A partir das grandes navegaçoes iniciadas pelos portugueses, os europeus acumularam informações sobre os povos que iam encontrando e também sobre os mais diferentes recursos existentes em todos os recantos do planeta.
A aventura dos europeus foi na verdade uma grande conquista militar imposta a todos os povos que iam encontrando.
A maior consequencia desta experiência de conquista e dominação foi que os diferentes povos que entravam em contato com os europeus, além de serem dominados, passavam a ser comparados tendo como referência estes mesmos povos dominadores.
Mais tarde os povos colonizados foram aos poucos se transformando em países independentes. A partir de então os povos do planeta passam a considerar a existência dos demais a partir de uma certa consciência planetária que foi sendo construída pelos europeus. Isto pode ser materializado pelos diversos tipos de mapas do mundo que existem. A propósito, por que a Europa aparece no centro dos mapas que nós usamos? Já pensou nisso? (compare os dois mapas ao lado e abaixo)
Esta nova consciência planetária tinha como referência os europeus pois em grande medida as informações disponíveis sobre os demais povos eram produzidas por eles.
Isto é importante porque pouco depois os europeus faziam a revolução industrial e criavam uma certa maneira de pensar o mundo que ficou conhecida como ilusminismo.
Estas duas coisas juntas, o iluminismo e a revolução industrial, forneceram os critérios para a comparação entre as nações no século XIX. É deste século a formação da idéia de progresso como a medida das nações.
O progresso de uma nação é o resultado da combinação de expansão do conhecimento científico (uma herança do iluminismo) com sua aplicação na produção de riquezas através da tecnologia industrial (a revolução industrial).
Do progresso ao Desenvolvimento.
Os critérios de comparação das nações são alterados ao longo do século XX, especialmente a partir do fim da Segunda Guerra Mundial. Neste momento a relação entre as nações passa a ser pautada pela divisão geopolítica em áreas de influência entre duas superpotências, um bloco comunista e um bloco capitalista – era a guerra fria.
A guerra fria impõe aos paises ricos um novo padrão de relacionamento com os países pobres ou do terceiro mundo, como se dizia no século XX.
Esta mudança é aliás um dos raríssimos casos em que os cientistas sociais podem encontrar um documento que oferece um parâmetro preciso de dia, hora e lugar em que as novas idéias ganham substância. O documento, e as circunstâncias, é o discurso de posse de Harry Truman (foto a direita) na presidência dos Estados Unidos.
“Mais do que a metade das pessoas estão vivendo em condições que se aproximam miséria. A comida delas é inadequada, elas são vitimas de doenças. A vida econômica delas é primitiva e estagnante. A pobreza delas é um obstáculo e uma ameaça pra elas e também para as áreas mais prósperas. Pela primeira vez na história a humanidade possui o conhecimento e as ferramentas para aliviar o sofrimento dessas pessoas.... Eu acredito que nós devemos tornar possível para aqueles que amam a paz os benefícios do nosso arsenal de conhecimento técnico com o objeivo de ajudar a eles a realizarem suas aspirações por uma vida melhor.... O que nós contemplamos é um programa de desenvolvimento baseado nos conceitos de relacionamento realmente democrático.... Maior produção é a chave para a prosperidade e paz. E a chave para maior produção é uma mais ampla e mais vigorosa aplicação do moderno conhecimento técnico e científico”.
Trecho do discurso de posse de Harry Truman em 20 de janeiro de 1949.
Os fragmentos grifados delineiam de maneira mais cristalina os contornos daquilo que passa a ser chamado de “Desenvolvimento”.
A idéia de “desenvolvimento” a rigor não exclui a idéia de progresso, apenas expande o seu conteúdo. O desenvolvimento ocorre quando aquela expansão do conhecimeto cientítico e tecnológico e a sua aplicação na geração de riquezas, definidores da idéias de progresso, criam as condições para melhorar a vida das pessoas, quando elas se beneficiam com o aumento de conhecimento e de riqueza.
É esta a idéia que, a partir de meados do século XX, passa a ser usada para comparar as nações. Faça então o seguinte exercício, observe a foto abaixo, que já vimos em sala de aula, em que se observa a terra a noite, e indique quais áreas do planeta poderiam er classificadas como desenvolvidas e por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá,
Fique a vontade para usar este espaço, ele é seu.
Peço apenas que evite o plágio.
Este espaço só terá sentido se o seu texto expimir o seu pensamento.
No mais: Desus é bom, e isto basta!