levaram ao agravamento do problema.Atualmente atravez das ações afirmantivas o poder publico tenta garantir a igualdade de oportunidades e tratamento.O maior exemplo desta política é o sistema de cotas racias.
A justificativa para as cotas em universidades públicas é que certos grupos,em razão de algum processo histórico,teriam maior dificuldade para aproveitar as oportunidades.Esta medida é polêmica, embora seja consenso de que algo deva ser feito,alguns argumentam que não se deve atacar a consequência e sim a causa.
Embora seje importante as ações do estado para diminuição das desigualdades é importante lembrar que o problema deve ser atacado na sua origem.Pois nenhum deseuilibrio social foge as deficiências de suas estruturas básicas como por exemplo a educação e distribuição de renda.
professor fiz meu texto como uma disertação no estilo prosa e utilizei como fonte de pesquisa a winkpedia.
Acho que não preciso mais conseituar ações afirmativas.
ResponderExcluirTais ações vieram para pagar uma dívida enorme para com a sociedade negra e indigena, dívida essa que nunca vai ser paga poís o preconceito racial sempre vai existir. Uma das suas formas mais comuns são as cotas (na minha opnião errada, poís faz apologia ao conceito previo das mais diversas formas seja racial, sexual e etc), cotas foi um sistema criado pelos governantes para pagar tal dívida, consedida atravéz dos tempos com a escravidão,e etc.quando digo que nunca vai ser paga estou querendo dizer que a nossa sociedade faz conque isso não aconteça, nas forma mais diversas até mesmo em nossas brincadeiras tipo: "tu nasce, preto, feio e liso,ai é sacanagem" entendeu?
Com relação aos índios eu digo que nois nunca deviamos ter mechidos neles poís a sua cultura bastava ser eestudada para nossa maior compreenção e aprendizagem, não era preciso invadirmos assim seu território, a sua médicina é muito linda e realmente funciona nois deviamos só aprender com eles.
Até mesmo os pobres indiretamente entram nessas ações poís temos cotas também para escolas públicas, pra mim um poblema da má adiministração do nosso país, uma vez que cuba acabou com o analfabetismo em apenas dois anos...
vlw tio...
victor sérgio da silva muniz: nº45, vulgo VICTOR ESGUETO ROSAS
No final das contas cotas pra mim é o melhor exemplo da falta de respeito com a nossa sociedade.
Quand0 se fala em aç0es afirmativas,0 exempl0 que vem a cabeça é 0 sistema de c0tas criadas para negr0s.Sistema esse, criad0 para diminuir as desigualdades sfridas p0r essas pess0as.Mas esse sistema cria certas c0ntr0versias.Uma das contradições relacionadas às cotas de cunho racial frequentemente citadas diz respeito à institucionalização do racismo: para alguns críticos, a distinção de etnias por lei acabaria por agravar o racismo já existente.
ResponderExcluirSomos todos iguais, braços dados ou não. Enfim o preconceito é discriminação e discriminação é crime. Falar não é suficiente e é preciso as pessoas agir e se conscientizarem. Cada um faz a sua parte.
pr0f,me baseei n0 text0 da winkpedia
As ações afirmativas em relação aos negros devem ser encaradas como forma de melhorar as condições dessas pessoas na sociedade. As cotas para negros em universidades consistem em aumentar a participação de negros no mercado trabalhista, já que antes disso a quantidade de negros formados era bem inferior a de brancos e em média o salário do negro ainda é metade do salário do branco. O negro é discriminado desde antes de nascer. As gestantes negras têm menos cuidados médicos do que as brancas. Isso significa receber menos anestesia no parto normal, receber menos explicação sobre o aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido, sinais do parto, pré-natal, alimentação adequada, entre outras coisas, portanto, torna-se necessário compensar esta discriminação negativa com uma outra ação de caráter positivo. Ações afirmativas não vão resolver o problema do racismo cordial brasileiro, mas no mínimo vão chamar a atenção dos brasileiros para ele e provavelmente diminuí-lo. Somente uma melhora sensível nos níveis de emprego, na distribuição de renda e nas políticas sociais poderá contribuir de forma positiva para a melhoria do padrão de vida dos brasileiros, particularmente os negros.
ResponderExcluirPortanto, ações afirmativas resultam em maior igualdade ao menos no campo educacional e isso pode ser avaliado objetivamente.
Nesta pesquisa fica claro que negro em hospitais públicos e particulares do Rio de Janeiro (e provavelmente em todo o Brasil) é discriminado desde antes de nascer.
