quinta-feira, 18 de novembro de 2010

S303 – AÇÕES AFIRMATIVAS

Vamos ao debate!

44 comentários:

  1. Tereza Helena Vieira de Albuquerque nº 40 - turma 303quinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 22:11:00 BRT

    Tereza Helena Vieira de Albuquerque nº 40
    Turma-303

    A discriminação racial provêm desde a colonização, onde os negros eram dados como escravos e assim passaram a sofrer preconceitos devido sua cor.
    O estatuto da igualdade racial aprovado em 2010 foi um progresso bastante válido para o país, já que esse ressalta a igualdade de direitos em relação a todos, independentemente de raça, cor ou etnia; a propagação da cultura negra e a disseminação dos conhecimentos da história da África nas escolas, dentre outras questões.
    Há um ponto nesse estatuto que impede a valorização completa do mesmo, as cotas raciais universitárias foram deixadas de fora. Afinal, este tem como leis a igualdade a todos, e se contradiz ao impedir que as cotas sejam canceladas, essa é uma importante questão a ser revisada. A população negra deve passar por um processo seletivo da mesma forma que o resto da população passa para ingressar em uma universidade. Será possível eliminar a desigualdade racial desta maneira?
    O texto (Estatuto da Igualdade Racial) diz: "O estatuto permite que se continue avançando no combate ao racismo. Isso é um processo. Não conquista de um dia para o outro".
    Para que isso ocorra realmente deve-se de fato ter igualdade total e não somente parcial.

    ResponderExcluir
  2. Gilvan Tavares Rabelo nº 22 T-303

    No conceito pronto,A Ação Afirmativa acontece quando o Estado percebe que uma parcela da sociedade sofre desigualdades em relação à outra parcela e aplica uma certa reforma em relação à isto.
    Atualmente, tem-se visto em manchetes,tele-jornais, noticias sobre a aplicação do Estatuto da Igualdade Racial, que é um bom exemplo de Ação Afirmativa.
    A Exclusão dos negros até hoje tem seu patamar na sociedade brasileira,por meio de preconceitos, seja na obtenção de emprego, na inserção de uma universidade, na ignorância dos individuos que julgam de forma inusitada a cultura Afro-descendente.
    Este estatuto visa a manutenção destes pontos e entre outros com o principal objetivo de definir uma nova ordem de direitos para os cidadãos Negros brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. GILVAN TAVARES RABELO Nº22 t- 303
    No Conceito Pronto, Ação Afirmativa acontece quando o Estado percebe que uma parcela da população leva desvantagem da outra parcela.
    Nas ultimas semanas temos visto em manchetes, tele-jornais noticias sobre o Estatuto da Igualdade Racial, um bom e moderno exemplo de Ação Afirmativa.
    A exclusão Racial dos Negros tem seu patamar muito alto,ainda hoje, por motivos como: dificuldades de conseguir empregos, inserir-se em uma faculdade, a ignorancia aplicada da sociedade sobre os temas culturais e religiosos.
    Visando isso e outros mais pontos, o Estado, criou o Estatuto da Igualdade Racial, que é um modo de definir uma nova ordem de direitos para os cidadãos negros brasileiros.

    ResponderExcluir
  4. Eloneida Kelly n°16 T - 303 MAT.
    Bem, para começar, Ação Afirmativa é quando o governo reconhece que uma parcela da população enfrenta dificuldades que outras não enfrentam.O Estatuto da igualdade racial, que foi aprovado em julho e entrou em vigor dia 20 de outro de 2010, visa exatamente a igualdade entre a população.As cotas para negros adentrarem em uma faculdade é algo muito bom.No entanto, isso não quer dizer que um negro tem menos inteligencia que um branco.Ao meu ver, essas cotas mostram a luta dos negros pela sua valorização, já que em muitos lugares os mesmos são impedidos de estudar em uma universidade.Apesar de todas essas maneiras de valorização, o nosso país ainda esta muito longe de ser um país igualitario.Muito ainda tem que melhorar, não apenas em relação aos descendentes negros, mas em um todo.

    ResponderExcluir
  5. Beatriz Pavão Cutrim nº 06

    As ações afirmativas são medidas que o Estado toma como uma forma de amenizar as desigualdades, principalmente entre etnias, para ser mais específica, na Wikipédia diz-se que é uma forma de eliminar desigualdades historicamente acumuladas. Então vamos ao ponto em que quero chegar.
    Durante longos séculos os negros eram tidos como animais, seres que serviam apenas para o trabalho árduo e continuo sujeitos a maus tratos e a escassez de alimentos. Lutaram, ganharam simpatizantes com a sua causa - ser livres - e conseguiram a sua então liberdade. Aqui no Brasil, sua abolição se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel.
    Porém sempre houve um preconceito em relações aos mesmos, inclusive em tempos atuais em pleno século XXI, ainda vemos olhos atravessados quando um negro tem destaque, quando se sobre sai a um ‘’branco’’. Isso é lamentável, como um ser humano ainda tem a estupidez é tão ignorante ao ponto de se achar melhor ao outro em relação à cor. Isso não deveria existir, principalmente aqui no nosso país, afinal, o Brasil é um país característico da miscigenação.
    Uma maneira que os governantes encontraram para vamos dizer que ... Redimir - sem pela sociedade, foi dando aos negros as cotas raciais para a entrada em universidades, eu particularmente sou contra, acho que através disso só estão implantando mais a hostilidade entre as pessoas, não é dessa forma que vão consegui quebrar o preconceito e além do mais todos somos seres humanos, de que vale a cor?Ninguém pode levar privilégios por esse motivo. E quer saber, é injusto as cotas raciais, pois dá direitos a muitos negros que tem condições financeiras de pagar uma faculdade particular,tirando assim o de muitas pessoas carentes de cor parda o direito de ter um ensino superior.Já as cotas sociais essas sim são muito boas,pois dão a jovens carentes oportunidades iguais aos jovens de classe média .
    Todo ser humano tem a capacidade de se destacar através do seu esforço, estudar e passar em uma universidade, não pela cor, mas pelo seu desempenho. E isso sim é importante e deve ser levado em consideração.

