quinta-feira, 18 de novembro de 2010

S304 – AÇÕES AFIRMATIVAS

Vamos ao debate!

31 comentários:

  1. Ações afirmativas são medidas especiais, determinadas pelo estado, com o objetivo de garantir a igualdade de oportunidades e tratamentos entre os cidadãos, compensando perdas provocadas pela DISCRIMINAÇÃO e MARGINALIZAÇÃO, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religosos e outros.
    Comentando o assunto, sob meu ponto de vista, sou contra as ações afirmativas, mais especificamente se tratando das cotas para negros nas universidades, pois vejo como uma forma de preconceito já que sua capacidade intelectual está na forma em como se adquire e usa seu conhecimento e não na sua cor. Acredito que eles têm a mesma aptidão que os brancos, mas o que realmente impede de usurfruirem os mesmos "direitos" é a DESIGUALDADE SOCIAL, pois alicerçada num passado escravocrata, usa isso como fonte para o preconceito que até hoje existe entre os negros.
    Ações afirmativas não vão resolver o problema do racismo cordial brasileiro.Somente uma melhora elevada nos níveis de emprego, na distribuição de renda e nas políticas sociais poderá contribuir de forma permanente para a melhoria do padrão de vida dos brasileiros, particularmente, os negros.

    ResponderExcluir
  2. AS AÇÕES AFIRMATIVAS, são leis que garantem,igualade a todos os individuos da sociedade.
    Podemos destacar as cotas para negros no ensini superior,como uma das pricipais ações, onde atualmente ocasiona várias discurçõs.
    O projeto de lei que quer garantir 20% das vagas para negros e pardos em todos as universidades do Brasil vem gerando opiniões opostas em toda a sociedade. Argumentos contra e a favor é que não faltam. De um lado aqueles que historicamente foram escravizados e discriminados e que vêem nesta política uma forma de diminuir as desigualdades sociais entre negros e brancos no país. E de outro, aqueles que se sentem prejudicados por verem as suas chances de passar no vestibular diminuídas, e injustiçados por sentirem que desta forma estarão pagando por políticas mal elaboradas, que não incluem todos de forma igualitária.
    Diante dos fatos, ao meu modo ver, as politicas de igualdade estão mal elaboradas, é preciso investimentos urgentes, na educação profissionalizante e na infraestrutura dos cidadãos marginalizdos para que os brasileiros excluidos estejam bem preparados para as várias barreiras socias que virão.

    ResponderExcluir
  3. Ações Afirmativas sao medidas que visam inserir na sociedade aqueles que por motivos econômicos, sociais e religiosos estam a margem desta.
    Um exemplo de Ações Afirmativas é a política de cotas para negros ingressarem em universidades públicas e federais. Este tipo de açao que em teoria busca inclusão, acaba por gerar maior descriminaçao, uma vez que faz parecer que os negros sao intelectualmente inferiores aos brancos, o que nao é verdade. Esse tipo de açao baseia-se no passado escravocrata de nosso país, onde negros eram considerados seres inferiores. Tentando buscar a remissão pelos erros de uma sociedade com um pensamento arcaico e pouco evoluido os governantes atuais criaram medidas afirmativas afim de diminuir a desparidade existente na sociedade, medidas essas que so geram mais preconceito e descriminação, não servindo ao proposito real das medidas afirmativas.

    ResponderExcluir
  4. Marcos Manoel de Castro Coutinho disse:
    Ações afimativas são maneiras encontradas pelo governo para manter a igualdade e a integração dos indvíduos na sociedade tanto na parte econômica,social e religiosa que visam dar-lhes oportunidadespara que eles fugam das várias formas de descriminações impostas pela sociedade.
    A cotas para negros nas universidades que é um projeto de lei na qual relata que 20%das vagas são destinadas para negros ou pardos.Foi uma formade dar mais chances aos negros de ingressarem no ensino superior e fugirem marginalização, más existem muitas divergências em relação mas cotas, pois muitos visam as cotas como uma de descriminação, poissegundo seu ponto de vista a capacidade intelectual dos negros não é inferior a dos brancos gerando assim muitas divergências porque muitos são a favor e outros são contra.
    Por isso podemos ver que as ações afirmativas foram formas mal elaboradas pelo governo para acabar com o preconceito e com a discriminação que acredito eu nunca irá acabar, porém diante dessa implantações ouve uma diminuição da descriminação.