Os negros e negras são diuturnamente discriminados e, portanto, torna-se necessário compensar esta discriminação negativa com uma outra de caráter positivo. O tratamento universalista não dá importância à questão étnica. E não combater o racismo cordial é compactuar com ele.
Ações afirmativas não vão resolver o problema do racismo cordial brasileiro, mas no mínimo vão chamar a atenção dos brasileiros para ele e provavelmente diminuí-lo. Somente uma melhora sensível nos níveis de emprego, na distribuição de renda e nas políticas sociais poderá contribuir de forma positiva para a melhoria do padrão de vida dos brasileiros, particularmente os negros.
Kacio Bismark N° 17
ResponderExcluirAções Afirmativas são medidas tomadas pelo governo afim de que as desigualdades sociais diminuem ou acabem. Várias iniciativas ja foram tomadas, uma delas é a cota pata negros na universidade.
Essas ações trazem benefícios e malefícios ao mesmo tempo. Elas facilitam bastante a vida de negros que não tiveram boas codições de estudo dando assim, melhores oportunidades para essas pessoas. Mas se for analisar outro ponto, essa medida traz uma grande descriminação fazendo totalmente o oposto da função dessas ações.
Na minha opnião, essas ações tinham que vir do inicio do problema, gerando melhores condições desde o começo, por exemplo. melhorar a educação em escolas públicas desde o ensino fundamental, capacitando melhor essas pessoas dando melhores condições de vida e não deixando almentar o problema para TENTAR resolver mais tarde. De forma eral essas ações são muito boas, mas é preciso aperfeiçoar essas medidas para realiza-la.
A expressão ação afirmativa é recente no campo das políticas públicas. Foi criada em 1963 pelo
ResponderExcluirentão presidente Kennedy para denominar as medidas para promover a igualdade entre negros e
brancos nos EUA e dar uma resposta ao profundo conflito gerado pela segregação racial, conflito esse
denunciado pelo movimento pelos direitos civis nas décadas de 50 e 60. As ações afirmativas são,portanto, resultado da luta dos movimentos sociais pela democratização dos direitos, que no caso dos EUA que teve no movimento social negro como o seu principal protagonista. De uma forma mais geral, por ações afirmativas podemos entender as dinâmicas, práticas, meios e instrumentos que têm como meta o reconhecimento sócio-cultural, a promoção a igualdade (de
oportunidades, de tratamento e de condições objetivas de participação na sociedade) e, portanto, a universalização (concreta) de direitos civis, políticos e sociais em uma dada sociedade. Desse ponto de
vista, podemos conceber as políticas de ação afirmativa como políticas de constituição do público. Assim, ação afirmativa e democratização são conceitos que estão intimamente ligados e, nas práticas sociais concretas, se complementam. Ação afirmativa é um conceito de constituição do
comum, a partir de ações contra as desigualdades; ações que afirmam a igualdade contra o privilégio, a multiplicidade contra a uniformidade e a participação contra a subordinação. É neste sentido que ação afirmativa é política de democratização, pois na democracia a política consiste na criação daquilo a que, necessariamente, todos devem ter acesso, criando os meios que assegurem esse acesso. No Brasil, o Movimento Social Negro é o principal protagonista da ação afirmativa como
prática social e como política de combate às desigualdades sociais. Tais desigualdades quando
analisadas do ponto de vista da raça (brancos, pardos, pretos, indígenas, amarelos e outros) expõem as imensas assimetrias e sugerem que a discriminação racial como um dos seus elementos constitutivos fundamentais. De acordo com a PNAD/IBGE, os negros constituem 45% da população, mas correspondem a 65% dos pobres (cerca de 53,9 milhões de pessoas) e 70% dos indigentes (cerca de 22 milhões de pessoas). Ou seja, ser negro/a no Brasil implica em maior possibilidade de ser pobre ou miserável; a diferença entre a escolaridade média de um jovem negro e um jovem branco de 25 anos é, há várias gerações.
Rodrigo Taynan Nº33
Tendo em vista que as ações afirmativas são um conjunto de políticas que tem a finalidade de combater práticas discriminatórias e possibilita que pessoas marcadas por estereótipos coletivos e negativos acessem posições de poder, pode- se perceber que as cotas para negros nas universidades que tem por objetivo solucionar em parte o problema racial no Brasil, acaba sendo mais uma forma de discriminação contra os afros descendentes, pois poderão ser considerados incapazes para o ingresso no ensino superior. Apesar de sabermos que os negros tiveram sua ‘’liberdade’’ da pior maneira, sem as mínimas condições para uma ascensão social, o sistema de cotas não é a maneira mais correta para tentar amenizar a situação, ainda mais porque tem todo um histórico social, econômico e cultural que envolve o problema de racismo no Brasil.