    ResponderExcluir
  6. O Estatuto da Igualdade Racial prevê que todos os cidadãos sejam iguais dentro de uma sociedade, ou seja, que independente de ser branco ou negro possua os mesmos direitos, os quais se incluem a educação, moradia, trabalho honesto, lazer, saúde, dentre outros.
    As ações afirmativas foram uma das maneiras encontradas pelo Estado e pela iniciativa privada de diminuir a desigualdade racial, a qual se declara cada vez maior. Porém, mesmo com todo esse esforço, esta lei (Estatuto) ainda é vista por muitos como um texto incompleto, já que, não atendem a todas as suas reivindicações.
    Entretanto, para que se tenha uma sociedade igualitária, leis não são o suficiente. A consciência junto ao bom senso de cada um é de papel fundamental na hora de dizer não ao desigualdade étnica e racial.
    Atualmente, o índice de desigualdade ainda é o mesmo e ainda será um caso muito polêmico a se tratar, pelo simples fato de viver-se dentro de uma sociedade puramente capitalista, onde são os seus bens e a sua raça que determinam o seu status e até mesmo a sua índole.

    ResponderExcluir
  7. ÉRICA DA CUNHA COSTA Nº 17
    Ações afirmativas são medidas promovidas pelo governo quando este percebe que uma parcela da sociedade está em desvantagem em relação à outra.Um exemplo destas é o chamado "Sistema de Cotas Raciais".
    Esse sistema visa beneficiar estudantes negros ,contribuindo para seu ingresso numa Instituição de Ensino Superior,permitindo que estes concorram somente entre si.Por quê?
    Digamos que o Estado tenha 'percebido' que estes alunos são incapazes de concorrer com alunos 'brancos',pelo fato destes últimos serem considerados bem mais preparados,portanto,setem mais capazes que os primeiros,de conseguir ingressar numa faculdade.Isto não constituiria uma forma de preconceito?
    Por quê então ,em vez de criar este sistema, o governo não promove uma educação igualitária para brancos, negros, pardos, indígenas,isto é,para todos?Ou melhor,por quê,em vez de criarem leis que possibilitem o ingresso facilitado para diferentes grupos raciais,não garantir um direito de todos previsto pela Constituição : A Educação?
    Com certeza se a educação fosse levada a todos de forma igual não seria necessário a criação de cotas,pois,independentemente de cor ou raça,todo ser humano nasce dotado da capacidade de aprender,adquirir conhecimento e tornar-se capaz de competir de igual para igual com o outro.

    ResponderExcluir
  8. As açoe afirmativas sao aquelas que reconhecem que uma parcela da sociedade leva vantagem em relaçao a outra, e a criaçao de cotas segundo o socologo Demétrio Magnoli a criaçao desse sitema de cotas é uma forma de iludir a sociedade e voltar ao sitema aristocratico de antigamente. sera que as cotas sao realmente uma preocupaçao para com os negros na universidade ou é uma maneira de se maquear o preconceito existente com as raças?
    Na minha opiniao as cotas sao uma forma de se iludir a sociedade, pois se vivemos em um pais livre cujo os diretos sao iguais para todos ,(ou pelo menos deveriam ser), pois ate filhos de ricos entran por esas cotas so porque se precisa de uma pontuaçao mais baixa para entrar numa universidade enquanto um filho de pais pobres que se matam de estudar o ano inteiro e ficam de fora justamente por esses que se aproveitam dessas poucas vagas destinadas a essas pessoas. a educaçao de uma forama geral no BRaSIL nunca foi levada a serio e é justamente por isso qu sou contra essas cotas raciais , ja que vivemos em um pais cujo lema é a igualdade para todos , nao deveriam existir cotas para determinados grupos da sociedade. Pensar que a criaçao dessas medidas é uma forma de igualar as oportunidades entre as pessoas é retroceder a adimitir o preconceito que existe nesse pais cheio de nuances como é o BRASIL.
    JOSE GABRIEL n° 30

    ResponderExcluir
  9. Ação afirmativa é quando o estado olha pra sociedade e vê que uma parte esta desigual em relação a outra,e logo procura solucionar esse problema através de soluções que beneficiarão a parte desfavorecida.um exemplo disso são as cotas raciais,e essas cotas visam acelerar a inclusão social das classes menos favorecidas,o governo assume que uma parte da população não tem ou tem condições muito baixas de ingressar numa faculdade,oferece então um determinado percentual de cotas para esse tipo de alunos e isso também causa controvérsias pois muita gente não aprova esse tipo de sistema,mas como vivemos num país totalmente desigual isso tem que existir pois nem todos tem o mesmo grau de ensino,logo nem todos tem as mesmas chances de entrar numa escola de nível superior,com base nisso as cotas devem continuar pois assim ninguem sai prejudicado.
    Anderson Vinicius Carvalho N°05 turma 303