    ResponderExcluir
  5. pode-se perceber que as ações afirmativas em relação a tentativa do governo em tentar estabelecer uma igualdade e a integração no meio social de pessoas cujas raças, étnias, religiões, entre outros foram desfavorecidas no passado ou recentimente como aconteceu com os negros devivo a escrvidão no Brasil e que hoje tem como benefícios cotas raciais para diversas aréas como na hora de entrar na facudade ou de arranjar emprego e todas essas oportunidades tem maior impacto hoje devivo a consolidação do estatuto racial. Na minha opinião alguns desses direitos não deverião ser aplicados apenas para pessoas negras como por exemplo as cotas, que apesar de os negros serem a grande maioria pobres essas cotas deveriam ser para todos as pessoas de baixa renda independentimene da cor e com isso tentar melhorar a sociedade abrangendo todos.

    aluno:Thalison Gabreil N°40 t_304

    ResponderExcluir
  6. As AÇÕES AFIRMATIVAS no Brasil tem gerado grande polêmica, e com razão, pois não podemos denominar pessoas negras somente baseando -se no seu tom de pele. De acordo com a visão de acordo com Kabengele Munanga, a questão das cotas não vai resolver um problema de gerações tudo tem que ser analisado de forma coerente e objetiva, pois não vai ser de uma hora pra outra que vamos solucionar as desigualdades do nosso país. Acredito que todo esse questionamento que está crescendo de forma significativa está evoluindo porque alcançou níveis políticos e econômicos. Essa forma desesperada de solucionar a questão da desigualdade através das cotas não vai adiantar se atacado primeiro no final, ou seja, o que adianta tentar corrigir o topo do ensino se é na base que se iniciam os problemas? Cabe então não só a nossos governantes, mas a nós cidadãos interessados avaliar cuidadosamente e participar de forma direta expondo nossas opiniões, toda essa discussão deve ser solucionada de forma aberta em relação a governantes e cidadãos para que só então possa ter uma conclusão geral do que se bode ou não fazer para que não aja nenhum tipo de desigualdade em nosso país.

    ResponderExcluir
  7. THÁTILLA DAUANE...N°42

    AS AÇÕES AFIRMATIVAS são medidas tomadas pelo governo, visando a inclusão de pessoas que sofrem discriminação, na sociedade,e amenizar desigualdades que são historicamente acumuladas,e que se estendem pelos dias atuais.Um exemplo de ação é a cota para negros no ensino superior,com o intuito de garantir 20% das vagas nas universidades.Para muitos ,essas e outras soluções podem ter duas “faces’’:uma com o objetivo de melhoria e a outra de discriminar ainda mais.A explicação para essa diversidade de pensamentos é a mal construção dessas leis,que necessitam de extrema atenção e melhores investimentos voltados para elas.
    Penso que,talvez daqui a alguns anos,essas ações possam melhorar e alcançar seu verdadeiro objetivo,que é dar as mesmas oportunidades,e estabelecer a igualdade entre todos.

    Thátilla Dauane -n° 42

    ResponderExcluir
  8. Ações afirmativas
    Para tentar superar as mazelas sociais, eliminar a desigualdade muitas vezes deixada pela historia de nossos ancestrais, garantindo a igualdade social, foram feitas medidas governamentais que são chamadas ações afirmativas.
    Um exemplo de ações afirmativas é as cotas para negros nas universidades, que garante 20% das vagas para negros e pardos em todas as universidades do Brasil vem gerando opiniões opostas em toda a sociedade. Argumentos contra e a favor é que não faltam.
    Eu particularmente sou contra, pois são políticas mal elaboradas, que não incluem todos de forma igualitária, pessoa branca e negra tem a mesma capacidade de estudar, basta querer, se esforçar, não é cor, raça ou historias do passado, que fazem uma pessoa ser menos inteligente ou com pouca capacidade de ter uma profissão honesta, e muitas vezes irão preencher as cotas os negros mais bem preparados e de melhor nível econômico, e que não precisam das cotas.Sou negra, porém não tenho alguns fenótipos do negro, então sou considerada parda, mas sou totalmente contra quero passar por méritos, esforço, estudo e não por cota de negros que é até uma vergonha para nossa raça. Sabe o que acontece? Mais e mais discriminações. Brancos são os superdotados, tem mais inteligência que os negros? Ou A inteligência, capacidade dos negros é prejudicada por sua raça, por historias da antiguidade? É gente não tem nada ver! TODOS NÓS TEMOS CAPACIDADE, NÃO IMPORTA RAÇA, HISTORIAS, BASTA QUEREMOS.

    Ana Flávia n°06

    ResponderExcluir
  9. Sou sim, a favor da inclusão social, logo, concordo com as ações afirmativas, que visão combater ou diminuir a desigualdade social, já que temos um Estatuto que nos garante isso, igualdade, independente de cor,sexo ou classe social.
    Porém, sou contra cotas raciais, não por preconceito em relação aos não-brancos, mas por acreditar, que eles tem a mesma capacidade que os brancos.Acho, também que quando um negro entra num processo deste tipo, ele assume um preconceito contra si próprio.
    A grande desigualdade existente em nosso país, não é causada pelo fato dos negros ocuparem menos vagas em universidades, no mercado de trabalho ou pelo sofrimento que os mesmos passaram no período do Brasil colônia(não os menosprezando, mas todos nós, em algum momento de nossas vidas já passamos por algum sofrimento).Na minha opinião, se deve ao capitalismo, que como disse Marx, divide a sociedade em classes.Isso impede que pessoas de baixa renda tenham as mesmas chances que alguém de classe média. Desta forma, com a riqueza nas mãos de poucos, dificilmente seremos um país desenvolvido.
    Mônica Fernanda nº28/304