ResponderExcluirDe acordo com os fatos mencionados, nota-se que em vez do sistema de ‘’cotas’’, deveria existir uma política voltada para a educação de base de acesso a todos , pois seria a melhor forma de mudar o péssimo ensino brasileiro, além disso todos chegariam em igual condição ao ensino superior.
Iago Ferreira nº13
Podemos definir as ações afirmativas como medidas do governo para diminuir as diferenças sociais como meio de compensar os desfavorecidos históricamente (negros, por exemplo), indivíduos que nascem de alguma forma fora do ‘padrão social’ e que por mais que se sobressaiam na sociedade sempre terão sobre si olhares discriminatórios devido à sua origem. Exemplificando temos o sistema de cotas, que beneficia esses grupos sociais, até então excluídos. Tendo em vista que o governo tem a obrigação de dar uma educação de melhor qualidade, mas não o faz, nada mais justo do que esse grupos concorrerem entre si na hora de ingressar ao ensino superior. Muitos são os que criticam esse sistema, por não acharem necessário já que todos tem capacidade. Embora isso seja verdade, não é assim que acontece. Todos tem capacidade, mas as oportunidades são diferentes. Então, não há porque criticar ou ser contra uma coisa que garante o direito de todos. Levo em consideração toda a luta desses grupos sociais para se firmarem na sociedade e essa oportunidade é dada através das cotas. Encaro-as de forma positiva, porque por mais que se fale em subestimação do negro, ou do deficiente físico, por exemplo, elas vêm ajudar, abrir novas portas.
ResponderExcluirNúbia Martins, nº27.
AÇÕES AFIRMATIVAS
ResponderExcluirComo todos acima disseram: “As ações afirmativas vieram com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas”, As ações afirmativas, em sua maioria, são constituídas pelo estado, e têm em foco grupos específicos como negros, índios, deficientes, entre outros. O sistema de ações afirmativas nasceu nos EUA e se difundiu pelo mundo rapidamente (Pois o mundo todo é desigual) defendendo as aspas acima. Um exemplo de tais ações é o sistema de cotas (Você já sabe o que é) que deveria ser extinto gradualmente e ser trocado por um ensino de qualidade para TODOS, sem distinção, ou seja, deveria começar pelo ensino fundamental e até o fim do ensino médio (Pois todo mundo sabe que não é de uma hora pra outra que se pode mudar um sistema de ensino de décadas de uso). As ações afirmativas entrariam em extinção e no lugar ficaria UM ENSINO IGUALITÁRIO DE QUALIDADE, pois a solução de todos os problemas está na educação. Para mim, as Ações Afirmativas são como colocar a sujeira pra debaixo do tapete, tentando esconder um rombo que temos na educação do nosso país em relação a outros países (Não me refiro aos Estados Unidos).
OPORTUNIDADE: Essa é a palavra que muitos ainda esperam
Vanessa Castelo Branco Nº43
Ações afirmativas são medidas especiais tomadas pelo estado, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, e etc...
ResponderExcluirPortanto, as ações afirmativas visam combater os efeitos acumulados em virtude das discriminações ocorridas no passado.
Mais as vezes isso acaba promovendo e mais desigualdades...
Como exemplo temos a desigualdade racial.
Como nas faculdades aonde os negros tem mais chances de passar do que os brancos.
O que não deveria acontecer, pois deveria passar cada um pelo seu esforço e não pela sua cor.
o estatuto aprovado no senad0 em 20 de julh0 de 2010,tem c0m0 0bjetiv0 garantir 0s direit0s da p0pulaçã0 negra d0 n0ss0 país,e a diminuiçã0 da discriminaçã0 s0frida p0r eles.Esse documento define o que é discriminação racial, desigualdade racial e população negra.Na educaçã0 passa ser 0brigat0ri0 0 ensin0 de hist0tia geral da p0pulaçã0 negra d0 país nas esc0las,e a cap0eira passa a ser c0nsiderada c0m0 esp0rte.
ResponderExcluir0 estatut0 garante 0 direit0 às c0munidades quil0mb0las de preservar seus c0stumes culturais s0b pr0teçã0 d0 estad0.Na questão religiosa, o estatuto reitera o livre exercício dos cultos religiosos de origem africana.
O documento também estabelece que o Estado adote medidas para coibir a violência policial contra a população negra,dentre 0utr0s direit0s.