    ResponderExcluir
  10. Pedro Sergio nº35

    Lutas sociais por reconhecimento; implantação de políticas de ações afirmativas voltadas especialmente para a população negra gerou lutas por inclusão.As ações afirmativas criada para defender os mais ''frágeis'' da sociedade para que se tornem cidadãos incluídos socialmente.Que estes podem ser :jovens pobres da periferia de grandes centros urbanos,da massa de desempregados ou subempregados,das maes solteiras,crianças abandonadas ou ''negros'' entre outros.Precisa haver uma igualdade racial,pois temos os mesmos direitos dentro do estatuto e muitos negros tem sua cidadania negada,ai que entra a ação afirmativa visando a inclusao destes para que possamos viver numa sociedade de igual para igual.Nao foi a toa que o Brasil foi um dos ultimos paises do mundo a abolir a escravidao,isto é uma vergonha, pois após 117 anos de aboliçao o negro continue em desvantagem em todas as instancias da vida social.Torna-se impossivel mudar esta situação sem adotar as açoes afirmativas,ela se torna de grande importancia para que haja mudança na sociedade.

    ResponderExcluir
  11. Desculpe pela sincerida mas... ja cansei de debater com amigos sobre ações afirmativas, mas sempre é bom voltar a falar. (principalmente agora que vale nota) KKK. Por isso a importância de discutir e debater faz necessária a entender de forma ampla as Ações Afirmativas e também questionar o passado, observar o presente e planejar o futuro. As ações afirmativas foram colocadas em pratica pelo governo dos Estados Unidos da América, de modo que essas medidas aumentam e facilitam o acesso de grupos, garantindo a igualdade de oportunidade. O fato de que a educação é um instrumento que possibilita o aumento social que demonstram a população pobre e negra no ensino superior brasileiro. A questão históricas como a escravidão é fator que contribuiu para realizar as desigualdades que representam uma dívida do Poder Público em relação a esses setores da sociedade. -Agora vale a minha opinião, os escravos sofreram muito no passado por serem negros, hoje em dia todos lutam contra o preconceito. Se o tempo da escravidão ficou para tras e todos querem um mundo igual, ENTÃO O QUE VALE AS COTAS?? (tanto faz ¬¬) Genésio Junior Nº21

    ResponderExcluir
  12. Medidas especiais determinadas pelo governo sendo elas temporárias ou não, têm como objetivo de liquidar as desigualdades aglomeradas com os anos,tendo como efeito a igualdade de oportunidade,são as chamadas:Ações afirmativas.O que tenta-se,na verdade, com isso tudo é suavizar a marginalização e discriminação ocorridas de diversos motivos.Uma dessas tentativas do governo foram as “cotas raciais”para a entrada de estudantes em universidades,que no entanto ,pra mim não faz nenhum sentido.Sou totalmente contra,e acho ridículo que me causa uma certa nostalgia(kkkk),tá o fato de ser contra não é o que interessa mas o que realmente importa é porquê eu não concordo.Acredito que ao invés da etnia,deveria-se usar o critério de condições sócio-econômicas,pois do mesmo jeito que existe uma pessoa negra e sem condições econômicas pode existir uma branca,com as mesmas condições econômicas! E ai? O que acontece com essa pessoa?E quanto aos outros negros que são ricos e que concorrem nessas cotas também?Mesmo sendo uma mínima parcela de negros supostamente melhores de condições deveria sim ser considerado!A pessoa de baixa renda deve ficar em cotas universais e concorrer com outros de maior poder e que tiveram maiores condições de estudo?Os negros poderiam sim,concorrer em cotas para pessoas de baixa renda já que um dos critérios utilizados para a existência de cotas raciais são que os negros não possuem tantas condições e oportunidades quanto os brancos,o certo seria se o governo investisse mais na educação para que as universidades apanhassem mais vagas e assim dividiria em duas cotas,e bastava.E acredito também que quanto mais se deixa marcas do passado tentado reverter uma situação que foi sofrida a séculos, nunca vai-se reverter a questão do preconceito,pois tudo mudou,os negros de hoje NÃO SÃO MAIS os do passado!E muito menos os BRANCOS de hoje são culpados pelo que ocorreu!Então sempre irei dizer que tudo isso pra mim NÃO FAZ NENHUM SENTIDO!

    ResponderExcluir
  13. Rafael Dias Silva Nº 36

    Uma pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que a realidade do mercado de trabalho ainda é discriminatória, principalmente no contexto racial. Segundo os economistas, os negros são a minoria entre os trabalhadores que possuem melhor remuneração e condições de trabalho mais favoráveis. Apenas 43% dos trabalhadores com registro formal são negros. Em contrapartida, os setores que exigem maior jornada de trabalho e força física, com menor proteção previdenciária estão com a maioria dos trabalhadores negros. Sem carteira assinada, eles totalizam 55,3%.
    Bom, é mais do que óbvio que a sociedade brasileira vive em uma cultura preconceituosa. Onde principalmente os negros, em se tratando de desigualdades sociais, são os mais desfavorecidos. Então, na minha opinião, as Ações Afirmativas são de vital importância para a sociedade, já que visam favorecer uma minoria que sofre estas desvantagens em relação a maioria populacional. No entanto, seria muito bom se estas medidas fossem desnecessárias. Mas, isto está mais para um sonho irreal considerando que a mudança dependeria da sociedade. Talvez seja porque é muito mais fácil, em uma forma de protesto, um branco levantar uma placa com a típica foto de dois bebezinhos de mãos dadas (um negro e um branco, totalmente inconscientes de que aquele ato normal para eles seja tão impactante para os adultos), do que ele empregar uma pessoa “de cor” na sua empresa que seja no posto de faxineiro. Tá aí a minha opinião...