    ResponderExcluir
  10. As Ações Afirmativas são programas adotados pelo Estado e pela iniciativa privada destinados
    à correção das desigualdades raciais e em prol da igualdade de oportunidades.
    Ao meu ponto de vista, creio que o Estatuto, visando a garantia de direitos e correção de desigualdades históricas, rege, promovendo melhorias para a população.Porém contribuiria e se tornaria mais completo se enfatizasse um ponto bastante polêmico: AS COTAS RACIAIS.
    Sendo dever do Estado e da sociedade garantir igualdade de oportunidades e visando progresso, sou a favor do percentual de cotas para negros nas universidades, pois às vejo como melhorias e não como permanência da discriminação racial.Visto que assim como outras garantias, que são executadas,resultam em avanços no combate ao racismo,as cotas para negros beneficiarão pessoas que também passarão por seleções e terão que estudar assim como qualquer outra pessoa.
    E não resolverá apenas identificarmos que vivemos em uma sociedade racista, veremos resultados se nos CONSCIENTIZARMOS, e usarmos nossa RAZÃO para DIVULAGAR e DEFENDER ideias, mesmo com um texto como esse.Pois acredito que assim estaremos diminuindo obstáculos que acarreta uma grande linha histórica!

    ResponderExcluir
  11. Oi professor, desculpe a demora
    Bom o sistema de cotas vem sendo muito discutido nos últimos 20 anos no Brasil, muitos são a favor desse sistema outros são contra,Os argumentos dos que são contra entendem as cotas como uma forma de preconceito e sentimento de inferioridade com os negros é beneficiados por esse sistema
    Eu particularmente sou a favor das cotas,não concordo com essa idéia de inferioridade, mas sim levo em conta as condições de ensino no pais que e precária, e que não atende a população por igual, é muito fácil falar de uma situação onde não si vive, as pessoas que criticam as cotas não entender que esse sistema e necessário enquanto não haver melhorias no ensino do Brasil, que e um dos mais vergonhosos do mundo,vejo as cotas como uma forma de amenizar,’’ por enquanto’’ as diferenças sociais no pais, o que não pode acontecer e as pessoas si conformarem com as contas, e sim exigir uma educação de qualidade para toda população sem distinção de raça,classe social ou religião,vamos lutar por um pais melhor onde não precise de ‘’Gambiarras’’ do governo para amenizar os problemas da sociedade.
    Hygor oliveira T=303 // Nº23

    ResponderExcluir
  12. Está escrito na daclaração universal dos direitos humanos que todos são iguais independente de raça,religião, etnia. Mas não é bem isso que ocorre, e para amenizar essa sitaçãoo o governo de estado cria medidas e planos afim de promover ações de políticas públicas para uma melhoria na vida social do cidadão, conhecida como ações afirmativas. Um bom exemplo foi a implantação das cotas para negros e pardos nas universidades. É um assunto que tem gerado bastante discursão e polêmica, pois são várias as opiniões enm torno desse tema, uns sendo a favor e outros contra. Eu sou contra. Certo que o governo o criou pensando na melhoria na vida dessas pessoas que são menos favorecidos socialmente. Mas na minha opinião não foi uma boa medida,porque é só mais uma forma de discriminação. Ao invés de ser criado uma cota pra negros deveria ser criado uma cota para estudantes de baixa renda,pois assim como existem negros pobres existem brancos que também precisam. E assim como existem brancos ricos também existem negros que às vezes se aproveitam e entram nessa cota sem realmente necessitarem. O certo é que todos devem colocar a mão na consciência para ajudar nessa luta contra o preconceito, e perceber que todos somos iguais perante a lei e Deus. Só assim teremos uma ssociedade mais justa e igualitária para todos.