Esper0 muit0 que esse estatut0 p0ssa ser mais um marc0 na hist0ria da p0pulaçã0 negra,levand0 assim aqueles indivídu0s que nã0 respeitam as pess0as s0 p0rque sua c0r é diferente a respeitarem (nem que seja na "f0rça bruta")esse p0v0 que tant0 s0freu pra c0nquistar seus direit0s.Acredit0 que um dia a n0ssa s0ciedade será igualitária,e que esse racism0 idi0ta irá acabar.
Rayanne
ResponderExcluir"a igualdade racial tem sido a razão de nossa vida"
tujura?
Thássia,
ResponderExcluirVocê falou em racismo cordial.
Poderia explicar?
Rodrigo, meu garoto.
ResponderExcluirfalei tantas vezes para vocês.....
pus uma notinha bem acima de onde vocês escrevem seus texto
ali em cima, na segunda linha está escrito:
PEÇO APENAS QUE EVITE O PLÁGIO.
depois de ler isto e sem nenhuma tentativa de compreender o que encontrou você copia e cola integralmente o este link:
http://www.eteot.net/alexandrenascimento/textos/texto_gestar0.pdf
é lamentavel.
Nadson,
ResponderExcluir(...)"nas faculdades aonde os negros tem mais chances de passar do que os brancos." (...)
jura?
aonde?
Ações Afirmativas
ResponderExcluirA igualdade racial, é uma luta que o povo negro enfrenta constantemente no Brasil. Sabesse que cor não determina a capacidade de um ser, e sim apenas o diferencia.
Somos todos iguais, então não à necessidade de se preestabelecer um tipo de cota para privilegiar uma raça, mas esse privilegio acaba sendo uma 'ofensa', pois todo ser humano independente de cor da pele, tem capacidade de passar em uma Universidade, através do seu desempenho e é isso que deve ser levado em consideração.
O Estatuto das igualdades raciais é o resultado das ações afirmativas, que são programas e medidas adotadas pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades. Lendo o mesmo vemos que ele está cheio de boas intenções possíveis relacionadas à igualdade racial, mas para resolver um problema deve-se ir ao “X” da questão, ou mesmo, a origem do male ou á raiz. Acho que programar leis visando á igualdade não basta, pois se conhece a história e sabe que a Lei Áurea tinha o propósito de libertar os escravos (se vê aqui a “melhor intenção” possível), mas esqueceram do que iria vir depois: descaso e desprezo pelos mesmos. Concluí-se então que a solução não é criar leis e nem estatutos, mas sim conscientizar e reeducar os indivíduos em relação à discriminação racial e as demais.
ResponderExcluirRayara Rodrigues dos Santos n:.31
A expressão ação afirmativa serve para denominar as medidas para promover a igualdade entre negros e brancos e dar uma resposta geral ao conflito gerado pela segregação racial. Ações afirmativas não duram para sempre, é só o tempo em que uma pessoa consiga ter mesmas vantagens que o restante da população. Portanto, existe diferentes tipos de preconceitos tanto com negros como indigenas, mulheres, e as ações afirmativas estão ai para acabar com essa diferença e para que a sociedade viva com dignidade, sempre respeitando as suas diferenças.
ResponderExcluirRodrigo Taynan Nº33
Medida estatal adotada para tentar acabar com desigualdades sobretudo raciais: Um dos vários conceitos de Ação Afirmativa.
ResponderExcluirMesmo bem-intencionadas, incentivando estatutos de igualdade, leis, cotas raciais para negros e índios nas faculdades e etc.. essas mesmas ações afirmativas, acabam sem querer, de certa forma, dando um empurrãozinho para que o racismo se propague, pois oferecendo tantos benefícios, deixam no ar um clima de que os negros e índios PRECISAM de ajuda, porque sem seu próprio esforço nunca conseguiriam igualdade de direitos e deveres.
Por essa e outras razões que não sou nem contra nem a favor das cotas racias, que são os maiores exemplos do que são e o que conseguem fazer, as ações afirmativas.
")
A idéia de cotas para negros faz parte das chamadas políticas de ação afirmativa, que são políticas que visam ampliar o acesso de minorias a todos o setores sociais.
ResponderExcluirMas muitos são os argumentos contrários a implantação do sistema de cotas nas universidades, como a questão da meritocracia, que é a obtenção de algo por merecimento pessoal; a inconstitucionalidade de estabelecer qualquer tipo de discriminação positiva que fere o princípio da igualdade; a impossibilidade de distinguir quem é branco e quem é negro no Brasil, devido à miscigenação de raças; e o fato de que essa medida pode contrariar as políticas de caráter universalistas.