    ResponderExcluir
  14. As recentes dicussões sobre as politicas afirmaivas,revelam que uma parte significativa da sociedade ainda convive com a desigualdade de oportunidades.Uma infeliz construção historica e social,do detestável racismo,que ainda povoa o imaginário brasileiro.
    Atualmente cabe destacar que os apontamentos trazidos pelo sistema de cotas evidenciam que as diferentes etnias,principalmente em relação aos afrodecendentes sofrem os reflexos dessas desigualdades.
    Mas a implatação de leis a "favor" da população que é mais discriminada,só refoçam a desigualdade,de fato que estes são vistos(sem dúvidas)como "coitadinhos",imcapazes de conquistar seus direitos.Assim como, também,(na minha opinião)as datas comemorativas que estão relacionadas,a por exemplo,o fim da escravidão,entre outros,que são comemorados a cada ano,como se estivessem,sempre,quebrando barreiras preconceituais.Barreiras estas que não nunca irão acabar?
    são ideologias sociais e mitos,como diz Demétrio Magnoli,que sempre tocam nesses assuntos,e que de uma forma indireta,fazem um tipo de acepição entre pessoas,levando determinados grupos,a sempre estarem presos ao preconceito racial.

    ResponderExcluir
  15. Durante o processo eleitoral a implementação de cotas se tornou um dos temas mais polêmicos da agenda política do país, a ponto dos candidatos à Presidência da República, à última hora, incluírem o assunto nas suas promessas de campanha, após, solenemente, pouco ligarem. Por este motivo, inclusive, o candidato Ciro Gomes foi vaiado em Brasília, após rudemente atacar um universitário militante do Movimento Negro da Bahia, que o questionou nesse sentido.
    Não sei se tal atitude influenciou no resultado obtido pelo candidato, mas é certo que a sua campanha desceu ladeira abaixo, após o citado acontecimento.
    O presidente eleito, Luis Inácio Lula da Silva, nem começou seu governo, e já esta às voltas com problemas referentes às Cotas. O jornal Folha de São Paulo, na edição do dia 03.11.2002, anuncia que o novo governo terá dificuldades de ordem técnica e política, para implementar um sistema de cotas para negros nas universidades públicas. Isso porque o seu futuro ministro da Educação terá de se equilibrar entre as cobranças do Movimento Negro (e também segmento análogo do próprio partido PT) e a oposição dos reitores à adoção das medidas. E uma das principais barreiras a ser enfrentadas é a da definição de quem é negro.

    As cotas são uma segunda etapa das ações afirmativas. Constatada nos EUA a ineficácia dos procedimentos clássicos de combate à discriminação, deu-se início a um processo de alteração conceitual das ações afirmativas, que passou a ser associado à idéia, mais ousada, de realização da igualdade de oportunidades através da imposição de cotas rígidas de acesso de representantes de minorias a determinados setores do mercado de trabalho e a instituições educacionais. Data também desse período a vinculação entre ação afirmativa e o atingimento de certas metas estatísticas concernentes à presença de negros e mulheres num determinado setor do mercado de trabalho ou numa determinada instituição de ensino.
    Luan Henrique N°31

    ResponderExcluir
  16. Luan,

    o seu plágio chegou a me ofender.

    Você ao menos leu?

    Ele se refere a eleição de 2002!!!!

    ps: vc plagiou seu texto daqui
    http://www.achegas.net/numero/cinco/l_fernando_2.htm

    ResponderExcluir
  17. Willian Reis Silva n° 44 T-303 mat.

    Uma ótima forma de diminuir as desigualdades sociais dentro de uma determinada sociedade são as ações afirmativas em que o Estado percebe que parte da sociedade está em desvantagens em relação a maioria e cria medidas para que essa distância entre os menos dos mais favorecidos diminua com criações de leis e estatutos.
    Porém uma questão que divide opiniões são as cotas raciais para ingresso nas universidades. Por um lado essa medida é bem vista pois dá direito aos considerados afro-descendentes ingresso facilitado nas instituições fazendo com que haja equilíbrio entre as "raças" e diminua teoricamente o preconceito racial.
    Por outro lado há quem pense que no título: "cotas raciais" já exista um preconceito, um divisor de águas entre brancos e negros, pois "raça" se emprega para animais como percebemos no cotidiano. Pessoas que não aprovam esse tipo de medida dão a entender que o indivíduo deve ingressar nas instituições pela sua capacidade de inteligência e não pela cor de sua pele.
    É neste momento que voltamos a refletir sobre o lado bom dessa medida, pois a maioria dos negros em nosso país vive em comunidades pobres, sem infraestrutura, sem educação de qualidade o que dificulta no ingresso às universidades, causando assim um contraste social entre as vantagens dos brancos em relação aos negros
    O certo é que toda vez que ouvirmos sobre algo relacionado às cotas raciais sempre vamos parar pra refletir e nos perguntar: afinal, isso é bom ou é ruim?