    VALÉRIA CAROLINE Nº:43 TURMA:304

    ResponderExcluir
  13. A redemocratização no Brasil é ainda um processo recente e permeado por diversas lacunas não resolvidas. Uma delas refere-se à permanência de condições adscritas, isto é, características não mutáveis inerentes a um indivíduo, como cor e sexo, a influir na definição das oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, progressão na carreira, desempenho educacional, acesso ao ensino superior, participação na vida política. Assim explica Sabrina Moehlecke, Doutoranda da Faculdade de Educação da USP. Levando esse ponto de vista em consideração é que foi criada a expressão AÇÃO AFIRMATIVA, que visa oferecer aos grupos discriminados e excluídos, como os pobres e os negros, um tratamento diferenciado para compensar as desvantagens devidas à sua situação de vítimas do racismo e de outras formas de discriminação, que têm atravessado séculos. Essas medidas são também denominadas ação positiva, discriminação positiva ou políticas compensatórias, e já foram adotadas nos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Índia, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, Malásia, entre outros. No Brasil, entretanto, tem gerado grandes discussões quando a questão, por exemplo, é: “Você é favorável ou contra as cotas raciais para o ingresso ao ensino superior?”. É extenso o debate entre esses pólos antagônicos, que já resultou em inúmeras manifestações nas diversas regiões do nosso país. No entanto, expressando minha posição em relação à dada questão, ressalto que se as desigualdades sociais não forem solucionadas, não há motivos para eliminar as cotas. Pois esse é o grande problema: as classes que estão em desvantagem sofrem grande preconceito e discriminação, e conseqüentemente não tem as mesmas oportunidades que as demais classes. Por isso, seria uma grande injustiça acabar assim como a única forma que se aproxima mais da democracia e da “igualdade” dos direitos humanos. Porém, se as autoridades voltarem, de fato, os olhos para essas classes em situação de exclusão social, e assim obtermos uma sociedade igualitária, não precisaremos de cotas. Enfim, teremos um Brasil melhor, tão almejado por todos nós.

    >>Vânia Cristina N°45

    ResponderExcluir
  14. Ações afirmativas são meios pelos quais o homem procura manter a igualdade entre todos. Um forte exemplo seria o caso das cotas para negros em universidades públicas.
    Estas cotas procuram de certa forma fazer uma espécie de desculpas aos negros do século XXI pondo em vista que eles foram obrigados a viver nesta situação, você pode me perguntar, de que forma? Quando a princesa Isabel alforriou escravos não se preocupou em dar qualquer tipo de assistência as centenas de famílias dos negros forros. Dessa forma os negros passaram a viver na marginalidade, e esta situação agravou o preconceito e também obrigou o negro a começar a cometer delitos favorecendo que a maioria dos pobres fossem negros.
    Entretanto não creio que as cotas raciais fossem a solução, já que de certa forma é um prática de preconceito e o que todos queremos são direitos iguais, o certo seria que a educação do nosso país fosse vista com mais seriedade pelos nossos governantes, pois com uma educação favorável e igual para todos não teríamos preconceito e muito menos uma deficiência na aprendizagem dos negros pobres.

    Thallison Moreira n° 41

    ResponderExcluir
  15. As cotas raciais foram feitas para "pagar" pelos séculos de escravidão e preconceito para, principalmente, o negro.
    Mas não sou favorável a essa decisão, pois o negro tem a mesma capacidade intelectual que os brancos e pardos. Sou a favor das cotas sociais, pois os pobres (brancos, negros ou pardos)sim, precisam de cotas, já que eles não tÊm o mesmo acesso à educação que os mais favorecidos financeiramente.
    As cotas raciais são mais um jeito de excluir os negros, pois dá a ideia de que eles não conseguem entrar na faculdade por conta própria. E os negros que sofreram com escravidão não serão jamais recompensados, pois estão mortos e quem está aqui jamais saberá o tamanho de suas dores.
    - Jainara Rodrigues Miranda, nº 15

    ResponderExcluir
  16. Arthur Fernandes 304

    Ações afirmativas: São medidas tomadas pelo estado visando diminuir ou eliminar diferenças que se acumularam durante os anos, assim, podendo gerar oportunidades antes inviáveis.
    No maranhão o governo pretende implantar a política de ações afirmativas, melhorando na construção da cidadania das populações afro descendentes e indígenas no Estado, que a tempos vem sendo tratada com certo preconceito.

    ResponderExcluir
  17. Ações Afirmativas: É uma lei onde tentam garantir e igualar direitos a todos os indivíduos.
    Eu sou totalmente contra AS COTA RACIAIS, pois eles tem a mesma capacidades em que um Branco tem, ou até mais. E no meu ponto de vista isso é um preconceito contra os NEGROS, quando em outros casos existem brancos com uma condição baixissima, e muitas das vezes nem tem a capacidade de usufruir de uma sala de aula, pois a sua condiçao não deixa.Mais não, nesse caso só os NEGROS que não tem capacidade,Ex: Um BRANCO, estudante de uma escola particular(ADVENTISTA), e um NEGRO estudante de uma escola pública(LICEU), nesse caso qual dos dois terá mais capacidade?? Lógicamente séria o BRANCO pois já tá dizendo tudo:Branco, e já o NEGRO sempre fica por baixo de tudo. Mais porque isso? IGUALDADE E DIREITOS DEVEM SER A TODOS, não importam se sejam PRETO OU BRANCO, os deveres tem que ser iguais e igualados. Eu sou totalmente contra a COTA PARA OS NEGROS, pois isso só tende a piorar a situação.Caso contrário, se fossemos criar cotas para todos aqueles que se sentissem descriminados, teriam que criar cotas para: Favelados, Pobres, Homossexuais, Franelinhas e assim por diante.

    DIREITOS SÃO DEVERES DE TODOS!

