"Em nossa sociedade o trabalho é separado de outras instituições.
Ha um tempo e um lugar para o trabalho.
Há ainda tempos e lugares para a família, para a religião e para a política.
O estado de espírito ligado ao lugar de trabalho deve ser diferente daquele do resta da vida"
A frase acima é de Evereth Hughes, americano, um dos grandes sociólogos do século XX.
Ela nos chama a atenção para o fato de que no nosso tipo de sociedade, participamos de um conjunto complexo de instituições, nais quais somos chamados a nos comportar de forma apropriada a cada ocasião. Isto porque cada ocasião requer um "estado de espírito" conveniente.
Esta dinâmica, nós vimos, está relacionada com o o fato de que a nossa sociedade se organiza como um sistema social.
Nosso sistema social e composto de vários elementos, e nós transitamos entre estes elementos. Num único dia atravessamos varios dos elementos do sistema social (família, vizinhança, igreja, etc.).
Quando olhamos este movimento de um indivíduo entre um e outro destes elementos dos sistemas sociais, nós podemos ver as mudanças de comportamento que ocorrem no indivíduo.
O estudo dos aspectos sociais que levam a esta adaptação do comportamento nos conduz a dois conceitos elementares da sociologia: são os de status social e de papel social.
Funcionam como ponto de referência para nosso comportamento dentro de dado contexto de interação social.
Conceitos
O Status social é o conjunto de direitos e deveres associados a uma posição social.
O Papel social é o conjunto de comportamentos esperados do indivíduos dentro de certo contexto, ou seja, é o comportamentos que se espera de alguém pelo fato de esta pessoa ocupar determinado status social, determinada posição social.
Ambos os conceitos descrevem coisas que nos são rotineiras. Eles, na verdade, nos ajudam a entender como nós organizamos nosso comportamento.
A chave para compreendê-los é pensar nos grupos de que participamos.
Perceba como você mesmo é levado a se ajustar aos diversos contextos sociais que você participa num único dia. Se você se der ao trbalho de prestar atenção, verá que de acordo com a ocasião, usa um tom voz apropriado, as palavras que você usa, a vestimenta, a forma de sentar, etc. tudo isto vai ser determinado pelas regras dos grupos que você participa.
Pense em você na escola. Lá você tem um status social muito específico, tem muitas regras disciplinando o seu comportamento.
Exemplos
Na escola, você é um aluno. Este é o seu status.
Por conta deste status, todos (inclusive você mesmo) esperam que você tenha determinados comportamentos.
Você pode dizer quais são? (responda no espaço para comentários)
Ainda um exemplo:
Pensemos numa mulher. Uma mulher que trabalha, que é casada e que tem filhos.
Cada um destes atributos leva esta mulher a se enquadrar em relações sociais específicas, nas quais ela vai obter um status associado a este contexto de interação social (ou grupo). Podemos perceber também que em cada ocasião existem certas coisas que se espera sejam realizadas por ela, por conta da posição que ela ocupa em cada caso.
Vamos falar por enquanto apenas da relação dela com o marido e com o filho.
Frente ao marido ela ocupa o status de esposa. Nesta condição dela se espera um papel social específico. Se observarmos a ampla maioria das nossas famílias, podemos dizer desta mulher que é seu papel social o cuidado da casa.
Frente aos filhos, ela tem um status de mãe. Entre as funções que se espera, o comportamento que lhe cabe na condição de mãe, está o cuidado com os filhos. Veja na sua família, quem administra os remédios das crianças quando elas estão doentes?
Agora vejamos esta mulher como trabalhadores.
Na sala de aula falamos da evolução da função da comissária de bordo.
No início as companhias aéreas se assemelhavam as demais modalidades de transporte, ou seja, tinham uma tribulação basicamente masculina.
Quando se passou a regularizar a aviação civil, as companhias tinham que seguir a legislação e as empresas eram praticamente iguais, do ponto de vista do usuário não havia diferenças perceptíveis.
Lentamente as mulheres foram se introduzindo neste ambiente de trabalho. A primeira comissária de bordo foi contratada para desenvolver o trabalho de enfermeira. Depois de algum tempo as mulheres faziam parte de uma tribulação convencional.
A partir de dado momento, entretanto, uma companhia aérea resolveu dar as mulheres da tripulação um uniforme especial. Uma roupa mais curta e colorida. E passou também a fazer uma campanha de marketing explorando a condição da mulher como um atrativo para aquela companhia aérea.
Podemos perceber que o papel social associado ao status de comissária de bordo se alterou.
Passou a incluir certa simpatia ou tolerância para com as "gracinhas" dos clientes da companhia. Era a mulher comissária de bordo se tornando uma espécie de símbolo sexual.
Descreva os status sociais desta mulher. Descreva também os papéis sociais que ela é levada a assumir em função destes status.
Perceba também que os status sociais, e os papéis associados, que uma única pessoa ocupa, podem, em alguns casos, não ser conciliados facilmente.
Dados os padrões sociais da nossa sociedade, você saberia indicar quais status desta nossa mulher do exemplo teriam dificuldade em ser conciliados?
Descreva e justifique.