    ResponderExcluir
  18. Analisando de forma crítica, a cotas em si já é um preconceito ora, se todos os cidadãos tem direitos iguais, por que criar cotas exclusivas para uma parcela da sociedade sendo que estes também possuem as mesmas capacidades que os outros de ingressarem em determinadas instituições
    Isto nos leva afirmar que o Brasil está aderindo ao modelo de alguns países capitalistas com relação a sociedade onde esta é segregada criando uma sociedade dividida em brancos e negros onde este ultimo vive em extrema desvantagem se comparado com o brancos. Portanto é necessário acabar com o sistema de cotas igualando de forma justa as oportunidades entre brancos e negros de adentrarem no ensino superior ou no mercado de trabalho, afinal onde há diferenças se somos anatomicamente iguais.

    ResponderExcluir
  19. Analisando os direitos dos negros,verificamos que as condições e oportunidades de trabalho são bem poucas.Percebe-se que estes vivem à margem da economia brasileira.
    Fazendo uma comparação observa-se que negros e brancos não tem a mesma possibilidade de estudar, nem de conseguir um emprego, e que a cor da pele é determinante na hora de ser abordado pela polícia por exemplo.
    Com base nessas reflexões se encaixa o conceito de Ações Afirmativas:programas e medidas adotadas pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.
    Que essas medidas venham a ser tomadas,pois todos temos os mesmos direitos "SOMOS IGUAIS".
    Com relação as cotas raciais, sou contra pois acho ou melhor,tenho certeza que em vez de acabar com o preconceito, este acaba é por se alarmar mais e mais.
    DARIANE SEBASTIANA nº11 TURMA:303

    ResponderExcluir
  20. AÇÕES AFIRMATVAS...como já foi bastante comentado(e segundo o professor:não devemos esquecer!)é a medida usada pelo governo para "solucionar" um problema que uma parte da população sofre em relação à outra(ou seja,desigualdades).Uma dessas medidas adotadas(a qual pretendo focar-me e deixar clara minha opinião à respeito neste comentário)é o SISTEMA DE COTAS RACIAIS NAS UNIVERSIDADES.
    "O sistema de cotas raciais foi empregado para garantir algumas vagas para os negros e índios que residem no nosso país e que almejam conseguir o seu lugar na sociedade através dos estudos e de uma profissão."
    pois bem...
    A meu ver esta não é uma medida totalmente válida e coerente,pois se a intenção do governo é tentar acabar(ou pelo menos amenizar)as desigualdades raciais,criando esse sistema só estará aumentando o preconceito para com os negros,pois estarão,de certa forma "duvidando" da capacidade dos mesmos de entrarem na universidade nas mesmas condições dos outros candidatos e por mérito próprio.
    Se querem acabar com o preconceito,por que então criar essa divisão?
    Então professor,era este o pensamento que queria lhe expor,espero ter realizado a atividade dentro das suas exigências.
    Denise Medeiros.nº13

    ResponderExcluir
  21. Felipe Moura n°18 turma:303 Matutino

    Ao longo dos anos alguns grupos socias são descriminados e muitas vezes por serem descriminados, não podem tem as mesmas chances que os demais grupos socias, em vista disto o governo cria ações para "amenizar" esta situação, entre as tais ações são estão as cotas, para negros, indios.

    Ao meu ver esta tentativa de "amenizar" esta situação, acaba que aumentando a discrimanação,se a ideia é direitos iguais porque separar um grupo?. Negros, indios e etc, têm a mesma capacidade que os demais logo todos são humanos então seria indeferente as ações afirmativas!

    ResponderExcluir
  22. Aluna: Camila Katherym nº09 t:303

    O assunto tratado traz consigo muitas divergências, dentre as quais estão inseridos o preconceito e as facilidades. Por que ao invés de cotas o estado não investe no ensino público ?
    O sistema de cotas facilita o acesso às universidades públicas. Para muitos, não passa de uma discriminação racial e intelectual, também concordo, pois todos temos a mesma capacidade de aprendizado e se as escolas fossem excelentes, não só o número de negros, como de pobres etc , aumentariam nas universidades.
    Essa política não diminui as desigualdades sociais e sim aumente as desigualdades competitivas, já que as chances de quem não é negro são diminuídas.
    Por não, incluir a todos de forma igualitária, deveria ser reelaborada.

    ResponderExcluir
  23. Aluna:Bruna Lorrana nº07
    Apoio as ações afirmativas, que possui o objetivo de eliminar desigualdades entre os cidadãos.
    Mas acredito que quando se cria as cotas raciais há um preconceito nisso, o que acaba invalidando
    o principal foco das ações afirmativas.
    Os negros possuem a mesma capacidade de aprendizagem, quando se cria cotas, se duvida dessa capacidade .
    Assim as ações afirmativas estariam tentando acabar com o preconceito com o próprio preconceito.
    As cotas sociais são a melhor forma de ajudar os menos desfavorecidos a ingressarem na universidade, pois é uma realidade do Brasil que existe uma diferença na educação.
    Mas as cotas raciais só faz aumentar a desigualdade e o preconceito que já é imensa.