    ~ Taynara Bastos Nº39 Turmaª304

    ResponderExcluir
  18. Para Barbara Bergmann entende, de maneira ampla, que:
    Ação afirmativa é planejar e atuar no sentido de promover a representação de certos tipos de pessoas – aquelas pertencentes a grupos que têm sido subordinados ou excluídos – em determinados empregos ou escolas.
    Antonio Sergio Guimarães (1997) apresenta uma definição da ação afirmativa baseado em seu fundamento jurídico e normativo. A convicção que se estabelece na Filosofia do Direito, de que tratar pessoas de fato desiguais como iguais, somente amplia a desigualdade inicial entre elas.

    No meu ponto de vista, a Ação Afirmativa só vem caracterizar ainda mais o preconceito e a discriminação. Se é cientificamente comprovado que todos são iguais independente de cor, raça ou religião, se temos as mesmas capacidades ou seja que ninguém por ser branca , por exemplo é superior a outro por ser negro, então seria até uma injustiça ter cota pra negros se eles tem a mesma capacidades de um branco. Agora se fazem isso por causa do preconceito que muitos tem em relação a outros, no meu ponto de vista essa política de cota como outras não seria a melhor forma de se lidar com isso. As pessoas têm que saberem a se reeducar e se socializar de forma correta. Os hábitos e a cultura de um povo como no Brasil, tem que ser valorizada por todos. Aprender a valorizar cada um, não pela cor mais pela pessoa que é. Poderia se investir mais na educação, pois como poderemos ter uma sociedade fora do preconceito se a própria pessoa prejudicada desde criança tem o preconceito de si mesma. A criança tem que se valorizar e falo isso pelo fato de ter CRIANÇAS que tem preconceito com sua própria cor. Imagina uma criança branca que não goste de uma negra se os educadores não tiverem postura, acabam que deixando esse tipo de preconceito fluir e a criança cresce com preconceito a negro. Assim futuramente se tornando dono de uma empresa e não deixando nenhum negro trabalhar no seu estabelecimento.
    Por isso acho que se deveria investir deste "ontem" em uma educação especial, onde crianças venham a interagir juntas independente de cor, raça ou qualquer outro tipo de preconceito.

    ResponderExcluir
  19. - Cotas Raciais: Qual é a cor do seu pensamento?

    Considerando-se o Brasil em que vivemos, não é de se estranhar a adoção de medidas de ações afirmativas, planos governamentais cujo objetivo é minimizar a discriminação dentro do país.

    Um exemplo de ações afirmativas são as cotas raciais. Elas funcionam de modo a incluir em empresas e universidades, pessoas de raças negra e indígena, reservando um percentual de suas vagas para este fim.

    Tendo em vista que essas medidas são formas de “solução” temporária, há de se convir que elas não resolvem ou destroem o preconceito e a discriminação raciais, mas viabilizam a inclusão social das pessoas que sofrem com isso.

    Sou a favor das cotas raciais para as empresas, uma vez que a decisão de contratação cabe somente ao empregador, que em muitos casos, além de usar como critério de seleção os requisitos básicos profissionais (currículo), faz juízo de valor à raça e à cor do candidato, o que acaba por pesar em sua escolha.

    Contudo, ponho-me contra as cotas raciais das universidades, pois a cor ou a raça do candidato não é um critério de seleção, ou melhor, não deveria ser, pois como muitas vezes foram mencionadas, todas as raças têm a mesma capacidade de discernimento, colocando-as no mesmo nível de poder de aprendizado.

    Porém, o que faz a diferença é como essa capacidade será desenvolvida. É notório que principalmente por uma série de fatores ligados à história brasileira, a base estamentária* é pobre e descendente negra, que por característica do sistema econômico capitalista, é também a maioria da população. Por isso, pode-se dizer que a população denominada negra (fenotipicamente falando) tem menos oportunidades que a população denominada branca, que, mais uma vez, por consequência histórica, forma a minoritária elite de grandes empresários e políticos.

    O próprio sistema de cotas raciais das universidades acaba por tornar-se um complexo exemplo de discriminação, pois além de segregar a raça negra, como se esta fosse inferior, afasta a branca da ideia de raça. Por outro lado, cria erroneamente a ideologia de que os caucasianos são a normalidade e que os afrodescendentes são os casos especiais. De uma forma ou de outra, as cotas raciais representam discriminação simultânea, para os negros e para os brancos.

    Então, o que melhor se encaixa, não são as cotas raciais, que remediam uma vida de exclusão, mas a implantação de cotas sociais que levem em conta o “poder” aquisitivo dos estudantes, abrangendo maior parte da nação, que como já se sabe, é pobre, ao contrário das cotas raciais para negros e indígenas, que prioriza apenas uma parte da população e discrimina a outra.

    *Estamentária: Derivada de estamentos, segregação da população em classes sociais.

    Obs.: Mais sobre preconceito racial em www.brendaizidio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Um meio que proporciona ou garante legalmente, conforto e acesso a qualquer setor sendo ele público ou particular em relação às vítimas de descriminação racial (étnico, religioso...) existente na sociedade.
    As AÇÕES AFIRMATIVAS podem ser também definidas como uma maneira exclusiva de eliminar todos os tipos de preconceitos formal ou material que afetam parte da população (maioria negros) e ainda agride o caráter e a moral do cidadão.
    Um exemplo atual e cada dia mais evidente de tais atitudes são a DESCRIMINAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO como relata o seguinte texto “Os resultados indicam que enquanto o diferencial das mulheres brancas se explica exclusivamente por um diferencial salarial puro, os homens negros devem seus rendimentos menores principalmente a diferenças de qualificação, embora também sofram pesada discriminação salarial e de inserção. As mulheres negras sofrem os diferenciais de salário puro das mulheres brancas, mais o diferencial de salário puro dos negros, mais um diferencial devido à inserção, mais um enorme diferencial devido à qualificação (embora menor que o dos homens negros)”.
    E o BULLIYNG (bulem) “conceitua-se como ato de agredir verbal e moralmente um indivíduo impedindo o mesmo de conviver, ou seja, sociabilizar-se em um determinado ambiente como na escola ou no trabalho, por exemplo, como qualquer outro.
    Na verdade o bulem é mais uma nova palavra que criaram para definir um comportamento manifesto desde o passado assim como o racismo.

    ResponderExcluir
  21. Desde a Idade Média as diferenças de classes estão presentes diante do homem, logo medidas a fim de corrigir estas desigualdades surgem ao longo da história. Diversas maneiras de igualdade surgem, mas nem sempre agradam a toda a população de um país ou estado, porém consegue atingir parte de seu objetivo.

    Diante desse contexto surgem as AÇÕES AFIRMATIVAS, que são medidas especiais,tomada por um estado ou país,espontânea ou compulsório afim de eliminar de vez qualquer tipo de desigualdade mantido ao longo do crescimento da nação.

    Algumas hipótese em relação ao surgimento (das ações afirmativas),ainda são estudadas,mas uma aplausiva,está relacionada a REVOLUÇÃO FRANCESA onde os revoltos desejavam uma igualização de classe frente a um estado de diferenças visíveis e contestadas.

    Para tentar superar as mazelas sociais e promover a inclusão, em 1990,o Brasil, foi alvo de grandes discursões, sobre os direitos iguais a todos, logo em 1995, o governo de Fernando Henrique Cardoso criou GTI (grupo de trabalho interdisciplinar), onde visava espalhar por todo país medidas de igualização vistos até os dias de hoje.

    Um conjunto de afirmações, hoje no Brasil, extremamente criticada por uma parcela da sociedade, são as cotas sociais. Estas de certa forma deixam os estudantes pobres ou negros com as mesmas chances de um aluno rico,minimizando assim os privilégios de alunos que dispõe de uma educação de melhor qualidade.As principais reclamações da parcela contra, está relacionada a cota negra da qual alegam que existem negros ricos que estão se beneficiando desta oportunidade e mostram que existem brancos pobres que deveriam ter a mesma oportunidade.

    É importante destacar também o estatuto da igualdade social, Nele estão claras desigualdades historicamente acumuladas, é um grande exemplo de ação afirmativas pois tentar mostrar a sociedade a as mazelas existentes.


    Penso que as ações sociais existem a fim de repassar direitos perdidos, que foram tirados ou destruídos pela elite durante anos. E que existem como uma forma de “desculpa” ou Até mesmo de “perdão” diante da população que sofreu diversas formas de pré-conceito e é notória a necessidade de ainda ser mantida não como forma de benefícios para um grupo e sim com forma de diminuir a distancia de uma classe para outra.

    ResponderExcluir
  22. Ações afirmativas são leis, projetos, planos, até mesmo atitudes que visam o melhoramento das relações sociais.
    Falando sobre cotas raciais,penso q acaba sendo um preconceito indireto da sociedade e do próprio negro com ele mesmo,com isso ele está dizendo que não tem a mesma capacidade de uma pessoa branca; quando negros entram na universidade acabam sendo motivo de chacota.
    Não sou a favor do favorecimento de pessoa alguma,ou de classes sociais e religiosas dentro da sociedde,por isso penso que a solução para os negros não é ficar criando leis que os favoreção , e sim, projetos de conscientização social contra o preconceito ou qualquer tipo de discriminação,inependente de quem esteja atingindo e punição para qualquer cidadão que asim fizer sem fazer ascepção de pessoas.
    Ações afirmativas é uma boa pedida para a criação de uma sociedade mais digna.