    ResponderExcluir
  24. A criaçao do sistema de cotas é apenas uma das formas que o governo encontrou para amenizar tamanha discriminaçao, que ainda é visivel na sociedade em que vivemos.
    Eu concordo com a criaçao dessas vagas pois da realmente a oprtunidade dessa parte da populaçao mostrar que é capaz de superar obstaculos e vencer as barreiras.Nao acredito que essas cotas sejam uma maneira de deixar em evidencia o preconceito como diz o sociologo Demétrio Magnoli.
    ALAN ARAUJO N°02 T=303

    ResponderExcluir
  25. A desigualdade social no Brasil tem sido percebida nas últimas décadas como decorrência do efetivo processo de modernização que tomou o país a partir do século XIX. Hoje , é uma das maiores do mundo. Ela acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente , sendo que na maior parte fica nas mãos de poucos.
    Pode-se perceber que é excessiva a diferença entre negros e brancos em universidades públicas,isto porque existe,m mais pobres negros do que brancos,derivado de uma má educação e falta de oportunidades para essas pessoas de tom de pele mais escuro.
    Reecentemente, foi aprovado o Estatuto da Igualdade Racial,que visa principalmente garantir os direitos da população negra. Apesar desse grande avanço,ficou de fora do Estatuto a questão de cotas para negros em universidades , que é uma das principais bandeiras da luta pelo movimento negro. Há quem diga que biologicamente somos todos iguais,e por isso não poderia se estabelecer as cotas, e que o negro precisaria apenas de seus esforços e dedicação para poder ingressa-la.è óbvio que somos parecidos geneticamente falando, mas o preconceito e o racismo no Brasil estão pautados pela cor que se traz em sua pele e não no sangue. E se formos observar,os negros pobres possuem muito mais obrigaçoes do que aquelas impostas pelo vestibular ,por isso ,o não ingresso nas universidades não está limitado por falta de esforços. A questão é bem séria e complexa. Os negros tem direito de reivindicar seus direitos e fazer valer sua voz.

    AMANDA NEVES PRADO - Nº03

    ResponderExcluir
  26. Discriminação sempre foi um assunto muito discutido, principalmente a discriminação racial que acontece até hoje. Então o ESTADO criou as ACÕES AFIRMATIVAS que tem como propósito acabar com a desigualdade que vem há muito tempo sendo acumulada. E depois veio a idéia das COTAS, que em minha opinião aumenta mais ainda a discriminação racial, eu sou contra o conceito de cotização de vagas. Os direitos são iguais, então todos devem passar pelo processo seletivo igualmente, todos nós devemos ser observados da mesma maneira, independente de cor, raça, etnia, religião e gênero.

    Luan Henrique N°31

    ResponderExcluir
  27. Verônica Maria Rodrigues Garcia nº:(43)

    As ações afirmativas são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado espontânea ou compulsoriamente, com objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumulada garantindo assim a igualdade e oportunidade de tratamento. Apesar de que nem todas às vezes isso acontece ainda há muita discriminação no Brasil e no mundo. Não só de negros, mas também de pobres, deficientes físicos, etc.
    Sistema de cotas é uma espécie de compensação que o estado oferece à raça negra. Esta compensação reserva vagas em concursos públicos para empregos, preenchimento de vagas para estudo em faculdades públicas. Esse sistema é bastante discutido, pois há muitos que acham que com esse programa ainda há desigualdades entre os negros e brancos. Para eles este programa não deveria existir, pois assim como os negros muitos brancos não têm oportunidades e com cotas na universidade fica muito mais fácil.
    Em minha opinião por um lado estão certo muitos negros não têm oportunidade que brancos têm, pois ainda há muita discriminação racial, mas por outro lado as ações afirmativas conceituam igualdade a todos, isso é o que deveria acontecer: as pessoas deveriam preocupar-se mas com que elas realmente são e o que sabem e não com a cor da pele.~;

    ResponderExcluir
  28. Denomina-se de "ações afirmativas" tudo aquilo que se nota como decisões assumidas e criadas por um Estado com o devido propósito de estabelecer o equilibrio e a igualdade em todos os aspectos socias. Tais ações afirmativas também existe com a função de trazer oportunidades para aqueles que sofrem algum tipo de descriminação por conta de alguns fatores sociais, a descriminação mais notada e agravante dos tempos de hoje é a "descriminação racial", motivadas pelo preconceito da cor, status ou classe social.
    As ações afirmativas buscam trazer o respeito, a integração social dos que sofrem preconceito e dá oportunidades aos quem precisam.
    Pode-se citar(por tratar-se de oportunidade)caro Pofessor Emanuel, o que se entende como por cotas raciais, que também é uma cractéristica da ação afirmativa, onde o governo procura disponibilizar vagas aqueles que são vitimas de preconceito, racismo ou de qualquer outra forma de descriminalização, e também aqueles que tem um status(classe social)muito baixa, para uma possivél vaga na universidade , onde o individuo terá acesso ao ensino superior. Do mesmo modo notamos que não é extamente o que acontece pois, o que vemos atualmente são jovens de alta classe em universidades publicas, porém, continuamos a esperar pela bondade dos que representam a classe desfavorecidas para que se mude este quadro onde os tem poder continuam a ganhar poder, e onde os que não tem continuam a não ter.
    =)

    ResponderExcluir
  29. Professor Emanuel por um acaso descuido não identifiquei meu texto, sendo ele como anonimo, onde trato de cotas racias e açoes afirmativas.
    Joicyane Carvalho N: 29

    ResponderExcluir
  30. Denomina-se de açoes afirmativas tudo aquilo que se nota como decisoes assumidas e criadas por um Estado com o devido proposito de estabelecer....
    Caro Professor Emanuel, porfavor compare o inicio dos textos postados e note que este inicio foi o texto de minha crição do qual não identifiquei por descuido.
    Agraeço desde já a sua atenção.
    Joicyane De Carvalho N:29