    ResponderExcluir
  23. Nadja Rayanne Fróz Lindoso,n:29,t:304,matutinosábado, 18 de dezembro de 2010 às 21:57:00 BRT

    As ações afirmativas,ou seja,as políticas de cotas raciaistrazem a tona uma questão polêmica,a questão do racismo.
    Num país multiculturalista como o nosso,onde convivemos com povos mistos,todos com suas bagagens culturais temos que ainda em pleno séc.21 discutir questões como racismo,o que segundo Demétrio Magnoli,sociólogo e geógrafo é a ideia de que há diferença hierárquica nas raças e essa teoria surge na imaginação científica no sec.19.
    Magnoli acredita que não cabe ao sistema de cotas corrigir as desigualdades de anos,que na verdade essas ações buscam produzir no brasileiro o olhar que já há em países como os Estados Unidos a ideia de separação ao invéis de mistura.
    A questão é que é inegável que há uma separação sim,mesmo em um país como o Brasil rico em sua diversidade,observamos essa separação no meio trabalhista,num estado como o maranhão onde a maior parte da sua população é negra,os melhores cargos são ocupados por pessoas brancas.
    As cotas viriam como meio de desfazer anos de injustiças,onde o negro foi submetido a humilhação,as condições degradantes e desumanas,impedindo o acesso dos mesmos a uma educação,as cotas dariam aos negros condiçoes de disputar de igual para igual com os brancos.

    ResponderExcluir
  24. AÇÕES AFIRMATIVAS
    Com intuito de tentar solucionar e promover a superação dos principais problemas sociais existentes nas nossas sociedades, tais como a desigualdade social, a pobreza extrema e a diferenciação dos cargos trabalhistas brasileiros, a partir dos anos 1990, o Brasil tem sido alvo em potencial dos programas de ações afirmativas . Estas tem sido alvo de debates árduos entre a diminuta elite brasileira, detentora de bens, riquezas materiais e intelectuais, além de um participação política bem mais acentuada do que o restante da população, e grupos de apoio ás classes menos favorecidas, composta, em sua maioria por descendentes da nossa antiga principal mão de obra: OS NEGROS. A grande questão é que, nas última décadas, a população brasileira miscigenou-se a tal ponto de não conseguirmos identificar com precisão a raça, etnia ou grupo dominante no genótipo de um cidadão. Casos absurdos tem tornado-se destaque nas manchetes de nossos noticiários constando erros na identificação da cor negra, pessoas que são negras e não admitem por auto-racismo ou até por pessoas que simplesmente acabam por não dedicar a sua inteligência e habilidade para conquistar os seus interesses por acreditarem que as tais ‘cotas’ facilitarão o seu ingresso em vagas em universidades, vagas obrigatórias em instituições que resultarão em seu emprego ou no simples fato de conseguir vantagem em algo. O que sempre devemos lembrar é que somos quem queremos construir e não puro e simplesmente quem nos deixam ser. Devemos lutar,lutar até conquistar nossos sonhos e objetivos ; mostrar nossas habilidade, desenvolver nossa mentalidade e em tudo sempre da o seu melhor. Desta maneira ,sim, estaremos caminhando , mesmo que seja a passos largos, à construção de uma sociedade mais igualitária, constituída por uma população bem mais qualificada e construtiva e composta por cidadãos consciente de seus papéis políticos e sociais .

    Ana Carolina Diniz Gomes
    T 304

    ResponderExcluir
  25. Políticas afirmativas visam combater os efeitos acumulados em virtude das discriminações ocorridas no passado, buscando a inclusão daqueles à margem da sociedade.
    Tais medidas são extremamente polêmicas e discutidas no âmbito educacioanl, onde as universidades reservam um número de vagas destinadas apenas aos afrodecendentes.
    Mas, esse seria um instrumento de combate ao racismo ou de afirmação do mesmo?
    Particularmente, fico com a segunda opção. As cotas raciais fazem com que haja um olhar preconceituoso aos negros e pardos dentro da faculdade, pois pensamos que eles foram admitidos apenas por causa desse benefício, e não pelos próprios esforços e que se não houvesse tal vantagem, não estariam onde estão, ou seja, causando uma segregação ainda maior.
    A admissão nas instituições de ensino superior de deviam ser analisadas apenas pelo critério intelectual, sem bônus a nenhuma raça.
    Se essas ações visam a igualdade social, deveriam ser aplicadas a outras situações. No caso das universidades, CONSCIENTIZAÇÃO seria a medida mais efetiva e não contraditória, pois arianos ou não, temos as mesmas capacidades intelectuais.

    ResponderExcluir
  26. Leis e projetos que garantem o direito de igualdade social e visam solucionar alguns problemas da sociedade, tais como a discriminação racial,as desigualdades e a pobreza extrema em que o mundo está imerso, são denominadas Ações Afirmativas.
    Diante do assunto esplanado, pode-se destacar a questão da desigualdade racial que está presente na sociedades desde os primórdios. Indubitalvelmente é um probema que assola grande parte da populaçaõ de diversos países. Seria imprescindével tomar-se medidas sociais cabíveis que minimize esse grave preconceito.
    É notório o desrespeito de muitos contra pessoas de cores diferentes das suas e é extremo o contrangimento que essas passam ao sofrer esse ato infame. A educação e a contrução de valores e princípios constituindo a idéia e a certeza de que todas as pessoas são iguais independente de raça, cor e credo seria sem dúvidas um ponto de partida contra o preconceito.
    Luene Veloso, n° 23

    ResponderExcluir
  27. Ações afirmativas – cotas universitárias

    Pode-se dizer que, ações afirmativas, é um tipo de reparação histórica de desvantagens acumuladas em determinado grupo social. Por meio de medidas provisórias ou não, tenta-se concretizar o princípio constitucional da igualdade material e neutralizar os efeitos de discriminação de qualquer tipo, desde racial até socioeconômica. Porém, nem todos esses grupos merecem de fato tais medidas.

    O negro deixou de ser escravizado há muito tempo, desde 13 de março de 1888, quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Os descendentes, hoje, não poderiam levar “vantagem” do que seus antepassados sofreram. Isso pode ir contra a reparação histórica, mas se a mulher conquistou seu espaço, os negros também podem.

    Quando um índio presta vestibular para alguma faculdade, pode apresentar problemas para pagá-la – para isso existe a isenção -, mas para responder às questões, ele pode ter se preparado da mesma forma que um branco, estudado na mesma escola e ensinado pelos mesmos professores.

    Por outro lado, os deficientes físicos apresentam determinadas dificuldades. Estes sim merecem vagas separadas, pois claramente enfrentaram problemas para aprender. Então, não seria justo colocá-las para competir com aqueles que tiveram uma melhor condição de aprendizado. Eis a questão de cotas para escola pública. Os alunos de escola particular estão isentos de qualquer problema que interfira nas atividades diárias, como exemplos: greve de professores e, em conseqüência, atraso do conteúdo do ano letivo.

    Conclui-se que, essas medidas devem ser revistas; pois, embora o passado tenha sido prejudicado, o futuro pode ser resolvido. Os negros e os índios podem ter uma boa educação, além de o ensino público poder ser melhorado. Assim, não haveria diferença entre escola pública e privada e não seriam necessárias essas cotas.


    Lucas Maia nº 21 T: 304

    ResponderExcluir
  28. As ações afirmativas são medidas especiais, tomadas ou determinadas pelo estado, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros. Portanto, as ações afirmativas visam combater os efeitos acumulados em virtude das discriminações ocorridas no passado. As cotas para negros em universidades são uma espécie de ações afirmativas que parecem justas, no entanto elas dissipam mesmo que ocultamente o racismo. Estas instiuições educacionais tomam esta ação com o argumento de que negos não estão aptos intelectualmente para competir com brancos, pois estes se encontram em melhores condições quer seja financeira ou socialmete de obter conhecimento.Porém na sociedade atual esse argumento não tem fundamento pois ambas as raças podem ter as mesmas condições de aprendizagem quer seja ela boa ou ruim. Atualmente o sucesso e qualidade de vida de qualquer família ou indivíduo não está relacionada a cor ou origem mas sim ao intelecto e é isto que deve ser priorisado na seleção de alunos para universidades.

    ResponderExcluir
  29. Daniel Sirqueira do Espírito Santo - AMÉM!-quinta-feira, 13 de janeiro de 2011 às 10:29:00 BRT

    Apesar de toda modernindade vivida pelas sociedades atuais,infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação por causa das diferenças raciais.
    Nas teorias da lei e nas práticas do cotidiano, o racismo é uma atitude que deve ser abolida, mas ainda hoje muita gente nem sabe o que é. Por isso é bom esclarecer algumas dúvidas sobre o que é o racismo.
    O racismo não é uma teoria cientifíca, mas um conjunto de opiniões pré-concebidas.
    O Estatuto da Igualdade Racial , veio pra melhorar o sistema de hoje que é a credibilidade ao ser humano como um ser único, e não como uma raça superior ou inferior.Num país "misto" como o nosso, o que mais tem que haver é igualdade. Não nos deixemos levar pelo preconceito, assim você estará ajudando e fazendo feliz a essa pessoa que está se sentindo desprezada. Para que o preconceito ,um dia, acabe será preciso mudar o mundo e os que nele moram,mais como é pouco provável que isso aconteça,o que se pode fazer é concientizar as pessoas sobre o assunto e tratá-lo com maior intensidade.


    Desculpa a demora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos todos irmãos! Juntos, estamos sendo tapeados por nossos representantes, incompetentes para enfrentar com sucesso as questões da educação, da saúde, da oferta de empregos... Há décadas atrás, a Escola Pública era de qualidade e não havia espaço para o ensino particular, com exceção de colégios religiosos dos tempos dos jesuítas. E a saúde não era o caos de hoje. Tanta incompetência e roubalheira conduziram-nos à situação atual alarmante e aí começou a tapeação. Brancos e negros irmãos, unam-se para melhorar a qualidade dos nossos representantes. Essa é a saída!

      Excluir

Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!

Pesquise aqui