    ResponderExcluir
  31. Sabe-se que desde muito tempo o homem negro vem sofrendo por causa da sua cor,não só aqui no Brasil,mas em muitos outros Países.No entanto foi criada uma lei que assegura os seus direitos chamada de "Estatuto da igualdade" dando à eles uma oportunidade de se ingressar na sociedade,Porísso é que o Estado brasileiro afirma que o objetivo desta lei é a correção de desigualdades históricas de oportunidade e de direitos dos descendentes de escravos do país.Portanto a criação deste Estatuto não é uma forma de preconceito desde que funcione corretamente,ou seja,desde que resolva os problemas dessa parte da sociedade.

    Raylene Valdeleza
    nº37 T=303

    ResponderExcluir
  32. A discriminação racial já existe desde a época das descobertas e colonizações, quando os negros eram usados para o trabalho escravo, assim, sendo humilhados e perseguidos.
    Para quem pensa que essa historia ficou no passado esta muito enganado, ainda hoje existem pessoas que são recusadas em diversas instituições por causa de sua raça.
    A Ação afirmativa acontece quando o governo percebe que uma parcela da população leva desvantagem em relação a outra. O Estatuto da igualdade racial, que foi aprovado em julho e entrou em vigor dia 20 de outro de 2010, é um exemplo de ações afirmativas, e tem como objetivo exatamente a igualdade entre a população, para que essa falta de respeito com as pessoas de outra raça ou etnia acabe ou diminua.
    Essa iniciativa é bem intencionada, porém, porque as cotas raciais universitárias foram deixadas de fora? Se o objetivo da lei é a igualdade para todos? Será que eles pensam que os negros não são capazes? Como disse Demétrio Magnoli: “A espécie humana não se divide em raças” então não deveria existir tanto preconceito como tem por aí, essas descriminações provém daquelas pessoas que não conhecem o sentido da vida e da essência, pois somos todos iguais. Só falta todos saberem disso!

    Nº 28

    ResponderExcluir
  33. Sei que ações afirmativas são medidas de melhoramento de uma situação, sendo neste caso a questão do racismo. Onde me geram algumas duvidas quando as intenções do governo. Pois pelo que li nos comentários dos colegas a intenção do governo é gerar igualdade a todos com o Estatuto da igualdade racial, porém, o que eu percebo é que mesmo assim o governo não se decide de fato de que lado está, pois as cotas nas universidades foram deixadas de fora desse estatuto. Me pergunto porque os negros devem competir apenas entre si? Porque quando me escrevo em um concurso tenho que responder qual é a minha raça (cor)? Eles vão me desfavorecer por causa da minha cor? Ou é apenas para fazer um “controle racial de candidatos”?
    Sinceramente a atitude do governo é boa, mas, melhoraria muito se fossem ensinado nas escolas (em todas as series) que essa questão racial não tem tanta importância, e que isso também fosse ensinado nos lares onde é o berço da boa educação.

    Esse é o meu ponto de vista sobre o assunto. Obrigada !

    ResponderExcluir
  34. a criaçao de um instatuto é necessaria desde que resolva os problemas dessa parcela da sociedade!mais o fato de se criar um estatuto para os negros ja é uma forma de preconceito! mais a criaçao deste estatuto é valida desde que funcione realmente sem restriçoes dentro de suas proprias normas.
    Gabriel MATOS
    n°30 t=303

    ResponderExcluir
  35. a criaçao de um instatuto nao é uma forma de preconceito desde que ele funcione corretamente, ou seja, acabe realmente com tanta desigualdade. È certo que nao existem mais cenzalas, mas as correntes do precinceiro ainda estão muito fortes e visiveis perante essa parcela da sociedade.
    ALAN ARAUJO n°02 T=303

    ResponderExcluir
  36. Sabe-se que desde muito tempo o homem negro vem sofrendo por causa da sua cor,não só aqui no Brasil,mas em muitos outros Países.No entanto foi criada uma lei que assegura os seus direitos chamada de "Estatuto da igualdade" dando à eles uma oportunidade de se ingressar na sociedade,Porísso é que o Estado brasileiro afirma que o objetivo desta lei é a correção de desigualdades históricas de oportunidade e de direitos dos descendentes de escravos do país.Portanto a criação deste Estatuto não é uma forma de preconceito desde que funcione corretamente,ou seja,desde que resolva os problemas dessa parte da sociedade.

    Raylene Valdeleza
    nº37 T=303

    ResponderExcluir
  37. Ações Afirmativas são medidas que tem finalidade restruturadora, buscam a redução das desigualdades existentes na sociedade. Podem ser promovidas pelo Poder Público ou por programas privados, oferecendo algumas vantagens no intuito de compensar alguma discriminação, marginalização ou deficiência.
    O sistema de cotas é um exemplo de ação afirmativa, dentro desse sistema há as cotas raciais que levantam muitas questões, dúvidas e discussões.
    A sociedade ainda está dividida quanto a isto. Há quem se posicione contra, alegam que esta fomenta ainda mais o e o ódio, favorece os negros de classe média e alta, fere o mérito, etc. Porém, o racismo já existia (e bem forte) muito antes da criação das cotas raciais, estas medidas tentam compensar todas as injustiças cometidas no passado, que não pode simplesmente ser esquecido, pois se reflete no presente.
    Insistem em frisar o favorecimento de uma minoria de negros de classe média e alta, quando a maior parte da população pobre e marginalizada é negra.
    Esta disposição também busca a justiça distributiva, baseando-se no presente e não no passado, que consiste na promoção de oportunidades para aqueles que não conseguem se fazer representar de forma igualitária.
    Esta e outras ações afirmativas procuram contribuir para o surgimento de uma sociedade mais diversificada e igualitária, aberta e tolerante. No entanto, para se chegar a isto há um longo caminho a ser percorrido.

    ResponderExcluir
  38. Willian,

    a idéia era você resolver esta dúvida e saír do armário....

    ResponderExcluir
  39. Adriana Carvalho nº01 turma:303

    Eu sou contra as cotas racias,pois,para mim,essa medida cria uma classificação oficial de raças e ferem a lei segundo a mesma diz "todos são iguais perante a lei."
    É óbvio que o Brasilprecis reverter desvantagem de índios que foran dizimados e negros que foram escravizados,assim como precisa reverter a situação dos brancos analfabetos.
    A desigualdade não tem só a ver com a cor da pele e sim com a pobreza.As favelas não escolhem os negros,escolhem os pobres.
    O que não podemos é negar nossa miscigena-
    ção,então devemos investir em bons serviços públicos e criar oportunidadesiguais.é isso que nos faz cidadãos.

    ResponderExcluir
  40. edilson N 14

    as acões afirmativas foram criadas no intiito de diminuir o preconceito que no assombra na sociedade.
    desde dos tempos antigos os negors ja vinham sofrendo com isso,com a escravidao.vindo com o tempo os indios sendo pouco a pouco desimados.
    um dos exemplos de ação afirmativa é: SISTEMAS DE COTAS RACIAIS.
    com isso uma uma parte de vagas destinadas as aos negors na sociedade.porem sou contra isso,pois na minha opiniao todos nois somos iguais independente da cor,sexo ou religiao.este sistema afasta os negos de nossa sociedade e vao caindo sempre no equecimento.
    e diferente um tratamento de um negro e um branco.exemplo:o salario de um negro pra um branco e deferente,o negro pode ter a mesma formaçao que o branco,mas o branco recebe mas.
    mas cada ida mas o negro vem conquistando seu espaço no mercado de trabalho.exemplos:na tela do cinema o negros vem se destacando como will smith,densel washigton,etc...nos palcos do teatro e tbm nas telinhas:thais araujo...agora tivemos uma grande evoluçao um dos paises mas poderosos do mundo tem um presidente negro:barack obamma
    temosque investir em projetos sociais voltadas para classe desfavoraveis buscando a igualdade social,criando tambbem oportunidades no mercado de trabalho pra que os negros possam demosntrar que tem a mesma capacidade que os brancos tem.nois somos todos iguais.

    ResponderExcluir
  41. edilson N 14

    as acões afirmativas foram criadas no intiito de diminuir o preconceito que no assombra na sociedade.
    desde dos tempos antigos os negors ja vinham sofrendo com isso,com a escravidao.vindo com o tempo os indios sendo pouco a pouco desimados.
    um dos exemplos de ação afirmativa é: SISTEMAS DE COTAS RACIAIS.
    com isso uma uma parte de vagas destinadas as aos negors na sociedade.porem sou contra isso,pois na minha opiniao todos nois somos iguais independente da cor,sexo ou religiao.este sistema afasta os negos de nossa sociedade e vao caindo sempre no equecimento.
    e diferente um tratamento de um negro e um branco.exemplo:o salario de um negro pra um branco e deferente,o negro pode ter a mesma formaçao que o branco,mas o branco recebe mas.
    mas cada ida mas o negro vem conquistando seu espaço no mercado de trabalho.exemplos:na tela do cinema o negros vem se destacando como will smith,densel washigton,etc...nos palcos do teatro e tbm nas telinhas:thais araujo...agora tivemos uma grande evoluçao um dos paises mas poderosos do mundo tem um presidente negro:barack obamma
    temosque investir em projetos sociais voltadas para classe desfavoraveis buscando a igualdade social,criando tambbem oportunidades no mercado de trabalho pra que os negros possam demosntrar que tem a mesma capacidade que os brancos tem.nois somos todos iguais. edilson moraisN 14 sala 303

    ResponderExcluir
  42. EDILSON NASCIMENTO DE MORAIS N 14 SALA 303

    A CRIAÇAO DE UM ESTATUTO TEM O OBJETIVO DE ACABAR COM O PRECONCEITO E COM A DESIGUALDADE SOCIAL.COM A CRIAÇAO DESTE ESTATUTO MIRA QUE O HOMEN NEGRO SE INTERAJA NA SOCIEDADE E BUSCANDO SEU ESPAÇO POR DEREITO
    HJ A ESCRAVIDAO NAO EXISTE MAS,AS CENZALAS E SINHOZINHOS DE ENGENHO,POREM AS CORRENTES QUE PRENDE O HOMEN NEGRO E OS SEPARA ELES DE TUDO OQUE DE BOM PRA ELES.COMO UM EMPREGO BOM,UM LUGAR BOM,COMIDA ARPOPRIADA,ETC...
    O NEGRO NAO PODE SER TRATADO COMO BIXO,POIS ELES SAO CMO NOIS
    IGUALDADE SEMPRE

    ResponderExcluir

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui